Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Estaleiro tá pistola com governo Fabrício


(foto: divulgação)


Bagrões do governo do prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL) apanharam por mais de três horas em reunião no Estaleiro

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


 

Isolado

O superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, que no início das conversas sobre a nova concessão do porto tinha grande prestígio e apoio da sociedade civil, tem se isolado cada vez mais e já foi abandonado por uma série de lideranças e entidades que andam pra lá de sacudas, digo, preocupadas, com os rumos da galinha dos ovos de ouro de Itajaí. Ninguém tá entendendo o Fábio.

 

Sem tinta

Mesmo que tenha assumido a prefa de forma interina, o dono do PDT de Itajaí, Marcelo Saldré, ops, Sodré, não pode admitir que sua caneta esteja sem tinta num assunto tão importante que deve determinar o futuro da city pexêra. O prefeito em exercício tá inerte perante a derrocada do Porto de Itajaí e o isolamento do Fábio da Veiga sem movimentar uma palha pra evitar isso tudo.

ACII

A pesada manifestação da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) desencadeou críticas e acendeu o alerta de outras entidades e lideranças políticas da city pexêra. Só pra alembrar, o ex-presidente da ACII, Mário César dos Santos,  apoiou Fábio na luta pela manutenção da Autoridade Portuária pública. Mas, depois de tantas derrapadas, os empresários se ligaram da burrada que foi.

OAB

Outra entidade que também estaria emburrada com o superintendente é a OAB, que tem promovido reuniões de suas comissões técnicas para buscar uma solução de verdade pra continuidade das operações e movimentação do porto. Fábio teria sido chamado na chincha e não trouxe nada de convincente para os dotores, que se articulam para se posicionarem em movimento similar ao da ACII.

Trabalhadores

Os trabalhadores portuários avulsos (TPAs), que também embarcaram no conto da sereia da Superintendência, são outros que já reclamam abertamente dos erros cometidos na condução do processo por parte da SPI. O apoio foi baseado em promessas não cumpridas e agora os TPAs vão ter que se contentar com cargas de pouco valor, muito mais trabalhosas, e olhe lá! Migalhas pros trabalhadores!

Governistas

Como se não bastasse o abandono do terceiro setor, dentro do próprio governo Fábio da Veiga tem enfrentado resistência. O secretário da Fazenda, Érico Laurentino, já não esconde de mais ninguém a vontade de abandonar o governo, já que depois das burradas da superintendência a city não terá condições de honrar com suas contas no ano que vem. Que fase!

Lideranças políticas

O ex-candidato a prefeito e trabalhador portuário Robison Coelho (sem partido) também debulhou a condução do processo em suas redes sociais. O ex-tucano, em vídeo, garantiu que o Porto não é assunto pra ser tratado com picuinhas partidárias de oposição ou situação, e lamentou que tudo que foi reclamado na nota da ACII já estava sendo avisado por ele há tempos.

Que contas?

Robison questionou quais contas são as mais importantes para serem pagas. De que adianta o porto lançar um edital transitório que pague as contas da Superintendência, mas não garanta cargas, mercadorias e receitas para o município? Não adianta a conta da SPI fechar e a cidade ficar, literalmente, a ver navios com suas necessidades de investimentos em servidores, saúde, educação, mobilidade.

Descontinuidade

A saída da APM e a necessidade de duas transições também vão descontinuar as operações portuárias e causar prejuízos irreparáveis para o porto e para a cidade de Itajaí. Coelho garante que não faz sentido nenhum o edital transitório enquanto a APM tem interesse em permanecer operando o Porto de Itajaí até que o arrematante do leilão do governo federal se instale. Pior que ele tá certo mesmo!

Pipocaram

Depois da nota da ACII, também pipocaram nos zapzaps da vida uma série de notícias, decisões judiciais e comentários desabonadores contra a empresa que teria vencido o edital mequetrefe lançado pela SPI e atualmente suspenso pela Antaq. A empresa deve pra trabalhadores, operadores e tá sendo convidada a sair do Porto de Rio Grande (RS). Tudo coisa recente e cabeluda.

Outra cacetada

A Antaq também encaminhou nesta segunda-feira um despacho reconhecendo que o edital de transição para a área pública do porto, lançado pela SPI, e que caminhou junto com o edital questionado por todas as entidades e lideranças da área privada, estava cheio de erros e não deveria sequer ser lançado. Mais uma burrada das grandes, que só atrapalh nosso porto.

Burrocracias

No despacho, o superintendente de Outorgas da Antaq despreza todas as justificativas apresentadas pelo Porto de Itajaí. Pra quem lê o documento completo, fica a impressão de que a SPI se preocupa muito mais com “burrocracias” do que com o desenvolvimento e continuidade das operações portuárias a pleno vapor.

Não cabe

A Antaq chega a afirmar, em seu despacho, que “não cabe contrato transitório para regularizar a exploração da área B, dada a ausência do requisito de continuidade”. Essa decisão tá servindo de termômetro para o outro edital suspenso. Será que se a Antaq adotar a mesma posição ainda vamos ter tempo pra correr atrás da APM Terminals? Que situação!

Abandono dá nisso

A semana não começou muito bem para a turma do prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL). Os bagrões do alcaide da Dubai brasileira apanharam por mais de três horas durante reunião com moradores do Estaleiro. As reclamações foram de todos os tipos. Da falta de segurança aos altos preços dos serviços de água e esgoto, passando pela falta de infraestrutura. Oh, dor!

Farinha pouca

Não tenho nada a ver com isso, mas um dos bagrões, que é um dos queridinhos do prefeito, se portou como um verdadeiro bagre. Escorregando em todos os questionamentos e jogando a culpa sempre em outras áreas do governo. Inclusive pastas que não tinham representantes presentes pra se defenderem. Falta de comprometimento e coleguismo, hein? O bloco do eu sozinho parace ser a tônica do momento do governo Fabrício.

Falta de estrutura

Mas na área da (in)segurança da Dubai Maravilha, linguarudos de plantão assopraram para esse pançudinho escriba e temente ao Altíssimo que as causas de algum problema que possa surgir são muito claras.

Fica difícil

A estrutura que fora combinada com o secretário Gabriel Castanheira para que ele retornasse ao posto, dizem, não está sendo cumprida. Para botar a bandidagem alvissareira que por aqui campeia para correr é preciso de ânimo.

Arruaça

Não se consegue entender o que acontece na nossa amada city pexêra. A dita “manifestação” que acontece na frente da sede da Marinha em Itajaí e atrás do Mercado Público é uma afronta. E a prefa e seus órgãos andam impávidos, sem tomar providência pra acabar com aquilo.O trânsito foi até brecado pelas autoridades da guarda municipal que impedem o cidadão comum de transitar no espaço exclusivo para manifestantes.

Trancaram a rua

A manifestação no meu entender é antidemocrática e tomou conta de um espaço público que é de todos e não de alguns. Fecharam uma rua! Não se pode mais acessar as empresas que estão no beco, nem contornar o mercado e tem também o prejuízo do trânsito naquela região.

Ilegal

Além desse disparate, estão usando o prédio municipal pra afixar faixas antidemocráticas, o que é ilegal, e ainda colando cartazes e vendendo bugigangas sem licença do SPD do munícipio nas cercas do terreno do Porto de Itajaí, ao lado do Centreventos. Itajaí parece uma cidade sem lei.

Agir

A prefa pexêra tem que se mexer, a coordenadoria de trânsito (Codetran) tem que desobstruir a via, garantindo o direito de ir e vir. O Desenvolvimento Urbano, que com suas fiscalizações na principal artéria comercial da cidade, a Hercílio Luz, adora prender pobre vendendo alfajor, precisa atuar. A Guarda Armada de Itajaí, que tem como prerrogativa maior proteger o patrimônio público, está prevaricando.

Autorização

Pra se fazer um passeio ciclístico ou pedir pra fechar uma via no final de semana pra promover uma rua de lazer é uma burocracia infernal e muitas vezes não se consegue uma autorização, licença pra tal. Faz 10 dias que uma rua do centro da cidade foi fechada e ficou por isso.

Não podem se omitir

Quem está ali bancando tal afronta de pregar intervenção federal, militar e outras insanidades, poderia se transferir pra algum terreno de um empresário que banca tal disparate tem, quem sabe o estacionamento de alguma loja, mas não travar uma rua. Os órgãos públicos não podem se omitir.

 

Ah se fosse...

Se fosse um zé mané que trancasse uma rua e fizesse beicinho teria levado umas borrachadas, uns catiripapos na cachola, spray de pimenta nas ventas e estaria preso. Imaginem um coitadinho vendendo meias, bugigangas na Hercílio, teria suas mercadorias apreendidas e se chiasse ia preso, mas, como ali na frente da Marinha tem “cidadãos de bens, digo,  “de bem”, nada acontece.

Não precisa

Lógico que este pançudinho escriba não quer e nem defende o uso de força. Mas sim o uso da razão. Os órgãos públicos têm que chegar e esclarecer que tal não é local, a rua é pública, de todos. De livre circulação. Se não se fizerem entender, umas boas e pesadas multas, daquelas que doem no bolso, com certeza, chamaria à razão.

Por trás

Claro que o necessário mesmo é que sejam descobertos os financiadores desse movimento e possíveis políticos que de uma forma ou de outra estejam por trás querendo tirar algum tipo de vantagem eleitoral. Esses devem ser responsabilizados e punidos, porque, na verdade, a grande maioria é massa de manobra.

Pede ação do MPF

O Partido dos Trabalhadores da city pexêra, através do seu presidente, o carequinha Gerd Klotz, pediu a abertura de um inquérito ao Ministério Público Federal com a investigação de quem está por trás das manifestações antidemocráticas em frente à sede da Marinha do Brasil, punição e proibição de uso do local pra tais atos.

Manifestação

O ex-candidato a deputado federal e presidente do Patriota pexêro, Patrick Dauer, acompanhado do seu pai, o simpático Hélio Dauer, que é leitor da coluna um dia sim e outro também (obrigado pela deferência), deram um rasante na choupana do JC. Patrick veio reafirmar sua defesa da manifestação e afirma que quer e prega mesmo uma  “intervenção federal”.

Antidemocrática

O presidente do Patriota afirma que o processo eleitoral foi colocado em xeque e que é “contra a corrupção e a censura” e por isso participou e defende o movimento. Fala ainda que se você não lutar pelo futuro que quer, vai ter que aceitar o futuro que vier. O espaço da coluna sempre aberto pra quem quer que seja se posicionar, mas discordo e reafirmo que uma manifestação que contesta o sistema eleitoral brasileiro, sem qualquer comprovação de fraude, e tenta não aceitar o resultado das urnas, é antidemocrática e golpista.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

O preferido

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?



Blogs

A bordo do esporte

Brasileiros se dão bem em mundial de pesca

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

A nova sede da Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú está ainda mais ampla e moderna. A infraestrutura ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação