
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Prefeitos fecham com Moisés





Mais de cem prefeitos, deputados, vereadores e lideranças de uma gama de partidos participaram do evento de apoio à pré-candidatura de reeleição do governador Carlos Moisés
Moisés
O evento de apoio à pré-candidatura do governador bombeiro Carlos Moisés à reeleição, sábado, em São José, na Grande Florianópolis, reuniu mais de 100 prefeitos, deputados e lideranças políticas.
Entusiasmado
Um dos discursos mais entusiasmados foi o do prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, que fez uma defesa enfática do governador e daquele que classificou como “o governo mais municipalista da história de Santa Catarina”.
Batendo às portas
Mesmo sendo do Progressistas, partido que tem o turco-careca Esperidião Amin como pré-candidato, Ponticelli lembrou as 23 Marchas de Prefeitos à Brasília das quais participou nas últimas décadas, “batendo às portas do poder para dizer: vamos fortalecer os entes onde as pessoas vivem, onde estão as dores do cidadão”.
Deixar as questões político-partidárias
Ao defender a reeleição de Carlos Moisés, o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, deu um recado forte ao seu partido, afirmando que é preciso “deixar as questões político-partidárias de lado neste momento”.
Municipalista
“O que nós queremos é mais um mandato, governador, para o senhor consolidar definitivamente este modelo (municipalista), porque depois de mais um mandato ninguém ousará, venha quem for para substituí-lo, ninguém vai desmontar mais esse modelo de governo pelo qual nós clamamos há muito tempo. É pelo municipalismo que nós estamos aqui!”, finalizou Ponticelli.
Estaremos juntos
Pelo MDB estavam presentes o presidente da leleia, Moacir Sopelsa, Luiz Fernando Vampiro, Dirce Heiderscheidt, Mauro de Nadal, Valdir Cobalchini, Romildo Titon, além do ex-governador Eduardo Pinho Moreira. O atual presidente da sigla, Edinho Bez, chegou no final e afirmou, se dirigindo a Moisés: “nós estaremos juntos, governador”.
Estou contigo
Coube a Titon a fala mais contundente em defesa do projeto de reeleição. “Governador, estou contigo em qualquer circunstância, e convido todo emedebista que é 15 desta vez diminua cinco e vamos ficar com 10 (número do Republicanos, partido de Moisés) e nós vamos partir para a grande vitória”.
Sucesso!
A Festa do Peixe foi um retumbante sucesso e reuniu o povo no pátio do Centreventos pra saborear um peixinho preparado das mais diferentes formas. Além do povo que se acotovelou pra beliscar as iguarias, muitos políticos e, especialmente, aqueles que estarão na disputa eleitoral, aproveitaram pra dar as caras e serem vistos e lembrados.
DIARINHO lá
O socadinho escriba, também, esteve no evento e entrou na fila com o povão pra degustar um peixinho da hora. O DIARINHO de todos os dias manteve um estande junto com outras 30 entidades. Sem querer puxar a brasa pra sardinha da casa, mas já puxando, tava 10 o peixinho com risoto e farofa da chef Fátima. Parabéns pro pessoal que arregaçou a manga e fez a alegria do povo.
Ampliar
Sucesso é a palavra que define a Festa do Peixe. A crítica positiva é para que ampliem o espaço. Subdimensionaram o evento. O povo, há dois anos sem a festa, foi em peso. A colocação das barracas no início, acabou afunilando a entrada. As filas deram a volta na quadra. Faltou espaço e peixe pra presentear o povão. Parabéns aos envolvidos, mas comecem a planejar já o mega evento do ano que vem..
Encontro inusitado
Na Festa do Peixe um encontro pra lá de interessante aconteceu próximo da barraca do Semasa. Os pré-candidatos a deputado federal Marcelo Saldré, ops, Sodré (PDT), e Paulinho Bornhausen (PSD) bateram um plá entre uma garfada e outra da suculenta sardinha.
No cardápio
Além do pescado, no cardápio também as eleições que se avizinham. Quem acompanhou a conversa jurou que o papo rolou em torno de governo e oposição reduzirem o número de candidaturas para eleger quem é viável. Aí sim! Isso é conversa de gente grande.
Apareceu e desistiu...
Enquanto o senador Dário Berger (PSB), que disputa o direito de ser o ungido como pré-candidato ao Governo do Estado das esquerdas, circulou na Festa do Peixe, o ex-deputado federal Décio Lima (PT) que, também tá na lida e é de Itajaí, não teria conseguido entrar na festa. Foi barrado na fila. Com outra agenda política, teria desistido da festa.
Já se posicionou
O prefeito do outro lado da vala, Liba Top, ops, Fronza (União Brasil), já se posicionou com relação ao seu candidato a governador. Apesar de ter dito ao socadinho escriba que estava analisando e que no momento não se posicionava por ter apenas pré-candidaturas, Liba, maroto que só ele, se abraçou com o governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos).
10 no peito
Liba estava com o 10 do Republicanos no peito no evento da sigla de pré-lançamento do governador Carlos Moisés, em São José. Tem partidário do União Brasil que tem o ex-prefeito de Floripa, Gean Loureiro, como pré-candidato que defende que Liba deixe a sigla. Tão chamando Liba de infiel. Credo!
Definiram
Os presidentes dos partidos que compõem a Frente Democrática (PT, PDT, PSOL, PCdoB, Solidariedade e Rede) definiram a data limite para o anúncio oficial dos nomes à majoritária pelo campo Democrático para as eleições 2022.
Decisão
A decisão foi tomada em reunião, que aconteceu na última sexta-feira, na sede do PT da capital manezinha. O presidente do PSB, Cláudio Vignatti, participou, ao final, por telefone e o presidente do PV, Guaraci Fagundes, justificou a ausência, mas esteve representado pelos partidos da Federação.
Nome
Na próxima quarta-feira (6/7), a Frente Democrática anunciará também a data da Convenção conjunta da Frente. Participaram da reunião Décio Lima, presidente do PT, Manoel Dias do PDT, Douglas Mattos do PCdoB, Mário Dutra do PSOL, Osvaldo Mafra do Solidariedade e João de Deus Medeiros da Rede.
Inauguração
A prefeita bonitona de Itapema, Nilza Simas (PSD), saiu na frente como um dos primeiros municípios da Santa & Bela a instalar oficialmente uma Escola Cívico-Militar, do programa do Ministério da Educação do Governo Federal.
Indefinição
A inauguração da escola foi na última quinta-feira, enquanto na Dubai brasileira a escolha chegou a passar por plebiscito na Escola Antônio Lúcio, no bairro das Nações, mas até o momento não se tem nem previsão para instalação. Com a palavra o prefeito pop star e coach Fabrício Oliveira (Podemos) e a secretária de Educação Marilene Cardoso.
Despedida
A ex-vereadora da capital da pedrada e do ex-do tiro ao vereador, a galega entisicada Jane Stefenn, se despediu dos colegas de trabalho na sexta-feira na casa do povo da Dubai Maravilha, onde Jane compunha a assessoria do vereador Cristiano (PL), para se dedicar exclusivamente à sua campanha para Câmara Federal.
Jeito Jane
A galega Jane já foi candidata à prefeita do lado de lá da BR-101, em Camboriú e tem eleitorado fiel que gosta de ver o jeito Jane de cobrar e agir politicamente, sempre no epicentro, digo, com dedo na ferida.
Novo
O Diretório Estadual de Santa Catarina do Partido NOVO, em evento em Criciúma, no do Sul do estado, indicou no último sábado o nome de Ricardo Althoff para o processo seletivo do cargo de vice-governador nas próximas eleições.
Não vai
O empresário de 40 anos é filiado desde 2018 e forma uma chapa sem coligações ao lado do pré-candidato a governador Odair Tramontin. A sigla é a única que não vai usar recursos do Fundo Eleitoral na campanha.
Preparado
Althoff é vice-presidente da região Sul da Associação Catarinense de Supermercados, formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio na École Superiure des Affaires, na França. Tem mestrado em Administração de Empresas pela University of Manchester, na Inglaterra, e atualmente cursa mestrado em Economia pela Omma Madrid, na Espanha.
Complementa
“Acreditamos que Althoff tem plena capacidade para passar pelo nosso processo seletivo e nos representar no pleito eleitoral deste ano. Ele, com sua visão empresarial, complementa o nosso já aprovado Tramontin”, enalteceu o presidente estadual da sigla, Vinicius Loos.
Pública e Privada
“Assim, unimos a visão pública e privada para trazer as melhores e mais efetivas soluções para melhorar a qualidade de vida do maior número de pessoas, de forma duradoura, o mais rápido possível”, pontuou Vinícius Loss, chefão do Novo.
Chapa pura
Tramontin, já aprovado pré-candidato a governador da Santa & Bela Catarina pelo Novo, destacou que Althoff é um empresário brilhante, de uma região importantíssima do estado, que contribuirá muito para o Plano de Governo e para a gestão pública. Agora, o nome de Althoff segue para o Diretório Nacional do partido, para a fase de pesquisa e entrevistas do processo seletivo.