Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

“Primeiro ministro” saiu


(foto: divulgação)


Jean Sestrem deixou o governo do barbudinho Volnei Morastoni

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Volnei no Entrevistão

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), será o sabatinado do Entrevistão do DIARINHO deste final de semana. O chefe do executivo pexêro falou sobre porto, obras, transporte público, política, o seu problema de saúde, e sobre as eleições que estão longe mas estão perto.

 

Reforma e política

O barbudinho também trouxe informações sobre a reforma administrativa realizada no início do ano, a relação entre executivo e legislativo, com o governo sendo minoria na piramidal casa do povo, e até do momento atual da política, com muitas agressões e hostilidade e pouca ação conjunta em prol da cidade.

Saúde e futuro

Volnei ainda contou sobre os problemas de saúde que passou, desmentiu o boato de um câncer, e sobre seu futuro após os dois últimos anos de seu terceiro mandato como prefeito da city pexêra. Vale a pena conferir!

De vez

O silêncio tomou conta dos corredores do paço da Vila Operária nesta terça-feira por conta da saída do governo do primeiro-ministro Jean Sestrem. Desta vez, sem alarde, em silêncio, Sestrem mal se despediu dos mais próximos e deixou a prefeitura sem perspectiva de retorno.

Diz aí...

A coluna entrou em contato com Sestrem que, simpático e atencioso como sempre, se limitou a confirmar sua saída em definitivo pra cuidar de assuntos pessoais e projetos profissionais. Simples assim. Por mais que especulações de toda a ordem cheguem aos ouvidos deste socadinho escriba e temente ao Altíssimo, se Sestrem disse que é isso, é isso.

Neiva fora dos planos

O presidente do MDB de Itajaí, Wilson Francisco Rebelo Jr, o Rebelinho, trocou um zapzap com a coluna para afirmar que dentro da sigla o nome do secretário de Turismo Evandro Neiva não é sequer cogitado para uma candidatura a prefeito. “Talvez seja por outro partido...” afirmou o chefão do manda brasa pexêro, desmentindo o que uma raça de linguarudos soprou pra este pançudinho.

Quadros

Segundo Rebelinho, as recentes filiações ao MDB têm trazido diversos nomes potenciais para representar a sigla na briga pela continuidade do comando do paço da Vila Operária. Além dos novos nomes, Rebelinho também pontuou que os vereadores do partido no exercício dos mandatos podem capitanear o 15 nas urnas em 2024. Uma coisa parece certa: o MDB exige uma candidatura do seu quadro.

Baita evento

O barbudinho Volnei Morastoni (MDB) está acertando com Rebelinho uma data para um baita evento de filiações ao manda brasa da city para apresentação dos nomes da sigla que podem enfrentar a disputa. “Estou definindo a data com o prefeito, vamos trazer algumas lideranças do partido a nível nacional, e o presidente estadual”, declarou o fã número um do deputado federal Carlos Chiodini (MDB).

Nome em Off

Rebelinho pediu pra coluna desmentir que o nome do Neiva passa pela cabeça do partido e garantiu que, além dos vereadores e das novas filiações, tem tratado também a pré-candidatura de um empresário forte da cidade, cujo nome ainda está em off. Segundo o bagrão da sigla, o empresário quer manter o sigilo da articulação para alinhar os ponteiros e colocar o bloco na rua. Essa novela promete.

Goetten na CCJ

Nesta quarta tem a posse no Congresso Nacional de senadores e deputados federais. O deputado federal Jorge Goetten (PL) chega chegando em Brasólia, e deve ser membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e da Comissão do Turismo. Uma é a mais importante da câmara dos deputados e a outra tem relação com a nossa região e a Santa & Bela Catarina.

Reunião

O todo-poderoso e se achão Fabio Rezes, o Fabinho, presidente do partido do peixinho, o PSC, e secretário de comunicação (?) da câmara de vereadores, pediu através do secretário de Administração e Finanças, Jorge Andrade, o Jorge Negão, uma reunião com o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB).

Tudo lá

O alcaide teria designado o secretário da Fazenda e homem forte do governo, Érico Laurentino, pra representá-lo e convidou toda a base na piramidal casa do povo pra estar presente. Só faltaram o Paulinho Amândio (PDT), que está viajando, e a Célia Filha do Elói (MDB).

Invertida

O Fabinho chegou todo prosa, o queixo estava quase grudado na careca de tão se achão e, questionado do porquê do encontro, respondeu que pensou que eles (vereadores governistas) queriam falar e participar das comissões no legislativo. Ao passo que o vereador barbudão Douglas Cristino (PDT) respondeu que foi o Fabinho que tinha pedido pra conversar.

Baixou a bola

Douglas ainda deu nos dedos de que a participação nas comissões não era uma preocupação porque seria proporcional às bancadas dos partidos. Fabinho, que chegou com o nariz empinado, respondeu mais humilde que “seria possível compor”.

Queria

O clima esquentou e Fabinho teria sugerido que o seu partido, segundo os presentes, pudesse retornar ao governo e ir pra Secretaria da Promoção da Cidadania, que hoje está sob o comando do PDT, com a vereadora Hilda Deola. O ar-condicionado na casa do Erico não conseguiu esfriar os ânimos dos presentes. Tava pegando fogo...

Saco de maldades

Além de pedir uma reunião propondo o retorno de espaço e cargos no governo, as excelências excelentíssimas presentes dizem que Fabinho disparou uma série de ameaças de que a oposição teria pronto um “saco de maldades”. Teria dito que “vocês vão ver o que é ter oposição”.

Todo mundo lá

Depois de nomear o Nelson do camelô pro IMA de Itajaí, agora é a vez da numeróloga, cabalista e escritora Maria Debatin ser nomeada pra uma diretoria da Casan. Se eu jogar umas partidas de “buraco” posso assumir a Santur?

Consenso

Posse dos deputados da nova legislatura, seguida da eleição do novo presidente e mesa diretora da Assembleia Legislativa, é o grande fato político nesta quarta-feira de fevereiro na Santa & Bela Catarina. Negociações e conversas de bastidores intensas nos últimos dias sinalizam para uma candidatura de consenso em torno do nome do deputado Mauro De Nadal (MDB).

Tudo certo e nada combinado?

Isso depois que a turma do PL, única resistência, resolveu aderir em nome da governabilidade do governador Jorginho Mello. Mas as conversas continuam até a última hora e, como a política é dinâmica e os interesses envolvidos também, nenhuma mudança no quadro atual pode ser descartada.

Decisão

Reunião da atual e futura bancada do PL na Assembleia Legislativa na manhã desta terça-feira ratificou decisão dos encaminhamentos e conversas feitas no dia anterior pelas lideranças do partido com as demais siglas no sentido de apoiar uma candidatura de consenso representada pelo deputado Mauro De Nadal (MDB).

Resistência

Também foi mantida a indicação da deputada mais votada do partido, Ana Campagnolo, para ocupar a vaga de 1ª Vice-Presidência, assim como o PL continuou as conversas de última hora no sentido de ocupação de outros espaços na nova mesa e nas comissões mais importantes.

Não querem

O problema, porém, até a tarde de terça-feira, era a resistência ao nome da deputada Ana Campagnolo (PL) para o cargo de vice na mesa-diretora por parte das bancadas dos partidos ditos de esquerda (PDT, PT e PSOL), que a consideram de posição excessivamente radical de direita.

Não repetir Moisés

Por outro lado, o líder da bancada do PL, o entisicado e bocudo deputado Ivan Naatz, analisou que “dentro da dinâmica político-partidária e do diálogo permanente, as conversas e entendimentos evoluíram para a busca do consenso, o que foi considerado salutar para evitar confrontos e desgastes no parlamento e garantir uma governabilidade democrática e compartilhada para o governador Jorginho Mello”.

Erro

“Não podemos cometer o mesmo erro que o ex-governador Carlos Moisés, que achou que podia governar sozinho, sem diálogo com os partidos que são estruturados, consolidados e também representam a sociedade catarinense”. A conferir os desdobramentos...


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou

JotaCê

Celulares na mira



Blogs

A bordo do esporte

Fórmula E celebra Dia da Terra

Blog do JC

Cabeça ilustrada, emplumado

Blog da Jackie

Sem Spoilers! Corre lá no blog

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

Uma briga de vizinhos terminou em confusão no bairro Cidade Nova, em Itajaí. A Polícia Militar foi chamada ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação