Apresentação internacional
O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (Podemos), está na sede da Organização das Nações Unidas (Onu), em Genebra (Suíça). Ele apresentará, nesta terça-feira, um painel de como foi feito o enfrentamento da pandemia de covid-19 na Dubai brasileira. O prefeito participa do evento World Family Summit 2022, a convite da World Family Organization (WFO).
Histórias de sucesso
A apresentação da experiência da Dubai brasileira será uma das histórias bem sucedidas no atendimento e socorro à comunidade. Além de Balneário Camboriú, tem cidades da Espanha, Romênia, Catar, Grécia e França, que também serão mostradas.
Covid-19
A abertura de um Centro de Tratamento exclusivo de Covid, aliado ao atendimento doméstico à população de idosos, e a atenção à saúde emocional exigida pela pandemia, farão parte da apresentação do prefeito.
Atendimento regional
O Centro de Acolhimento e Tratamento do Hospital Ruth Cardoso foi exclusivo de tratamento de Covid, que atendeu em dois anos mais de 67 mil pessoas de toda a região.
Importante
Foi aberto em março de 2020, paralelamente aos primeiros casos da doença na região. Além do enfrentamento da pandemia, a preparação da cidade para a retomada econômica também será contada por Fabrício nesta importante cúpula. Show de bola.
Desculpa
A desculpa do ex-secretário nacional da Pesca e pré-candidato ao Senado, Jorge Seif Júnior, sobre a fala do presidente Jair Bolsonaro na Marcha para Jesus, na Dubai brasileira, na qual o presidente manda os apoiadores ficarem para trás, não tem como engolir.
Comigo?
Seif Júnior culpou a mídia pela fala do Bolsonaro. O pré-candidato ao Senado disse que a imprensa deturpou e que Bolsonaro falou para ele, e não para vice-governadora. Acho difícil tal situação, mas vai que Bolsonaro mandou a Dani e o Seif irem pra trás...
Evidente
Mesmo que fosse só para ele - Jorge Seif Júnior -, fica evidente o que a coluna e a sua própria sigla, o Partido Liberal, tem externado sobre o candidato ao Senado. Ele não tem somado e nem agregado ao projeto do senador e pré-candidato ao governo do estado Jorginho Mello.
Se mancar
O PL do Jorginho Mello teve que engolir Seif, porque o presidente pediu. Afinal, Seif mais puxava o saco do Jair Bolsonaro do que trabalhava. Vira e mexe era vídeo com babação. Quem aguenta um puxa-saco?
Porteira fechada
Jorginho ficou com a porteira fechada para construir uma aliança forte para o pleito que se aproxima. Tem, por exemplo, o deputado Kennedy Nunes (PTB), que tem história na política, longos mandatos, presidente estadual do PTB e pré-candidato ao Senado. Já traria os trabalhistas junto.
Fogueira junina
A tradicional Festa de São João, no bairro São João, em Itajaí, serviu de palco para muitos políticos e pré-candidatos marcarem presença. Abraçaram e fizeram caras de sorrisos e cumprimentaram o povo que estava lá, somente para curtir a queima da fogueira.
Lá
O vereador Thiago Morastoni, pré-candidato a deputado estadual, Thiago Morastoni (Podemos), marcou presença na festa. Enquanto isso, o vereador Beto Cunha (PSDB), andava com o ex-vereador e ex-candidato a prefeito, Robson Coelho (sem partido), distribuindo tapas nas costas e um “não esqueça de mim lá na frente...”
Não precisa
O Robson Coelho declarou no feed, em uma rede social, que para ser identificado com Itajaí, um candidato não precisa, necessariamente, ter nascido aqui. “O importante é o compromisso sério com o destino da cidade, com o bem-estar da população, com o desenvolvimento econômico, com a geração de empregos, com a saúde, saneamento, segurança pública, mobilidade urbana e infraestrutura.”
Candidatos identificados
“Sabemos quem são esses candidatos identificados com a nossa cidade. São aqueles que realmente se importam com a gente, aqueles a quem podemos confiar. E que merecem o nosso voto.” Quais seriam esses candidatos apontados nas entrelinhas por Robison? Será que está indicando alguém de fora?
Emerson
O ex-prefeito de Porto Belo, Emerson Stein (MDB), que é pré-candidato a deputado estadual, começou a semana visitando o centro administrativo do grupo Koch em Itapema. Koch tem supermercados e atacarejos espalhados pelo estado.
Troca de experiências
Emerson disse que foi uma excelente oportunidade para a troca de experiências e diálogo sobre a desburocratização do setor público. Segundo ele, é preciso enfrentar verdadeiros desafios para abrir e manter uma empresa em pleno funcionamento.
Positiva
“Desde que iniciei meus trabalhos como prefeito de Porto Belo, lá em 2017, sempre tive em mente que os empresários precisam ser ouvidos e os processos desburocratizados. A abertura de empresas e a vinda de grandes investidores torna-se positiva para os municípios”.
Lions
Na última sexta-feira, na sede do Lions Clube de Itajaí, ocorreu a posse do novo presidente do clube em Balneário Camboriú Centro. Dudu Mafra assume para realizar a gestão do ano leonístico 2022/2023.
Desafios
O novo presidente já enfrentará muitos desafios. O primeiro deles é a 29ª Feijoada do Lions, que ocorrerá no próximo dia (9/7), e a construção da nova sede do clube. O Lions realiza diversas ações sociais, na qual a renda é 100% revertida para ajudar ao próximo e a entidades beneficentes.
Lançamento
O partido Republicanos do governador, Carlos Moisés, marcou para o próximo sábado, dia (2/7), o primeiro evento de lançamento da sua pré-candidatura à reeleição. O local é no Hard Rock Live, em São José, às 14h.
Lá em Brasília
Na última semana, a SCPAR foi representada em Brasília. Celebrando o novo secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviário do Governo Federal, Mario Povia. De acordo com o presidente da SC Participações e Parcerias (holding), Alexandre Amin Salum Júnior, as ações foram fundamentais para o fortalecimento institucional.
Tabela
Entre os momentos de atualização entre as equipes, as discussões sobre a tabela tarifaria do porto de Laguna, com reunião de Sandro José Monteiro que é Gerente de Regulação Portuária. Foi formulado um pedido à Superintendência de Regulação da Antaq, devidamente justificado, requerendo a implantação de tabela “não padronizada” e informando o prazo em que pretende apresentá-la.
Debate
Além disso, aconteceu um debate sobre “Inventário de bens X Seguro patrimonial”. Os prazos do convênio de delegação do Porto de Laguna também foram discutidos. Em relação ao CAP, requerer, caso a SCPAR entenda conveniente, a implantação de um CAP comum para os Portos de Imbituba e Laguna.
Premiados
O Plano Mestre de Laguna também foi articulado. Teve ainda a participação, no evento na capital federal, “+ PORTOS”, promovido pela SNPTA. Os portos de Imbituba e São Francisco do Sul foram premiados.
Margareth Hernandes
No “Dia Internacional do Orgulho LGBT”, celebrado em 28 de junho, a Santa & Bela Catarina conduz pela primeira vez a Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da OAB Nacional. A advogada da capital manezinha, Margareth Hernandes, é a nova presidente da comissão.
Foco
Um dos focos do seu trabalho no plano nacional é acompanhar e buscar a aprovação do Estatuto da Diversidade Sexual e de Gênero, que tramita como Projeto de Lei no Senado (PLS 134/2018). O conjunto normativo estabelece princípios, garante direitos, criminaliza atos discriminatórios e impõe a adoção de políticas públicas para a população LGBTI+.
Conquistas
Na última década, o público LGBTI+ conquistou importantes garantias e direitos, como a união estável, a adoção de crianças por casais homoafetivos, a permissão para alteração do nome e do gênero na certidão de nascimento diretamente no cartório.
Decisões judiciais
A criminalização da homofobia e da transfobia. No entanto, todos os avanços são decorrentes de decisões judiciais proferidas pela Suprema Corte brasileira ou Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sem que estejam previstos em lei.
Assédio
A Escola do Legislativo da casa do povo da Dubai Maravilha, Félix Eugênio Reichert, promoveu uma palestra sobre o assédio no ambiente de trabalho na tarde de segunda-feira, no plenário da câmara.
Elaine Gonçalves Weiss
O evento foi conduzido pela advogada Elaine Gonçalves Weiss de Souza, que é procuradora do município de Balneário Camboriú, e teve como foco o assédio moral. Para que este tipo de assédio seja caracterizado, segundo a palestrante, as ações têm que ser intencionais, repetidas e causadoras de um dano (físico, emocional ou psicológico).
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.