Colunas


JotaCê

JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Ezkut


O CEO da Ezkut, Felipe Meireles, visitou o socadinho escriba e firmou parceria com a Gororoba do JC


O CEO da Ezkut, Felipe Meireles, visitou o socadinho escriba, firmando parceria com a Gororoba do JC. Felipe acredita no potencial do evento que chega à sua 14ª edição com o intuito de reunir políticos, empresários e leitores da coluna JotaCê que completa em julho 18 anos no DIARINHO e 21 anos no total, com os três anos em que o colunista estava na concorrência. 

 

Agência digital

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Agência digital

A Ezkut é uma agência de publicidade digital voltada pra comunicação estratégica e marketing político com sede em Itajaí e filiais em Curitiba (PR), Guarapari (ES) e Brasília (DF). A empresa pretende lançar o app ‘Ezkut Sua Campanha’ no próximo dia 24 de junho às 19h, no restaurante Águas da Brava, na Praia Brava. O aplicativo visa otimizar o tempo do candidato e aproximar seu eleitor, disponibilizando informação para os coordenadores, entre outras funcionalidades.    

Contraponto

O vereador e vice-presidente da piramidal e presidente da comissão de ética da casa do povo, galego Rubens Angioletti (sem partido), encaminhou “Contraponto” à coluna, pontuando o que foi comentado no espaço nesta sexta-feira. Leia a manifestação completa no Blog do JC no diarinho.net.

Não tem amarras

Rubens declara que, após o encerramento dos trabalhos na comissão de ética que tratou do caso do vereador mão boba, digo, carinhoso, se sente tranquilo pra comentar, reafirmando que não tem amarras com ninguém, e nada “vai pra debaixo do tapete”. O vereador diz que estão forçando a barra e até “nos difamando e caluniando ao dizer que protegemos quem comete crime.”

Dentro da lei

Angioletti garante que faz tudo dentro da lei, e que o caso tá muito bem explicado e que não tem mínima condição de seguir adiante na comissão de ética e nem no judiciário, pois faltam elementos. Nem nome do acusado, vítima ou testemunhas constam na suposta denúncia. “Quem a comissão de ética deve investigar?”, questiona.

Cinco

Rubens lembra que a comissão é formada por cinco voluntários, sendo duas vereadoras e três vereadores e os servidores efetivos da câmara. E que jamais seria permitido por qualquer um deles que fosse “jogado para debaixo do tapete”, enfatizando que foi uma colocação leviana da fonte da coluna.

Sem nome

Rubens enfatiza que, como a denúncia não tinha nomes, sem citar nominalmente a denunciante, a então vereadora Aline Aranha (União Brasil), lembra que intimaram a parlamentar e deram todas as condições para que ela informasse os nomes.

Acovardou-se

“Pelos menos de quem ela estava denunciando”, debulha. Além de declarar que mesmo concedendo prazo e prorrogando, Aline não se manifestou. Angioletti ainda insinuou que a vereadora sabe o nome e não indica. Leia a seguir tópicos, onde Rubens dá na espinha de Aline, afirmando que ela não quis que a denúncia prosperasse e que colocou todo mundo no fogo e se acovardou (ui!):

“Vereadora sabe o nome e não indica?

Se tua fonte ou a vereadora sabem o nome e não quiseram indicar na comissão de ética, podem ir e indicar na delegacia da mulher. O que não deve é colocar todo mundo no fogo e depois se acovardar, transferindo seus erros para a comissão que está fazendo tudo dentro da lei.

Nem na comissão nem no judiciário

Faz um teste. Vai à delegacia de polícia e diz que quer denunciar um crime, mas não diz o nome de quem você está denunciando, nem o nome da vítima e nem o nome da testemunha. Faz isso para ver se tua denúncia será aceita.

Não quis

Já que a vereadora não informou os nomes de quem ela estava denunciando, perguntamos à Delegacia da Mulher, Ministério Público, Comissão de Proteção das Mulheres na Câmara, Associação dos Servidores da Câmara, Presidência da Câmara, ouvidoria se tinha caso envolvendo vereador e servidor atrás de um nome. As respostas foram que não.”

Vídeos

Angioletti conta que assistiu diversos vídeos na câmara, em busca de algo concreto. “O que vi foram pessoas conversando, se cumprimentando, passando diante da câmera, bebendo café, trabalhando, entre outros atos normais do dia a dia. Não vi nada que aparentemente pudesse deixar claro um ato ilícito”, falou.

Inversão

O vereador lasca que “se tem nomes e provas, apresente na comissão e na Justiça. Se não tem, não crie difamação, calúnia ou injúria.” Pra terminar: “Na comissão de ética agimos com ética e responsabilidade. Ali não é local para brincadeira, muito menos para politicagem ou pessoas que se acovardam diante de ilegalidades. Aí fica difícil e tendencioso querer que a comissão de ética, que deve ser neutra, crie o denunciado, a vítima, investigue, crie provas e sentencie alguém.”

Incendiou

As notas da coluna, veiculadas sem qualquer objetivo além do disseminar a discórdia para o bem da coletividade, que davam conta de uma tchurma de sonhadores ávidos pelo retorno do ex-homem dos galináceos à política eleitoral, desencadearam uma série de reuniões e conversas sobre o tema.

Foi visto

Pra quem não se alembra, antes da visita à choupana, que foram duas em uma semana, Jandir Bellini também foi fotografado em uma reunião de lideranças ao lado do Paulinho Bornhausen (PSD) e do Robison Coelho (sem partido), proseando sobre a candidatura do homem do Xô CPMF.

Transição

Os mais afoitos garantem que a dobradinha Jandir a Estadual, Paulinho a Federal, com as bênçãos e apoio irrestrito do ex-tucano e ex-candidato a prefeito Robison Coelho, com a condição de apoio futuro às pretensões do ex-vereador, faria uma transição de gerações de nível e com o potencial de agregar muito apoio aos políticos. O que ninguém tem é coragem de falar isso pro Jandir.

Valorização

O ex-governador com cara de padreco Raimundo Colombo, pré-candidato ao Senado pelo PSD, visitou cidades do Meio-Oeste catarinense nesta semana, encerrando a agenda na sexta-feira. Colombo, que além de governador já foi deputado federal e senador, cobrou mais valorização da Santa & Bela Catarina lá na longínqua Brasólia.

Melhor estado

“A grande verdade é que, lá em Brasília, as pessoas dizem assim: em Santa Catarina, vocês já têm tudo, vocês não precisam de nada. Tem que derrubar essa ideia que se criou. Uma parte é verdade, Santa Catarina é o melhor estado brasileiro”, ressaltou Colombo.

Fruto do trabalho

Pra complementar: “Mas isso é fruto de muito trabalho. E o nosso desenvolvimento exige uma contrapartida de infraestrutura que a gente não tem. Nós sempre fomos um estado prejudicado, basta olhar para nossas rodovias federais”, afirmou.

Fortalecer

Colombo destacou a importância de fortalecer a representatividade catarinense no Senado. “O trabalho do senador é representar o estado, fazer leis, não deixar aumentar impostos, impedir leis que prejudicam o cidadão, derrubar a burocracia que é excessiva, e proteger o agricultor”, exemplificou.

Favorável

O Tribunalão Regional Eleitoral da Santa e Chuvosa Catarina manteve sentença favorável ao prefeito e vice-prefeita da Mariscolândia, Aquiles da Costa (MDB) e Maria Juraci Alexandrino (MDB), em processo movido pela coligação política adversária, nas eleições de 2020 – encabeçada pelo PSDB e PSD.

Nas duas instâncias

Eles alegavam abuso de poder político e econômico por parte do grupo vitorioso, tese que foi refutada nas duas instâncias. A coligação que perdeu a eleição ajuizou ação apontando que Aquiles e Juraci teriam intensificado obras públicas no período eleitoral e teria coagido os servidores públicos para massificar publicidade eleitoral nas redes sociais, em horário de serviço.

Vaga e imprecisa

O relator, o juiz Alexandre D´Ivaneko, considerou a acusação “vaga e imprecisa” e as provas apresentadas “tampouco demonstram serem resultado de ameaça ou constrangimento moral”.

Mantida

A advogada que representa Aquiles e Juraci detalhou que “já havia sido julgado improcedente pelo juiz eleitoral da Comarca - que entendeu não existir provas desses argumentos [...] - e eles recorreram para o Tribunal Regional Eleitoral, em Florianópolis, querendo modificar essa sentença de improcedência. E, no julgamento no TRE, foi rejeitado o recurso e mantida a sentença de improcedência”

Retidão da campanha

Para o prefeito Aquiles, o resultado ratificado na esfera superior eleitoral denota a retidão da campanha eleitoral e da gestão – uma vez que a campanha buscava a reeleição. “É preciso saber dividir a política eleitoral das políticas públicas, que se refere a uma gestão”, considerou Aquiles.

Liberdade do voto

“Nós tivemos esse cuidado e zelamos pela liberdade do voto, um dos atos mais democráticos dessa nação. Nós vencemos democraticamente e isso precisa ser respeitado”, pontua o prefeito de Penha e presidente da Amfri.

Representante

A advocacia catarinense tem uma representante na lista tríplice definida pelo plenário do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para uma vaga na Corte destinada à classe, pelo dispositivo do Quinto Constitucional.

Submetidos

A advogada do Estado Ana Cristina Blasi, além de Marcelo Machado Bertoluci (RS) e Alaim Giovani Fortes Stefanello (PR), terão seus nomes submetidos agora à escolha do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem a prerrogativa constitucional de nomear o novo integrante do Tribunal Federal.

Inclusividade

“É um momento para celebrarmos a inclusividade e o prestígio da advocacia catarinense no cenário jurídico nacional. Parabenizo a advogada Ana Cristina Blasi por avançar para a última etapa do processo e ao advogado Marco Vinicius Pereira de Carvalho, que também teve seu nome apreciado pelo Pleno do Tribunal”, destaca a presidente da OAB catarinense, Cláudia Prudência.

Da Ordem

“São dois irmãos de Ordem, corajosos e destemidos, que colocaram os seus nomes à disposição para representarem Santa Catarina no âmbito da Justiça Federal”, enfatiza a presidente da OAB/SC, Cláudia Prudêncio, referindo-se também ao advogado catarinense que integrava a lista sêxtupla para a vaga, eleita pela OAB Nacional e encaminhada ao TRF4 em maio.

Vereadores mirins

Vereadores e conselheiros mirins da Dubai brasileira estiveram presentes no 11º Encontro Estadual de Vereadores Mirins, que aconteceu nesta semana, na leleia na capital manezinha. Segundo informações da Alesc, foram 650 jovens, entre nove e 14 anos, inscritos para participar do evento promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

Futuro

O objetivo foi oportunizar a ampliação de conhecimentos sobre política e o papel do Poder Legislativo, e promover a troca de experiência entre as câmaras. Importantíssima a participação de crianças e jovens na vivência da política e vida pública. É o futuro.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Quem é o responsável pela taxação de 50%?

Família Bolsonaro se diz tão patriota que arma contra o próprio país

Lula já tá fazendo hora extra

Se nos taxar, vai ser taxado também!

Trump não tem nada que se meter nos assuntos da justiça nacional



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Depoimentos e o "beco sem saída" para réus de trama golpista

Diário do julgamento - Ato 8

Depoimentos e o "beco sem saída" para réus de trama golpista

Brasil Paralelo usou documento falso para atacar Maria da Penha

ATAQUE

Brasil Paralelo usou documento falso para atacar Maria da Penha

“Meu corpo está fraco, não consigo mais”: jornalistas da AFP também passam fome em Gaza

GUERRA EM GAZA

“Meu corpo está fraco, não consigo mais”: jornalistas da AFP também passam fome em Gaza

Eduardo Bolsonaro e aliados tramaram sanção contra STF antes de tornozeleira em Jair

TRAMOIAS

Eduardo Bolsonaro e aliados tramaram sanção contra STF antes de tornozeleira em Jair

Crimes sexuais e silenciamento na aula de ioga

VIOLÊNCIA SEXUAL

Crimes sexuais e silenciamento na aula de ioga



Colunistas

Denísio no porto

JotaCê

Denísio no porto

Personalidade criminosa

Casos e ocasos

Personalidade criminosa

Trabalhar feliz, uma escolha possível

Mundo Corporativo

Trabalhar feliz, uma escolha possível

Estilo mãe e filho

Jackie Rosa

Estilo mãe e filho

Risco de temporal em SC

Charge do Dia

Risco de temporal em SC




Blogs

 Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento é celebrado em 25 de julho

A bordo do esporte

Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento é celebrado em 25 de julho

Você já ouviu falar em hiperviscosidade sanguínea?

Espaço Saúde

Você já ouviu falar em hiperviscosidade sanguínea?

Morador de rua

Blog do JC

Morador de rua






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.