Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Visita do colunista à Portonave


(foto: divulgação)


O socadinho escriba visitou a Portonave e foi recebido pelo Diretor-superintendente administrativo Osmari de Castilho

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


 

Portonave

O socadinho escriba visitou a Portonave e conversou com o Diretor-superintendente administrativo, Osmari de Castilho Ribas que, além de bom papo, ainda fez questão de mostrar a quantas anda o terminal que vai completar 15 anos em Navega City.

 

Potencia

A Portonave hoje é o primeiro terminal de contêineres privado do país. Faz parte do complexo portuário de Itajaí e Navegantes. Empregando mais de 1000 profissionais, desde o ano de 2007 já movimentou mais de 10 milhões de TEUs.

Mil

Além de empregar mais de mil trabalhadores diretos, a Portonave, ao longo destes 15 anos, já recebeu 7,8 mil escalas de navios e se consagrou em 2022 como o 2º porto em movimentação de contêineres do Brasil.

Exportações

A maior parte da carga é exportada pra EUA, China, México, Japão e África do Sul e as importações que chegam são decorrentes da China, EUA, Bélgica, Alemanha e Colômbia.

Iceport

A companhia possui uma baita câmara frigorífica, a Iceport, que oferece soluções em logística para importações e exportações e uma câmara frigorífica totalmente automatizada, integrada ao Terminal Portuário, com capacidade estática de 16 mil posições pallets.

Certificações

A Iceport possui mais de 10 certificações para países como África do Sul, Argentina, Canadá, Chile, Federação da Rússia, Hong Kong, Israel, Japão, México, Paraguai, União Europeia e Uruguai, todas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), órgão responsável por habilitar indústrias de alimentos. As mais recentes conquistas adquiridas pela câmara são as certificações israelense e islâmica para a exportação de carne bovina e de aves.

Bacia de Evolução

Preparada para receber grandes navios, a Portonave dispõe de um cais linear com 900 metros, que recebe navios por meio da Bacia de Evolução do Complexo Portuário – com capacidade para receber navios de até 350 metros de comprimento a um canal com profundidade de 14 metros. O intuito, no futuro, é a ampliação da Bacia de Evolução pra receber navios de mais de 400 metros.

Projetos sociais

Castilho explicou que só no primeiro semestre de 2022 foram apoiados 23 iniciativas e projetos sociais que envolvem diretamente e indiretamente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Navegantes e região

“Acreditamos desde o início da nossa história na aproximação ativa com a sociedade de Navegantes e região. Outros projetos estão em tratativas, então até o fim deste ano, ampliaremos essas ações”, já anuncia Castilho.

Caloca

O empresário e advogado Euzébio Pereira Neto, o Caloca, visitou o socadinho escriba e conversou bastante sobre a sua vida que se entrelaça entre Brusque, Itajaí e Balneário Camboriú. Caloca foi proprietário do lendário café Cometa e ex-diretor do clube Náutico Marcílio Dias.

Leitor

Caloca disse ao socadinho escriba que é leitor assíduo do DIARINHO e desta coluna. Está morando na Dubai brasileira, mas tem pretensões de voltar a residir na RIC – República Independente de Cabeçudas. Afinal, quando veio de Brusque o intuito era ficar 15 dias, mas foi ficando e ficando e garrou um amor por Itajaí que só quem nasce ou vem morar na city pexêra, consegue entender.

Pesquisa

Vereador e pré-candidato a deputado estadual da região anda mostrando suposta pesquisa eleitoral não registrada, onde pontuaria bem e os outros candidatos têm baixa aceitação eleitoral. O gajo mostra do seu celular e ainda insinua que teria sido feita por determinado instituto.

Fake

O problema é que fontes da coluna garantem que a bendita pesquisa é fake. Teria sido construída ou fraudada e teria sete versões que estariam sendo usadas escusamente por uma gama de interessados, sendo que o vereador e pré-candidato a deputado seria o que mais divulga tal disparate.   

Não

A pesquisa não foi feita pelo instituto anunciado. Ele mostra pra incautos e tenta ludibriar pra buscar apoio já que na amostragem estaria bonito na fita. Quando se imagina que já se viu de tudo nessa vida, surge tal coisa, por gente que gosta que se enrosca de se dizer séria. 

Marcha

A Marcha pra Jesus que traz o presidente Jair Bolsonaro (PL) a Balneário Camboriú na manhã deste sábado deve reunir uma pá de postulantes às eleições deste ano, nas areias da Dubai brasileira. Entre os evangélicos, haverá políticos querendo tirar uma casquinha pra tentar ganhar uns votos.

Impacto

Bolsonaro chega à região em meio a nebulosa investigação que prendeu o seu ex-ministro da Educação, o pastor Milton Ribeiro, que atendia pastores, segundo ele, a pedido do presidente. Prefeitos denunciaram que os pastores  do esquema pediam propina e até ouro em troca de facilidades no MEC.

Aviso

Gravações obtidas pela Polícia Federal mostram Milton Ribeiro conversando com a filha no telefone. Ele conta que teria recebido telefonema do presidente Bolsonaro avisando que poderiam usá-lo pra lhe atacar e fazer uma busca e apreensão na sua casa.

Adivinhou?

A busca e apreensão da Polícia Federal aconteceu, além da prisão do ex-ministro. Bolsonaro só não ganha na mega-sena se não quiser. Quando a filha alerta ao pai (Milton) que ele está falando no telefone “normal”, Milton Ribeiro reforça que seria um pressentimento do presidente. Milton foi avisado por Bolsonaro?

Saco de ossos

  Bolsonaro chega à região para mais um passeio, bancado pelo poder público, no rico estado de Santa Catarina.  Mas aqui em Itajaí  tem comércio vendendo saco com ossos para quem não consegue mais comprar carne para colocar na mesa da família. Crise econômonica feia. 

Apoiador do Lula?

O maior cabo eleitoral do ex-presidente Lula, o empresário véio da Havan, dono da rede de lojas de departamentos, já avisou que estará presente na Marcha pra Jesus. Ele convidou o povo pra ver o presidente de perto. Hang tem sido chamado de maior cabo eleitoral do petista Lula, por conta de falar mais de Lula do que Bolsonaro. A máxima da comunicação: fale bem ou fale mal, mas fale de mim não tem sido observada...   

Transporte de busão

Tá rolando a discussão da importância do transporte público na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú. Na semana passada, audiência pública mostrou que a cidade que tem mais de 87 mil habitantes precisa proporcionar aos moradores um meio de locomoção pública.

Intransitável

Já rolaram duas audiências pra expor a situação. A audiência pública foi comandada pela Amfri e Univali que mostraram um estudo sobre o tema. O presidente da câmara de vereadores, Claudinei Loos (MDB), lembrou que é preciso avançar.

Não tem

Durante audiência pública se falou que o caminho é integrar, por exemplo, Camboriú e Balneário Camboriú, já que a empresa que presta o serviço em BC, a PGTur, já abriu o jogo de que não consegue se manter e que essa junção poderia ser o caminho, já que é preciso subsídio pra manter o transporte. 

Uma coisa e outra coisa

Uma coisa é o transporte municipal, dentro da cidade, que é obrigação do município. Outra situação é o transporte intermunicipal que é da alçada do governo do Estado.

C#&

Uma mulher presente na audiência na casa do povo de Camboriú disse que já morou em São Paulo, entre outras localidades. Disse que pede desculpas pelo termo, mas lascou que sua cidade natal, no Paraná, tem 30 mil habitantes, e apesar de ser um “cuzinho”,  o transporte funciona lá e não aqui. 

Não pode

O exemplo de Balneário Camboriú foi duramente citado de que o sistema tem que ser viável. “Não pode ser igual Balneário Camboriú que começou faz seis meses e já vai parar. O problema é que as pessoas não estão usando o ônibus”, falou uma das organizadoras.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

O preferido

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado

JotaCê

Anna diz que não será candidata a prefeita

JotaCê

Fabrício Paraguaio?

JotaCê

PL pode jogar Fabinho “no colo” do PSD

JotaCê

Cassação à vista

JotaCê

Tem traíra no paço

JotaCê

Periquito em Camboriu?

JotaCê

Bolsonaro deu aval pra Fabrício escolher o nome em BC

JotaCê

Ana Paula visita o Marieta

JotaCê

Lapa e Chiodini?



Blogs

A bordo do esporte

Fórmula E e FIA revelam novo carro GEN3 EVO

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

TV DIARINHO

A BR 101 em Itajaí registrou dois acidentes em menos de uma hora. Dois caminhões tombaram na noite de ...



Podcast

Dois caminhões tomam em menos de uma hora

Publicado 25/04/2024 19:18


Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação