Gil
O advogado, sabichão com mestrado e doutorado na área ambiental, ex-vereador, secretário de Obras na Dubai brasileira, que foi colunista político no DIARINHO e que hoje comanda a Koedderman Consultores Associados, o Gil Koedderman, visitou a choupana e bateu um papo com o socadinho escriba.
Nome
Gil Koedderman é nascido em Balneário Camboriú e hoje muitos dos empreendimentos turísticos (e muitos dos baita prédios) que nos orgulham e são reverenciados no Brasil e no mundo têm sua participação, como o bondinho do Parque Unipraias e a roda-gigante, entre outros. Além da atividade privada, participou com afinco da vida pública, no legislativo e executivo.
Reviver
Conversar com o Koedderman é a oportunidade de reviver e saber da história de Balneário Camboriú, vivenciada nos seus 58 anos de vida, diga-se de passagem, bem vividos. Apaixonado por torres e tendo viajado o mundo, conhecendo as maiores construções humanas, Gil descobriu que a literatura tinha uma lacuna neste sentido.
Céu é o limite
Gil convidou o escritor e historiador Bola Teixeira pra escrever um livro que vai se chamar o “Céu é o limite”, e vai escarafunchar a história dessas construções que furam o céu e se complementam, desde três mil anos atrás, viajando o mundo, passando pelas Américas e chegando até Balneário Camboriú e seus arranha-céus, que são os maiores do país. Tem mais livros no prelo, mas é surpresa.
Meio Ambiente
Além dessa paixão por conhecer e levar esse conhecimento pra todos, Gil também é apaixonado pelo meio ambiente, e é um dos maiores e melhores especialistas na área ambiental (estudou e se especializou neste sentido) no estado.
Desenvolvimento sustentável
Na tarde desta quinta-feira, no auditório da prefa dos altos da Dinamarca, na Dubai Maravilha, a partir das 14h, ele vai palestrar na abertura da Semana do Meio Ambiente aos alunos Proa e Guardião com o tema “Desenvolvimento sustentável”.
Gororoba do JC
Gil também veio confirmar a participação da Koedermann Consultores Associados como uma das patrocinadoras da Gororoba do JC, evento brecado pela pandemia e que retorna este ano, na 14ª edição. O empresário enfatiza a importância do evento como imprescindível no calendário anual e que oportuniza que as pessoas se encontrem, numa demonstração de pluralidade democrática.
Sempre observando
Já fazia algum tempo que este pançudo escriba e temente ao Altíssimo não dedilhava algumas linhas sobre os acontecimentos e os bastidores dentro da Univali, a nossa universidade maior da city pexêra.
Univali e comunidade
Não é de hoje que a Univali, como braço direito e esquerdo dos governos locais, presta relevantes serviços nas áreas social, de educação e de saúde para nossa gente, não apenas de Itajaí, mas também de vários municípios vizinhos.
Ações
As ações da nossa universidade maior da city pexêra vão de atendimentos gratuitos ao povão nas clínicas de odontologia, fisioterapia, psicologia, farmácia, fonoaudiologia e outras áreas, sempre com profissionalismo e excelência. E, já que o assunto é o atendimento da nossa gente, a Univali marcou mais um gol de placa.
O que já era bom ficou melhor
Numa solenidade que contou com a presença de otoridades e dotores, essa semana o berço do templo do ensino superior pexêro reinaugurou em alto estilo o seu já reconhecido Laboratório de Análises Clínicas, o popular LEAC, colocando à disposição de nossa comunidade regional o que há de mais moderno no mundo em análises clínicas, com novos e relevantes serviços à disposição do povão.
Nova e moderna estrutura
Com novas instalações, equipamentos de ponta e atendimento humanizado, a nova estrutura do LEAC vai contar ainda com equipamentos de biologia molecular (o suprassumo da modernidade), permitindo detectar com bastante rapidez inúmeros patógenos associados a doenças graves, incluindo o lazarento do câncer.
Dengue, covid-19 e outras pestes
Além de biologia molecular e dos tradicionais exames laboratoriais de rotina, o LEAC da nossa universidade maior, que tem feito mais de 35 mil exames/mês, realiza o diagnóstico de pestes como dengue e covid-19.
Nova unidade
Já fora dos muros da Contorno Sul, a Univali também inaugurou recentemente uma nova unidade do LEAC (posto de coleta) na Clínica Madri, localizada na Praia Brava, ampliando a capacidade e o volume de atendimentos.
Reconhecimento
Parabéns ao reitor Sabiá, ops, Valdir Cechinel Filho, e toda a sua valiosa equipe, que tem feito um trabalho pra lá de competente em todos os sentidos, o que tem permitido que nossa universidade continue de pé, firme e forte.
Berreiro
O plenário da casa do povo da Dubai brasileira ficou lotado de servidores municipais, com a anúncio de um projeto que teria chegado na casa, extinguindo cerca de 500 cargos, a maioria barnabés com salário entre mil e quinhentos e dois mil reais.
Saia justa
O projeto, apesar de não ter entrado ainda em votação, colocou os vereadores numa baita saia justa e justificativa nenhuma vai ser suficiente para amenizar o sofrimento dos desamparados, digo, desempregados.
Desemprego
Teve servidor que chegou a dar de dedo em riste nos vereadores presentes. Eles prometeram voltar em número maior para que todos fiquem sabendo quem seriam os parlamentares que votariam a favor desta barbárie do desemprego. “Vamos roubar que tá mais fácil do que trabalhar”, gritou um insatisfeito e injuriado na plateia.
Desarticulado
Não sei quem anda articulando, digo, aconselhando o pastor, digo, prefeito Fabrício, mas desde que teve a ideia de percorrer o estado num projeto pessoal para concorrer ao Governo da Santa, Bela e Frienta Catarina o burgomestre está se perdendo em decisões administrativas.
Queda de braço
Decisões como a queda de braço com os servidores da educação para pagar o piso nacional do magistério, previsto em lei; a falta do selo de inspeção municipal de pescados, que culminou numa ação desastrosa nos pescadores artesanais da Barra e até o momento está sem solução. Alguém se alembra?
Motivos
A questão da suposta falsificação de documentos na secretaria de Transparência que colocou o governo sobre a suspeição do Gaeco, tinha título de “governo de mãos limpas”, a “integração” do transporte coletivo, que até momento tem dado maior berreiros dos usuários de ônibus.
Motivacional
Enquanto o prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos) segue em palestras de motivação, tem gente dizendo que o alcaide é quem necessita de uma injeção estratégica. Oh, dor!
Esclarecimentos?
Em missiva a este socadinho escriba, a ex-vereadora e atual secretária da Inclusão Social, Christina Barrichello, responde notas publicadas. Fala de um tal de Marcos Vinicius, porém a coluna se referiu à carta de exoneração de Marcos Martins, conhecido da Pink de outros carnavais, já que o mesmo trabalhou no gabinete do seu ex-marido, Claudir Maciel, nas épocas de câmara e prefa.
Secretaria...
Pink enfatiza na mensagem que o tal Marcos Vinicius, que a coluna não sabe quem é, passou por diversas secretarias e não apresentou proatividade e desempenho necessário. “Os bagrinhos precisam entender que prefeitura não é cabide de emprego”, disse.
...empresa
No conversê, a Pink disse que tenta fazer com que o serviço público funcione como uma empresa e que ela, Pink, só aceita determinações do seu “manda-chuva”, o prefeito pop star, o coach Fabrício Oliveira.
Falando em coach
Adepta da nova fase de coach religioso do prefeito e da primeira dama, Mozara Paris, Christina andou correndo atrás dos comissionados da sua pasta que não quiseram fazer um dos cursos de quase milão, onde os comissionados foram “gentilmente” convidados a participar. Christina teria ido pra cima dos que faziam corpo mole.
Assediadores
Sobre o que a coluna publicou, que um dos funcionários da Inclusão Social, demitido pelo seu manda-chuva, o prefeito pop star e coach Fabrício Oliveira, ainda está pra lá e pra cá na secretaria mandando e desmandando, a Pink disse que é uma inverdade. A coluna soube por bagrão da secretaria que o tal moço continua andando pra lá e pra cá com Christina a tiracolo, enquanto o manda-chuva não decide se ele volta ou não volta.
Nas Zoropa
Enquanto o prefeito da Dubai Brasileira, Fabrício Oliveira, tira uns dias para resolver negócios da sua vida de coach, o vice-prefeito-sorriso da city, Carlos Humberto (PL), pegou sua cara metade e se mandou pra Europa de férias. Foi também para não ter que assumir a prefa e ficar inelegível. Quem levou a boa nessa foi o presidente em exercício da casa do povo, Gelson Rodrigues (Cidadania), que virou prefeito.
Decisiva
A eleição de 2022 para Carlos Humberto é decisiva. Precisa ganhar para assumir tranquilamente sua vaga na ALESC em 2023 e, por outro lado, se perder, amargará mais dois anos e meio de fazedor de vídeos das obras da prefeitura e criador de polêmicas inúteis. Abobrão da city diz que, se perder, CH terá que romper com o Fabricismo, se em 2024 realmente quiser ser candidato a prefeito e ter alguma chance.
Sem ajuda
Por mais que o prefeito Fabrício tenha se esforçado em 2018, Carlos Humberto não foi unanimidade no apoio para deputado naquele ano. Os votos de apoio total do governo fizeram falta para que ele tivesse sido eleito.
Aposta no radicalismo
Para 2022 o vice-prefeito da Dubai finalmente poderá bater no peito sobre o Bolsonarismo. Do mesmo partido do presidente, CH tem andado com radicais, como aquele caminhoneiro maluco de Joinville que queria ir até Brasília fechar o STF.
Sapatinho
CH também tem sido presença em eventos da extrema direita catarinense, mas, como diz um língua aflorada da city, o sapatinho, ops, Carlos Humberto é muito playboyzinho para andar com essa gente “raiz forte”. Num dos últimos vídeos antes de viajar, com cara de brabo, Carlos Humberto fez um vídeo dizendo que Lula não seria bem-vindo a Santa Catarina.
Radicais
O ex-presidente Lula estava de viagem marcada ao estado que foi cancelada esta semana. Apesar de querer se valer dos radicais para garantir votos, os posicionamentos do vice-prefeito junto aos radicais têm afastado ele de amigos de longa data, que até votariam em Bolsonaro, mas não gostam do radicalismo dos extremistas da direita em SC.