Colunas


JotaCê

JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Ônibus do município atende igreja


Busão, que transporta os idosos de BC, estava sendo usado, em Camboriú, pra transportar fiéis de uma igreja. Oiá que Deus castiga! (foto: divulgação)


Busão, que transporta os idosos de BC, estava sendo usado, em Camboriú, pra transportar fiéis de uma igreja. Oiá que Deus castiga!

 

Composição

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Composição

O governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos) deve viajar até Brasília, nesta semana que se inicia, dando continuidade às conversas com o MDB, dentro do trabalho de composição com a sigla na Santa & Bela Catarina.

Apoio

Uma situação que anda repercutindo mal entre a prefeitada, que tá agarrada na reeleição do governador bombeiro, são as “previsões” de que o apoio a Carlos Moisés terminará depois de julho, quando a legislação impede os repasses aos municípios. 

Honra

Endereçada ao governo estadual por oposicionistas e pré-candidatos, essa crítica acaba colocando em xeque a lealdade e o caráter de prefeitos. “Não venham medir a minha honra pela régua deles”, afirmou um prefeito do Oeste, em uma roda na Assembleia Legislativa. Eitcha!

Evandro deputado

Como já noticiado por este socadinho escriba, na coluna no jornal mais lido do sul do mundo, o ex-prefeito da Mariscolândia, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB), será candidato a deputado federal, buscando uma estofadinha cadeira em Brasília.

Apoio

Só que o que tá pegando é a falta de apoio das lideranças bicudas, ops... digo, tucanas na própria city e até seus puxas de outrora. Dos vereadores do PSDB, Adriano Tibeco já tem a palavra dada ao deputado estadual e que vai a federal, Ismael dos Santos (PSD); já Celinho apoia o Vandinho.

Falta de apoio

Das outras siglas, o senhor dos anéis, digo, o vereador Ferrão Vailatti (Podemos) está fechadinho com o deputado federal Rodrigo Coelho (Podemos). Os vereadores do União Brasil, Mario Marquett e Junior Reis, estão com Fábio Schiochet (UB) e Ricardo Alba (UB). Já o seu puxa-saco-mor, Juju Capela (PSDB) é assessor do deputado Hélio Costa (PSD), aquele que conhece bem o Mato Grosso do Sul.

Isac da Costa

Pra piorar a situação do Vando, o ex-edil e presidente do PL da terra do Beto Carrero, Isac da Costa, lançou, na semana passada, sua candidatura, também, a deputado federal, atrapalhando muito Evandro na sua própria city. Um tirará voto do outro, além da montoeira de deputados que irão fazer voto na capital do marisco. Ai, ai, ai, qui dor!

Absurdo

O vereador da Dubai brasileira, Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), criticou o prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), sobre o fato de que uma menina de sete anos, de Camboriú, aguardou quase 24 horas por uma vaga na UTI do hospital Ruth Cardoso de Balneário Camboriú, por conta de um acidente de bicicleta.

Não precisa

Não tem como não concordar com Achutti que, muitas vezes puxa pela demagogia e faz berreiro, mas, nesse caso, caceteia que, enquanto a menina esperava por uma vaga de UTI, Elcio, todo prosa, postava fotos com o governador Moisés. “O governador não precisa que lhe puxem o saco e, sim, a orelha, Dr. Elcio”, esbravejou Achutti.

Farra

Uma festa em uma igreja do outro lado da BR-101, na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, tem dado o que falar e foi parar até no Ministério Público, depois que um ônibus, de uso exclusivo da secretaria do Idoso, da city da praia alargada, foi denunciado transportando fiéis de uma igreja na cidade mãe. Ajudai, Pai eterno!

Deixou na mão

O busão da Dubai brasileira estava transportando o povo de uma igreja de Camboriú, e deixou os idosos de Balneário Camboriú sem poderem fazer uso do veículo, que também é cedido para outras secretarias, quando não está sendo ocupado aos finais de semana.

Denúncia

A denunciante, que viu o ônibus transitando em Camboriú, meteu a boca no trombone, lascando que, por vezes, os idosos precisaram do busão na city praiana e teria sido negado, inúmeras vezes, por uma coordenadora. Pros idosos da secretaria do Idoso, não pode? Mas, pra transportar fieis de uma igreja, pode! Oiá que Deus castiga!

Fiel

E o que agrava o fato é que o motorista do buso da alegria, que estava em Camboriú, era um membro da igreja e nada tinha a ver com o quadro de servidores da prefa da Dubai Maravilha, conforme imagens que estão circulando no zapzap.

Indicação

O ônibus teria sido emprestado por um diretor, que teria ligação, digo, seria indicado por um vereador da Dubai brasileira. Quem seria? Se dá um acidente com esse ônibus, nem pai Atanásio saberia como resolver, pois o seguro só paga se o motorista do veículo for credenciado, digo, autorizado pela municipalidade. Me abana!

Reagiu

O entisicado e bocudo deputado estadual Ivan Naatz, líder da bancada do PL e de oposição ao governo na Alesc, reagiu às divulgações e fotos dando conta de que o governador Moisés (Republicanos) reuniu um grande grupo político na Casa da Agronômica.

Prefeitada

Moisés reuniu uma pá de prefeitos, vices, deputados estaduais e os dois ex-governadores do MDB, Paulo Afonso Vieira e Eduardo Pinho Moreira, na residência oficial para um encontro político e de agradecimento pela liberação de recursos durante a semana que passou. 

Enciumado?

Ao destacar o evento, Naatz questionou a maneira como está sendo usada a estrutura pública da casa do governador, segundo ele, “de forma deselegante e antidemocrática, uma pressão sutil para assinar apoio político”.

Legalidade

Questionou, ainda, a legalidade deste tipo de ação em ano eleitoral, que soa como uma espécie de cooptação de apoios. “Nada contra os prefeitos que têm seus projetos municipais e precisam do Estado para encaminhar suas obras, na esperança de ver seu município atendido, mas quem paga a conta destas confraternizações?”, perguntou.

Alerta o MP

Ivan Naatz fez, ainda, um alerta ao Ministério Público Eleitoral, tendo em vista que “as reuniões políticas, realizadas na Casa da Agronômica, tratam de eleição, mas são bancadas com recursos públicos. Normalmente, todos os partidos costumam fazer suas reuniões políticas em locais privados e custeiam suas despesas”, ponderou.

Visita

O ministro da Saúde do governo Jair Bolsonaro (PL), Marcelo Queiroga, esteve na Santa & Frienta Catarina no finde. Queiroga veio a convite do turco Esperidião Amin (PP) e da deputada federal Angela Amin (PP).

Rolê

O ministro Queiroga esteve nos hospitais, na região norte do estado, visitando, em Joinville, o São José e Infantil Jeser Amarant; e o hospital e maternidade Jaraguá e São José, na cidade de Jaraguá do Sul.

Recursos

Amin agradeceu a visita: “Posso registrar, neste momento, meu agradecimento, e a certeza de que essa viagem foi importantíssima para que o ministro compreenda melhor as reivindicações de Santa Catarina. As reivindicações são sempre feitas para se conseguir o melhor em termos de aplicações de recursos para dar segurança e saúde para a nossa gente de Santa Catarina”, pontuou.

Características

O ministro Queiroga agradeceu o convite e destacou os modelos e as  características que os hospitais apresentam em cada segmento: “Podemos observar modelos diferentes de gestão de serviços de saúde. Em Jaraguá do Sul, dois hospitais filantrópicos, com características diferentes: um, atendendo a parte de oncologia; o outro, a parte de cardiologia; e dois modelos que, com certeza, trazem respostas para o sistema de saúde. 

Referência

Pra completar: “Em Joinville, é referência nacional no atendimento do Acidente Vascular Cerebral (AVC), uma das principais causas de mortes no Brasil e no mundo. E, também, um serviço de referência na área de cirurgia cardíaca pediátrica”, destacou Queiroga.

Ressarcimento

O Ministério Público da Santa & Bela Catarina obteve, na dona justa, a condenação do município de Bombinhas a ressarcir o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), no valor de R$ 139.083,80, mais as atualizações dos índices oficiais, acrescidos de juros de mora de 1%.

 

Indevida

A grana, digo, verba, foi indevidamente utilizada para pagamentos de contas do Conselho Tutelar local. De acordo com informações da 1ª Promotoria da Comarca de Porto Belo, Bombinhas reconheceu a dívida durante o processo, mas, até o momento, a verba não foi espirrada, ops, devolvida.

 

Não é permitido

Na ação, a promotora de Justiça Lenice Born da Silva comprovou que, entre os anos de 2005 e 2010, os recursos do FIA foram utilizados para pagar salários de funcionários, aluguel da sede, manutenção de veículo, consumo de energia elétrica e de água e créditos de aparelhos celulares do Conselho Tutelar da capital do mergulho e da TPA, o que não é permitido pela legislação.

 

 

Recursos da prefa

A Resolução n° 137/2010, no seu artigo 16, inciso II, que trata das despesas relacionadas ao Conselho Tutelar, determina que os pagamentos deverão ser feitos com recursos de orçamento próprio da prefa da capital da Taxa de Paciência e Agonia, ops, Taxa de Preservação Ambiental (TPA), sendo vedado o uso do FIA para essas finalidades.

 

Extrateto

O presidente da Comissão de Saúde da leleia, deputado Neodi Saretta (PT), fez um pedido ao governo do Estado para que seja retomado o pagamento da produção extrateto aos hospitais da Santa & Bela Catarina, visando a contratualização de serviços firmados junto ao Governo, e pelo fato da realização de serviços além do previsto contratado.

 

 

Não recebem

Saretta explica que muitos hospitais vêm realizando procedimentos nas mais diversas complexidades, que ultrapassam o que foi acordado, e não têm recebido o pagamento por parte da Secretaria de Estado da Saúde. “Esse recurso é vital para garantir a continuidade nos atendimentos e dar conta da demanda que só aumenta”, disse o parlamentar.

 

Garantia

O deputado, também, destaca que esse recurso é uma garantia aos hospitais de continuarem prestando os serviços, tais como consultas, procedimentos ambulatoriais, cirúrgicos, e exames nas diversas complexidades, e a população de ter o atendimento assegurado.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Quem é o responsável pela taxação de 50%?

Família Bolsonaro se diz tão patriota que arma contra o próprio país

Lula já tá fazendo hora extra

Se nos taxar, vai ser taxado também!

Trump não tem nada que se meter nos assuntos da justiça nacional



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Depoimentos e o "beco sem saída" para réus de trama golpista

Diário do julgamento - Ato 8

Depoimentos e o "beco sem saída" para réus de trama golpista

Brasil Paralelo usou documento falso para atacar Maria da Penha

ATAQUE

Brasil Paralelo usou documento falso para atacar Maria da Penha

“Meu corpo está fraco, não consigo mais”: jornalistas da AFP também passam fome em Gaza

GUERRA EM GAZA

“Meu corpo está fraco, não consigo mais”: jornalistas da AFP também passam fome em Gaza

Eduardo Bolsonaro e aliados tramaram sanção contra STF antes de tornozeleira em Jair

TRAMOIAS

Eduardo Bolsonaro e aliados tramaram sanção contra STF antes de tornozeleira em Jair

Crimes sexuais e silenciamento na aula de ioga

VIOLÊNCIA SEXUAL

Crimes sexuais e silenciamento na aula de ioga



Colunistas

Denísio no porto

JotaCê

Denísio no porto

Personalidade criminosa

Casos e ocasos

Personalidade criminosa

Trabalhar feliz, uma escolha possível

Mundo Corporativo

Trabalhar feliz, uma escolha possível

Estilo mãe e filho

Jackie Rosa

Estilo mãe e filho

Risco de temporal em SC

Charge do Dia

Risco de temporal em SC




Blogs

 Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento é celebrado em 25 de julho

A bordo do esporte

Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento é celebrado em 25 de julho

Você já ouviu falar em hiperviscosidade sanguínea?

Espaço Saúde

Você já ouviu falar em hiperviscosidade sanguínea?

Morador de rua

Blog do JC

Morador de rua






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.