Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Mamão quer intervenção no Porto


(foto: Davi Spuldaro/CVI)


Vereador-fruta de Itajaí, Odivan Linhares, o Mamão, quer intervenção no Porto de Itajaí pra emplacar os seus chegados. Pro bem de Itajaí é que não é

 

Saga do MDB

A saga do manda brasa pexêro na busca por um candidato puro sangue pra sucessão do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) tem mexido com os corações aflitos da base governista. A ventilação pela coluna do nome do superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga (MDB), que confirma a filiação no partido mas desmente a intenção de se candidatar (ah, tá), gerou uma série de comentários no seio do partido.

 

Não tá pronto

O comentário mais recorrente é de que Fábio não tá pronto pra ser o candidato do MDB na disputa pelo paço da Vila Operária em 2024. Como não poderia deixar de ser diferente, o fogo amigo imperou e a queimaceira pra cima do Fábio foi grande. A situação que está o porto, com abertura de brecha até para uma intervenção federal, é o pior cartão de visitas que um candidato poderia ter. Pra falar mal não falta gente, né?

Neiva tá pronto

O movimento dos bastidores também apontou um emedebista que estaria pronto para a empreitada. O preferido dos comentários no fim de semana foi o secretário de Turismo Evandro Neiva (MDB). A coluna já havia citado o Neiva na série de nomes do meio privado para disputa e, segundo linguarudos de plantão, deu pra ver que no meio político ele também tá em vantagem.

Só sucesso

Não dá pra negar que onde o Neiva tocou a mão o sucesso veio. O resgate e profissionalização das festas tradicionais da cidade, a projeção de Itajaí com a Ocean Race e os transatlânticos bombando na city são cartões de visitas importantes e deixam o secretário de Turismo anos-luz à frente de Fábio na disputa. Neiva é tão reconhecido que até pra secretário estadual de Turismo teve o nome cogitado pelo governador Jorginho.

Consagração

Os defensores do nome de Evandro garantem que a etapa da Ocean Race deste ano vai consagrar a trajetória do bagrão à frente do turismo pexêro e clarear o jogo dentro do MDB de Itajaí. Com o sucesso esperado pra etapa da Fórmula 1 dos mares, deve ser inevitável uma candidatura de Neiva pelo partido. “Só não vai ser o candidato se ele não quiser”, teria revelado uma fonte próxima da cúpula do partido.

Proximidade

A favor de Neiva também pesa a proximidade e fidelidade ao barbudinho Volnei Morastoni e ao barbudinho júnior Thiago Morastoni (Podemos). Diferente de muitos que só querem cargos, favores e vantagens pra si, estando juntos só nos bons momentos, Neiva não deixou de estar ao lado da dupla nos momentos ruins também. Merece esse justo reconhecimento agora! Lealdade é o nome.

Nelson do Camelô

Desde 2011 que a regional do IMA em Itajaí é comandada por pessoas que entendem de meio ambiente. O governo Jorginho Mello (PL) mudou a tradição nomeando o suplente de vereador do PL Nelson Oliveira, que é síndico do camelô de Balneário Camboriú. Nada contra Oliveira, mas o governador deveria ter mais seriedade com o tema. A tragédia climática é uma realidade e Santa Catarina é um estado que sofre com desastres ambientais. É preciso responsabiliadde com o tema.

Repercutiu

A nomeação bombou até nacionalmente. No final de semana, o jornalista global André Trigueiro, que apresenta o JN nas folgas do William Bonner, publicou no Twitter que Mello havia nomeado o “síndico do camelô” para cuidar do meio ambiente na região de Itajaí. Ai, ai, ai qui dor!

Indicação do CH

O Instituto do Meio Ambiente não tem lugar para se fazer experiências ou agrados políticos. Em tempo, Nelson também é suplente de vereador da Dubai brasileira e a sua indicação ao governador partiu do deputado estadual eleito, o sorridente Carlos Humberto (PL). Tá explicado...

Intervenção no Porto

Tem dado o que falar o pedido do vereador-fruta Odivan Linhares, o Mamão (PSB), de uma intervenção federal no Porto de Itajaí. Uma cópia do documento teria chegado nas mãos do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e do superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga (MDB), e causado a ira da dupla. Nesse momento de instabilidade, pedir uma intervenção é um absurdo e uma sacanagem.

Ex-governo

Alguns chegados do governo teriam interpretado o documento como mais uma afronta de Mamão contra a base governista, já que no fim do mês passado todos os cargos do vereador foram exonerados. Outros já apostam que Mamão quer abrigar os seus desabrigados no porto com uma intervenção do seu partido PSB. Seja o que for, não é pensando na cidade que isso tá sendo feito.

Rubens Junto

A presença do nome do vereador galego Rubens Angioletti (sem partido) entre os signatários do documento também foi interpretada como um ato político, já que o galego tem se assanhado como pré-candidato da oposição.

Pracabá!

Depois de aparecer em foto na frente de faixas de pedido de intervenção militar, em 2018, elogiar os acampamentos golpistas em frente à Marinha, o galego tá apoiando outra intervenção, agora no Porto de Itajaí.

Raso

A coluna tem dito o quanto o galego é raso. Tem apelo popular, sabe noticiar fatos, se comunica bem, mas quando um eleitor for dissecar o que pensa e quais são as propostas de Rubens, ele vai ficar nu, pelado e com a mão no bolso no meio da eleição. O apoio a uma intervenção federal no Porto de Itajaí mostra o quanto Rubens não sabe nada sobre assuntos tão importantes pra vida da cidade. Bola fora! Mais uma...

Consciente

Quem tá de parabéns nesse furdunço todo é a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB). Diferente do galego, a galega não teria assinado o documento, e inclusive se manifestou contrária à intervenção pedida pela turma de oposição por oposição. Pensou com a cabeça, em Itajaí, e não na sua conveniência política. Muito mais madura que Rubens.

Chegou com tudo

O mais novo secretário de Segurança Pública de Itajaí, Marcelo Luiz Szynkaruk Junior, o popular Marcelinho, realmente assumiu com vontade e chegou com tudo. De imediato, vem aplicando o que a cartilha pede: averiguar todos os setores e diretrizes que correspondem à sua pasta, alinhar com os demais que atuam junto ao órgão as ações e atividades gerais para a segurança da população.

Reconhecimento

Com toda a sua experiência adquirida na Guarda Municipal, certamente Marcelinho, mesmo sabendo que tem desafios pela frente, já conta com o respaldo e bom ânimo por parte de profissionais que atuam na área de segurança, assim também como o reconhecimento e enaltecimento por parte do empresariado.

Esforços

Profundo conhecedor dos métodos de segurança mais eficazes, que giram em torno de tecnologia avançada de última geração, como instalação de câmeras de monitoramento, reconhecimento facial, leitura de placas de carangas, segundo contam por aí, a sociedade, num todo, compreenderá que os esforços virão com o tempo. Com isso, Marcelinho vai conseguir executar um bom trabalho.

Renúncia

Na tarde desta segunda-feira o vice-prefeito da Dubai Brasileira Carlos Humberto (PL), que assume na terça-feira como deputado estadual, esteve na casa do povo para assinar a sua renúncia ao cargo de vice-prefeito da city. Junto com os vereadores e na frente do presidente da casa, o vereador David La Barrica (Patriota), CH deixou depois de seis anos o cargo de vice.

Não apareceu

O ato foi solitário. O prefeito pop star Fabrício Oliveira (New-PL) não deu as caras na rápida solenidade na casa do povo. Poucos comissionados participaram do ato, que foi praticamente para os vereadores presentes. Desde a eleição da mesa diretora, onde levou um sabugo da oposição, que o prefeito não tem dado muita bola pro legislativo.

 

Novo vice

A city não tem mais vice-prefeito e quem assume na ausência do prefeito agora será o presidente da câmara de vereadores, o David La Barrica. Ele será o prefeito se o Fabrício precisar se ausentar mais de 15 dias, se precisar tirar férias ou alguma licença de saúde, e assumirá a estofada cadeira nos altos da Dinamarca.

Aposta

Linguarudos de plantão (arreda de infelizes!) garantem que, na atual situação de relacionamento entre o prefeito e o vereador David La Barrica, dificilmente Fabrício vai dar espaço para o “vice” assumir a city.

Mudanças

Algumas mudanças na Lei Orgânica, justamente para afastar qualquer possibilidade de algum vereador assumir a cidade, a não ser que seja do grupo político do prefeito, garantem que Fabrício pode ficar até 15 dias sem dar satisfação alguma e sem que o presidente da casa do povo assuma o posto de prefeito. Até mesmo se ele for viajar ao exterior.

Doutora Pix denunciada à OAB

O Partido dos Trabalhadores de Itajaí protocolou representação contra a advogada Liliane Fontenelle, a Doutora Pix, ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB da Santa & Bela Catarina, por seu envolvimento nos atos antidemocráticos e golpistas durante o acampamento em frente à delegacia da Marinha da city pexêra.

Foi ativa no golpismo

Para o PT pexêro, ela participou ativamente da organização de excursão a Brasília para o dia 8 de janeiro, quando aconteceram os atos terroristas na capital da República, disponibilizando sua própria chave pix para custear as viagens e, também, arrecadou recursos para a manutenção das atividades ilegais no dito acampamento.

Esteve em Brasília

Segundo o advogado do partido para estas questões de denúncia aos golpistas, Marcelo Saccardo Branco, a advogada esteve, inclusive, em Brasília no dia 12 de dezembro, quando da diplomação do presidente Lula (PT) e seu vice Geraldo Alckmin (PSB).

Não pode fechar os olhos

A Doutora Pix gravou vídeo logo após os atos golpistas e violentos de tentativa de invasão da sede da Polícia Federal que culminaram com o incêndio de cinco ônibus e oito veículos menores. Para o advogado, a “OAB não pode fechar os olhos e manter em seus quadros alguém tão comprometida com atos ilegais e atentatórios à Constituição federal”, destacou Marcelo.

Sem anistia!

Para o presidente do PT de Itajaí, o carequinha Gerd Klotz, “os acampamentos país afora, e também o diante da Marinha de Itajaí, foram incubadoras e laboratório dos atos violentos e terroristas que horrorizaram o país e tiveram repercussão negativa na opinião nacional e internacional, e não podem ser alvo de anistia, pois foram um atentado ao estado democrático de direito e um crime hediondo com enorme prejuízo ao patrimônio público e colocou a vida das pessoas em risco”, enfatiza Gerd.

 

Multa

A Vara Única da comarca de Penha determinou que o estado e o município implementem na cidade o serviço de atenção psicossocial dentro do prazo determinado pelo juízo, sob pena de multa diária de R$ 10 mil, que pode chegar até R$ 1 milhão.

90 dias

Na ação civil pública, o juiz Luiz Carlos Vailati Júnior, em colaboração na comarca, estipulou que, em 90 dias após a conclusão da obra do espaço físico, deve-se disponibilizar os serviços de caráter aberto e comunitário dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Defesa

Em defesa, o estado alegou ilegitimidade passiva e requereu a improcedência dos pedidos, especialmente porque a condenação resultaria em ingerência estatal indevida na rede básica municipal. Já a prefa da mariscolândia ressaltou que está em vias de instalar o órgão.

Decisão

Na decisão, o magistrado salienta que o Sistema Único de Saúde (SUS) é financiado por todos os entes federados, atribuindo-se a solidariedade das entidades políticas. Os CAPS possuem papel específico de fundamental importância na assistência à saúde mental dos munícipes, em substituição aos antigos hospitais psiquiátricos, sustentou o magistrado na sua decisão.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

O preferido

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?



Blogs

A bordo do esporte

Fórmula E e FIA revelam novo carro GEN3 EVO

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

A BR 101 em Itajaí registrou dois acidentes em menos de uma hora. Dois caminhões tombaram na noite de ...



Podcast

Dois caminhões tomam em menos de uma hora

Publicado 25/04/2024 19:18


Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação