Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Elcio


O prefeito de Camboriú, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), deu um rasante na choupana e contou que está buscando uma gestão sustentável com economicidade (FOTO: DIVULGAÇÃO)


O prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), visitou a choupana do JC. O prefeito veio de surpresa, no intuito de fazer uma visita de cortesia ao socadinho escriba e relatar sobre as demandas, projetos e ações que vem realizando.

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


Tapa buraco

O alcaide de Camboriú contou que estão em uma intensa operação tapa-buracos na cidade, principalmente por conta do período chuvoso que acabou afetando e muito as vias. Além da pavimentação das estradas do interior: Macacos, Braço, e Ivo José Rebelo - que é o acesso às estradas do interior.

Todas as vias

Elcio contou que vai entregar agora em fevereiro quatro unidades de ensino reformadas e ampliadas e inaugurar uma escola no bairro Cedro, escola João Vergílio Pereira, que atenderá mais de 700 alunos. E que a prefa tá trabalhando em sete ruas do Monte Alegre, com drenagem pluvial com galerias e depois pavimentação. “Não vamos deixar nenhuma rua de chão nesse bairro. Vamos fazer todas”, garantiu.

Recursos próprios

O prefeito Elcio diz que está buscando uma gestão sustentável, com foco na economicidade. “Em 2022 conseguimos realizar obras e fazer investimentos de cerca de 20 milhões com recursos próprios”, contou, todo prosa, o prefeito.

Lá na frente

Questionado sobre um sucessor para 2024, Elcio disse que existem vários candidatos que podem ser lançados pelo governo, mas que futuramente terão essas conversas e encaminhamentos e, que, provavelmente, uma pesquisa demonstre qual o melhor nome...

Junho

O superintendente do Porto de Itajaí, Fábio Veiga, visitou o socadinho escriba, com a informação de que a APM iria divulgar (sexta-feira), uma nova linha para o nosso terminal agora em fevereiro. Segundo ele, as tratativas estão bem encaminhadas e no mês de junho o porto deve retomar o nível normal de movimentação de contêineres.

Candidato

O chefão do Porto revelou que realmente se filiou ao MDB, acreditando que é importante participar. Diz que não é ainda um projeto de vida ser prefeito da cidade como a coluna noticiou.

Terapias alternativas

Cristiano Klaus Fischer, o gerente do Centro de Práticas Integrativas de Itajaí, o CEPICS, esteve na choupana acompanhado e aproveitou o momento para contar as novidades para 2023. O CEPICS atende mais de mil pessoas por semana entre acupuntura, homeopatia, yoga, ventosa e várias outras práticas através da secretaria de saúde/SUS.

Volnei aprova

Inaugurado em 2008 na primeira gestão do prefeito Volnei, o CEPICS completa 15 anos em 2023 e promete muitas ações e novidades. Desde o início, o alcaide tem destacado, defendido e incentivado as práticas. Cristiano comenta que Volnei está sempre em contato para garantir que a população tenha maior acesso à prevenção e atendimento de qualidade em saúde.

Novidades

Cristiano comenta que novas práticas devem ser iniciadas ainda no primeiro trimestre de 2023 além de inúmeras ações. Janeiro já começa com evento sobre a saúde emocional e mental, “Janeiro Branco e as PICS” que ocorre dia 31 às 15h no auditório do Porto e tem parceira do Instituto de Previdência de Itajaí - IPI -, evento gratuito e aberto a todos.

Fischer ao quadrado

Jocimar Fischer, namorado do suplente de vereador Cristiano Klaus Fischer, acompanhou a visita e os dois juram que não são parentes nem casados. Jocimar é biólogo e voluntário no Conselho Municipal do Meio Ambiente de Itajaí – COMDEMA -, e também está na ativa na construção de políticas públicas para garantir um futuro de qualidade.

De bico

O clima anda quente no paço da Vila Operária entre o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e o vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT). Na última sexta-feira, em reunião com os sete vereadores da base, tendo além dos titulares, os suplentes, prefeito e vice, a coisa ficou feia.

Nariz de folha

Os perdigueiros da coluna contam que o vice-prefeito não sabia da reunião e não teria sido convidado, mas quando soube resolveu dar uma de nariz de folha e foi lá. Ao saber o teor da conversas e das presenças, Marcelo teria dito que deveriam chamar os presidentes de partidos, no caso, ele é o “dono” do PDT.

Tomate cru!

O prefeito Volnei não teria gostado e dito na lata que Marcelo não estava ali como presidente de partido. Foi o que bastou para o vice pegar na corda e na frente de todos, dizer que nunca era chamado pra nada, que o alcaide só o trata mal e respondeu malcriado: “Volnei vai tomar no c...!” e, saiu batendo a porta. Credoemcruz!

Mal estar, ops, bem estar

Não sou hipócrita e nem demagogo. O povo realmente reclama dos moradores de rua. Ninguém os quer por perto e realmente muitos têm problemas com alcoolismo e drogas, mas é de lamentar que a secretaria de Mal Estar Social, ops, Bem Estar Social de Itajaí, tenha agido no amanhecer do dia, ainda noite com ações pra tirar das ruas os ditos moradores de rua.Ação espetaculosa e inútil.

Golpistas

Durante mais de dois meses, pessoas do ‘bem’, fizeram um acampamento em frente da Marinha do Brasil, ocuparam calçadas, montaram barracas, cozinha, banheiros químicosm jogaram gordura, xixi e cocô nos bueiros. As vagas de garagem e turísticas eram ocupadas. A via pública, muitas vezes ficava intransitável...

Ignoraram

O poder público, a Guarda Armada, Codetran, polícia Militar, secretaria de Turismo, todos ignoravam solenemente tal situação na city pexêra. E, isso, em um local público. Uma área central e turística da cidade. Só saíram depois dos tristes e lamentáveis ataques golpistas em Brasília, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, o Xandão.

Higienização

Agora, morador de rua, embaixo de marquises, não pode, tem que ser retirado com ação com imprensa e tudo mais. Olha, li a matéria do DIARINHO e dou os parabéns para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, advogado Marcelo Alves, falando da necessidade das ações serem feitas de uma forma equilibrada.

Falha do poder público

Espero que essas pessoas que estão na curva da vida, tenham um encaminhamento correto, digno e, não sejam embarcadas em uma Van, ônibus e sejam enviadas pra algum lugar distante como já aconteceu em Itajaí e em outras cidades da região. O aumento de moradores de rua é, também, decorrente da situação econômica, e da falha dos órgãos públicos. 

Olho na Alesc

“Ficou definido que nada está definido”, como diz aquela já antiga frase irônica da política nas conversações e articulações internas de bastidores para a escolha da nova presidência e mesa diretora da Assembleia Legislativa prevista para o dia 1 de fevereiro quando inicia oficialmente a nova legislatura 2023-2026. 

Quarta-feira

A semana que passou foi movimentada neste sentido e segue, com novos capítulos, até a próxima quarta-feira, em busca de um nome de consenso ou possível disputa entre os deputados Mauro De Nadal (MDB) e José Milton Scheffer (PP).

Consenso? 

Diferentes versões para uma possível candidatura de consenso foram ventiladas durante a semana nos bastidores políticos e do parlamento. A turma do MDB aposta numa possível união de todos em torno do nome do deputado Mauro De Nadal, que já foi presidente, inclusive.

Buscam apoio

Pepistas falam que ainda subsiste a candidatura do deputado José Milton que busca mais apoios internos, além da indicação inicial do PL, desde o ano passado. Surgiu também a possibilidade de um terceiro nome que poderia ser o do também ex-presidente Julio Garcia (PSD), tido como como conciliador.

Diálogo e convencimento 

O líder da bancada do PL, entisicado e bocudo, deputado Ivan Naatz, teve mais uma reunião com os colegas parlamentares correligionários durante a semana, e também com o governador Jorginho Mello, continuando a defender um nome de consenso que agrade a todos: parlamento e governo visando garantir a governabilidade. 

Dinâmica

Destacou ainda que a política é muito dinâmica e que a principal característica é o diálogo e a capacidade de convencimento entre as partes e que é isso que vem sendo exercitado no momento, podendo haver variações e mudanças de última hora, o que é normal no contexto tanto estadual como nacional.

Nuvem... 

O fato é que muitas conversas e mudanças podem acontecer, segundo os observadores de plantão, parafraseando aquela folclórica afirmação do ex-senador e governador mineiro, raposa velha da política nacional, Magalhães Pinto, dando conta que “a política é como nuvem. Você olha está de um jeito. Olha de novo e já mudou...” A conferir.

 

Oportunista

O vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), adora fazer firulas e tira sarro dos colegas sem o menor pudor. No ano passado, Marcelo pegou no pé do agora presidente da casa do povo da Dubai brasileira, David La Barrica (Patriota)...

Quase se pegaram

Tudo porque o vereador propôs um projeto de lei que proibia de dar esmolas para mendigos nas sinaleiras. Marcelo chegou a gravar um vídeo achincalhando a ideia do colega e quase levou uns sopapos do David em pleno plenário da casa do povo da Dubai Alguém se alembra? Ah, e no final, Achutti, votou no David pra comandar o legislativo.

Detona

Pois é, o mesmo Marcelo que detona os colegas de parlamento e chegou a chamar o secretário de obras, o respeitoso Osmar Nunes, o Mazoca de “cabeça de camarão”. Marcelo anda se achando a última bolacha do pacote, neste jeito de querer sempre crescer em cima do outro.

Na canoa governista

Agora dizem que o manda brasa está prestes a embarcar na canoa governista da Maravilha, Marcelo vai começar a entender melhor que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço e que ficar arrumando confusão o tempo todo.

Sonho malucão

Uma hora desse Achutti acha e a treta seria com o próprio partido que tem nos quadros para futuros candidatos ao paço, a bela advogada dos olhos verdes Jade Martins que tem aval do ex prefeito Edson Periquito (Republicanos) e seria um pano de fundo para desviar o Quero-Quero do seu sonho maluco de ser prefeito.

Fábio Flor da vez

O xerifão e duble de vampiro italiano, Nilson Probst do manda-brasa seria a segunda possibilidade, caso Jade decline ou não esteja bem cotada nas pesquisas internas e Achutti que só gosta de arrumar encrenca, não vai ter ninguém pra ficar ao seu lado quando mais precisar. “A história se repete, só mudam das datas e os personagens” e Achutti parece ser o Fábio Flor da vez... Alguém se alembra?

Chamou de Diabão

Bem dizia uma das minhas musas, a pink Christina Barrichello que o Quero-Quero é uma ave que só faz barulho, além de o chamar de Diabão. Recentemente, Achutti gravou vídeo denunciando um Conselheiro da cidade e fez maior alarde para abertura de uma CPI em que bradava dizer não ter o rabo preso com ninguém.

Cobra, mas, não gosta de ser cobrado

Este colunista não viu nenhuma articulação na casa do povo para abertura da tal comissão, e o espaço segue aberto se o vereador quiser dizer quantos votos já conseguiu para abrir a CPI, e se quiser ainda, pode encaminhar os balanços da creche Viana de Carvalho - para prestação contas neste espeço, assim não dá impressão que só cobra, mas não gosta de ser cobrado.

 


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

O preferido

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?



Blogs

A bordo do esporte

Fórmula E e FIA revelam novo carro GEN3 EVO

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

A BR 101 em Itajaí registrou dois acidentes em menos de uma hora. Dois caminhões tombaram na noite de ...



Podcast

Dois caminhões tomam em menos de uma hora

Publicado 25/04/2024 19:18


Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação