Os advogados Paulo Madeira, Marcelo Suppi e Augusto Wanderlinde visitaram o socadinho escriba, na manhã desta sexta-feira. Os doutores vieram contar a novidade que a Sociedade de Advogados Amarante & Madeira, com escritórios em Florianópolis (sede), Garopaba e Imbituba, chegou em Itajaí. Augusto Wanderlinde, que é advogado eleitoralista, é quem coordenará o escritório na city pexêra.
Otto
O vereador Otto Quintino, o Pingo d’Ouro (Republicanos), acompanhado do Neguinho da Janamar e o dentista Kalid Wardani, visitaram a choupana do JC. Otto divulgou em primeira mão ao colunista que é pré-candidato a deputado estadual e que trabalha pra dobrar os 11 mil votos que fez na eleição em que disputou uma cadeira na leleia, em 2018.
Representatividade
Otto conta que, quando do seu primeiro mandato de vereador, descobriu o quanto é importante ter um representante na capital manezinha e em Brasólia. Se for um representante do partido, melhor, ainda nos pleitos. E que isso melhorou com a eleição do Sérgio Motta deputado estadual e presidente do Republicanos, abrindo-lhe as portas.
Hélio Costa
O vereador Republicanotambém comentou da importância do deputado federal Hélio Costa, que trouxe uma emenda de mais de dois milhões de reais para o hospital Marieta Konder Bornhausen. Por fim, Otto acredita que pode se eleger e trabalha neste sentido.
Inocentou
O Tribunal de Justiça da Santa & Bela Catarina, em decisão unânime da 5ª Câmara de Direito Criminal, reformou a sentença que condenava o ex-vereador topetudo Osvaldo Gern (PL) pelo crime de advocacia administrativa, supostamente praticado no ano de 2015, quando operações do Gaeco assombraram as terras pexêras.
Dar uma olhada
Os desembargadores citaram as próprias conversas interceptadas entre Gern e o ex-coordenador técnico da Famai, Carlos Rebello, para embasar a absolvição. Gern teria ligado para Rebello para saber como estava o andamento de um processo administrativo no órgão.
Pastor amigo
Por tentar saber como andava o processo administrativo de um pastor na Famai, Gern foi condenado em primeiro grau à pena de um mês e 10 dias de detenção. E dizer que hoje em dia tem pastor que pede propina combinadinho com Ministro da Educação e nada acontece, capaz de sobrar pro Gern mesmo.
Agiu certinho
O voto da relatora Dra. Cinthia Schaefer cravou que “o réu, dentro do exercício inerente de suas funções como servidor público, atendeu a um pedido do cidadão e solicitou para que o responsável verificasse a situação que estava o processo administrativo pendente no órgão público (...)”. Parabéns ao polido Dr. João Paulo Tavares Bastos Gama, responsável pela defesa de Gern.
Nova bancada
Nos bastidores políticos da Alesc, além da discussão que parece ainda vai longe sobre o veto do governador ao projeto antigo e novo projeto para redução de ICMS aos setores alimentícios e de bares e restaurantes, o destaque ficou por conta da primeira reunião e anúncio oficial da nova bancada partidária da casa do povo estadual: o União Brasil.
Fusão
O União Brasil é fruto da fusão entre PSL e Democratas, e que começou a ter vida prática na leleia. Com quatro integrantes – Felipe Estevão (ex-PSL), Jair Miotto (ex-PSC), Laércio Schuster (ex-Podemos) e Ricardo Alba (ex-PSL) – o grupo se equipara a PSD e PT como a terceira maior bancada da Assembleia Legislativa.
Gean
Fica atrás apenas de MDB (nove integrantes) e Partido Liberal (sete integrantes). O deputado Jair Miotto deverá ser confirmado como o líder da nova bancada que nasceu para apoiar o candidato do União Brasil ao governo da Santa & Bela Catarina, o ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.
Nova Tríplice Aliança?
Nos bastidores também circularam conversas sobre a possibilidade de estar se desenhando uma nova chapa para concorrer ao governo do estado, também conhecida já como a “nova tríplice aliança”, que reuniria três ex-governadores, o turco-careca Esperidião Amin (PP), o de Lages com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), e o atucanado Leonel Pavan (PSDB).
Lenda urbana...
No desenho para composição da chapa cogita-se Amin para o governo, com Pavan de vice e Colombo para o Senado. Enquanto há certo otimismo de alguns, por outro lado, outros desacreditam totalmente do acerto, falando até em “lenda urbana política”...
Negociações
Única coisa certa é que até o período de convenções, entre 20 de julho e cinco de agosto, muita água deve passar por debaixo da ponte, e negociações e opções de bastidores ainda acontecerão envolvendo todos os partidos e lideranças. A conferir...
Audiência pública
Na quarta-feira rolou audiência pública na piramidal pexêra para tratar de regularização fundiária na city, promovida pelo devoto Beto Cunha (PSDB) e pelo vereador-fruta, o Mamão (PSB). Muita gente com problemas na documentação de seus terrenos apareceu, mas ficou a ver navios com algumas faltas.
Mi acho
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, o Rodrigo Miacho Lamim, nem deu as caras na audiência pública, deixando o pepino estourar pra cima dos proponentes e do povo da Habitação, que sequer tem tido acesso às pastas de trabalho da secretaria. Atitude escrota.
Reincidente
Não é a primeira vez que o Miacho dá as costas para um pedido da casa do povo. No fim do ano passado, o secretário bonzão respondeu um requerimento cheio de perguntas mandando os vereadores pesquisarem em um site. Desse jeito, nem se o cara fosse o melhor do melhor mundo se sustentava em um governo. Aliás, porque será que os secretários do Volnei são “imexíveis” (?).
Joinville
Enquanto o Miacho se escondia do povo indignado com a demora para resolver os problemas habitacionais e de regularização, o secretário Municipal de Habitação de Joinville esteve presente na audiência e falou da experiência da terra das bailarinas, quando entregaram mais de 1000 regularizações logo no primeiro ano do governo.
Meta ousada
O secretário Rodrigo Andrioli, que é servidor público e engenheiro, deu um banho em mostrar como se enfrenta o problema de frente, e cravou que ao final dos quatro anos quer entregar 10 mil egularizações em Joinville. Enquanto isso, o cara que deveria se preocupar com isso em Itajaí, nem apareceu. Aí é flórida viu.
Visita política
O deputado estadual e líder da bancada do PL na Assembleia Legislativa, Ivan Naatz, não ficou nada satisfeito com registro feito nas redes sociais da direção do PL de Balneário Piçarras, que destacou e agradeceu visita e roteiro na cidade e região, no dia 25 de março último, por parte da deputada estadual Marlene Fengler.
Inaceitável
Ocorre que a parlamentar é integrante do PSD e pré-candidata a deputada federal pela sigla. Naatz comentou nos bastidores ser eticamente inaceitável que um partido, tendo seus pré-candidatos já definidos, divulgue visita e apoio a parlamentares e pré- candidatos de outra sigla partidária.
Destituída
Segundo o deputado estadual entisicado Naatz, providências serão tomadas e a tendência é de destituição da executiva municipal do Partido Liberal de Balneário Piçarras. Pois agora...
Amin
O senador turco careca Esperidião Amin e sua patroa, a deputada federal Angela Amin (ambos PP), passaram por Itajaí na manhã de sexta-feira. Amin ligou para o socadinho escriba pra contar que estava embarcando no navio e perguntou da Gororoba deste ano.
Modelo
Amin, na sua passagem pela city pexêra, participou, na piramidal casa do povo, da reunião com representantes da Intersindical e dos sindicatos dos trabalhadores avulsos portuários, além de autoridades locais, para tratar da situação dos profissionais no novo modelo de concessão do Porto.
Privatização
A preocupação, em caso da privatização do Porto de Itajaí, é referente ao futuro dos trabalhadores portuários. Isso porque nada garante a manutenção dos postos de trabalho desses profissionais. No total, são mais de 500 famílias que podem ser afetadas.
Prioridade
“Dentre as múltiplas tarefas que temos que conduzir na questão do Porto de Itajaí, a mais importante é a do seu principal capital, que são as pessoas. Essa passa a ser a prioridade nas discussões sobre o futuro do Porto”, discursou o turco.
Oportunidade
“Temos que dar ao trabalhador mais segurança e a certeza de que ele vai ter oportunidade de se aperfeiçoar para garantir melhor salário, melhor qualificação e, ao Porto, melhor competitividade” destacou Amin.
Tratativas
Uma nova reunião será realizada, no próximo dia 18, com a Comissão Parlamentar Mista (CPM) de Acompanhamento aos Estudos do Programa de Desestatização do Porto. O objetivo é encaminhar documentos a serem repassados ao senador Amin e ao Fórum Parlamentar Catarinense, para que sejam realizadas novas tratativas com o Governo Federal.
Sumido
Quem participou da reunião na Câmara de Vereadores foi o presidente do Partido Progressista de Itajaí, o ex-vereador Tristonho, ops, Tonho da Grade que, segundo os bocudos de plantão, anda sumido das lides políticas.
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.