Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Segunda tem caderno especial da Gororoba


(foto: João de Souza/Gororoba do JC)


Circula na segunda-feira, no DIARINHO, o caderno da 14ª Gororoba do JC. Na imagem, a querida Valentina, assinante e leitora do DIARINHO e da coluna aos seus 90 anos, e sua filha Vânia.

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Pós-graduação de excelência

Sabem os leitores da coluna que, recentemente, esse pançudo escriba temente ao Altíssimo dedilhou algumas linhas sobre os expressivos avanços no processo de internacionalização da nossa Univali, o templo do ensino superior peixeiro, que já há mais de quatro anos vive outros tempos, agora gloriosos, sob a liderança e mão forte do reitor Sabiá, ops, Valdir Cechinel Filho.

 

Conceito

Debaixo desse favorável vento que sopra a favor de nossa universidade maior, os invejosos linguarudos fofocam que mais três cursos de mestrado/doutorado aumentaram seus conceitos junto ao CAPES/MEC, a saber: Ciências Farmacêuticas, Gestão de Políticas Públicas, e o curso de Gestão, Internacionalização e Logística.

Reconhecimento

Mais este importante reconhecimento, agora de parte dos órgãos governamentais federais, comprova o elevado nível de excelência e qualidade das atividades de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização desenvolvidas pela Univali.

Universidade e Marcílio Dias

E, sob essa leve brisa da quase primavera, a Univali fez mais um gol de placa, agora renovando importante convênio com nosso imortal e glorioso Clube Náutico Marcílio Dias, colocando toda a sua potencialidade e qualidade como uma das maiores e melhores universidades da América Latina à disposição de nossos atletas marinheiros. Parabéns a todos!

Dalva ligou

A ex-vice-prefeita da city pexêra Dalva Rhenius ligou para o desasado escriba, após chover mensagens no seu celular de que tinha sido citada na coluna deste temente ao Altíssimo. Dalva expõe que não está na vida pública, mas está tocando os seus afazeres particulares.

Votos pro Paulinho

Dalva afirma que, apesar de ter torcido o pé, está trabalhando e pedinchando votos para o candidato a deputado federal Paulinho Bornhausen (Podemos), ressaltando que ele “nunca nos abandonou” e que, apesar de não haver nenhum tipo de dívida entre ela e Paulinho, lhe devota apoio. “Os outros candidatos podem ser bons, mas não os conheço”, ressalta.

Entrou e saiu

Questionada se tinha se filiado ao partido dos seguidores brizolistas, Dalva elogiou o vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré e que ele, apesar de ela estar fora de um cargo público, também não a abandonou.

Só Deus sabe...

Convidada pelo Sodré pra estar nas fileiras do PDT, Dalva conta que assinou a ficha em um dia e saiu da sigla no dia seguinte, esclarecendo que, como não tinha pretensão eleitoral, não queria estar compromissada com o partido e que, hoje, está sem filiação partidária. Inquirida de pretensões futuras, a ex-vereadora e vice-prefeita deixou no ar: “Só Deus sabe...” 

Nem aí

Quando fontes do outro lado da vala, em Navega City, assopram que a presidente da câmara dengo-dengo Lu Bittencourt não estaria nem aí pra campanha dos candidatos da sua sigla, o Partido Liberal, este abelhudo escriba fica desconfiado que não seja verdade.

Prego em polenta

Os linguarudos falam que a Lu faz uma fraca campanha de internet, mas nada de bater pernas nas ruas no pedincho de votos. Partidários da sua sigla, descontentes com a pífia atuação na busca de votos para os seus pares de partido, lascam que a campanha da Lu pelo PL tá firme igual prego em polenta.

Sabe nada

A matéria na edição de ontem do nosso DIARINHO de todos os dias demostrou o quanto a Lu tá por fora e não quer nem saber. Ao jornal, no primeiro momento, declarou que seria um comitê extraoficial da campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), e nem sabia que tinha sido arrombado, vandalizado e roubado.

Ah, lembrei!

Depois entrou em contato com o jornal pra se corrigir,  que na verdade seria um comitê de campanha da candidatura a deputado estadual do vice-prefeito mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto, da Dubai brasileira, que é do partido da desinformada Lu. Ou seja, a muié tá por fora e não tá nem aí pra campanha de seus colegas de partido. Isso vai se refletir em 2024... Oh, dor!

Gororoba do JC

O tradicional caderno da 14ª Gororoba do JC, que aconteceu no dia 10 deste primaveril mês de setembro e foi um retumbante sucesso, circula encartado na edição desta segunda-feira do DIARINHO.

Tá ficando chato

A cantilena do candidato a senador Kennedy Nunes (PTB), de que se eleito pretende combater o que nomina como desmandos do Supremo Tribunal Federal, não empolga. E não é a função precípua de um senador da República. Não é isso que o povo catarinense necessita, na hora de escolher um representante pra um cargo de tanto relevo e de oito anos de mandato. E nem vai lhe dar voto...

Não se entendem

Chega nos sensíveis zovidos do socadinho escriba que o PTB da Dubai brasileira anda em polvorosa e extremamente dividido, apesar da condução exemplar do presidente da sigla, Fábio Martins, que é candidato a deputado estadual. A parte que é pra lá de radical tumultua o ambiente, o que prejudica a sinergia no partido trabalhista.

 

Caldeirão ferve

O caldeirão tá fervendo nesta reta final de campanha e acontece de tudo. Até o senador Jorginho Mello (PL) tentando censurar a veiculação de uma entrevista concedida por ele mesmo em que defende a colocação de pedágios em rodovias. Surreal.

Contra

O trecho tem sido utilizado nas inserções da propaganda eleitoral do governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos), que é contra a instalação de praças de pedágio nas rodovias estaduais. A Justiça Eleitoral negou as pretensões de Mello e autorizou a divulgação da entrevista. O senador Jorginho chegou a argumentar que a declaração tenha sido tirada de contexto.

Não aceitou

Contudo, o juiz Sebastião Ogê Muniz analisou toda a entrevista e concluiu que não. “Não vejo como inferir que a propaganda eleitoral questionada haja distorcido o sentido da manifestação em assunto. Ora, o debate acerca do sentido dessa manifestação, assim como das posições de cada um dos candidatos envolvidos, acerca do tema, deve ser travado na esfera política, e não na judicial”, registrou.

Censurar

Esta não é a primeira vez em que Jorginho Mello tenta censurar a própria história. No início da campanha, ele entrou na Justiça para impedir a publicação de uma foto com a antiga aliada Dilma Rousseff (PT). A dona Justa Eleitoral também negou.

Perdeu

O ex-prefeito da capital manezinha e atual candidato ao governo da Santa & Bela Catarina, o fala-fina Gean Loureiro (União Brasil), perdeu uma ação na Justiça Eleitoral na qual tentava censurar informações sobre escândalos enquanto comandava Florianópolis.

Bill Clinton

Em um desses escândalos, Loureiro foi fotografado tendo relações sexuais, dentro da prefa manezinha, com uma servidora - episódio que fez o juiz eleitoral Sebastião Ogê Muniz compará-lo a Bill Clinton.

Julgamento público

O ex-presidente americano respondeu a um processo de impeachment por manter relações sexuais com uma estagiária chamada Monica Lewinski, no interior da Casa Branca. Clinton se livrou do impeachment. Mas teve de encarar um julgamento público, sem se esconder.

Assegurado

“Vale referir que, nos Estados Unidos da América, em que o direito à intimidade é igualmente assegurado, o ex-presidente Bill Clinton respondeu a um processo de impeachment em razão de um relacionamento afetivo que manteve com uma estagiária da Casa Branca, nas dependências desta última.”, pontou o magistrado.

Relevância política

Pra terminar: “Se o direito de cada um dos personagens envolvidos à preservação de sua intimidade prevalecesse sobre a relevância política do ocorrido, o processo de impeachment não poderia ter sido aberto”, anotou o juiz.

Tentou

Além do escândalo sexual, o comercial que Gean Loureiro tentou censurar mostrava sua prisão pela Polícia Federal e uma viagem que fez a Cancún, enquanto era alcaide da capital, no auge da pandemia.

Sugeriu

O juiz eleitoral manteve a decisão anterior, que havia negado a censura e liberado a publicação das informações, uma vez que são verdadeiras. Ao analisar mais um recurso de Loureiro, o magistrado sugeriu que o candidato use o próprio espaço nos horários eleitorais gratuitos para contrapor as informações.

Mobilização

Uma pá de gente entre amigos, simpatizantes e apoiadores da candidatura à reeleição do deputado estadual e líder da bancado do PL e da oposição na Assembleia Legislativa, Ivan Naatz compareceu para ato político de mobilização na semana que se encerra, na Associação Casa da Amizade, em Meia Praia, na Navega City. 

Defendido

O tom dos discursos foram os compromissos em defesa dos interesses regionais que já vêm sendo defendidos e colocados em prática no parlamento catarinense pelo deputado entisicado e liberal Ivan Naatz.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou



Blogs

Blog da Ale Francoise

Intestino preso tem salvação

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

A bordo do esporte

Fórmula E celebra Dia da Terra

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

Começou nesta terça-feira a greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina. A paralisação ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação