Colunas


JotaCê

Por Coluna do JC -

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Pequenas empresas em pauta


(foto: divulgação)


Carlos do Carmo Andrade Melles, presidente Sebrae; presidente Jair Bolsonaro e o senador Jorginho Mello em evento em Brasólia

 

Derrubei?

Tem linguarudo de plantão soprando nos zovidos deste socadinho escriba uma porção de nomes para ocupar o impiçado cargo de secretário Executivo da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

 

Indicações

Só não sei se essa turma fala os nomes porque gosta dos indicados ou justamente o contrário, já que há quem jure que a coluna teria derrubado a indicação do melhor do melhor do mundo, Auri Pavoni, para o cargo. Sério?

Demora

Quando uma cidade fica temporariamente sem um bagrão, digo, secretário em uma pasta estratégica, há prejuízos na gestão. Agora imaginem a Amfri, que no discurso desenvolve projetos regionais e de interesse de todos os municípios, ficar tanto tempo sem um secretário executivo...

Ruim ao quadrado?

Das duas uma, ou a ausência de um secretário Executivo para a Amfri é ruim ao quadrado, pois prejudica diversos municípios e os projetos necessários para a região, ou a entidade é mesmo tudo o que muitos dizem, um baita cabidão que não produz nada de útil. A demora na escolha e o fato de ninguém sentir falta, pode estar levando muita gente a pensar conforme a segunda alternativa. Né?

Perfil

Se ficou demostrado que o Célio Bernardino, ex-secretário executivo da Amfri, acumulou privilégios e deixou a desejar nos últimos anos, é natural que o novo nome na direção da entidade tenha um perfil de gente qualificada.

Airton

Airton Luís, o Gaúcho que é pré-candidato a deputado estadual pelo partido Solidariedade, visitou a choupana do JC. Airton tem 54 anos, mas iniciou a sua exitosa carreira musical aos 10 anos, junto com os seus irmãos na antiga banda Montreal que logo em seguida ganhou o nome de Corpo e Alma.

Catarinenses

Airton, atualmente é sócio da banda, mas, durante o tempo que participava ativamente, tocava trompete. Agora, conhecedor de todo o estado da Santa & Bela Catarina, conta que pretende devolver ao povo catarinense tudo que precisa e merece, participando ativamente da política e com o prestígio de estar na Assembleia Legislativa em 2023.

Saída honrosa

A estratégia do deputado estadual Coronel Mocelin (Republicanos) em lançar sua pré-campanha à câmara dos deputados tem sido vista por muitos atentos observadores políticos como uma saída honrosa para justificar uma possível derrota nas urnas. A reeleição seria uma obrigação, já promoção pra Brasólia não!

Apagado

Mocelin é boa gente pra caramba, mas não conseguiu se adaptar ao meio político, bem diferente da vida de oficial do Corpo de Bombeiros, o ritmo é outro. O coronel também não conseguiu montar uma equipe de assessores competentes e ficou entre o limbo de apoiar Moiséis e puxar o saco de Bolsonaro e suas pautas de costumes forçadas. Uns não sabem nem onde estão e outros querem porque querem aparecer mais que o chefe. Aí fica difícil.

Menos peso

Outro fator que deve dificultar a vida do coronel é o fato de que o voto em onda,  acontecido em 2018, não deve se repetir. Aquela história do povo votar sem nem saber quem é o cara, só pela patente militar no nome, deve enfraquecer. Exemplo disso foram as votações fracas de bolsonaristas nas eleições municipais de 2020.

Outro Partido

Pra finalizar, a exemplo de Bolsonaro, Mocelin também saiu do PSL, mas escolheu um caminho diferente do presidente. Embora o Republicanos do Coronel deva caminhar junto com o PL do “Mito”, a ligação de Mocelin com o Governador Carlos Moisés (Republicanos), desafeto de Bolsonaro, também deve comprometer sua eleição.

Apertado

Num placar bastante apertado, a casa do povo da Dubai Brasileira rejeitou na quarta-feira, o projeto que propunha a redução do número de vereadores de 19 para 13 parlamentares. O projeto teve duas emendas e foi rejeitado, mesmo tendo maioria para aprovar, pois 10 vereadores foram favoráveis a diminuição e nove contrários.

De fora

Claro que os vereadores que votaram favoráveis, sabem que se o legislativo tivesse 13 cadeiras e não as 19, teriam ficado de fora e não estariam com seus excelentíssimos glúteos branquelos nas cadeiras pra lá de estofadas.

Rejeitado

Como diz o “veio deitado”, ops ditado, “a maioria vence”, mas neste caso, mesmo tendo maioria, o projeto precisava de 2/3 para modificar emenda da lei orgânica municipal e seriam necessários 13 votos, tendo apenas 10. 

Representatividade

Durante os debates que foram bem acalorados em torno do projeto, o vereador Patrick Machado (PDT), acabou se excedendo e lascou que a casa realizava acordos e conchavos e que os colegas não representavam a comunidade, citando exemplos de altos casos de suicídio entre os Guardas Municipais. Ele lamentou que nenhum parlamentar estava fazendo algo por isso...

Prevaricação

O vereador Omar Tomalih (Podemos) acabou tomando as dores e pediu que Patrick nominasse quais os vereadores participavam, digo, promoviam estes acordos e que se o colega não dissesse, poderia estar prevaricando.

Conselho de quê?

Omar foi seguido pelo presidente da casa, Marcos Kurtz, o Marquinhos (Podemos), que alertou Patrick sobre as atitudes que só deixavam a casa ainda mais em descrédito. As falas do vereador brizolista, podem chegar ao finado conselho de Ética.

Chapéu

O vereador Alessandro Teco (Republicanos) defendeu Patrick dizendo que se o chapéu tivesse servido pra alguém, então que ficasse com ele, deixando aflorado, digo, revelado, que as disputas eleitorais para outubro 2022, já estão a todo vapor e devem incendiar ainda mais o plenário em questões polêmicas.

Muvuca

Durante a sessão da casa do povo, com a chuva que Deus mandava, praticamente um caos no trânsito e sistema viário, bem na data em que o novo sistema da prefa da Dubai Maravilha para rotas dos ônibus coletivos começou a vigorar, teve um protesto de moradores da região sul que chegaram todos molhados por conta do pé d’água medonhos.

Busos

O vereador Marcelo Achutti, o Quero-Quero (MDB), disse na tribuna que era preciso, antes das alterações, ouvir os usuários do sistema de transporte e aconselhou o coordenador de trânsito, Ricieri, a pegar um latão pelas ruas da Maravilha pra sentir as mudanças, sendo que tem pessoas que precisavam pegar mais de um ônibus pra chegar no centro da cidade.

Conjuntura

O senador turco-careca Esperidião Amin (Progressistas) participa de dois eventos nesta sexta-feira, na capital manezinha, onde ministrará duas palestras. A primeira sobre a “Conjuntura política brasileira”, no XVII Encontro Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil.

Presenças

O evento, que será realizado no Centrosul, contará ainda com as presenças do Ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF); deputado federal Darci de Mattos (PSD) e o ex-deputado Décio de Lima (PT); Auditor Fiscal Júlio César Vieira Gomes, secretário da RFB; Denise Fraga, atriz e escritora; Bruna Lombardi, atriz e escritora.

Contorno viário

A segunda palestra será realizada durante a reunião do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes), na Associação Catarinense de Engenheiros, em Coqueiros. Amin vai falar sobre o andamento (sem fim) das obras do Contorno Viário.

Atuação

O presidente Jair Bolsonaro (PL) destacou a atuação do senador Jorginho Mello (PL) na presidência da Frente da Micro e Pequena Empresa, no Congresso Nacional. A fala aconteceu durante o rango, digo, almoço da frente, na última quarta-feira, em Brasólia.

Base

“Assim como nós sabemos que a família é a base da sociedade, as micro e pequenas empresas são a base também. E vocês foram fantásticos. Tomamos medidas importantes, uma delas com o apoio especial do Jorginho e tudo passa por vocês, o Pronampe e o Bem, terminamos 2020 com um pequeno saldo nas carteiras assinadas” disse o presidente.

Pauta viva

Jorginho, quase explodindo de alegria, agradeceu as falas de Bolsonaro. “Nunca tivemos um prestígio tão grande junto à presidência da República como agora com o presidente Jair Bolsonaro, que é um presidente que entende a importância do pequeno negócio para o país. A pauta da micro e pequena empresa é uma pauta viva e o presidente tem sido parceiro nesta construção,” destacou o senador.

Reuniu

O almoço da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa ainda rende na capital federal e reuniu, também, outras autoridades como o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, o presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, e outros 75 parlamentares entre deputados e senadores.

Amigo da Policia Militar

O presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa (MDB), foi agraciado com o título honorífico “Amigo da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina”. A entrega da medalha aconteceu durante a solenidade de formatura e promoção de 157 praças e 23 oficiais, na Academia de Polícia Militar da Trindade, na capital manezinha.

Reconhecimento

De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Marcelo Pontes, o título é um reconhecimento aos serviços prestados que contribuíram para o engrandecimento moral ou material da instituição. No evento também foram entregues medalhas de mérito, por tempo de serviço, medalha Cruz de Bravura e Comenda Barriga Verde para integrantes da corporação.

Agradeceu

O presidente da assembleia agradeceu a homenagem. “Quero agradecer a honraria e destacar que a Polícia Militar de Santa Catarina tem a minha amizade, meu reconhecimento e respeito pelo excelente trabalho que faz. A PM é motivo de orgulho para todos nós. Em cada município, em cada lugar, está um policial tentando fazer com que tenhamos cada vez mais segurança e que as pessoas possam viver mais.”

187 anos da PM

Sopelsa fez questão também de parabenizar a PM catarinense pelos 187 anos de fundação, completados exatamente neste dia 5 de maio. “Falo em nome de todos os 40 deputados estaduais, que reconhecem a importância da corporação”, assegurou. Além do presidente da Alesc, a deputada Ana Campagnolo (PL) e o deputado Coronel Mocelin (Republicamos) também prestigiaram a cerimônia.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

JotaCê

Articulação para as eleições

JotaCê

Maré de azar dos Seif

JotaCê

Queda do primeiro ministro

JotaCê

Montibeller forte

JotaCê

Andréa Artigas e CH continuam juntos

JotaCê

Melhor amigo de Robson apoia Osmar

JotaCê

Polícia na porta

JotaCê

Almoço com Peeter e FO

JotaCê

Bate-papo com quem manda

JotaCê

O preferido

JotaCê

Peeter conquistou Bolsonaro?

JotaCê

Anna reclama que Robison é molenga

JotaCê

Novidade na equipe Liba

JotaCê

Melhor o Rubens, diz pai Atanásio

JotaCê

Festa de candidato em local proibido?

JotaCê

Osmar Teixeira com chefões do PSD

JotaCê

Univali nos States

JotaCê

Traição e apoio à oposição

JotaCê

Duas noivas para um só marido

JotaCê

Coronel Pavan tem novo aliado deputado



Blogs

Blog do JC

Regularização fundiária na Santa & Bela Catarina

A bordo do esporte

Internacional Chaoyang Estrada Real 2024 termina em maio

Blog da Jackie

Armandinho na Câmara, Dia das Mães, Café Verde e Azul, Bazar da Colcci...

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

João Paulo

"Essa turma que diz defender a família ajudou a destruir a boa convivência em muitas famílias. Na defesa de um modelo único, excludente"

Entrevistão Peeter Grando

“Balneário Camboriú não precisa de ruptura, mas de uma continuidade”

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

TV DIARINHO

 Desde que uma idosa procurou a delegacia de Castro, no Paraná, para denunciar ter sido vítima de um ...



Podcast

Produtor musical de 27 anos sofre AVC hemorrágico

Publicado 07/05/2024 19:24


Especiais

Na Estrada

Serra catarinense com pousada de luxo e os melhores vinhos de altitude de SC

ENTREVISTA

Elon Musk está engajado com extrema direita, diz advogada e ativista de direitos digitais

IMUNIZAÇÃO

SC aguarda mais remessas da vacina para atender todas as regiões

DENGUE

Para entender os mitos e verdades sobre a doença

DENGUE

“Foi uma das piores doenças da minha vida”: relatos de como a dengue é devastadora



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação