Colunas


JotaCê

JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Moisés no comando do Republicanos


O governador Carlos Moisés, que deixa o cargo no final deste ano, é o novo presidente estadual do Republicanos (foto: (foto: divulgação)


O governador Carlos Moisés, que deixa o cargo no final deste ano, é o novo presidente estadual do Republicanos

 

Presidente

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Presidente

O vereador e suplente de senador David La Barrica (Patriota) foi eleito como novo presidente da casa do povo da Dubai brasileira por 11 votos a 8, derrotando a candidatura do vereador Omar Tomalih (Podemos).

 

Vitorioso

David La Barrica é o grande vitorioso dessa eleição, tendo em vista que disputou contra o vereador Omar Tomalih, que teve o apoio do prefeito viajão Fabrício Oliveira (New-PL). Omar já ocupou a presidência do legislativo. A coluna já tinha cantado a pedra de que tinha vereadores que torciam o nariz pra candidatura de Omar.

Derrotado

Já o prefeito Fabrício Oliveira é o grande derrotado dessa eleição para presidência da câmara, pois, segundo as línguas frouxas, errou feio na estratégia e acabou perdendo toda a mesa diretora.

Fizeram a diferença

Na presidência, foi eleito David La Barrica, e a vice-presidência é de Marcos Kurtz (Podemos). À 1ª secretaria foi eleito Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), e a 2ª secretaria é de Asinil Medeiros, o galo da Barra (PL). Os três votos do MDB fizeram a diferença.

Subestimou

O nome de David começou a circular fora dos bastidores como candidato à presidência faz pouco tempo, mas David já trabalhava nas costuras, apesar do governo dos altos da Dinamarca o subestimar.

Podem ser problemáticos

O prefeito Fabrício Oliveira e sua base acreditavam que tinham a situação sob controle. Ledo engano... Só foram perceber que David não estava pra brincadeira quando o MDB fechou seus três votos. Tentaram, inclusive, entregar a Educação e a Saúde, mas os partidos desdenharam. Os dois últimos anos de mandato podem ser bem complicados para o alcaide.

Não quer engessar

O devoto Beto Cunha (PSDB) deu um plá com a coluna, afirmando que sua emenda ao orçamento aprovada não tem como objetivo engessar o governo. Na verdade, o devoto anda puteado com a falta de consideração do executivo com os vereadores, já que muitos projetos aportam na piramidal sem nenhuma explicação dos bagrões do governo. Sério?

Justificativas furadas

O devoto alembrou de um projeto de dotação votado na semana passada que tinha na justificativa informações inverídicas e nenhum abobrão governista apareceu pra explicar a derrapada. Se fazem isso com um limite de 25%, imagina quanta coisa errada não fazem sem passar pela piramidal, filosofou o devoto que de santo não tem nada.

Diálogo

Beto afirma que sempre que o executivo precisou de dotações orçamentárias na piramidal, e veio explicar pros vereadores, a câmara não se negou a votar. “Se tiver diálogo e respeito com o poder legislativo, vai sempre passar o que for bom pra cidade,” afirmou o devoto!

Tá no papel

A verdade é que Beto Cunha tá dentro do seu papel de oposição, apresentou a emenda e garimpou votos favoráveis. Quem marcou bobeira foi o governo, mais uma vez, que não cuidou de algumas excelências excelentíssimas da base e deixou o arrocho ser aprovado. Quem não se comunica, não tem líder, se trumbica.

Comunicação

A Secretaria de Estado da Comunicação do governo Jorginho Mello (PL) será comandada por João Evaristo Debiasi. Bacharel em Administração de Empresas com pós-graduação em Ciência Política e Política Aplicada e em Gestão de Comunicação e Jornalismo Político, Debiasi nasceu no Rio de Janeiro e viveu em Floripa desde 1990, onde estudou e formou família.

Com honra

“Recebi com surpresa o convite do governador eleito Jorginho Mello e aceitei com muita honra. É uma alegria voltar ao estado onde estudei, formei família e desenvolvi a carreira de comunicação para colaborar com o novo governo”, disse Debiasi.

Já trampou

Debiasi já trabalhou na Secretaria de Comunicação do governo da Santa & Bela Catarina entre 2012 e 2018, em diferentes áreas. Foi o primeiro diretor de Novas Mídias & Inovação e coordenou a transformação de toda área de internet do estado.

Organizou e articulou

Como diretor de Divulgação, organizou as campanhas institucionais, articulando a comunicação de todas as secretarias estaduais, empresas e autarquias, com quase duas dezenas de agências de publicidade. Por fim, foi secretário de Comunicação do governo catarinense.

Lá no Paraná

Em 2019, Debiasi assumiu a diretoria-geral da Secretaria de Planejamento e Projetos Estruturantes do governo do Paraná e, desde março de 2020, foi secretário de estado da Comunicação e Cultura do governo de Ratinho Jr (PSD). Após a experiência bem-sucedida no estado vizinho, retorna para colaborar novamente com a comunicação estadual.

Moisés presidente

O governador bombeiro Carlos Moisés será o novo presidente do partido Republicanos na Santa & Bela Catarina. A definição ocorreu após uma conversa com o deputado estadual reeleito Sérgio Motta, atual mandatário da sigla no estado. O encaminhamento tem o aval do presidente nacional do Republicanos, o deputado federal capixaba Marcos Pereira.

Política-partidária

O deputado Sérgio Motta focará no seu mandato e no processo de reeleição. Moisés deixará o cargo de governador no primeiro dia de 2023. Ele retornará à vida político-partidária a partir de março, anunciando a nova executiva do partido.

Responsabilidade Social

O Parque Unipraias, da nossa Dubai brasileira, foi reconhecido pela Assembleia Legislativa por desenvolver ações que contribuem para construir uma sociedade mais justa e que valoriza o meio ambiente. O Unipraias recebeu o Certificado de Responsabilidade Social, entregue durante a sessão especial no Plenário Osni Régis.

Importante

De acordo com o bagrão, digo, diretor do parque, Evódio João de Souza, a certificação é importante para as empresas ganhadoras e também para a sociedade, que fica conhecendo os trabalhos de ações sociais e preservação do meio ambiente.

Exemplo

“É uma satisfação confirmar que o Parque Unipraias serve de exemplo para quem busca soluções que priorizam a harmonia homem-natureza e, a partir disso, desenvolver um futuro melhor para todos”, defendeu Evódio.

Reconhecer

Criado pela Assembleia Legislativa com base na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004, o certificado e o troféu têm a finalidade de reconhecer e destacar as empresas e demais organizações estabelecidas em território catarinense.

Bem-estar e preservação ambiental

Empresas que apresentam o seu balanço social e a comprovação de sua publicidade, promovendo, portanto, a transparência nas relações institucionais e o comprometimento de todos com o bem-estar da sociedade e a preservação ambiental na Santa & Bela Catarina.

Pra cima de Seif

O que a coluna tinha explanado há algum tempo aconteceu. O PSD entrou na dona justa eleitoral pra cassar o mandato do senador diplomado Jorge Seif, o zero meia (PL). Além do PSD, os partidos União Brasil e Patriota fazem parte da ação que foi protocolada.

Abuso

Os partidos acusam Seif na ação de abuso do poder econômico na campanha eleitoral. Elencam, também, que o preferido do presidente Jair Bolsonaro (PL) teria feito uso indevido de recursos privados. Recursos esses que não foram declarados na prestação de contas e seriam irregulares.

Avião de rosca

Seif teria usado do helicóptero fornecido por empresário que teria sido declarado como táxi aéreo, e cujo valor seria bem abaixo do mercado na doação feita e declarada na prestação de contas que foi aprovada pela Justiça Eleitoral da Santa & Bela Catarina

Gasosa e piloto

Além do avião de rosca, como a coluna já contou, tem ainda a questão da gasosa da aeronave e do piloto. Algo pra lá de complicado de explicar e que não é permitido de doação de algo que seja de terceiros (combustível e piloto).

Hang deu asas

Além dessa bronca, tem outra, também aérea, envolvendo o polêmico véio da Havan, Luciano Hang, que teria levado Jorge Seif pra voar pra lá e pra cá em sua aeronave, o que não pode e não teria sido declarado à dona Justa eleitoral.

Não pode

E a coisa continua cabeluda com a acusação na ação do uso dos canais de comunicação da Havan, estrutura física da Havan pra gravação de vídeos pra campanha e com funcionários da poderosa rede de lojas, o que é vedado pela legislação eleitoral porque é uma empresa, pessoa jurídica.

Hang candidato?

Tem ainda a história de Seif, acompanhado de Hang, na Semana da Indústria Calçadista Catarinense, em São João Batista. Isso no primaveril mês de setembro. A dupla teria, inclusive, subido ao palco pra dar um plá pro povo do sapato, digo, fazer discurso político.

Crime eleitoral?

É preciso repetir, não pode! E o pior que além de ser proibido pela legislação, a coisa piora pelo evento ter sido bancado com grana, ops, recursos sindicais, o que poderia ensejar crime eleitoral.

Hang parecia o candidato

Pela ação, segundo os advogados que representam o PSD, Patriota e União Brasil, quem comandou e mandou na campanha e parecia o próprio candidato era Luciano Hang, que muitas vezes dominava o cenário enquanto Seif ficava só de boa escutando.

Nem dava as caras

Os advogados lascam que há provas de que teve eventos em que o candidato ao senado Jorge Seif, o tilápia zero meia, não deu as caras. E adivinhem quem os representou e deu as caras. Pimba! Luciano Hang, o véio da Havan.

Colombo de zóio

Lógico que o segundo colocado na eleição, o ex-governador com cara de padreco Raimundo Colombo (PSD), tá de zoio em cima. Mas o mais importante é o jogo no senado da República, onde o PSD pode ganhar mais uma cadeira e fazer a diferença.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Quem é o responsável pela taxação de 50%?

Família Bolsonaro se diz tão patriota que arma contra o próprio país

Lula já tá fazendo hora extra

Se nos taxar, vai ser taxado também!

Trump não tem nada que se meter nos assuntos da justiça nacional



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Endividamento dos adultos e crianças como alvo de anúncios

Bets no Brasil

Endividamento dos adultos e crianças como alvo de anúncios

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Taxação de super ricos

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

VÍCIO EM APOSTAS

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

DIREITOS HUMANOS

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

LUTA POR DIREITOS

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação



Colunistas

Niver da Ale

Jackie Rosa

Niver da Ale

Regulamentação de ciclomotores é aprovado em Itajaí

Charge do Dia

Regulamentação de ciclomotores é aprovado em Itajaí

Doente das ideias

Casos e ocasos

Doente das ideias

Busque trabalhar numa empresa que tenha plano de crescimento para você

Mundo Corporativo

Busque trabalhar numa empresa que tenha plano de crescimento para você

Bolsonaro de tornozeleira

JotaCê

Bolsonaro de tornozeleira




Blogs

Barco paulista tenta o tri na Super40 da SIVI

A bordo do esporte

Barco paulista tenta o tri na Super40 da SIVI

Rogério Corrêa

Blog do JC

Rogério Corrêa






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.