Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Pré-candidato à Alesc


PL de Itajaí bateu o martelo e oficializou apoio à pré-candidatura do vereador Thiago Morastoni (Podemos) à Alesc


PL de Itajaí bateu o martelo e oficializou apoio à pré-candidatura do vereador Thiago Morastoni (Podemos) à Alesc

 

Na frente

Enquanto alguns partidos sequer acordaram pra realidade de que estamos em ano eleitoral, o PL de Itajaí vem correndo pelas beiradas e se adiantando. Fora dos muros do paço da Vila Operária ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Na frente

Enquanto alguns partidos sequer acordaram pra realidade de que estamos em ano eleitoral, o PL de Itajaí vem correndo pelas beiradas e se adiantando. Fora dos muros do paço da Vila Operária, a direção do partido procurou o prefeito Volnei Morastoni e o vereador Thiago Morastoni (Podemos) para manifestarem apoio à pré-candidatura do edil pra deputado estadual.

Aperto de mãos

O presidente Denísio Dolásio Baixo, o vereador Fábio Negão e Rodrigo Duarte, todos membros importantes do PL em Itajaí, estão convictos de que uma candidatura de Thiago pra deputado estadual é um projeto pra lá de viável. Por isso, fizeram questão de oficializar o compromisso de apoiar o vereador nessa empreitada.

Proatividade

A conversa demonstra a maturidade do PL que, fazendo parte da base do governo Volnei Morastoni, fez questão, agora, de manifestar o apoio à pré-candidatura de Thiago. Dizem os bocudos que, enquanto outros partidos ainda estão dormindo no ponto, o PL deu uma lição de proatividade e lealdade. Eita!

Dobradinha

Sem falar que a dobradinha Thiago e Jorge Goetten, pré-candidato a deputado federal pelo PL, também tem grandes chances de render. Isso porque, mesmo sem ter cargo público, o homem da Minister não deixou de trabalhar em prol da candidatura um único minuto nos últimos anos.

Recado

Além disso, nos bastidores, o gesto do PL é visto por muitos como um importante recado aos outros partidos que compõem o governo municipal. Uma turma que “mama” há mais de seis anos no executivo, com altos cargos e salários, mas que, até agora, não se coçou pra se unir à pré-candidatura chancelada pelo governo Volnei.

Fiéis x oportunistas

Nessas horas, fica bem mais fácil identificar e separar os fiéis dos oportunistas. Enquanto os leais se antecipam nas decisões, nos apoios, e não pedem nada a mais por isso, os oportunistas chegarão cheios de promessas, mas querendo, cada vez mais, coisas pra estar ao seu lado. Não é muito difícil saber quem é quem e fazer mudanças, se precisar.

Start

No fim da semana que passou, o povão da city pexêra se deparou com outdoors espalhados em pontos estratégicos. Nas peças publicitárias, a mensagem dizia “Quem ama Itajaí vota em candidatos daqui”. Ao lado da frase, uma foto e a assinatura do ex-vereador e ex-candidato à prefeito Robison Coelho (sem partido).

Importante

O debate pelo voto em candidaturas locais, conforme a coluna já deu seus pitacos, é um ação importante para reconquistar a representatividade de Itajaí entre os deputados estaduais e federais. Pode não ser um critério absoluto na escolha de outros cargos (Senador e Governador), mas, para deputados, a city deve contar com muitos nomes pro eleitor meter o dedão na urna, digo, escolher.

Ideal

Claro que o ideal seria uma concentração menor de candidaturas, dando condições reais de eleição para candidatos daqui. Inclusive, para isso, Coelho também deu sua contribuição quando abriu mão da candidatura para tentar viabilizar unidade e chances reais, sem usar essa campanha como um trampolim para a prefa, em 2024.

Conceito

O conceito de “candidatos daqui” também foi uma boa sacada de Coelho, já que a falta da naturalidade pexêra dos candidatos pode ser suprida pelo envolvimento deles com a cidade. Essa eleição deve trazer alguns nomes vindos de fora, mas que, há muito tempo, se dedicam à cidade e suas causas, e isso é o que realmente importa.

Exemplo

A ação de Coelho, dando início à campanha, deveria ser tomada como exemplo por tantas e tantas entidades locais que, quando precisam resolver problemas de Itajaí, socorrem-se em parlamentares de fora, ficando no fim da fila de prioridades do Governo do Estado e de Brasília. Se Robison, sozinho, conseguiu fazer sua parte, imagine as entidades unidas.

Além

O mote da campanha deve ir além da colocação de outdoors pela city. As entidades, e também os políticos, candidatos ou não, devem fomentar a campanha em outros horizontes. Desde a juventude, que tá se engajando em massa para essa eleição, até os empresários, trabalhadores e o povão em geral devem receber e entender a mensagem da importância da representatividade.

Sucesso

A passagem do ex-senador e atual vereador de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), foi um sucesso na última sexta-feira e no sábado na Dubai Brasileira e na city pexêra. Na sexta, em evento lotado na casa do povo, promovido pelo vereador Eduardo Zanatta (PT), o veterano político petista foi aplaudido de pé pelos partidários e curiosos que foram ouvi-lo falar sobre renda mínima, uma de suas bandeiras.

Até cantou

No plenário do legislativo, além da tietagem em Suplicy, que é muito adorado pelos mais jovens, no final da sua explanação, o ex-senador cantou uma música de Bob Dylan, “Blowing in the Wind”, canção que marcou sua passagem no congresso nacional.

Mergulho na Praia

No sábado, sempre com o jovem vereador Eduardo Zanatta de cicerone na city, Suplicy foi até a Praia Central, para dar um mergulho. De sunga e camiseta vermelha, o ex-senador foi reconhecido por algumas pessoas que o paravam para cumprimentar. Depois que deu um tchibum nas águas da Dubai, o veterano se dirigiu pra Itajaí.

Ovacionado no Mercado

No Mercado Público de Itajaí, Suplicy chegou e foi ovacionado pelos presentes. Os petistas da city pexêra foram em peso receber o ex-senador. No meio de turistas e do pessoal local, rolou até um “Lula-Lá” e um “Décio aqui”, já que o ex-deputado Décio Lima (PT) se encontrava no Mercado. Festa vermelha no mercado da cidade.

Sinistro

Perdigueiro da coluna avisa que, há mais de um mês, tem dado de cara, na Dubai Brasileira, com aquele sujeito que foi secretário Nacional de Cultura do governo Bolsonaro, o Roberto Alvim. O leitor deve lembrar que Alvim foi exonerado da pasta em 2020, depois de fazer um pronunciamento em cadeia de rádio e TV com referências ao nazista Goebbels.

Teatral

Alvim, que é dramaturgo, usou de frases e pedaços do discurso do famigerado ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels, além de copiar, na caruda, um cenário que lembra uma das fotos de Goebbels nos anos 1940. Que coisa, meu povo!

Zanzando

Segundo o perdigueiro, o ex-secretário de Bolsonaro tem circulado pelos bares e restaurantes do centro da cidade, principalmente aquele beco ali na Rua 1100, onde tem alguns bares e tá famoso entre a gurizada da city.

Amigos importantes

Roberto Alvim é visto com os proprietários do lugar e com desenvoltura, sempre de roupa social, vindo de reuniões num famoso edifício de escritórios no centro. Numa outra oportunidade, estava no mesmo estabelecimento junto com o ex-lutador de jiu-jitsu e apoiador ferrenho do presidente Bolsonaro, Renzo Gracie.

 

Poucos reconhecem

Alvim ficou pouco tempo no cargo e, mesmo com a enorme polêmica do vídeo com referências ao nazismo, o que deixou a comunidade judaica brasileira fula da vida, poucos o reconhecem. Mas, segundo nosso perdigueiro apurou, há poucos dias, numa conveniência no centro, que também tem mesa de snooker, alguns o reconheceram e quase partiram pra cima. Oh, dor!

Oficinas

Mais de duas mil pessoas passaram pelo CAIC Ayrton Senna, no bairro dos Municípios, na noite da última sexta-feira, para prestigiar as apresentações do Projeto Oficinas. Pais, professores e comunidade escolar conferiram de perto o trabalho que desenvolvido com crianças da rede municipal de ensino, como música, dança, capoeira, entre outras.

Comunidade

O Projeto Oficinas é coordenado pela competente professora Evandra Ventura que, na imagem, aparece ao lado do vereador Kaká Fernandes (Podemos), que esteve no evento com a escola lotada nas apresentações e no envolvimento da comunidade para prestigiar o projeto e toda equipe envolvida.

Resposta

Um rango, digo, almoço entre os senadores, o turco careca Esperidião Amin e Jorginho Mello, que é pré-candidato a governador, na última sexta-feira, teria uma resposta aos prefeitos que estão se assanhando, digo, se antecipando aos partidos e declarando apoio à reeleição do governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos).

PP

O partido Progressistas, por exemplo, reuniu 46 prefeitos em um jantar na Casa da Agronômica na última quinta-feira. O PSD, também, se encontra a mesma situação, com, pelo menos, dois prefeitos que já anunciaram apoio à reeleição de Moisés: Dorival Carlos Borga, de Videira, e Wilson Trevisan, de São Miguel do Oeste.

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você achou do corte do banho e da comida a moradores de rua?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Colunistas

Noivado no Chile

Jackie Rosa

Noivado no Chile

Pastora Paula carcou processo

JotaCê

Pastora Paula carcou processo

Câncer na infância

Coluna Esplanada

Câncer na infância

TCE/SC intensifica fiscalização de obras

Coluna Acontece SC

TCE/SC intensifica fiscalização de obras

Porquinhos-da-índia na restinga da Praia Brava em Itajaí

Charge do Dia

Porquinhos-da-índia na restinga da Praia Brava em Itajaí




Blogs

TRE rejeita cassar prefeito de Penha e inelegibilidade do deputado Ivan Naatz

Blog do JC

TRE rejeita cassar prefeito de Penha e inelegibilidade do deputado Ivan Naatz

🌱 Desinflamação: o segredo para viver mais e melhor!

Espaço Saúde

🌱 Desinflamação: o segredo para viver mais e melhor!

Alimentação no setembro amarelo

Blog da Ale Françoise

Alimentação no setembro amarelo

Fashion week aqui

Blog da Jackie

Fashion week aqui






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.