Por aqui
O PSD pexêro promove, nesta terça-feira, na parte da tarde, um encontro com suas lideranças na casa do presidente da sigla, Omar Bernardinho, o Baga, o homem que não sorri. O ex-governador com cara de padreco e pré-candidato ao Senado, Raimundo Colombo, deve marcar presença, além de outros.
Tudo junto e misturado
Já do outro lado da vala, em Navega City, no período da noite, o comando do PSD é do ex-prefeito Bob Carlos, no encontro que deve contar com o ex-prefeito da capital manezinha, pré-candidato a governador e presidente do União Brasil, Gean Loureiro.
Buscando
O Bob Carlos tá todo assanhado pra voltar a ser prefeito do paço dengo-dengo, em Navega City, e, sem cerimônias, tem trabalhado neste sentido. Bob tá fazendo desde pesquisas pra bispar como tá o seu nome e ver a aceitação do atual prefeito Liba Top, ops, Fronza (União Brasil).
Surreal
É a política. O PSD tá apoiando a candidatura do Gean Loureiro, do União Brasil, e quem vai fazer as honras, em Navegantes, é o ex-prefeito Bob Carlos do PSD - que é adversário do prefeito Liba Fronza, do União Brasil. O teu adversário de hoje é o teu companheiro de amanhã. E vice-versa.
Fatura liquidada?
A semana que se encerrou de bastidores políticos nas negociações para definição de candidatos e chapas majoritárias para a campanha estadual deste ano foi intensa na capital manezinha e nos corredores e nas salas da leleia. O maior destaque ficou por conta do já admitido acordo político entre a grande maioria do MDB com o governador bombeiro para sua reeleição.
Liquidada
Já é dado como fatura liquidada que a bancada dos deputados emedebistas na Alesc venceu a queda de braço com o presidente da executiva estadual, deputado federal Celso Maldaner, que vinha insistindo para que o partido tivesse um postulante.
Insistia
Maldaner insistia na pré-candidatura do ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antidio Lunelli. Os detratores do governador lascam que funcionou a estratégia do governador em garantir apoio às prefas das bases dos parlamentares, com liberação de emendas e outros recursos para projetos diversos.
Melhor ir tudo...
O presidente Celso Maldaner, na cidade de Maravilha, declarou: “Politicamente, tivemos esta semana o dia da pacificação, como diz o Mauro de Nadal, o dia da unidade. Eu disse pro governador que 50% do MDB está com ele: prefeitos e bancada de deputados. Mas como é difícil a gente ter unidade do partido. Ou vai tudo ou vai ninguém, então, é melhor ir tudo”.
Nomes cogitados
O próximo passo, agora, deverá ser a definição dos dois nomes que integrarão a chapa de Carlos Moisés. As cogitações giram em torno de Moacir Sopelsa, para vice-governador, e dos deputados Carlos Chiodini, Celso Maldaner e Antídio Lunelli para o Senado. Ou não?
Divisão
Os emedebistas mais roxos juram que a divisão no partido continua forte no interior do Estado. Os prefeitos e deputados são a favor da aliança com Moisés, mas as bases seriam a favor da candidatura própria. A conferir até aonde vai essa pendenga e no que vai resultar até o prazo final das convenções partidárias, entre 20 julho e 5 de agosto.
Estava resolvido?
O problema é que, quando se pensou que tava tudo resolvido pros lados do MDB, apaziguado e confirmada a união com o Republicanos do governador bombeiro Moisés, nesse sábado último, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça emitiu uma “nota aos catarinenses” para afirmar que quer ser o candidato do partido ao Senado.
Selou
O presidente Celso Maldaner, praticamente, selou a coligação com o governador Moisés. Na chapa, o MDB tem espaço para indicar vice e senador. E as informações de bastidores eram sobre os nomes do próprio Celso Maldaner e de Carlos Chiodini como possíveis candidatos ao senado. Agora, com este novo fator, as movimentações de bastidores prometem esquentar, novamente, a semana.
Caso contrário...
Peninha havia desistido de concorrer em outubro. Ele não vai à reeleição para apoiar Rafael Penzeti, assessor dele em Brasília. Na nota divulgada no sábado, Peninha diz que só abre mão se Antídio Lunelli quiser ser o candidato ao Senado, senão, ele garante que vai colocar o nome na convenção do MDB como candidato ao senado. Eitcha!
Tainhas
Preocupado com a questão das licenças pra pesca, tanto artesanal como industrial da tainha, na temporada/safra 2002, que iniciou dia 1 de maio e vai até o dia 31 de julho, o entisicado deputado Ivan Naatz (PL), juntamente com representantes do setor pesqueiro de Itajaí e região, se reuniu com o Comandante do Policiamento Militar Ambiental, tenente-coronel Fábio Henrique Machado.
Aceitará
Ficou esclarecido que, devido ao atraso na emissão das licenças neste ano, durante a fiscalização, a Polícia Ambiental aceitará a licença do ano anterior (2021), juntamente com o protocolo de pedido de renovação da licença, expedido pela secretaria Nacional da Pesca.
De zoio
Ainda segundo o comando ambiental, a fiscalização em mais de 170 pontos de pesca autorizados no Estado, conta com patrulhamento terrestre e o patrulhamento aquático da costa litorânea e lacustre nas áreas de maior propensão de pesca da tainha, com apoio do Batalhão Aéreo da Polícia Militar (BAPM), para fiscalizar a pesca artesanal e industrial.
Sem noção
O vice-prefeito mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto (PL), ainda não sisqueceu que queria trocar o presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) no Twitter, digo, na presidência e, agora, endoidou de vez. Será que os ares europeus, em plena pré-candidatura, mexeu com CH?
Preocupado com o Lula
Lá do outro lado do velho mundo, nas Zoropa, Carlos estava preocupado com a visita do ex-presidente Lula na Santa & Bela Catarina. Esses posicionamentos só confirmam que Carlos está dando tiro no pé.
Fale bem ou mal...
Carlos Humberto, ao invés de promover os feitos do seu candidato, fica promovendo a imagem do candidato adversário, pois tem uma máxima na comunicação, que diz “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”.
Testa
Ao desconvidar, em ato público, um ex-presidente de visitar um local, Carlos deixa claro seu autoritarismo, travestido de democrata e libertador, mas, na verdade, é escravo de suas próprias palavras. Chegou a ser ridicularizado, em comentários nas redes sociais, quando um internauta soltou... “Não se pode testudo nessa vida”.
Chateados
Frequentadores e associados do Itamirim de Itajaí estão fulos da vida com o chiquetoso clube de campo. Tudo porque um dos associados promoveu uma baita briga em uma partida de futebol e, apesar de ser reincidente por ter jogado um rojão em outra oportunidade, ao invés de ter uma punição exemplar de um ano, ganhou apenas 90 dias de gancho.
Eleição
Há quem diga que a punição meia-boca foi por conta de que, neste ano, tem eleição no Itamirim, e o “punido” teria prometido trabalhar pro pessoal de situação. Sério? Parece que tem um movimento grande saudoso do ex-presidente, o Pirão.
Escola problemática
Motivo de diversas reclamações do ano passado para cá, inclusive já de reportagens do nosso DIARINHO, a situação complicada da escola estadual Afonso Niehues, de Itajaí, chegou, agora, à leleia do Estado. O entisicado deputado Ivan Naatz (PL) recebeu apelos da comunidade e alunos, e apresentou Indicação ao governo estadual.
Protesto
A indicação, via secretaria de Estado da Educação, sugere providências urgentes, visando obras de melhorias estruturais no educandário, localizado no bairro Cordeiros, e que atende 1292 alunos. Segundo o parlamentar, a falta de obras de reformas, aguardadas há muitos anos, tem sido motivo de protesto por parte de alunos e professores.
Só promessas
Ivan Naatz lembrou, ainda, que, apesar das constantes promessas por parte do governo e da Secretaria de Educação, nenhuma providência tem sido efetivamente tomada, e que o relato dos professores e alunos apontam a falta de banheiros adequados e acessíveis.
Tá feia a coisa
Além de aparelhos de ar condicionado danificados, falta de pintura nas salas e na quadra esportiva, o piso não é adequadaopara a prática de esportes. Os estudantes, também, reclamam da qualidade da comida servida no refeitório, entre outros problemas diversos.
Ações
“O volume de reclamações, com relação a problemas estruturais em escolas estaduais em Itajaí, tem sido recorrente e o governo precisa tomar providências urgentes, já que essa situação prejudica a aprendizagem dos alunos “, observa Naatz.
MP já
O parlamentar lembrou, ainda, que, no ano passado, o próprio Ministério Público chegou a ingressar com Ação Civil Pública na Justiça, exigindo reformas em sete escolas estaduais de Itajaí devido à falta de providências do governo.
Não tem
Interessante que, vira e mexe, o Ivan Naatz tá em pautas de Itajaí. Não temos nenhuma excelência excelentíssima lá na leleia? Alguns deputados se dizem nascidos e até representantes de Itajaí na leleia, mas não se sabe de nada que estejam fazendo em prol da cidade e região. Outubro tem eleição...
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.