Juça
O ex-vereador e ex-chefão da Defesa Civil de Itajaí, Julcemar Ferreira, o Juça, acompanhado do presidente do PSB na city pexêra, Luciano Mette, visitaram a choupana do JC. Juça veio contar que pediu exoneração do cargo na prefa ao prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e é pré-candidato a deputado estadual.
Apoio
Luciano e Juça estavam prosas e com a certeza de que existe grande possibilidade de arranjarem uma vaga na leleia a partir de 2023. Eles já contariam com um forte apoio não apenas em Itajaí, mas, também, em outras paragens da Santa & Bela Catarina.
Convidou
Juça revelou que convidou outros postulantes a deputado estadual de outras siglas pra abraçarem o seu projeto que considera vitorioso, falando na tampa de que seriam candidatos pra fazer 10 mil votos e não entrarem.
Agradeceu
Julcemar fez loas ao governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni, enaltecendo que o alcaide é muito, extremamente trabalhador, mas, pontuando que não teria mais como ficar no governo e não saltar no cavalo encilhado. “O cavalo encilhado já passou duas vezes e não pulei, agora na terceira vez, não podia deixar passar”, diz Juça.
Câncer
Sem citar nomes, Juça disparou petardos a um partido, dizendo que o presidente dessa sigla é um baita articulador, mas sua mulher é um câncer que lhe domina e prejudica a cidade e a política”. Qui coisa, meu povo!
Trava a cidade
Vem ganhando força nos bastidores da política peixeira a informação de que a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, a mais poderosa da câmara de vereadores, tem travado o desenvolvimento da cidade e engavetado propositalmente diversos projetos importantes pra população itajaiense.
Briga interna
Dentro da importante comissão, formada pela presidente e minha ex-musa Dom Quichata, Anna Carolina Martins (PSDB), vice-presidente Odivan Linhares, o Mamão (PSB), e a bela relatora, parabéns Selmo, Chris Stuart (PSC), estaria rolando uma briga interna entre os membros por conta desse engavetamento.
Anna x Chris
Durante a votação de um projeto importante para o Semasa, na última semana, a galega Anna fez questão de detonar que, como presidente da comissão na piramidal, faz todos os trâmites de projetos de forma ágil e eficaz, mas que, com relação a esse processo, o mesmo acabou ficando parado na relatoria, ou seja, nas mãos de Chris.
Esbravejou
Os fofoqueiros de plantão do legislativo lascaram que Anna tava fula da vida pelos corredores, por ser rotulada como a pessoa que tá trancando projetos importantes pra city pexêra, quando na verdade quem estaria fazendo isso é a vereadora Chris, que é base do governo, pelo menos na teoria.
Chantagem
A galega teria detonado pra todo mundo ouvir (arreda, cambada de fofoqueiro), que Chris faz esse tipo de jogo pra depois chantagear o prefeito e pedir mais favores e cargos pra dar andamento nos projetos com mais agilidade. Sério?
Fama
O problema é que quem tá levando a fama de ruim é a Anna e a relação entre elas estaria bem estremecida. Não quero acreditar que uma vereadora, especialmente da base governista, faria tão baixo, prejudicando a população da cidade.
Dinovo
Pais de alunos da rede pública da Dubai brasileira reclamam que uniformes entregues pela secretaria de Educação da prefa estão dando o que falar, além do atraso característico em que os pais estão acostumados, os agasalhos estão em numeração errada, da mesma forma como já foram entregue errados os tamanhos do ano passado, o erro se repetiu novamente, bem na entrada do inverno.
UFC
A ameaça, digo, ombrada dada pelo vereador David La Barrica (Patriota) no colega de parlamento Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), deixa uma imagem de falta de postura do parlamento e ainda uma impressão de briguinha colegial, entre estudantes da primeira série.
Lamentável
Tudo televisionado e ao vivo durante a sessão da última terça-feira, que deixou até o presidente em exercício, Gelson Rodrigues (Cidadania), triste pelo episódio lamentável protagonizado pelos dois parlamentares.
Ameaça
Achutti, ao ser ameaçado porque David não gostou de uma fala do colega, cobrando explicações sobre a indicação que foi feita pelo líder da situação, vereador Eduardo Zanatta (PT), para que David ocupasse o lugar de Gelson em duas comissões importantes da casa.
Entornou
Achutti disse que esta situação não estava correta e o caldo entornou. Na saída da tribuna, novamente David peitou Marcelo que voltou ao púlpito e disse que não aceitava ameaças e que se David quisesse resolver desta maneira, não tinha o menor problema.
Pulso
Enquanto Gelson tentava conter os brigões, o vereador Nilson soltou em tom irônico de que estava voltando para assumir a presidência e não permitiria esse tipo de situação, deixando também Gelson em uma situação delicada, por não ter intervido com a devida firmeza.
Ifood
Nos corredores da casa do povo foi o maior alvoroço e chegou correr a informação de que Achutti teria pedido uma pizza na La Barrica e não o motoboy demorou pra entregar, deixando Marcelo irritado e com fome.
Se estranham
De outro lado, comenta-se que não é a primeira vez que os dois vereadores se passam, digo, se emocionam e que desta vez a finada comissão de ética deve ser ressuscitada para não deixar ainda pior a imagem do parlamento.
Moção
Uma moção proposta pelo então vereador Gerson Fagundes em março deste ano, passou despercebida na fala do também vereador Jassanan Monan (MDB). Gerson fez uma moção de repúdio e protesto por conta do descaso e falta de respeito com os usuários do ferry boat. Na hora da votação o vereador Monan, que é presidente dos funcionários do ferrolho, se pronunciou.
Pega uma coisinha ali?
Monan disse que a empresa tem algumas dificuldades a serem resolvidas, mas é por conta de alguns órgãos que não fazem o que ter que ser feito. “Agora fazer uma nota de repúdio contra a empresa, sendo que muitos políticos de Navegantes pegaram toda vida uma coisinha ali, acho que é uma covardia”, debulhou o parlamentar.
Voltou
Com a questão eleitoral, digo, da travessia, e os eternos problemas da travessia aflorando, teve quem lembrasse do vereador três em um: funcionário do ferrolho, presidente do sindicato dos trabalhadores e parlamentar e sua fala textual de que “políticos de Navegantes pegaram uma coisinha ali”. Essa coisinha ali é o que? O que eu tô pensando ou o que todo mundo que assiste o vídeo entende? A moção foi rejeitada.
Itajaiense
O presidente da Intersindical dos Trabalhadores Portuários de Itajaí, Ernando João Alves Júnior (o Correio), irá representar o Brasil na Reunião Internacional de Portuários, que acontece nos dias 25 e 26 de maio em Nova Orleans (Estados Unidos).
Debater
O evento é promovido pela IDC – International Docckworkers Concil - e tem como objetivo debater a crescente substituição de Trabalhadores Portuários Avulsos legalmente reconhecidos por mão de obra própria (mais barata e menos qualificada) em terminais privados ao redor do mundo.
Indicado
Ernando é vice-presidente da FENCCOVIB (Federação Nacional dos Conferentes de Carga e Descarga, Vigias Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios nas Atividades Portuárias) e foi indicado como delegado da Federação no encontro da IDC.
Enfrentando
Segundo a organização, a exemplo de Itajaí, trabalhadores de todo o mundo estão “enfrentando o drástico processo capitalista de liberalização das operações e da mão de obra portuária, além do nefasto e crescente avanço de mecanização, automação e até robotização no setor, com perdas irrecuperáveis de mercado de trabalho portuário”.
Manutenção
Os Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs) estão se mobilizando com o objetivo de barrar o processo de desestatização dos portos brasileiros sem a devida garantia da manutenção dos direitos previstos em Lei.
Estado de Greve
Na semana passada, uma reunião conjunta entre a FENCCOVIB e a Federação Nacional dos Estivadores (FNE) e a Federação Nacional dos Portuários (FNP) deliberou pela adoção de medidas que devem ser seguidas por portuários ligados às instituições em todo o Brasil. Entre elas, a declaração de estado de greve contra a privatização de Autoridades Portuárias e a concessão de Administrações Portuárias a empresas privadas.
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.