O prefeito Liba Fronza disse, para o socadinho escriba, que este ano é o de Gestão para o desenvolvimento de Navegantes
Navega City
O prefeito Liba Top, ops, Fronza (União Brasil), do outro lado da vala, Navega City, em conversa com o socadinho escriba, diz que está orgulhoso do trabalho que ele e sua equipe vem desenvolvendo em Navegantes, e coloca que, no ano passado, trabalharam nas questões administrativas e para promover um enxugamento da máquina.
Gestão
Diz que, este ano, tem sido positivo porque, com os números e o resultado obtido até agora, conseguem fazer uma gestão de resultados com benefícios à população e ao servidor público. E, também, com o apoio de sete vereadores da base, que tem na câmara de vereadores, conseguiram dar um vale alimentação mais digno.
Vontade
E que isso trouxe dignidade, principalmente, aos servidores menos abastados, menos remunerados, e que foi possível dar mais de 30% de incremento. Com isso, esses servidores estão com muito mais vontade de promover mudanças.
Escolas
Liba lembra que estão construindo duas escolas e entregando, antes do inverno, os uniformes escolares, como foi feito com os uniformes de verão.
Plano Diretor
O alcaide dengo-dengo lembra, ainda, do Plano Diretor e das tratativas, incluindo audiências públicas com a FURB, oficinas de trabalho, envolvendo a população e, principalmente, o setor produtivo. O intuito é legar um Plano Diretor condizente com uma cidade em pleno desenvolvimento, finalizou Liba.
Candidata mulher
Na Dubai Brasileira, até agora, a única candidata mulher é a empresária e comunicadora Ciça Müller, que está nas fileiras do PDT. Ciça deverá disputar uma cadeira na Alesc e tá contando com o apoio de classes empresariais, coletivo de mulheres e a turma da cultura.
Estreia na urna
Em 2020, a empresária apoiou um coletivo de mulheres para uma vaga na Casa do Povo da Dubai Brasileira, mas a candidata titular não obteve êxito. Agora, Ciça Müller chega colocando seu nome no páreo. Dentro do PDT na city, ela tem muito prestígio junto ao presidente da sigla, Alan Schoreder, que vai se lançar a Federal. A expectativa é a dupla trabalhar em parceria.
Sem nenhum Pavan
Este socadinho escriba não consegue lembrar, mas, nos últimos 30 anos, essa é a primeira vez que nenhum “Pavan” irá disputar as eleições. Na verdade, quem estava sempre na lida eleitoral era o atucanado Leonel Pavan (PSDB).
Emplumada não vai
Segundo perdigueiros da coluna na city, a expectativa era que a vereadora bonitona Juliana Pavan (PSDB), filha do homem, iria tentar uma vaga na leleia, mas decidiram que, ainda, não era o momento, já que Juju está no terceiro ano do seu primeiro mandato. O pai, o velho caudilho tucano, Leonel Pavan, também está fora do pleito neste ano.
Páscoa na Dubai
Linguarudos (arreda, raça de infelizes!), que seguem este espaço, relataram que nunca se viu uma Páscoa tão tosca na Dubai Brasileira. Tudo se resumiu a uma decoração capenga na praça Almirante Tamandaré e um carrossel, que era pago, inclusive, pelos usuários, na Praça Higino Pio.
Tradição
Os linguarudos lascaram, ainda, que o Natal foi muito pior e que, para um governo de prefeito e vice militantes religiosos, a decoração da city, nos feriados religiosos cristãos, é deplorável. Há quem sinta saudades do homem pássaro, ex-prefeito Edson Periquito (Republicanos), que fazia algo muito melhor, acertando a mão depois do papai Noel ter pego fogo em 2009 na praça.
Carcaram
O linguarudos, ainda, debulharam que se mandaram pra galega Blumenau, que fez uma baita decoração de páscoa, com direito à montagem de uma Osterbaum - aquela baita árvore com milhares de casquinhas penduradas.
Desempenho fraco
Durante a pandemia, o prefeito pop star e coach, Fabrício Oliveira, trouxe para a SecTur o festejado Geninho Goés, mas, até agora, quase dois anos após ser nomeado, o que era pra ser um super secretário de turismo virou lenda.
Nadicadenada
Geninho não consegue desenvolver um projeto bacana para a cidade que envolva comunidade e turistas; uma pena. Aliás, os mais afoitos e desgostosos não perdoam e dizem que Geninho, com o queixo erguido, só sabe dizer, nos bastidores, que é o tal, que fez acontecer, mas, no Turismo da Dubai brasileira, nadicadenada até agora. Oh, dor!
Almoço
Hoje, tem o tradicional almoço da bancada do MDB na leleia, quando, além de boas garfadas, devem rolar, ainda, mais conversas dos deputados do mandabrasa, que têm demonstrado que estão alinhados com o projeto de reeleição do governador bombeiro Carlos Moisés (Republicanos). Hummmm...
Campanha explosiva
Há quem diga que, nos próximos dias, devem voltar à tona as denúncias por assédio sexual na piramidal casa do povo pexêro. Como já denunciado aqui na coluna, por servidores da própria piramidal, a situação, ainda, se encontra na Comissão de Ética. A denúncia não foi aceita e tampouco descartada.
Na polícia
O pior é que, agora, um dos supostos assédios cometidos teria sido gravado pelas câmeras da piramidal e, imediatamente, foi requerida a gravação pela vereadora acelerada Aline Aranha (União Brasil). A qualquer momento, deve chegar na mão da polícia. Hummmm...
Internação involuntária
O deputado estadual entisicado Ivan Naatz (PL) - que já apresentou indicação, na Alesc, para que o Estado coordene e oriente projetos e programas sociais e de saúde aos municípios, que desejem implantar a internação involuntária ou compulsória de dependentes químicos -, agora, deve protocolar projeto de lei, neste sentido, no parlamento estadual.
Legislação
Naatz cita os casos de programas, que já vêm sendo adotados pelas prefas de Balneário Camboriú e Chapecó, e justifica a defesa do interesse social e coletivo no caso das internações involuntárias, principalmente, no caso dos moradores de rua, já que, desde 2019, há uma base em nova legislação federal que pode alicerçar projetos e programas públicos de saúde, tanto estadual quanto municipal.
Direito coletivo
Na verdade, a garantia individual está acima da garantia social e coletiva na nossa atual Constituição Federal, e isso tem que ser revisado, porque dificulta que políticas públicas de interesse social sejam construídas em detrimento do direito individual.
Capacidade
Os dependentes químicos das ruas e, mesmo em família, por causa das drogas, não têm mais capacidade de gerenciar seus próprios atos. Nestes casos, as garantias individuais dessas pessoas estão alijadas do processo e prevalece o “direito coletivo”, sustenta o parlamentar, acrescentando, ainda, que defenderá tese jurídica, neste sentido, como advogado.
Aumentando
Naatz afirma, ainda, que tem recebido reivindicações de uma pá de cities, neste sentido, como é o caso de sugestão feita por vereadores de Criciúma. O deputado aponta que os casos de dependência química vêm aumentando consideravelmente.
Lidar
Naatz afirma que, em todas as regiões do Estado, essa questão afeta muitas famílias, principalmente de baixa renda, que não estão preparadas para lidar com a doença e arcar com os custos de internação. Em Balneário Camboriú, por exemplo, censo da prefa, no ano passado, revelou que 99% dos cerca de 200 moradores de rua são usuários de drogas, principalmente de crack.
Tratamento adequado
“A internação involuntária ou compulsória traz reflexos imediatos à sociedade, uma vez que impulsiona o tratamento adequado aos dependentes químicos que não têm condições físicas e muito menos psicológicas de tomarem decisões para autoajuda”, complementa Ivan Naatz.
Legislação
Nos últimos anos, houve alterações na legislação, que fizeram com que não houvesse mais distinção entre internação involuntária e compulsória. A primeira ocorria por ordem médica, já, a outra, por meio de decisão judicial. Em 2019, uma nova legislação federal (Lei 13.840/19) derrubou a necessidade de ordem judicial. Tema pra lá de polêmico e que deve suscitar ainda mais debates.
Coaching
A ideia do prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos) e da primeira dama Mozara Paris, de prestarem coaching como uma opção futura de profissão, tem feito com que mais pessoas se transformem e se multipliquem na intenção de se tornarem líderes. A secretária do Idoso, Juliethe Nitz, segundo os bocudos, tem prestado coaching, só que no horário de trabalho, bem no meio do expediente.
Blogueira
Enquanto Juliethe bate pernas por aí igual candidata, tem gente que está “p” da vida porque alega que, se quiser se esconder da Juliethe, é só ir pra secretaria que ela comanda. A secretária até parece influencer. Uma fonte próxima afiança, para este articulista, que Juliethe vai pedir ao vereador Victor Forte (PL) umas dicas pra como utilizar o tik tok pra atingir o público jovem, sem perder de vista os veteranos.
Cobalchini
O deputado estadual e pré-candidato a deputado federal, Valdir Cobalchini (MDB), reuniu, no finde, muitas lideranças políticas e da sociedade civil de diversas cities do Meio Oeste e Planalto Norte Catarinense, durante encontro, para tratar de seu futuro diante das eleições.
Uma gama de cidades
Os municípios de Caçador, Macieira, Lebón Régis, Calmon, Matos Costa, Santa Cecília, Curitibanos, Videira, Rio das Antas, Pinheiro Preto, Timbó Grande, Porto União, Canoinhas, Arroio Trinta, Monte Castelo, entre outros, se fizeram presentes.
Falaram
Diversas autoridades esticaram o gogó para direcionar suas ações em prol da candidatura de Cobalchini à Câmara dos Deputados em Brasília, para que a região tenha um legítimo representante na Capital Federal.
Região
O presidente do MDB de Caçador, vereador Jhonny Marcos, foi um deles, assim com diversos prefeitos, entre eles o administrador municipal de Lebón Régis, Douglas Mello (PDT), que desistiu de sua candidatura a federal, há poucos dias, e manifestou seu apoio, dizendo que irá continuar comandando seu município e que gostaria muito que toda a região apoie Cobalchini nesta nova caminhada.
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.