Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Pré-candidato a governador Amin visita o JC


(foto: divulgação)


O senador e pré-candidato a governador, o turco-careca Esperidião Amin, visitou a choupana do JC

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Amin

O senador turco-careca Esperidião Amin (Progressistas) visitou a choupana do JC e reafirmou que é pré-candidato a governador e que é pra valer. Amin tem percorrido o estado e levado a sua mensagem, lembrando que sua pretensão será levada à convenção da sigla, onde se escolhe e se decide democraticamente.

 

Jandir

Antes de dar uma chegadinha à choupana, Amin visitou o ex-homem dos galináceos, ex-prefeito Jandir Bellini (Progressistas), e, além de bebericar um café feito pela patroa do Jândi, a dona Lourdes, conversaram sobre o antigo projeto e desejo do túnel ligando os dois lados da vala, Navegantes e Itajaí. Que, segundo Amin, é alternativa mais viável pra promover a travessia.

Instituto do Mar

Amin também comentou sobre o Instituto do Mar, lembrando da sua visita à nossa universidade maior, a Univali, quando conversou com o reitor Valdir Cechinel, o Sabiá, sobre o tema. Amin ressaltou que Santa Catarina tem um litoral de mais de 500 quilômetros de extensão, enaltecendo que a Univali, se torna parceira no estudo e concretização do Instituto do Mar.

Ventos

“O mar territorial catarinense é o dobro da superfície terrestre do estado, lembrando que o mar não é só peixe ou a produção de ostras, onde somos campeões”. Amin brincou que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) estava certa quando falou de estocar vento. “Temos a energia solar e também eólica, que é a energia dos ventos”, falou Amin, com brilho nos olhos.

Vantagem

“Santa Catarina tem uma vantagem que nenhum outro estado brasileiro tem: o litoral é cinco vezes maior do que a divisa internacional, que é o Extremo-Oeste. Então nós temos que acordar para isso. Eu sonhei com o Instituto do Mar. Hoje eu não desfaço o sonho, mas eu amplio”. Amin lembrou na choupana o que teceu durante visita à Univali.

Fragatas

Amin falou, também, sobre a indústria náutica, frisando que o estado de Santa Catarina já passou São Paulo na fabricação de lanchas, e ressaltou a produção das quatro fragatas da Marinha brasileira em Itajaí, o que trará ainda mais know how pra indústria náutica no país.

Moisés

Questionado sobre o governo do bombeiro Carlos Moisés (Republicanos), Amin lembrou que o Progressistas chegou a convidar o governador Moisés pra se filiar ao partido. 

Pior

Amin disse que gosta dele e não tem nada contra, mas, durante a campanha, muitas coisas devem ser lembradas e discutidas, como o hospital de campanha, durante a pandemia, que o governo do Estado queria construir em Itajaí. “Construir um hospital de campanha na Marejada, tendo o Hospital Marieta?! Essa situação seria pior do que a dos respiradores”, caceteia Esperidião.

Bolsonaro

Amin afirmou que não é bolsonarista, mas eleitor do presidente Jair Bolsonaro (PL). “Votei na primeira vez e vou votar novamente em Bolsonaro. A eleição está polarizada entre Lula e Bolsonaro, e não acredito no surgimento de uma terceira via viável”, discursa.

Partidários

O EspeluDão participou de encontro com partidários da sigla na noite desta terça-feira na city pexêra. Na oportunidade, Amin abençoou a pré-candidatura do vereador Maurílio Moraes a deputado estadual e do deputado estadual Silvio Dreveck, que vai disputar uma cadeira na câmara federal.

Conversas

Amin contou que vem conversando com outras siglas, como o Partido Liberal do seu colega no Senado Federal, em Brasília, o senador Jorginho Mello, que também é pré-candidato a governador. Lembra, contudo, que “não abre mão de ser cabeça de chapa, assim como Jorginho não abre e por isso a conversa continua”, falou o turco.

Candidato do MDB

Amin lascou ainda que a coligação do governador com o MDB torna o mandabrasa o real candidato. “Acredito que o MDB vai se abraçar com o governador Moisés. E, quando isso acontecer, todos irão olhar para o MDB. Ou você acha que o Republicanos vai controlar o MDB?”, disparou o turco-careca.

CPI do MEC

Questionado sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Ministério da Educação e Cultura (MEC), protocolada com 30 assinaturas (três a mais do que o necessário), Amin falou que não assinou, porque, apesar de enfatizar o trabalho da Polícia Federal, não vislumbra fatos novos e nem cronologia entre o suposto telefonema de Bolsonaro ao ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro. 

Gororoba

O turco-careca Esperidião também confirmou a presença na 14ª Gororoba do JC, que acontece no próximo dia 10 de setembro, na sociedade Fazenda da Praia Brava, em Itajaí. Amin veio em todos os eventos, desde o primeiro no Atiradores, no longínquo 2007. 

Santo de casa

Parece que a máxima popular “santo de casa não faz milagre” deve servir bem à pré-candidatura do Jorge Seif Júnior (PL) ao Senado. E não só uma vez, mas em duas situações o ditado pôde ser usado: tanto na sua city de adoção, Itajaí, como no seu setor econômico, a pesca, o zero seis de Bolsonaro é ignorado solenemente.

Nem te ligo

Até hoje, não se tem notícias de nenhuma manifestação das lideranças do setor pesqueiro em favor da candidatura de Seif Júnior. Além da nítida falta de apoio dentro do seu setor, nos bastidores os empresários da pesca garantem que o maior tirador de selfie com o presidente Jair Bolsonaro (PL) não fez nada de bom.

Virou as costas

Há quem garanta que quem ajudou a família Seif a se reerguer foram os empresários da pesca, após crises no setor, mas quando o garoto foi ser ministro, ops, secretário Nacional da Pesca, nem uma mensagem do tipo “vocês tão precisando de algo?” o rapaz teria enviado. Virou as costas e agora tá sem apoio dentro de casa.

Sem torcida

Isso sem contar a falta de conhecimento que o zero seis tem dentro da própria Itajaí. Carioca de nascimento, mas morando por aqui desde criancinha, o itajaiense que conhece Seif é minoria, e os poucos que o conhecem têm cravado nele o rótulo de “mala”, principalmente depois que o poder lhe subiu pra cabeça.

Marolinha

A onda Bolsonaro de 2018 deve se enfraquecer e virar uma marolinha incapaz de levar outros sem noção junto com ele ao poder. Os poucos votos que o Seif deve colher na eleição só serão dados a ele pela marolinha, ops, pelo alinhamento ao presidente da República.

Não tem

Infelizmente, Seif não tem carisma nenhum, não circula no que seria a sua base, não é engolido pelos empresários do seu setor, não tem uma folha de serviços prestados, e de bobo o eleitor não tem nada!

Na Suíça

Em missão no World Family Sumitt 2022, na sede da ONU na Suíça, o prefeito pop star, o coach Fabrício Oliveira (Podemos), não passou o cargo para ninguém nos 10 dias em que estará no exterior. Depois do rolo com o vice mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto (PL), a city ficará sem comando 10 dias, de acordo com a Lei Orgânica, está nos conformes, porém fica estranho, né?

Sucesso

Convidado a falar sobre o sucesso no enfrentamento da covid-19 em Balneário Camboriú, o prefeito Fabrício Oliveira afirmou, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra (Suíça), que o município soube enfrentar a pandemia e saiu dela fortalecido, apesar de todas as dificuldades.

Exemplo

As ações visando atenção à saúde emocional das pessoas e atendimento doméstico aos idosos durante a pandemia, bem como o pioneirismo na abertura de um hospital exclusivo para acolhimento e enfrentamento da pandemia da covid-19, foram algumas das medidas impactantes tomadas em Balneário que levaram a World Family Organization (WFO), entidade ligada à ONU, a considerar o caso do município como exemplo para o mundo.

Honrado

“Fiquei muito honrado em mostrar nesta importante cúpula mundial o modelo de enfrentamento sistemático da pandemia que implementamos em Balneário Camboriú. Além da abertura do hospital exclusivo para acolhimento e tratamento de pacientes com covid-19, houve a abertura de laboratório de testagem, o atendimento doméstico aos idosos, com ênfase no cuidado com a saúde emocional das pessoas, que foram fatores determinantes para enfrentar o período difícil pelo qual passamos”, pontuou o prefeito Fabrício Oliveira.

Não parou

“Além disso, mostramos que a cidade não parou. Enquanto cuidava de seus habitantes, a economia também foi cuidada. Foram erguidas as obras necessárias para uma retomada econômica pós-pandêmica, que fez Balneário Camboriú saltar de patamar e ser hoje um dos destinos mais requisitados no Brasil e, por que não dizer, no mundo”, completou o prefeito Fabrício Oliveira, após a apresentação do painel dedicado à cidade.

Exitosas

Além de Balneário Camboriú, foram apresentadas experiências exitosas em cidades de outros países, como na Espanha, Romênia, Catar, Grécia e França. As apresentações fazem parte do evento World Family Summit 2022, promovido pela WFO e pela UNITAR- United Nations Institute for Training and Reseach.

Sobre covid

Nos videozinhos bem produzidos, o prefeito contou que foi levar até à Suíça a sua experiência no combate à pestilenta covid-19 na Dubai Brasileira, nas fases mais brabas da pandemia. O problema que o prefeito não levou nenhum profissional da área da saúde para falar, pelo contrário, levou cargos comissionados.

A passeio

Linguarudos do paço dos altos da Dinamarca garganteiam que a comitiva da city foi formada pelo secretário de Administração, Eduardo Krewinkel,  que também é servidor efetivo, e a misteriosa presença do diretor de Departamento e Assistência à juventude, Guilherme Cardoso, que foi candidato a vereador nas últimas eleições.

Comunicação

Aparentemente Guilherme foi passear, ops, trabalhar como cinegrafista do prefeito na sua ida à bela sede da ONU em Genebra, já que, segundo dizem lá no paço, a grana de suas diárias saiu da divisão de comunicação. Com tanto jornalista na prefa, o prefeito coach resolveu levar o diretor de juventude. Que beleza, hein?

Preterido

Quem deve tá #chatiado é o poderoso diretor de comunicação da PMBC, o jornalista José Augusto Gayoso, que adora arrotar que tem vasta experiência internacional em coberturas aos seus antigos chefes na política. Infelizmente o prefeito não deixou Gayoso ir comer um chocolatinho suíço, alardeiam os linguarudos de plantão. Arreda, raça de infelizes, vocês não vão pro céu!

Décio

O pré-candidato ao governo da Santa & Bela Catarina, Décio Lima (PT), recebeu, em Itajaí, o vice-presidente estadual do PSB, advogado Rodrigo Bornholdt, de Joinville, um dos cotados para ser seu vice, pelo PSB, na Frente Democrática.

Rodrigo

Após a reunião, Décio e Rodrigo defenderam a manutenção da Frente Democrática e afirmaram que estão juntos pela unidade da Frente, que hoje aglutina oito partidos. Rodrigo Bornholdt foi vice-prefeito de Joinville e representaria a região Norte na composição da majoritária.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido



Blogs

A bordo do esporte

Grupo Supley lança o programa Elite Pro Alliance

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

A Dika, uma pastora belga-malinois, é a nova “funcionária” da Receita Federal de Navegantes. A doguinha ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação