Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Volnei discute futuro do Porto em Brasília


(foto: Marcelo Roggia)


Prefeito Volnei Morastoni foi recebido em Brasília pelo secretário nacional de Portos, Mario Povia

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


 

Esforço pelo porto

O prefeito de Itajaí, o barbudinho Volnei Morastoni (MDB), segue sua luta para manter o porto bombando com muitos navios e linhas, garantindo competitividade no mercado internacional, mesmo que hoje não dependa mais do município as principais ações para que isso ocorra no futuro. Na última segunda-feira, o chefe do executivo esteve em Brasília para reunião com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, Mario Povia.

 

Autoridade municipal

Ficou definido no encontro a renovação do contrato de delegação do terminal peixeiro, que encerra em dezembro. Isso quer dizer que a prefa, por meio da superintendência do porto, permanecerá na gestão até a finalização do processo de desestatização. O acordo é um pedido do próprio governo Federal, que não deu conta de finalizar os trâmites do leilão dentro do prazo anunciado inicialmente.

Cláusula mantida

Volnei solicitou ao secretário nacional a exclusão de uma cláusula resolutiva do contrato de prorrogação, garantindo o prazo de delegação ao município pelos próximos dois anos.

Importante

A medida seria importante para impedir problemas socioeconômicos e um possível esvaziamento do terminal, mas a União decidiu manter a cláusula e o porto peixeiro ficará sob responsa da prefa somente até que acabem todos os trâmites do leilão e a empresa vencedora tenha condições de assumir, fato que não deve rolar em menos de um ano, segundo uma previsão bem otimista da União.

Para manter na ativa

O prefeito de Itajaí reforçou que os dois anos seriam importantes para dar mais segurança aos players do mercado e para manter as linhas no porto de Itajaí. Como a posição do Ministério da Infraestrutura e da Secretaria de Portos foi irredutível nesse ponto, restou ao município concordar com a assinatura da renovação para que o terminal não tenha descontinuidade na gestão.

Preocupação 

Também presente na reunião, a primeira-dama Nausicaa Morastoni pontuou sua preocupação com a comunidade de Itajaí ao longo desse processo capitaneado pelo Governo Federal. Ela alertou ao secretário nacional de portos que uma possível perda de cargas pode influenciar diretamente na vida dos cidadãos, das famílias de Itajaí, com menos receita e comida na mesa das pessoas.

Outras áreas

O secretário de Turismo, Evandro Neiva, que esteve na capital federal, questionou a União sobre as áreas não operacionais, como o CCP, espaço ao lado do Centreventos, onde ocorrem grandes eventos turísticos na cidade, como a Marejada e a The Ocean Race.

Indicou

O secretário de portos indicou que não deve incluir áreas não operacionais no processo de desestatização do porto de Itajaí e que seguirão as tratativas para que a gestão desses locais passe a ser municipal, fato que deve acontecer.

Nova arrendatária?

O superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, destacou que, diante de todos os fatos ocorridos em Brasília, não se descarta que uma nova empresa assuma os trabalhos operacionais no terminal a partir de janeiro do ano que vem.

Intenções

Certamente, haverá uma conversa formal com a APM Terminals, para saber de suas intenções, mas o município poderá abrir concorrência pública ao mercado internacional caso a atual arrendatária queira diminuir valores contratuais, por exemplo, pois não se pode realizar renúncia de receita. Vamos aguardar os próximos capítulos!

O velho

Impressionante como os políticos que pregam renovação, quando conseguem se achegar em alguém que representa a política já conhecida e batida, não pensam duas vezes e se aliam sem maiores pudores. Aí o discurso passa a ser aquele de “é preciso reconhecer o legado, a viabilidade, a representatividade” e por aí vai.

Pegou mal

A foto da coluna desta terça-feira, do ex-vereador Robison Coelho andando junto e bajulando o torcedor do figueirense mais ilustre de Itajaí, o Paulinho Bornhausen (PSD), na Festa do Colono, gerou barulho e fez bastante gente que acreditava no Robison como representante do novo se chatear com o acasalamento por conveniência.

Pregava

Isso porque na piramidal casa do povo e na campanha para prefeito Robison pregava mudança na política, por nomes novos em cargos importantes, se vendendo bem como um representante sem amarras aos políticos tradicionais. E o discurso até pouco tempo atrás estava colando suave nele, como música para os ouvidos do povão sacudo com a mesmice.

Prática diferente

Aí os linguarudos vem questionar o Robison, e com razão, porque ele pregava pelo novo e, quando lança uma campanha pelo voto local, com um monte de candidatos raízes que nunca ocuparam o cargo de deputado federal, vai lá e se alia aos velhos que já passaram por Brasília? E de fora da city ainda? Difícil defender...

Calado?

Ou Robison se comunica e explica bem para suas bases essa lógica difícil de entender, ou vai se queimando como mais um que pregava renovação e se aliou àquilo que combatia. Pior que não se pronunciar, é ficar calado, como se nada tivesse acontecido, deixando quem acreditava nele sem uma versão para chamar de sua.

Improcedente

A Diretoria de Contas de Gestão do Tribunal de Contas do Estado emitiu parecer pela improcedência da denúncia apresentada pelo presidente estadual do PROS, Jeferson Rocha, e pelo pré-candidato do partido ao governo do Estado, Ralf Zimmer, contra o Plano 1000.

Negou

Além de opinar pela improcedência, a Diretoria também negou medida cautelar aos denunciantes, já que não verificou indícios concretos de irregularidades, posicionamento que foi acompanhado pelo Conselheiro relator, José Nei Ascari.

Garantiu

O governo do Estado garantiu que todos os esclarecimentos solicitados pelo Tribunal de Contas do Estado serão respondidos integralmente pela secretaria de Estado da Fazenda dentro do prazo estabelecido pelo relator.

Oito horas

A prefa do outro lado da vala, Navega City, lançou um decreto informando que a partir do dia 1º de agosto os servidores terão que se estrebuchar e trabalhar 8 horas por dia, conforme o contrato de trabalho.

Tudo certo

A população vai continuar sendo atendida das 13h às 19h, só os servidores que vão ter que fazer escala em seus setores e se organizar para fazer as 8 horas de jornada, isso tudo documentado, escrito e pregado na parede das repartições, para todo mundo saber bem direitinho o horário de cada um. Até aí, tudo certo.

Bagrões

Mas, a pergunta que não quer calar é se os nobres secretários, que batem no peito e se dizem à disposição 24 horas por dia, o que não é bem assim e nunca foi em governo nenhum, também vão apresentar escala de horário a ser cumprido.

Coçando...

Muito fácil o tal discurso que trabalham direto, mas é bem comum ver um ou outro, ou outra, coçando sacarias e periquitas, fazendo unha, comprinhas de roupas, farmácia, mercado, etc e tal, em horários quando deveriam estar na lida. Opa, opa, opa, não são todos, só alguns (as).

Subordinados

Por isso, o povo quer saber, ou melhor, a peãozada quer saber, se os bagrões também vão apresentar qual será o seu horário de cumprir jornada no posto de trabalho. Uma coisinha bem importante que os super chefões precisam entender é que eles são subordinados sim, do povo.

Se acham

Devem satisfações, sim, para o povo. Tem uns que se acham mais do que os outros e adoram dar perdidos, sem dar satisfações por onde andam, com a desculpa de que meu chefe é o prefeito e não devo satisfações para empregado.

Não vale

Parece que sisqueceram que devem satisfações ao povo que paga os seus salários. Fica a dica para o prefeito Liba Top, ops, Fronza (UB), cobrar dos bagrões o horário de jornada no posto de trabalho, porque de casa, no sofá, respondendo mensagem no celular em horário de serviço, não vale. Certinho, bem certinho, capaz de nem as 6 horas estarem sendo cumpridas no local de trabalho. Oh, dor!

Procurado

Tem presidente de partido na city pexêra que é pré-candidato a deputado e tá cheio de rolos. O mesmo seria empresário e teria dito para dona justa que fechou as portas, mas continua tocando o negócio, alegando que não tem bens para pagar os credores. Ai, ai, ai qui dor!

Esquerda, direita, volver

O comentário nos círculos políticos da capital da pedrada e ex-do-tiro ao vereador, Camboriú, é que o vereador e ex-presidente da casa do povo, Fabiano Olegário, vai deixar o PDT e se bandear para o PL. Sendo que o seu saudoso pai, Edinho Olegário, foi sempre seguidor dos preceitos brizolistas.

Oposição

Num pulo fenomenal da esquerda para direita, Fabiano seria oposição ao governo do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB). Aliás, faz tempo que Fabiano não participa de atos do governo ou bota os pés no paço de pedra. Nem mandou parabéns para o prefeito Elcio que comemorou niver na última sexta-feira.

Povo puxa-saco

Foram dois dias de festa em torno do prefeito Elcio na semana passada. Rolou um jantar em um dia e uma festa junina em outro - que teria sido bolada pela secretária de Educação, Maria Alice, onde os bagrões municipais participaram para bater um rango com o alcaide. Que povo puxa-saco!

Num foi

O único que não deu as caras nos rangos do prefeito Elcio foi o secretário de Obras, Alexandre Silveira. O prefeito e o secretário de Obras estão de mal, brigados. Phode?

Décio e Dário

A Frente Democrática da Santa & Bela Catarina definiu as candidaturas de Décio Lima (PT) ao governo estadual e de Dário Berger (PSB) ao Senado, em ato que ficou marcado por manifestações a favor da construção de uma agenda ampla em combate ao autoritarismo e à desigualdade social.

Aglutinar

Segundo Décio Lima, o eterno candidato a governador, que foi deputado federal por três mandatos e prefeito da galega Blumenau por oito anos, a Frente Democrática busca aglutinar forças políticas que consigam fazer frente à redução de renda e combater o retorno da miséria ao país e ao Estado.

Compromissos

“Se governa com uma pauta de interesse difuso, aglutinando toda pluralidade política de Santa Catarina. [...] Temos compromisso com a vida, com as pessoas, com os catarinenses que se reúnem numa legião de mais de 1,3 milhão de pessoas que estão em vulnerabilidade alimentar”, afirmou o candidato.

Retomada

Para Décio, o lançamento das candidaturas que compõem a Frente Democrática — formada por PT, PSB, Solidariedade, PCdoB e PV — marca a retomada de uma liderança para o povo catarinense e conta com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Apelo

O candidato ao governo Décio fez um apelo para que PSOL e PDT continuem na Frente Democrática. A vaga de vice na chapa ainda está em aberto e será definida até 5 de agosto.

Liderança do povo

“O presidente Lula representa um marco regulatório na vida do brasileiro e do povo catarinense, representa a retomada da liderança do povo, que está sentindo a dureza da vida na prateleira do mercado, na redução de renda”, acrescentou.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido



Blogs

A bordo do esporte

Fórmula E e FIA revelam novo carro GEN3 EVO

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

A Dika, uma pastora belga-malinois, é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes. A doguinha ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação