Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Bolsonaro em Balneário Camboriú


(foto: João Batista)


O público da Marcha com Bolsonaro, digo, com Jesus, em Balneário Camboriú

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





 

Palanque político

A propalada Marcha para Jesus, na Dubai brasileira, com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), foi pífia. O que deveria ser um ato de devoção divina, se transformou em palanque para o mandatário-mor da República fazer política.

 

Estrutura pública

A visita de um presidente da República envolve muita gente e a estrutura das cidades que visita. Nas redes sociais a turma abriu um berreiro pelo uso político da Marcha para Jesus em favor do presidente que é candidato à reeleição.

 

Prefeitura

A prefeitura da Dubai Brasileira deu total assistência à organização do comício, ops festa religiosa. Desde as ruas até as redes sociais dando cobertura. Vamos aguardar se nas festas da igreja católica e do pessoal do candomblé e umbanda, como a tradicional festa de Iemanjá, teremos a mesma atenção do coach, ops, pastor, ops prefeito Fabricio.  Nas postagens o Fla-Flu da política apoiando ou indignado com a presença do Mito foi a tônica nas redes. Sem mostrar um Pai nosso ou uma adoração, linguarudos descascam que o evento “político” teve estrutura bancada por dinheiro público. Arreda, raça de faladores, seus infelizes!

Traque

O Zé Trovão, que usa tornozeleira eletrônica por ataques ao Supremo Tribunal Federal, chegou a gravar um vídeo convidando o povo a participar. Ele dizia que iriacolocar mais de um milhão e meio de pessoas na Marcha em prol do Bolsonaro. Será que o ex-foragido, Trovão, achou que era réveillon na Dubai?

Jesus abandonou Bolsonaro?

Não sei de onde a Polícia Militar calculou ter 25 mil pessoas na praia alargada de Balneário Camboriú... Parcialidade de uma fonte oficial. Feio. Na verdade, eram esperadas ou ventiladas 50 mil pessoas e, as imagens aéreas demonstram, que tinha no máximo umas cinco mil pessoas reunidas. Chato tentar camuflar a realidade com torcida.

Os convictos

Os analistas de plantão da área política resumiram que, pelo menos, dois pontos principais caracterizaram a visita do presidente Jair Bolsonaro nas areias da praia central de Balneário Camburiú, no último sábado.

Só aqueles

O primeiro foi o fato da confirmação, pelo estilo do público que estavam presentes em mais de 90% os tradicionais convictos, devotos da candidatura e apoio ao presidente. Ou seja, aquele percentual que faça chuva ou faça sol, ou diga o que for, o presidente ainda que envolvido em qualquer tipo de escândalo ou rolo político, estarão na defesa do voto ao homem. 

Tática 

O outro ponto, que chamou a atenção, foi o discurso e o comportamento presidencial e centralizado em si. Evitando dar carona política aos pré-candidatos estaduais, vetou, justamente, qualquer ruído ou perda de apoio da massa geral que o defende, em detrimento das questões, simpatias ou antipatias locais e regionais. 

Acertado ou não?

Houve ainda, nos bastidores, aqueles que criticaram a vinda do presidente para um evento estritamente evangélico. A estratégia parecce longe de acertada. Já que Bolsonaro tem aceitação, também, entre os católicos tradicionais e seus dogmas, e que ainda são maioria em BC e no país. Mesmo diante do grande crescimento do número de evangélicos nas últimas décadas fica estranho o presidente se dizer representante de só uma religião. 

Leitura

Muita gente propalou que ao serem citados,  o senador e pré-candidato a governador, Esperidião Amin (Progressistas) e o prefeito Volnei Morastoni (MDB), de Itajaí, foram ostensivamente vaiados. Ora, o povo que estava no local é cego pelo presidente, logicamente iria vaiar quem não é do partido de Bolsonaro ou do seu círculo. Mas que Amin e Volnei não precisavam passar essa vergonha, não precisavam...

Vai no ar

  A vaia não foi para o Volnei ou Amin, mas para figuras que não eram da esfera do partido do presidente, ou de partidos que o cercam. Só para repetir e o pessoal entender, poderia ser o zé ou o mané, por não serem fanáticos ou apoiadores, seriam vaiados do mesmo jeito.

Memória curta

Parece que aquela máxima do povo com memória curta ficou evidente no caso o Esperidião. Foi no governo de Amin que se iniciou o saneamento básico em Balneário Camboriú.  Foi uma das primeiras praias na Santa & Bela a possuir um sistema próprio de tratamento de esgoto. É o que dizem, “obra enterrada” não gera lembrança e votos...

Toco

A coluna já vem lascando que nem o Partido Liberal não aguenta mais o pré-candidato ao Senado, o ex-secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior. E parece que chegou ao ouvido de Bolsonaro que não quis e não deixou o auto denominado “zero seis” pegar na sua mão na caminhada. O sinal vermelho já acendeu faz tempo para os lados de Seif.   

Poderoso

O empresário poderoso, um dos homens mais ricos do pais, o véio da Havan, Luciano Hang, teve tudo com o presidente Jair Bolsonaro. De acompanhar o presidente na caranga oficial a estar de mãos dados com o persidente.

Imprensa

O asco que o presidente e seu círculo têm pela imprensa ficou evidente na cobertura dos valentes meninos e meninos da mídia, que tentaram em vão cobrir o evento. Jornalistas tratados como “ameaça ao presidente”, como bandidos, ficaram de longe assistindo. Segundo fontes da coluna, jornalistas foram literalmente expulsos pela Polícia Federal, tratados como uma“ameaça” ao presidente. 

Aparecer mais que Jesus!

O que dizer do evento no campo dos pastores? Era um pastor querendo aparecer mais do que o outro.  Havia mais pastores do que povo, debulham apoiadores de Bolsonaro.   

Mixo

Teve pastor que chegou a citar a mulher, filha, filho, sogra e o papagaio da família. Queria aparecer mais do que Jesus que, aliás, nessa marcha foi meio que colocado de lado... Essas ações de determinados pastores afastaram não apenas lideranças políticas, mas o povão. 

Gelo

Outro que levou um gelo, segundo as imagens das centenas de câmeras na praia, foi o prefeito, Fabrício Oliveira (Podemos). Ele foi barrado pelos seguranças da presidência ao tentar subir numa picapezinha da Guarda Armada, que estava na areia da praia alargada. Vídeos aos montes demonstram a grosseria do presidente e da sua segurança com Fabrício, Seif e até com a vice puxa saco, Daniela.

 

Barrado no baile

Para lembrar os tempos do famoso Baturité, onde foi desde bilheteiro a sócio da famosa casa noturna, o prefeito Fabrício Oliveira, só se juntou ao casal presidencial no palco montado no Pontal Norte.

Não tenho nada com isso

Um grupo de turistas que não sabia o que estava acontecendo, foi prejudicado pela falta de planejamento do evento. Uma van que veio buscar os viajantes para levar no Beto Carrero, na Penha, demorou mais de meia hora para conseguir passar com o pessoal, devido as ruas trancadas até à frente do hotel, onde estavam hospedados. Ninguém podia passar na calçada... Cidade turística virou dia de showmício religioso.

Outra humilhada

A vice-governadora, a galega Daniele Reihner (PL), tentava sair nas fotos ao lado do seu ídolo, Jair Bolsonaro, mas também ouviu um sonoro e estúpido “chega pra trás” do presidente.  É nítido no vídeo a mudança de expressão de Dani ao tomar um toco de Bolsonaro, que também deu um toma em Seif.

Prestígio

O senador Jorginho Melo (PL) também ficou apagadinho no evento, mas foi o único pré-candidato ao governo que esteve ao lado de Bolsonaro desde a decolagem em Brasília. O pré-candidato a deputado estadual e vice-prefeito Carlos Humberto (PL) também conseguiu tirar uma casquinha.

Multidão

Durante o discurso durante o almoço, no Cristo Luz, o senador Jorginho Mello ressaltou que a eleição de 2022 é mais importante do que a de 2018. “Estar com o presidente sempre é especial. Ele sai nas ruas e é essa multidão”, babava Jorginho.

 

 

De longe

Enquanto Bolsonaro estava em Balneário Camboriú, o governador Carlos Moisés (Republicanos) visitava à BR-470 em Navegantes. A obra federal que deveria ser contemplada com recursos do Governo Bolsonaro, mas só recebeu desprezo do governo federal.  Moisés gravou um vídeo solo dizendo que “Sábado é dia de trabalho!”

Levemente tardia

Enquanto isso, na Alesc, chamou a atenção durante a semana a aprovação por parte da Comissão de Saúde da Casa, a análise aprovação do Projeto de Lei (PL) 14/2021, de autoria do deputado Ivan Naatz (PL), que estabelece sanções a quem descumprir a ordem de prioridade na vacinação contra a covid-19.

Tinha...

Ocorre que o projeto foi proposta em fevereiro de 2021, no auge da pandemia. Portanto, tinha ainda aprovação do plenário para tramitação em regime de urgência, além de já ter passado pela Comissão de Constituição e Justiça- CCJ.  

Sentar em cima

Nos bastidores do legislativo, a versão é que, além de uma certa lerdeza em torno de algumas matérias, há uma explicação bem antiga. Uma prática política de algumas lideranças experientes do parlamento de “sentar em cima da pauta“, ou deixar na gaveta o mais tempo possível algumas matérias que possam gerar visibilidade de eventuais concorrentes políticos nas regiões em que disputam votos. Que feio.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?

JotaCê

Clima hostil no PL acende alerta no partido

JotaCê

Love de Hang por Bolsonaro esfriou

JotaCê

Celulares na mira



Blogs

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

A bordo do esporte

Fórmula E celebra Dia da Terra

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

Quem passou pela praia de Cabeçudas, em Itajaí, no sábado, se deparou com um surfista diferente. Um ...




Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação