Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Obra de sobrinho de ex-prefeito em Cabeçudas


(foto: divulgação)


As obras das torres de nove andares continuam em Cabeçudas. Quem pode, phode...

 

Palanque

Está definitivamente dada a largada para o uso da tribuna da piramidal casa do povo pexêra como palanque para os vereadores que são também pré-candidatos. A falta de vergonha, ops, de ética, daqueles que não deixaram a estofadinha cadeira na câmara pexêra pra concorrer tem tudo para ser latente nas próximas sessões.

 

Crítica pela crítica

Tem língua afiada que não via a hora da saída do ex-barbudinho Thiago Morastoni (Podemos), pré-estadual, e Márcio Dedé (União Brasil), pré-federal, para poder usar a estrutura do legislativo, principalmente da TV Câmara, para se promover.

Zapzap

Deverá chover vídeo no zapzap nos próximos dias com as críticas meramente destrutivas dos pré-candidatos oposicionistas, a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), Otto Pingo d’Ouro da Farmácia Quintino (Republicanos), Maurilio Moraes (PP) e o Sancho Pança Osmar Teixeira (Solidariedade).

Já se promovia

O Sancho Pança, vereador Osmar Teixeira, sem qualquer compromisso com a legitimidade eleitoral, já vinha usando a tribuna em favor de sua candidatura. Por pelo menos duas vezes discursou destacando sua pré-candidatura.

Tá de zóio

Como a Justiça no Brasil, mesmo a Eleitoral, geralmente funciona em ritmo mais lento, ninguém se deu ao trabalho de canetear o edil. Mas pai Atanásio tá de zoios e zovidos ligados em tudo e já ligou o alerta!

 

Pediu pra saírem

Sem Thiago e Dedé, então, agora é que a trupe vai deitar e rolar. O ex-barbudinho, aliás, alfinetou os colegas em seu último discurso na piramidal. Sugeriu aos demais pré-candidatos que façam o mesmo que ele e Dedé e deixem o legislativo pra concorrer sem privilégios. Mas essa turma parece que vai preferir se fazer de surda e deverá seguir na câmara como candidatos.

200 anos!

Pense numa família que reside no mesmo local há cerca de 200 anos, com documentos históricos dando conta de que, naquela casinha simples à beira-mar, nasceu o seu avô e seu pai e foi onde você foi criado a vida toda, desde criança.

Inquilino?

Com a exploração imobiliária, a área que era do seu bisavô foi encolhendo e dando espaço para o desenvolvimento, em nome do interesse coletivo. E, sem saber de quanto a área poderia valer um dia, documentos foram sendo assinados de modo que o proprietário tornou-se inquilino, e a dona Justa definiu que você estaria morando de favor na casa onde viveu toda a sua vida. Incrível!

Nasceu ali

E, recentemente, num dia de sol, bate um oficial de justiça na sua casa com ordem de despejo, e do lado de fora do pátio um caminhão já aguardava para levar a “mudança” sem ao menos a possibilidade de um diálogo entre os que se dizem proprietários (uma construtora de Porto Belo) e o morador que nasceu e sempre viveu ali.

Museu

Tudo resolvido em algumas horas o que levou gerações para ser construído, e agora querem que o morador deixe o imóvel, humilhado, sem ao menos uma contrapartida de tornar aquele local que é área de preservação, num museu sobre a história da pesca e da cidade.

Corrêa

A casa abriga objetos de elevado valor histórico, únicos no mundo. E tem até a carta de sesmaria, assinada por Dom Pedro e que conferia toda aquela área, inclusive com a denominação do sobrenome de quem foi o primeiro a habitar ali, “o morro e a praia dos Corrêa”. Coisa para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) olhar de pertinho.

Isaque

O fato descrito acima é um caso verídico, em que a partir da decisão tomada pela Justiça para o despejo, o escritor e historiador Isaque de Borba Correia, autor de vários livros que contam a história da região, está sem chão literalmente.

História

E todo acervo que mantém também pode se perder, com a alteração daquelas duas últimas casas históricas que foram tombadas pelo patrimônio histórico, como os últimos heróis da resistência e da resiliência, conservando ali parte da história da cidade.

Símbolo histórico

E, neste sentido, é incrível como Balneário Camboriú trata os seus símbolos históricos que são derrubados da noite para o dia, em nome do “progresso”, apagando por completo toda a história dos que ali passaram e ajudaram a edificar a praia mais desejada no sul do mundo e a capital catarinense do turismo.

Brasil afora

O que se espera é que essa situação toda possa ser revista e mais um absurdo não venha a ocorrer. Existe possibilidade de que essa história ganhe repercussão nacional pela importância do local e acervo. Existe interesse em mostrar tal situação em rede nacional de TV. Deveriam preservar melhor a sua memória. “Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la”, Edmundo Burke.

Quem pode, pode...

Continua o perrengue no bucólico bairro de Cabeçudas com a edificação de um prédio com duas torres de nove andares na beira da praia. A edificação com a chamada outorga onerosa ao arrepio do Plano Diretor tá correndo pra edificar um subsolo, também, denunciam moradores. Quem pode, phode, e quem não pode se phode

Bagunça

Além do absurdo da liberação dessas torres, a bagunça ali é generalizada, com caminhões na contramão e a sujeira tomando conta. Já arrancaram até os fios de internet, além de outros perrengues. A bronca vem sendo discutida na dona Justa e, enquanto isso, a obra flui. É o poder econômico e a influência, aponta o Pai Atanásio, virado num alho.

Brizolistas

Tá pra lá de pesado o clima no PDT da santa e bela. Fontes da coluna afirmam que inspirados pelo Patrick Dauer (Patriota), a direção estadual dos brizolistas lançou uma montoeira de candidatos a deputado estadual sem qualquer expressão. “Se Dauer tem seus seis anões, o PDT de SC tem uns vinte”, garantem os atentos informantes da coluna. Eitcha!

Só por milagre

Do jeito que a nominata a deputado estadual foi montada, com candidatos a vereadores derrotados em várias cidades, com menos de 300 votos em média, vai ficar praticamente impossível o partido manter a cadeira do deputado Rodrigo Minotto na leleia. “Dispensaram a Paulinha pra ficar com nada”, cravou um partidário indignado com a míngua da sigla.

Muito longe

Estar muito, mas muito longe de superar a cláusula de barreira e fazer uma votação decente teria sido a gota d’água para a direção nacional do PDT informar aos catarinenses para nem sonharem com recursos do fundo partidário para as campanhas no estado. “Se virem por aí”, teria sido o recado da cúpula do partido em Brasília.

Nem te ligo

O capo do PDT pexêro e primeiro-damo da Kátia Sodré, o Marcelo Saldré, ops Sodré, teria sido instado a se coçar e ajudar financeiramente nas campanhas, até porque não entregou candidatos a deputados viáveis e teve que se contentar, meio a contragosto, com a cultural Hilda Deola (PDT) na candidatura ao Senado. Sodré teria feito cara de paisagem!

Miguelagem

A miguelagem de Sodré, que há muito tempo faz que vai, mas nunca vai pra urna, teria revoltado a cúpula estadual dos brizolistas, que já pensa em destituir do comando partido na city o seu único dono há mais de duas décadas. Quem sabe com a liderança da Hildinha não seja a hora de trocar de ares.

De que adianta

“Qual a serventia de uma liderança que nunca está disposta a contribuir com o partido quando é chamada?”, teria chegado à conclusão (antes tarde do que nunca) a turma do PDT-SC, que gosta que se enrosca de fumar charuto e tomar uma cuba até altas horas com o Sodré, mas se tocou que, pro partido, ele não serve muito, só pros seus interesses locais.

Emerson e Lamin

O ex-prefeito de Porto Belo, Emerson Stein (MDB), e pré-candidato a deputado estadual e ex-vereador bigodudo Laudelino Lamim (MDB), que é pré-candidato a deputado federal, visitaram a choupana do JC, onde conversaram sobre a campanha e a aceitação de seu nome na busca de estar na leleia, em 2023.

Mattos

Emerson Stein anunciou na choupana o reforço de peso para a campanha. Agora, ele tem o apoio do ex-deputado estadual e federal, ex-secretário de Estado e ex-presidente do MDB catarinense João Batista Matos.

Juntos

Emerson e Mattos estiveram juntos, semana passada, em reuniões com lideranças de Luís Alves e Ilhota, na região da Amfri (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí), que o portobelense presidiu até o início do ano.

Participou

Mattos é uma das figuras mais importantes do MDB na Santa & Bela Catarina. Elegeu-se duas vezes deputado estadual e outras quatro à câmara federal, além de ter participado decisivamente como secretário de Estado nos governos de Paulo Afonso Vieira (MDB), do bigodudo Luiz Henrique da Silveira (MDB) e do ex-governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD).

Dadá

O pré-candidato a deputado estadual Dadá Westphal (Novo) visitou o socadinho escriba. Dadá é advogado, professor e empreendedor, pós-graduado em Direito Empresarial, em Gestão Estratégica de Empresa, em Processo Civil e em Prática Criminal.

 

Liberdade de empreender

Dadá atuou como assessor jurídico e secretário de Administração de Erval Velho, onde foi o mentor da Lei de Liberdade Econômica, o que possibilitou a extinção de alvarás para mais de mil atividades desenvolvidas no município. Dadá defende a liberdade pra trabalhar e empreender, além da fiscalização pesada em cima do estado.

Daniel Nunes

O comandante Daniel Nunes deixa comando da PM na Dubai brasileira e parte para o alto escalão da Polícia Militar de Santa Catarina. Após dois anos no comando do Batalhão, deixa um legado de aproximação da instituição com a comunidade e de que a polícia também pode ensinar, como no projeto anjo sem asas, que treina crianças carentes no esporte do boxe, durante o coturno, digo, contraturno escolar.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

O preferido

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?



Blogs

A bordo do esporte

Novidades da vela oceânica brasileira debatidas pela ABVO e Velejar

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação