Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Visitas políticas pré-gororoba


(foto: divulgação)


O pré-candidato a governador Gean Loureiro visitou a choupana acompanhado do pré-candidato a deputado federal Márcio Dedé, e do ex-juiz aposentado e vice-presidente do União Brasil pexêro, Pedro Walicoski Carvalho. Os três vestiram a camiseta da Gororoba do JC

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Gean e Dedé

O ex-prefeito da capital manezinha Gean Loureiro e o pré-candidato a deputado federal Márcio Dedé, do União Brasil, visitaram a choupana e já garantiram presença na Gororoba do JC, dia 10 de setembro, na Sociedade Fazenda da praia Brava.

 

Plano de Governo

Gean afirma que seu plano de governo contempla as principais necessidades e desafios que Santa Catarina necessita do futuro governador e responde que, se for eleito, seu principal desafio será o da Saúde. “A Saúde em Santa Catarina está na UTI e necessita urgentemente de ações do estado”, diz. Gean garantiu que estará no segundo turno e que o catarinense sentirá orgulho do seu governador.

 

Cresce

A coluna é meio que um para-raio da política pexêra e muitos movimentos da city acabam repercutindo aqui. O sentimento que se tem é de que a campanha do queridão Márcio Dedé vem ganhando a simpatia do povão.

Choupana

Pela choupana passa de tudo, todos os dias, e, se esse socadinho escriba fosse um instituto de pesquisas, com certeza publicaria que Dedé está voando no gosto do povão e chegando junto no coração da pexerada.

Será?

Faz tempo que a city pexêra não tem um federal para chamar de seu. Se o Márcio Dedé mantiver esse ritmo pode ser o primeiro depois de muitos anos a se consagrar representante da região na capital federal.

 

Convergência

Outro sentimento que brota dos bocas de caçapa é que o governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) parece que se alinhou de uma vez por todas em torno do ex-barbudinho júnior Thiago Morastoni (Podemos). Quem se lembra de 2018 sabe que lá a história era bem diferente.

Juntos

Partidos que têm candidatos a federal e ao senado e que colam no governo têm disputado em outras camadas, mas o nome do Thiago até agora parece ser consenso. Com isso, quem sabe a praga egípcia de não se ter um deputado na leleia não esteja prestes a terminar? Será?

Posse

No início da reunião da casa do povo de terça-feira tomou posse o 1º suplente do Partido Novo, Naifer Neri, que ocupará a vaga do vereador Lucas Gotardo (do mesmo partido), o qual se licenciará por 60 dias para tratar de assuntos particulares. Lucas deixa o legislativo para se dedicar à sua campanha eleitoral e toda a sua assessoria deixa o cargo para que o suplente possa assumir de fato e de direito.

Futuro do Porto

Anda azeda a relação entre o Porto de Itajaí e o atual concessionário do terminal, a APM Terminals. A discussão gira em torno da transição entre a atual concessão e a nova, pois o atraso do Governo Federal no leilão do Porto criará um vácuo de transição, algo que pode impactar fortemente os empregos e a receita da city pexêra.

Nota oficial

A Superintendência do Porto de Itajaí lançou nota oficial alegando que a concessionária deseja ter vantagens para continuar tocando o porto após o término da concessão e no período de transição, já a concessionária alega que, se forem mantidas as condições atuais, terá prejú para operar o Porto na transição.

Nenhum tostão

O problema é que o edital para o período de transição está prevendo que o operador responsável pelo Porto no contrato temporário vai utilizar os equipamentos da APM Terminals, ou seja, a Superintendência quer que o ganhador do edital provisório aproveite a estrutura sem gastar nenhum tostão.

Ilusão

É bom que os responsáveis pelo nosso Porto não se iludam que a empresa multinacional vai operar um contrato temporário para ter prejuízo. Se enchem a boca para falar que “não se pode mexer no que está dando certo”, por que razões criar barreiras para o atual concessionário continuar operando suas linhas e navios até finalizar o novo leilão? O risco é grande!

Vozes do Além

Pai Atanásio, atento ao assunto, pediu para esse colunista ligar o alerta, pois há quem garanta, no além-túmulo, que a criação dessas dificuldades no diálogo possam estar relacionada ao antigo desejo de alguns de operarem a soja pelo nosso Porto.

Não acredito

Pior que o véio quase sempre tem razão, mas dessa vez prefiro não acreditar que isso tenha a ver com a soja, já rejeitada tantas vezes pelos trabalhadores e pela cidade. É bom que a tchurma responsável por isso tenha responsabilidade e saiba o tamanho do Porto de Itajaí e quanto um erro de planejamento pode sepultar a vida da cidade toda. Juízo!

Laranjal Republicano

Depois da repercussão do laranjal brizolista, com o lançamento de candidaturas sem a mínima condição de dar certo, mas que servirão para burlar a cota feminina ou deixar funcionário público de férias remuneradas por três meses, fontes da coluna apontam que outros partidos também têm usado o mesmo mecanismo. Na mira agora o Republicanos.

9ª Suplente

Os fiscais de candidaturas fakes apontam que o registro como candidata a deputada estadual da nona suplente de vereadora, que fez apenas 119 votos em 2020, a Emilene Jacomelli, seria uma fraude. Até porque a moça vai concorrer ao mesmo cargo que a celebridade do partido na city, o Pingo d’Ouro da Farmácia Otto Quintino Júnior.

Três pra um

Cada candidatura feminina possibilita que três homens saiam candidatos, na contabilidade da cota de gênero de 30%. Portanto, os partidos que não tratam de fortalecer as candidatas femininas acabam precisando se valer desses jeitinhos para conseguir encaixar os cuecas na nominata. Que feio!

Vai dar BO

Problema é que vários parlamentares já perderam seus mandatos em função da comprovação da fraude à cota de gênero, pois a justiça determina a cassação de toda a chapa da qual a candidata fake tenha feito parte. Quero acreditar que o partido do Comandante Moisés tome tento e repreenda o laranjal de Itajaí.

Naatz

O deputado estadual e pré-candidato à reeleição Ivan Naatz (PL) visitou a choupana nesta terça-feira e já vestiu a camiseta da Gororoba do JC. Naatz, além de líder do PL na Alesc, também é o presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente.

Defesa

Naatz contou ao escriba que continua a mobilização em defesa do setor da pesca industrial e artesanal de Itajaí e região por conta dos efeitos da Portaria 148, editada em junho último pelo governo federal, que incluiu, sem aviso prévio, diversas novas espécies na lista de extinção, além de proibição de captura, transporte, armazenamento, beneficiamento e comercialização.

Movimentada

No dia 27 de julho último houve uma movimentada audiência pública na Alesc reunindo diversas lideranças representativas do setor, principalmente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) e do Sitrapesca - Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina.

Lideranças

Participaram lideranças dos pescadores artesanais, que não têm estrutura para se defender e acabam incorrendo em crime ambiental. A maior preocupação é com a proibição de captura da raia-carimbada e outras cinco espécies, que podem gerar prejuízo de R$ 60 milhões ao ano, além de comprometer cerca de 20 mil empregos.

Aprovada

Diante disso, o deputado Naatz disse que já foi aprovada em plenário e encaminhada, na semana passada, uma Moção de Apelo ao Congresso Nacional e aos órgãos federais ligados ao setor pesqueiro para que seja feita uma revisão imediata e a suspensão de parte das espécies que passaram a integrar a Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção.

Apoio

Além do documento entregue ao Ministério do Meio Ambiente, ao ICMBio, à Secretaria Nacional da Pesca e às superintendências nacionais de controle, foi feito pedido de apoio ao Fórum Parlamentar Catarinense, que reúne os senadores e deputados federais do Estado.

Seif

A participação do presidente Jair Bolsonaro no Flow Podcast bateu o recorde de visualizações de um presidenciável no canal do Youtube. O bate-papo, que teve mais de 5h de duração, teve o pré-candidato ao senado Jorge Seif Júnior como ex-secretário de Governo mais citado durante a entrevista.

Pescado

O trabalho para a criação de tilápia foi citado. “Nós estamos com Jorge Seif, que deixou a secretaria da Pesca, trabalhando no Lago Itaipu. Com essa parceria com o Paraguai, queremos aumentar em 40% o volume de pescado no Brasil”, disse o presidente. Outra citação com Seif, foi o trabalho que está sendo realizado para zerar o imposto de ração para piscicultores, fomentando a produção de pescados no país.

Convidado

Jorge Seif Júnior, de 45 anos, pelo trabalho realizado na secretaria de Aquicultura e Pesca, foi convidado por Bolsonaro para ser candidato ao senado da Santa & Bela Catarina. A homologação se deu na convenção do PL na capital manezinha.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Moisés acusa Jorginho Mello de rolo em contrato

JotaCê

Bolsonaro desiste de vir a Santa Catarina com medo de derrota de pupilo?

JotaCê

Moisés diz que bandidos estão lhe atacando

JotaCê

Comeu siri do pala?

JotaCê

Véio da Havan interesseiro?!

JotaCê

Mancha Branca quer expulsar dois vereadores

JotaCê

Era Mazoca

JotaCê

“Seif e Kennedy embolsaram R$ 2 milhões”

JotaCê

Pegorini explica porque virou casaca

JotaCê

Prefeito Fabrício em campanha

JotaCê

Segunda tem caderno especial da Gororoba

JotaCê

Pressão política em cargos comissionados

JotaCê

Jogo de traições na câmara

JotaCê

Bob Carlos quer voltar

JotaCê

Bia Vargas é defensora da diversidade

JotaCê

Todos estavam lá

JotaCê

Todo mundo na Gororoba!

JotaCê

Gelson Rodrigues estará na Gororoba

JotaCê

Thiago na Gororoba

JotaCê

Véio na Gororoba



Blogs

Blog do JC

Juliana lasca que na câmara de BC, tem representantes da banda podre na política. Credo!

A bordo do esporte

Circuito Paulista de Verão marcado pelo equilíbrio no Speed Park

Blog do Ton

Zezé Di Camargo & Luciano aterrissam em outubro no Expocentro BC

Blog Doutor Multas

5 golpes comuns que você deve ficar atento ao comprar um carro

Blog da Jackie

Spring Party

Blog da Ale Francoise

Tá com tosse aí?

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Esperidião Amin

"Eu não quero colocar o Bolsonaro dentro da minha gaiola - que é o que alguns querem, ser o dono do Bolsonaro. Já foram até repreendidos por isso”

Décio Nery de Lima

"Vou retomar os investimentos que o Bolsonaro negou para Santa Catarina”

Jorginho Mello

"O candidato do presidente Bolsonaro é o Jorginho Mello”

Odair Tramontin

“O Partido Novo defende a privatização de tudo que for possível”

TV DIARINHO

- Avenida Rodesindo Pavan terá desvio no trânsito até sexta-feira - ATAQUES: Professora abre notícia ...



Podcast

Minuto DIARINHO - 29/09/2022

Publicado 29/09/2022 17:12


Especiais

ENTREVISTA

“Já atingimos ponto de não retorno” em algumas regiões da Amazônia, diz pesquisadora

ELEIÇÕES 2022

Partidos em Santa Catarina receberam quase R$ 194 milhões

ELEIÇÕES 2022

Confira quanto cada candidato da região recebeu do fundão eleitoral

Pesquisa DIARINHO

Preço da carne pode variar até 145%

Cidade histórica

São Chico tem o charme de 518 anos



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação