Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Nikolas e Paulinho: os maquiavélicos


(foto: divulgação)


Loucura total! Linguarudos de plantão lascam que é fantasia e jogo de interesses, união da minha ex-musa BBB, a Don Quichata Anna Carolina (PSDB) e o torcedor do Figueirense Paulinho Bornhausen (PSD) proposta pelo futebolista Nikolas Reis

 

Mensageiros da desgraça

Os vereadores de oposição da piramidal casa do povo pexêra, ou pelo menos a grande maioria deles, podem ser conhecidos como mensageiros da desgraça. Em seus discursos, uso de tribuna nas sessões, vídeos e outras publicações em redes sociais, tudo está sempre ruim em Itajaí e é preciso mudar, como se a cidade só tivesse problemas.

 

Bom senso

A gente entende que isso ocorre, que o papel desses parlamentares em apontar coisas erradas do poder público serve até pra que sejam corrigidas pro bem do povão. O problema é que eles nunca reconhecem nada de bom que é feito, não há o menor bom senso em suas atuações e opiniões.

Ótimos números

Falo isso porque Itajaí é uma das cidades que mais se destaca na Santa & Bela Catarina e até no Brasil, recentemente considerada a 27ª melhor cidade do país, com números extremamente positivos seja na economia, como na geração de empregos, abertura de empresas, novas tecnologias, saúde ou educação.

Só pro ruim

Todas essas conquistas, que fazem parte atualmente da administração do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), mas também da própria população, sequer são citadas ou reconhecidas pela turma de oposição. Muito pelo contrário, esses vereadores que adoram berrar e fazer sensacionalismo usam os fatos positivos pra reclamar ainda mais. Não é fácil!

Festa consagrada

Um bom e recente exemplo disso é a Festa do Peixe, que foi retomada em grande estilo após dois anos de pandemia. O evento foi primoroso, reuniu mais de 32 mil pessoas, mas nenhum desses edis reconhece as coisas boas feitas pra população. Como não podem falar mal, se calam, como se a Festa do Peixe não tivesse a menor importância. A festividade, aliás, teve até repercussão nacional e gratuita em programa da poderosa Rede Globo.

Deputados de Itajaí?

Diante dessa postura, até coço o cocuruto e começo a pensar como seria a atuação desses parlamentares de oposição ao governo municipal, caso um deles consiga se eleger deputado estadual ou federal, por exemplo.

Será que será?

Será que realmente vai lutar pela cidade? Vai deixar o ego de lado e ajudar as pessoas daqui, mesmo o prefeito sendo um adversário político? Do jeito que estão fazendo na Câmara de Vereadores, eu duvido muito que vão realmente pensar em ajudar o povo de Itajaí.

Baita capacitação

A Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (FEAPI) certificou nesta semana quase 250 alunos em 12 cursos de diferentes áreas de conhecimento. O baita evento, capitaneado pela diretora executiva Ivana Reis, rolou no Centreventos de Itajaí e contou até com a presença da primeira dama Nausicaa Morastoni.

Arregaçando as mangas

Ivana, ao contrário de antecessoras, vem arregaçando as mangas e tem mostrado um ótimo trabalho pra preparar cada vez mais itajaienses pro competitivo mercado de trabalho. Entre os peixeiros que concluíram os cursos agora estavam alunos de Atendimento ao Público, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Logística, Conferente, Costura, Espanhol (Nível Básico e Intermediário), Informática, Inglês (Nível Básico e Intermediário), Libras e Marketing Digital.

Mais oportunidades

Quem precisa se qualificar e tá sem dindim pode se inscrever pros cursos gratuitos oferecidos no segundo semestre deste ano pela Feapi. As inscrições podem ser feitas on-line, no site da entidade, o www.feapi.itajai.sc.gov.br. As vagas serão preenchidas por meio de sorteio público eletrônico, transmitido no canal do YouTube da fundação. Boa iniciativa!

Versão

Na política, nem sempre os fatos prevalecem ao longo da história. Quem conta a melhor versão acaba ficando credor da história, pela narrativa comprada pela maioria. Falo isso porque os linguarudos de plantão apontam que o movimento do futebolista Níkolas Reis (PSD) e sua pressa em contar a sua versão sobre o apoio à Dom Quichata é, na prática, uma tentativa de esconder verdades.

Não tem time!

A primeira verdade que o Níkolas estaria querendo esconder a qualquer preço é que ele e seu pré-candidato a deputado federal, o Paulinho Bornhausen (PSD), não têm um time que sustente a viabilidade de eleição do torcedor do Figueirense. É só olhar o resultado da eleição de 2020, quando o então Podemos só elegeu o galego Rubens Angioletti pela sua própria votação.

Nem o galego

Tirando o galego, o Podemos pexêro de 2022 é reduzido a nada, lascam os linguarudos. E, pelo que se tem notícias, Rubens Angioletti não tem interesse nenhum em apoiar o Paulinho Bornhausen em sua empreitada.

Narrativa

Uma candidatura do ex-prefeito e ex-homem dos galináceos Jandir Bellini (Progressistas) está descartada e, depois de entenderem que Pegorini e Níkolas não empolgam ninguém, restou a narrativa para aderir à minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB).

Chapuletada

A segunda verdade, portanto, é que Níkolas pode até sofrer pressões para ser candidato, mas é uma pressão invisível, talvez na cabeça dele e de alguns poucos. Pra quem não se alembra, em 2018 a Dom Quichata fez quase o triplo de votos que o futebolista, que amargurou um quase empate com o vereador Otto da Farmácia.

Só a galega!

Não venham me contar histórias de que é pela cidade, que fizeram uma autocrítica, que o futuro de Itajaí está em jogo. O eleitor não compra mais essa narrativa. São negócios e conchavos, e nada mais que isso.

Contorcionismo

Pro Paulinho, que tem uma difícil eleição dentro do PSD, deslanchar, só com uma dobrada forte dentro de sua pseudo base eleitoral. Essa é a narrativa que casa com os fatos, o resto é contorcionismo pra não ficar mal.

Digitais

Pior de tudo isso é constatar que o movimento tem digitais de quem não quer aparecer e se queimar com o eleitorado, já que abençoar uma união dessas é quase como juntar Lula com Bolsonaro, ou PP e MDB na Santa & Bela Catarina, queimaceira total. Sobrou pro Níkolas a lambança, de tentar justificar o injustificável, enquanto outros pagam de isentões.

Forçou a amizade

Vi que o futebolista me marcou em seu feici, na postagem que tenta explicar o raciocínio de apoiar a galega. Me assustou alguns comentários do próprio Níkolas, do tipo: “elejam o Paulinho que só ele pode concluir a travessia Itajaí-Navegantes” ou então “ele começou, ele vai concluir”. O futebolista, até onde eu sabia, tem conhecimento sobre a divisão de funções entre legislativo e executivo.

Reclamava

Quando era vereador, no legislativo, reclamava que os edis não podiam executar obras, e o povão não entendia isso. Agora, quer afirmar que o Paulinho, como deputado, vai concluir a travessia Itajaí-Navegantes? Olha que admiro pra caramba o Níkolas e sempre o tive como sensato. Comentar um absurdo desses e apoiar a Dom Quichata tá parecendo mais desespero do que estratégia.

Carochinha

Sem contar que a história da tal ponte entre Itajaí e Navegantes não vem de agora. Faz muitos e muitos anos, principalmente quando se tem eleições, que o assunto vem à tona. E nesses muitos e muitos anos, Paulinho já foi deputado federal e secretário de Estado. Porque não fez antes? Querem que o eleitor acredite que vá fazer agora?

Passos

Aliás, os últimos passos no sentido de executar a tão sonhada ligação foram dados justamente pelo governador bombeiro Moisés (Republicanos), que sequer tem o apoio de Níkolas, Paulinho e do PSD. Eles estão agarradinhos com o ex-prefeito da capital manezinha Gean Loureiro, que é pré-candidato a governador, e com o ex-governador com cara de padreco Raimundo Colombo, que disputa o Senado.

Jamais

O presidente estadual do PRTB, advogado Gustavo Machado, que foi candidato a prefeito de Penha na última eleição, em contato com o socadinho escriba, afirmou que informação repassada ao espaço por fontes da frente estadual de esquerda de que a sigla estaria junto não é verdadeira. Gustavo disse que a fonte estava equivocada e que o PRTB jamais irá se coligar com o PT. 

Deita e rola

O governo da Dubai Maravilha está virado numa concha de retalhos e a “ausência” de decisões do prefeito pop star e coach Fabrício Oliveira (Podemos) tem feito com que a posição deite e role na casa do povo.

PSDB e Cidadania

O senador turco-careca e pré-candidato ao governo do estado, Esperidião Amin, almoçou nesta quarta-feira, em Brasília, com lideranças do PSDB e Cidadania. O assunto não poderia ser outro: eleições. As tratativas seguem nos próximos dias.

Tavam lá

Estiveram presentes o ex-senador Dalírio Beber; as deputadas Carmen Zanotto e Geovania de Sá; Leonel Pavan; o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro; Paulo Bauer; Gilmar Knaesel; e o presidente estadual do PSDB, Rogério Pacheco.

CPI

Na sessão desta terça-feira, o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o transporte coletivo da city praiana precisava de sete assinaturas para ser aberto e tinha nove assinaturas, sendo três delas de vereadores da base do governo, Anderson dos Santos (Podemos), Alessandro Teco (Republicanos) e Vitor Forte (PL).

Alerta

A indicação dos blocos partidários para composição da CPI acabou melando, digo, sendo adiada, porque alguns parlamentares não estavam no plenário para participar das negociações, digo, indicações de cada membro do bloco.

Silêncio

Faz tempo que a sineta de alerta tem soado no paço dos altos da Dinamarca, mas, pelo jeito, o prefeito pop star só vai tomar uma atitude quando sofrer uma expressiva derrota no plenário. Quem será que o alcaide escuta?

Articulação

O alcaide ainda não tem um articulador oficial nomeado. O cargo serve só para acomodações e favores políticos, não tendo a devida importância. Depois não adianta reclamar que, quando a barcaça começa a fazer água, geralmente afunda. O busão, ops, ônibus, digo, o governo segue sem motorista.

Trágico ou cômico?

O vereador rei do berreiro Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), por vezes tem razão. A base governista sendo liderada pelo PT, com vereador Eduardo Zanatta, “seria trágico se não fosse cômico”, diz Pai Atanásio todo envergonhado da composição.

Parabéns pelo derrière!

Pior é ficar soando nos ouvidos das excelências excelentíssimas da praia alargada que a casa das leis tem servido só pra fazer moções, lembrando da moção feita pelo ex-vereador Roberto Bem Claro de Souza (Podemos), parabenizando a miss bumbum, lascada pelo Quero-Quero. E ninguém deu um pio contrariado... Ai, ai, ai, qui dor!


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou

JotaCê

Celulares na mira

JotaCê

Professora tá entrando na política

JotaCê

Novidades no porto

JotaCê

Pissetti se une a Osmar prometendo “experiência” à candidatura

JotaCê

Ideli falando m… sobre BC

JotaCê

Mistério na disputa da eleição em BC

JotaCê

Marisa foi a Brasília ver Lula



Blogs

Blog do JC

Crea-SC presta homenagem aos profissionais e empresas com a Medalha do Mérito Catarinense

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

A bordo do esporte

Fórmula E: Alemão vence na Itália e assume a ponta do Mundial dos Carros Elétricos

Blog da Ale Francoise

Lanchinho do bem!

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

TV DIARINHO



Podcast

Mais chuva é prevista para a região

Publicado 15/04/2024 19:45


Especiais

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 

Legado de amor

Dona Maricotinha, aos 95 anos, tem a vida pautada pela família, religião e dedicação ao próximo



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação