Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Moisés faz primeira visita ao Ruth Cardoso


(foto: divulgação)


O governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos) deu um rasante em BC e visitou o hospital Ruth Cardoso, junto ao prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos)

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Vereadores pré-candidatos

A câmara pexêra, até o momento, tem pelo menos nove pré-candidatos a deputado estadual, federal e ao Senado. Mas, de toda essa tchurma, apenas dois deles se afastaram pra concorrer ao pleito de outubro: Thiago Morastoni (Podemos), pré-estadual, e Dedé (União Brasil), pré-federal. Foram os únicos que deram exemplo e não vão usar a estrutura paga pelo povão, no legislativo, ao mesmo tempo em que estarão em campanha eleitoral.

 

Seguem nos cargos

Diferente dos dois colegas, os demais até o momento não se mexeram pra desgrudar os glúteos das cadeiras, digo, deixar os pomposos cargos na casa do povo de Itajaí. As pré-candidatas ao Senado, a cultural Hilda Deola (PDT) e a bela do Selmo, Chris Stuart (PSC), o pré-federal Marcelo Werner (PSC) e os pré-estaduais, a minha ex-musa BBB, Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), Otto Quintino da Farmácia (Republicanos), o Sancho Pança, Osmar Teixeira (Solidariedade) e Maurílio Moraes (PP) seguem em suas funções, o que é perigoso e, no mínimo, na minha visão, antiético.

Trabalho x campanha

Na percepção deste socadinho escriba, será praticamente impossível os sete parlamentares citados conciliarem e até separarem o trabalho do legislativo com suas campanhas eleitorais. Além de seguirem usando a estrutura da câmara em pleno pleito, o que nem deveria ser permitido, manterão uma estrutura de poder que possui agenda funcional com a cidade em plena campanha. É flagrante o conflito de interesses!

Pode virar comitê

Se isso realmente se confirmar, com tantas excelências excelentíssimas da piramidal se candidatando e permanecendo em seus cargos, a Câmara de Itajaí pode virar um baita comitê eleitoral de vários candidatos e partidos.

Seguir

Torço muito pra que isso não ocorra, pois o legislativo precisa seguir trabalhando em prol da comunidade e não pra campanhas políticas. Isso sem falar que os partidos já têm o fundo eleitoral pra utilizarem, e nada mais justo do que largarem o legislativo nesse período.

Entidades moralistas?

Diante desse cenário, muita gente do mundo político se pergunta onde estão as entidades moralistas, que adoram aparecer e apontar o dedo pra tudo. Tem uma galera perguntando se o Observatório Social de Itajaí, purexemplo, não vê esse disparate...

Não enxerga?

Ou será que o Observatório Social da city pexêra só tem zóios pro executivo, pois na última eleição “sisqueceu” de mostrar as contas de um candidato a prefeito que era vereador? Arreda, cambada de fofoqueiro!

Moisés na área

O governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos) deu um rasante nesta segunda-feira na Dubai brasileira. Foi fazer uma visita ao hospital Ruth Cardoso e escutou do prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos) uma apresentação da situação do hospital, que atende a região toda com recursos de Balneário Camboriú, o que, convenhamos, é uma puta injustiça com a city praiana.

Região que mais cresce

O prefeito pop star explicou ao governador que a região da Amfri é a que mais cresce no estado e uma das que mais crescem no Brasil, e esse aumento da demanda está sobrecarregando o Ruth Cardoso, fato já conhecido por todo mundo que mora na região. O hospital de BC foi concebido para ser municipal, mas desde que foi aberto atende a região. Complicado.

Solução

Uma ideia para a problemática do Ruth Cardoso tem que ser construída para ontem. É questão de saúde pública para a nossa região, e questão de justiça financeira para a Dubai brasileira, que há anos paga a conta dos outros municípios. Ou não é?

Uma renca

Acompanhou o governador uma renca de assessores, puxas de plantão e políticos estaduais e municipais, entre eles a deputada bonitona Paulinha da Silva (Podemos) e o deputado Coronel Onir Mocellin (Republicanos), além de vereadores da Dubai brasileira.

Te liga JC

O bagrão, ops, procurador-geral da piramidal pexêra, Cícero Zucco, bateu um fio para a coluna, detonando as fontes do espaço e dando uma puxada de zorelha neste socadinho escriba, que cravou que o ex-tucano Robison Coelho (sem partido) teria importado ele lá de Camboriú. Zucco lembra que vive em Itajaí há mais de 20 anos, tendo inclusive sido candidato a vice-prefeito em 2012.

Na boa

Zucco também garantiu que a transição do comando da procuradoria da casa legislativa com o ex-procurador Fernando Pegorini (PSD) foi numa buena, rejeitando qualquer influência do seu ex-chefe Robison Coelho na troca. “Pegorini foi um ótimo procurador, mas foi atrás do sonho de ser candidato, e o Robison não tem qualquer gerência sobre as indicações na câmara”, lembrou Zucco.

Com o Marcelo

Cícero também afirmou que vai apoiar o presidente da câmara, o ex-comunista Marcelo Werner (PSC), na empreitada a deputado federal, detalhe que por si só afastaria a tese de influência do Robison em sua indicação, já que Coelho anda inclinado a entrar de cabeça na campanha de Paulinho Bornhausen (PSD).

Devoto

O bagrão garantiu que a preferência pela candidatura a deputado federal era do seu padrinho político, o devoto Beto Cunha (PSDB), mas em prol de uma unidade e representatividade por Itajaí, o vereador tucano abriu mão de concorrer novamente este ano. “A política é feita de ciclos e gestos, acho que a cidade ganha muito com a união dessas forças”, cravou Zucco.

Lu lá

A presidente da Câmara de Vereadores do outro lado da vala, em Navega City, Lu Bittencourt (PL), vai sentir a maciez da principal cadeira do paço da beiradinha do Itajaí-açu. O prefeito Liba Top, ops, Fronza (UB) vai tirar 15 dias de férias pra descansar a cachola.

De férias

O vice-prefeito Wancarlos Wolinger Corsani (UB) também está de férias e anda afastado do prefeito, já que Liba apoia a candidatura à reeleição do governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos) e ele (vice), apoia a candidatura do ex-prefeito da capital manezinha, o fala-fina Gean Loureiro (UB).

Afastamento

E, nesse apoio, Wancarlos Corsani abraçou o ex-prefeito Bob Carlos (PSD), que trabalha dia e noite pra ser candidato a prefeito em 2024, e voltar a habitar o paço em 2025, demonstrando o afastamento do prefeito e vice em terras dengo-dengo.

Gastança

Com isso, a presidente da câmara assume e vai ser por duas semanas a prefeita de Navegantes. Não se sabe se o prefeito vai deixar muita tinta na caneta. Até porque os linguarudos de plantão caceteiam que a sua gestão no legislativo anda complicada com gastança de um lado e aperto, porque senão não vai conseguir fechar as contas desse ano e pagar os servidores. Oh, dor!

Corda toda

O desassossegado ex-presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Luiz Carlos Pissetti, começou a primeira semana do mês com a corda toda, disparando mensagens no zapzap devotando apoio e elogios ao vereador Márcio Gonçalves (União Brasil) na sua candidatura a deputado federal. A tchurma se espantou com o entusiasmo.

Se preparando

Pi7 garante que Dedé tem se preparado para a vida pública e crava uma montoeira de elogios ao seu candidato a deputado federal: “É daqui, vem na luta, subindo os degraus, se preparando como homem público / político / profissional, resiliente, inteligente, humilde, todos atende e luta pra resolver”, dizia o texto do irrequieto.

Futuro da city

Finalizando o texto, o sempre acelerado Pissetti crava que seu candidato também é um bom nome para o futuro da cidade, deixando no ar algo que muita gente já vem sentindo por parte do alto comando do paço da Vila Operária, que Dedé é a aposta do governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) para a sucessão em 2024. E olha que agitar o Pissetti sabe bem!

 

Rota de colisão

Linguarudos de plantão garantem que o deputado federal Hélio Costa (PSD), candidato à reeleição, deve, logo logo, entrar em rota de colisão com o pré-candidato a deputado federal Paulinho Bornhausen (PSD). A treta deve refletir a briga de cachorro grande que será a eleição dentro do partido, numa das legendas mais difíceis para se alcançar sucesso.

Do povo

A raça de coçadores de saco que não têm mais o que fazer garante que a briga entre Hélio e Paulinho é porque o torcedor do Figueirense mais ilustre de Itajaí não consegue penetrar seu nome nas classes C, D e E, enquanto Hélio transita no meio do povão como um deles, muito em função de sua atividade jornalística.

Super legenda

Quem observa a briga dentro do PSD garante que os maiores adversários dos candidatos do partido estarão dentro da própria legenda. Com perspectivas de eleger dois ou três deputados federais, a legenda conta com seis nomes altamente competitivos, algo que promete deixar sequelas partidárias, se não for bem trabalhado.

Na disputa

Dos seis nomes de peso, três são candidatos à reeleição, algo que já rende uma boa largada. O Darci de Matos, Ricardo Guidi e Hélio Costa, que já estão com a buzanfa nas cadeiras estofadas da câmara federal, tentarão à reeleição.

Pesos pesados

Outros dois nomes devem tentar um salto da leleia para Brasília, com grandes apoios: Ismael dos Santos, nome da Assembleia de Deus para a vaga este ano, e Marlene Fengler, a candidata do prefeito de Chapecó João Rodrigues. Paulinho Bornhausen completa a lista de pesos pesados do PSD.

Viva a democracia! 

Quem ataca a democracia e ameaça a vida de outras pessoas merece ser punido judicialmente, merece cadeia. Ataques virulentos, canalhas, cheio de ódio contra instituições e políticos, sejam A, B ou C, devem ter seus autores extirpados do convívio da sociedade. Liberdade de expressão não significa que os abusos podem ser cometidos. Viva a democracia! Viva as eleições!


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Vela a vários Santos

JotaCê

Vereadora chama secretaria de demagoga

JotaCê

Moisés acusa Jorginho Mello de rolo em contrato

JotaCê

Bolsonaro desiste de vir a Santa Catarina com medo de derrota de pupilo?

JotaCê

Moisés diz que bandidos estão lhe atacando

JotaCê

Comeu siri do pala?

JotaCê

Véio da Havan interesseiro?!

JotaCê

Mancha Branca quer expulsar dois vereadores

JotaCê

Era Mazoca

JotaCê

“Seif e Kennedy embolsaram R$ 2 milhões”

JotaCê

Pegorini explica porque virou casaca

JotaCê

Prefeito Fabrício em campanha

JotaCê

Segunda tem caderno especial da Gororoba

JotaCê

Pressão política em cargos comissionados

JotaCê

Jogo de traições na câmara

JotaCê

Bob Carlos quer voltar

JotaCê

Bia Vargas é defensora da diversidade

JotaCê

Todos estavam lá

JotaCê

Todo mundo na Gororoba!

JotaCê

Gelson Rodrigues estará na Gororoba



Blogs

A bordo do esporte

Vela estreia nos Jogos Sul-Americanos no domingo (2)

Blog do JC

Eleições

Blog do Ton

Zezé Di Camargo & Luciano aterrissam em outubro no Expocentro BC

Blog Doutor Multas

5 golpes comuns que você deve ficar atento ao comprar um carro

Blog da Jackie

Spring Party

Blog da Ale Francoise

Tá com tosse aí?

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Jorge Boeira

“A saúde de Santa Catarina está esperando vaga na UTI”

Esperidião Amin

"Eu não quero colocar o Bolsonaro dentro da minha gaiola - que é o que alguns querem, ser o dono do Bolsonaro. Já foram até repreendidos por isso”

Décio Nery de Lima

"Vou retomar os investimentos que o Bolsonaro negou para Santa Catarina”

Jorginho Mello

"O candidato do presidente Bolsonaro é o Jorginho Mello”

TV DIARINHO

Oba! Faltam só 6 dias pra maior festa do pescado do Brasil! Vem aí a Marejada! #marejada #itajai #santacatarina ...



Podcast

Minuto DIARINHO - 30/09/2022

Publicado 30/09/2022 15:40


Especiais

Fique ligado

Confira as orientações, regras e serviços para o dia da eleição

ENTREVISTA

“Já atingimos ponto de não retorno” em algumas regiões da Amazônia, diz pesquisadora

ELEIÇÕES 2022

Partidos em Santa Catarina receberam quase R$ 194 milhões

ELEIÇÕES 2022

Confira quanto cada candidato da região recebeu do fundão eleitoral

Pesquisa DIARINHO

Preço da carne pode variar até 145%



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação