Gororoba do JC
Após 13 edições ininterruptas, o evento retorna com força total depois de ter sido cancelado por conta do pestilento coronavírus. O socadinho escriba e o Nelinho fecharam para que o evento retorne na Sociedade Fazenda, palco das últimas edições.
Logo, logo...
O maior ponto de encontro da política catarinense, que reúne políticos, empresários, representantes da sociedade civil e os leitores do DIARINHO e da coluna JotaCê, vai ser, com certeza, umas das edições mais esperadas. Logo, logo, vamos divulgar o mês e o dia. Aguardem!
Prefeitada reunida
Aconteceu, na última sexta-feira, na residência do prefeito de Penha e presidente da entidade, Aquiles da Costa (MDB), que segue impossibilitado de caminhar, a reunião ordinária de prefeitos da região da Amfri. O governador bombeiro Carlos Moisés, que recentemente se filiou ao Republicanos, compareceu e conversou com as lideranças.
Rango
Após a reunião ordinária, um baita rango, digo, almoço, foi oferecido e contou com a presença de outras lideranças regionais. Depois de forrar o estômago, todos felizes, o prefeito da mariscolândia aproveitou o momento para categorizar seu apoio incondicional à reeleição de Moisés.
Régua da gratidão
“A régua da gratidão nós sabemos medir e estamos contigo, governador”, afirmou Aquiles, que observa, na figura do governador, um gestor “municipalista e que está facilitando o cotidiano dos prefeitos e da população”.
Discursaram
Todos os prefeitos presentes - Piçarras, Navegantes, Luiz Alves, Itajaí, Gaspar, Porto Belo, Bombinhas e o vice de Barra Velha e Penha - esticaram o gogó e discursaram. Da mesma forma, a deputada estadual bonitona Paulinha da Silva (Podemos) destacou a importância da união regionalizada em prol de uma maior representatividade junto ao Estado e à própria Alesc.
Futuro, agora
Moisés, por sua vez, reforçou sua pré-candidatura e destacou suas políticas de descentralização de recursos, fortalecendo o crescimento de todas as regiões do estado. “O futuro nós fazemos pensando no agora. E é isso que eu estou fazendo”, discursou o governador.
Troca de placas
Encerrando a temporada de cruzeiros, o secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva, fez uma troca de placas com o presidente executivo da Costa Cruzeiro para a América do Sul e Central, Dario Rústico. A cerimônia ocorreu no final da última semana, a bordo do transatlântico Costa Diadema, o maior navio de passageiros a passar por Itajaí.
Melhor temporada
Para o próximo verão, agora, sem pandemia, Neiva conta que a cidade deverá ter a melhor temporada de cruzeiros da história, com mais de 30 escalas previstas e embarques semanais de mais de dois mil passageiros. Itajaí, cada vez mais, se firma com embarque e desembarque internacional de passageiros na Santa & Bela Catarina e no Sul do Brasil.
Assine o DIARINHO!
Agora, o leitor destas mais do que estraçalhas linhas, além da coluna JotaCê no impresso, tem muito mais da coluna no site, também, com um extenso conteúdo local, regional, estadual e com pitadas nacionais. Quem é assinante já tem acesso direto. Quem não é, ao frequentar o site, se cadastrando nele, pode ler 10 colunas ou 10 matérias por mês gratuitamente. Quer ler tudo e sempre? Vai lá e assina diarinho.net
Esportes
O dublê de pastor e vereador Kaká Fernandes (Podemos) está sugerindo, através de projeto protocolado na casa do povo da Dubai brasileira, a alteração da Lei 3344/2011, que cria o Sistema Municipal de Esportes.
Analisar, aprovar ou rejeitar
De acordo com a proposta, os eventos esportivos de grande porte, nacionais e internacionais, poderão ter seus projetos protocolados a qualquer momento, devendo o Conselho Municipal de Esportes se reunir, excepcionalmente, para analisar, aprovar ou rejeitar.
Critérios
Cabe ao Conselho Municipal de Esportes estabelecer critérios que garantam, aos projetos apoiados, serem executados, prevendo, inclusive, valor limite por projeto e se aprovado, em cada linha de incentivo. Pela legislação atual, o evento esportivo somente poderá protocolar projeto, interessado na obtenção de apoio financeiro, de acordo com o edital lançado pela Fundação Municipal de Esportes.
Lacuna
“Nossa proposta visa corrigir esta lacuna, dando a possibilidade de projetos de eventos esportivos de grande porte, nacional e internacional, serem protocolados a qualquer momento, independente de edital da Fundação Municipal de Esportes, gerando uma previsão legal para o Munícipio poder aportar recursos financeiros nestes eventos”, defende o vereador Kaká.
Não conseguiu
Um exemplo foi o evento Fight Music Show, que promoveu a recente luta entre o Acelino Popó Freitas e Whindersson Nunes. Este evento gerou uma grande repercussão mundial, levando o nome de Balneário Camboriú para o mundo todo, mas não conseguiu aporte financeiro por falta de previsão legal.
PL de Piçarras se manifesta
O presidente do Partido Liberal de Balneário Piçarras, Angelo Margute, em contato com a coluna e lembrando que fala em nome de toda executiva municipal, afirmou que tem o maior respeito pelo deputado Ivan Naatz. Margute afirma que o PL de Piçarras tem 1178 filiados e é a segunda maior executiva do partido no estado.
Vereadores do PSD com o PL
Margute contou, também, que os vereadores Ademar e Roberto Florindo, que estão no PSD aguardando a janela, estão com o PL. O presidente da sigla em Piçarras frisa que respeitam as pessoas e os outros partidos. “Importante citar que temos o apoio integral ao nosso pré-candidato a deputado estadual, Carlos Humberto”.
Nem tchum
“Recebemos a deputada Marlene Fengler, do PSD, e os dois vereadores, que estão conosco, que trouxexam para Balneário Piçarras R$ 556 mil em emendas. E, reiterando que a recíproca é verdadeira, o deputado Ivan Naatz, também, trouxe emendas para a cidade, mas sequer nos ligou, comunicou ou procurou, e somos do mesmo partido”, alfinetou o chefão do PL da ex-capital do Jet Ski.
Recíproca verdadeira
“Deixando bem claro que, sem ofensas, sem maldade e respeitando o deputado Ivan Naatz e todos. Por isso, estamos trabalhando pela grandeza do nosso Estado e dos nossos pré-candidatos Jorginho Mello (Estado), Jorge Seif (Senado), Daniela Reihner (federal) Carlos Humberto (Alesc). Reitero que a recíproca é verdadeira”, finalizou o bagrão do PL de Piçarras.
Irregular
A exposição do véio da Van, digo da Havan, Luciano Hang, de um fotojornalista que ele acusa de militante por ter fotografado o busão da rede de lojas, em local irregular, acabou gerando uma grande discussão no grupo de alegres meninos e meninas da imprensa regional. No calor do debate, entre prós e contras, eis que surge um advogado do Hang, logo em um grupo de jornalistas.
Pautas
Foi o que bastou para encerrar a aula, digo, as discussões sobre a exposição pública de profissionais da imprensa, e começou uma nova discussão. Expulsar ou não o profissional do grupo, já que é de pautas e não de ações jurídicas, mas ninguém sabe explicar ao certo como o advogado foi parar no grupo.
Expulsão
Agora, se expulsarem o dito, digo, o Dotô, ele também alega ter registro profissional de comunicação, o que tornaria o ato arbitrário e, por certo, o “colega” poderia até apelar pra dona Justa pra retornar ao grupo. O fato é que, para entrar no grupo, tem que esperar por meses até que abra vaga e tem que ser fichado, digo, identificado em qual veículo atua e qual função desempenha.
Liberais animados
Foi movimentado o encontro dos liberais, no sábado último, no chiquetoso Hotel Geranium, na Maravilha do Atlântico, com a presença de simpatizantes, filiados, puxas de plantão e do senador Jorginho Mello, pré-candidato ao governo do Estado.
Lançamento
O encontro dos liberais serviu como lançamento da pré-candidatura do vice -prefeito Carlos Humberto à Assembleia Legislativa. No evento dos liberais, não falaram críticas também ao governador bombeiro Carlos Moisés, acusado, ainda, de “traidor” do presidente Jair Bolsonaro.
Candidato do presidente?
O senador Jorginho Mello era um dos mais animados em defesa da sua candidatura e da reeleição do presidente da República Jair Bolsonaro, até durante encontro no dia anterior, também do PL, em Blumenau.
Diz que é
Lá na terra da Oktoberfest, o filho de Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, havia declarado, em encontro no Clube de Caça e Tiro Blumenauense, que o candidato do presidente Bolsonaro ao governo de Santa Catarina é o senador Jorginho Melo.
Voto com o presidente
Apesar de Bolsonaro ter manifestado nacionalmente a intenção de não apoiar diretamente nenhum candidato “oficial” em nenhum estado, mesmo estando filiado ao PL, neste discurso durante o evento em Blumenau, o deputado Eduardo Bolsonaro destacou que o senador catarinense foi o que mais votou favorável ao governo no Congresso Nacional.
Tava lá
O ex-secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif Junior, candidato ao Senado, e a jornalista Júlia Zanatta, que concorrerá à Câmara Federal, também marcaram presenças no encontro de Balneário Camboriú.
ITBI
A prefa da Dubai brasileira enviou, pra a casa do povo, projeto de lei complementar estabelecendo temporariamente a redução de 3 para 2% (dois por cento) do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). A nova alíquota proposta no projeto de lei vale para os pedidos protocolados nos 90 dias subsequentes à publicação da lei, caso seja aprovada na câmara.
10 dias
A guia de recolhimento terá vencimento 10 (dez) dias após o lançamento tributário feito pela secretaria da Fazenda, cujo pagamento deve ser realizado dentro deste prazo, sob pena de perda definitiva do benefício da redução da alíquota.