Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Presidente da Unimed é lembrado para comandar a prefa


(foto: divulgação)


O presidente da Unimed Litoral, Umberto D’Avila, é um dos nomes lembrados pra 2024

 

Volnei voltou!

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), voltou ao comando da prefa pexêra nesta terça. Sem alarde, o chefe do executivo reassumiu os trabalhos após dois meses de licença médica e já iniciou seu expediente pela manhã.

 

Corpo “berrou”

Após seis anos de muito trabalho e sem tirar férias, liderando o combate à pandemia de coronavírus na cidade e enfrentando um pleito eleitoral pra lá de desgastante, o corpo “berrou” e Volnei precisou cuidar da saúde.

Boa recuperação 

O chefe da city pexêra foi diagnosticado com estresse pós-traumático e também passou por uma cirurgia na próstata. Felizmente, todos os procedimentos médicos foram bem sucedidos e, após dois meses afastado, Volnei retoma os trabalhos e promete fazer isso de forma gradativa.

Deixar legado

O prefeito, que poderá encerrar sua carreira política ao final de 2024, quando estará com 74 anos de idade, tem comandado inúmeras obras e projetos que estão transformando Itajaí, e pretende deixar um legado pro povo itajaiense.

Saúde e sucesso

Desejo muita saúde e sucesso a Volnei nesse seu retorno. Foi eleito pelo povo para governar Itajaí pela terceira vez e merece encerrar bem o seu mandato, fato que só trará benefícios à cidade.

Aos poucos

Todos sabem que o prefeito pexêro é extremamente trabalhador, chega às 7h da manhã, mesmo a prefa só abrindo às 13h, e é o último a ir embora, já de noite. Mas nesse retorno é bom pegar leve, ir aumentando a carga de trabalho aos poucos. Vai com calma, até ficar 100%.

Da Unimed...

...pra prefeitura. Desse jeito que o véio ranzinza do Pai Atanásio chegou chegando pra anunciar o queridinho da semana que pode representar o PIB econômico e intelectual da city na disputa pelo paço da Vila Operária.

Gabaritados

Na verdade, se um nome dos gabaritados por Pai Atanásio aceitar o desafio, com os currículos que eles têm, nem deve haver disputa e sim um reconhecimento da cidade e a unção ao cargo de prefeito da city pexêra.

Umberto D’Avila

O pica das galáxias da vez é o médico urologista, um dos fundadores da Unimed Litoral e seu presidente há cerca de quatro anos, Umberto D’Avila. E não foi por acaso ou achismo que Pai Atanásio assoprou nos zovidos deste socadinho o nome. Além do véio, alguns leitores da coluna também cravaram que Umberto tem um perfil que se encaixa como uma luva para representar o PIB itajaiense na próxima eleição.

Áudios famosos

No auge da pandemia de covid-19, os áudios do Dr. Umberto fazendo um panorama geral da situação viralizaram em todos os zapzaps da city. Pode ser que o eleitor não vá se lembrar disso em 2024, mas a paciência do doutor, o conhecimento demonstrado e a noção de coletividade fizeram com que muitos esperassem o que o presidente da Unimed Litoral tinha a dizer sobre o assunto, mesmo quem não tinha plano de saúde.

Conhece o SUS

Além da trajetória na cooperativa dos médicos, Umberto D’Avila foi por décadas médico do SUS, conhece os dois lados do sistema de saúde, o público e o privado, e esta simbiose pode fazer com que a cidade siga no comando de um médico gestor, com ganhos de qualidade pro povão que depende dos serviços públicos. Segundo os linguarudos, Umberto nutre uma boa relação com o barbudinho Volnei Morastoni (MDB).

Gestor

Além de referência como médico, a administração moderna que Umberto implantou na Unimed Litoral o credencia também para o papel de gestor qualificado que Itajaí precisa para superar o fim das eras Volnei-Jandir.

Referência

A Unimed Litoral está com um baita hospital em construção na city, além de ter em Balneário Camboriú uma unidade hospitalar de referência nacional. Não é fácil ser ótimo na exigente Dubai Brasileira.

Grandeza

De Barra Velha a Bombinhas, a Unimed Litoral atende cerca de 75 mil pessoas e administra milhares de cooperados e colaboradores. Se fosse uma cidade da região, a Unimed Litoral seria uma das maiores citys. Mais dois pontos que pesam a favor de Umberto, o conhecimento regional e a administração em grande escala. Só resta saber se ele topa essa missão. Itajaí ganharia muito.

Ficou fulo

O prefeito de São João Batista, Pedro Ramos, o Pedroca, se exaltou com o governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos), em reunião com a Defesa Civil estadual e nacional e com a presença do senador, o turco-careca Esperidião Amin (Progressistas), e os deputados federais  Angela Amin (Progressistas), Darci de Mattos (PSD) e a deputada estadual bonitona Paulinha da Silva (Podemos).

Debaixo d’água

A cidade de São João Batista, considerada um dos maiores polos calçadistas do país, foi o município mais atingido na Santa & Sofrida Catarina nas cheias dos últimos dias. A cidade praticamente ficou debaixo d’água e ainda enfrenta sérios problemas.

Aquiles e Nilza

Pedroca estava desgostoso com a demora e a dificuldade de ações do estado no enfrentamento da tragédia e citou dois “amigos” da cidade: o prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), que disponibilizou mais de 20 máquinas do município e 60 servidores, e a prefeita de Itapema, Nilza Simas (PSD), que mandou mais de 30 máquinas pra ajudar, “debaixo de chuva”, frisou.

Abandonou a reunião

O prefeito se exaltou com o “sistema” e o que ele poderia dizer à população da cidade do que seria feito pelo governo do estado e Defesa Civil estadual e federal, sendo que o turco Amin tentou acalmá-lo. “Estou com 40 mil pessoas debaixo d’água”, falou em alto e bom som o prefeito Pedroca, antes de abandonar a reunião.

Pra ontem

Lamentável esta reunião onde o prefeito, vivendo uma baita pressão, inclusive de cunho pessoal por conta de que as águas também lhe afetaram, mas muito mais preocupado com a população que foi atingida, estava escutando promessas pra algo que era pra ontem. Quem já passou por uma enchente sabe muito bem o sofrimento da água quando toma tudo e, quando baixa, também...

Liderança

O prefeito de Penha e presidente da Amfri, Aquiles da Costa, tem se mostrado uma liderança regional, sempre disposto a arregaçar as mangas e agir. As cidades de Itajaí, Navegantes e Balneário Piçarras também se solidarizaram e mandaram caminhões-pipa pra ajudar na limpeza.

Espírito público

Aquiles demonstrou espírito público e de solidariedade. Não pestanejou em colocar maquinário e servidores de Penha em prol do flagelo que se abateu sobre São João Batista. Igualmente a prefeita bonitona de Itapema, Nilza Simas. Parabéns a ambos!

Subsídio dos busões

O pagamento de subsídio pra manter o transporte público também deverá ser realidade em Balneário Camboriú. A empresa PG Tur pede R$ 800 mil por mês à prefa pra manter oito linhas em funcionamento na cidade.

Mais de 30

O valor é um pouco menor do que Itajaí paga pra manter mais de 30 linhas com a Transpiedade, fato que sempre foi criticado por vereadores da cidade que nada entendem de transporte público e adoram fazer sensacionalismo.

Não é rentável

O fato é que nos dias atuais o transporte público não é mais rentável pros empresários do ramo na maioria das cidades. Subsidiar o serviço ou até mesmo realizá-lo é fundamental para as administrações públicas conseguirem disponibilizar esse tipo de transporte à comunidade. O resto é berro de político que só sabe criticar.

Abandono

Durante o dia, uns 20 gatos pingados permanecem em frente à sede da Marinha do Brasil na city pexêra. Parece um lugar abandonado. Em cima de calçadas públicas e do estacionamento público, porque a prefa de Itajaí não age. Nem a Polícia Civil e nem a Militar, e muito menos o Ministério Público. A ordem do procurador-geral do MP aparentemente foi pra não cumprir...

Golpistas

A partir das 18h começa o ajuntamento dos que atentam contra a democracia, o estado democrático de direito, a Constituição e as eleições. Ali já está mais do que tipificado os crimes de desobediência, apropriação de patrimônio público e o crime de competência da dona Justa Federal, que são os atos contra a democracia.

Associação criminosa?

E tem ainda a manifestação de leitores que descascam que o que acontece ali é uma associação criminosa, pois se constituem numa verdadeira quadrilha e são fomentados por outros que se escondem para atentar contra o estado de direito. Credoemcruz!   

Confessam...

E esses leitores e leitoras da coluna alertam que tem quem confesse seus crimes em canais no Youtube que transmitem tal situação ao vivo, declarando que estavam na manifestação que trancou rodovias e depois foram ali pra frente da Marinha. 

Destruir

Para leitores da coluna, não temos mais quem nos socorra. E o país caminha para o abismo. Ninguém mais se entende e, exceto o futebol, tudo nos distancia mutuamente. Ninguém mais defende suas ideias, ideais, ponto de vista. A grande preocupação é destruir quem pensa diferente. Pouco importa que esse adversário tenha razão, analisam.

Trabalhar

O que se espera é que o novo governo consiga promover união, convergência. Trabalhe pra esse resgate e promova igualdade, justiça social, crescimento econômico, emprego e renda. E que tenha, também, oposição. A eleição acabou, agora é bola pra frente e arregaçar as mangas e trabalhar que do céu só sol e chuva.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou

JotaCê

Celulares na mira

JotaCê

Professora tá entrando na política

JotaCê

Novidades no porto



Blogs

A bordo do esporte

Liga esportiva estudantil desembarca no Paraná

Blog do JC

PSB, PT, PCdoB e PV pexêros, juntos

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação