O vereador Thiago Morastoni deixou o MDB e se filiou ao Podemos. A decisão foi tomada na última sexta-feira, após analisar vários cenários políticos e convites partidários. O ex-barbudinho é pré-candidato a deputado estadual.
Nomes de peso
Thiago assinou a ficha de filiação acompanhado do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, da deputada estadual Paulinha e do presidente estadual do Podemos, Camilo Martins. Nomes de peso, que acreditam numa boa corrida eleitoral do político peixeiro.
Projeto estadual
O vereador da base municipal governista destaca que vai somar forças ao projeto estadual do Podemos, de reeleição do governador Moisés. Pessoalmente, como pré-candidato a deputado estadual, quer representar as pessoas de toda Amfri na Assembleia Legislativa.
Motivado
Thiago disse estar muito feliz e motivado pra este grande desafio e confia que vai construir um projeto vitorioso no Podemos. O ex-barbudinho lembrou que há tempos a região precisa de mais representatividade e de pessoas preparadas para realizar esta importante tarefa, e quer colocar seu nome à disposição.
Experiência importante
Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí até o final de março, Thiago conta que a experiência de capitanear um trabalho voltado à geração de empregos e abertura de novas empresas, que batem recordes em Itajaí, trouxe muito aprendizado para ampliar este trabalho para todo o Estado, atuando em conjuntos com prefeitos e o Governo do Estado.
Paulinha e Camilo
Thiago destaca que o presidente estadual Camilo e a deputada Paulinha foram decisivos na sua ia ao Podemos, onde foi muito bem acolhido por todos.
Situação local
Em Itajaí, o Podemos tem como principal nome o vereador Rubens Angioletti, que é oposição ao governo municipal. Thiago, que voltou pra câmara para ser base do governo, diz que chega no novo partido pra somar e compor, sem vaidade e seguindo os projetos eleitorais e de gestão do Podemos.
Márcio Dedé
O Márcio Dedé (UB) visitou a choupana no domingo pela manhã. Márcio, que comandou a secretária de Obras até o mês de março, continua licenciado do cargo de vereador pelos próximos 30 dias, sendo que assume a cadeira estofadinha da piramidal pexêra, o suplente Paulo Maes (UB).
Aline Aranha
A primeira suplente, minha musa acelerada Aline Aranha (UB), ocupou a cadeira nos últimos meses e fez um bom trabalho, principalmente na causa animal e no meio-ambiente. Aline se afastou da câmara e viajou pra Dinamarca.
Pré
Márcio, que está no seu terceiro mandato de vereador na piramidal casa do povo, é pré-candidato a deputado federal e acredita que pode contribuir com as demandas de Itajaí e região na câmara federal em Brasólia. “Itajaí precisa voltar a ter protagonismo em Brasília!”, discursa.
Reconhecimento
Inegavelmente Dedé fez um excelente trabalho frente à secretaria de Obras. O secretário não tinha dia e nem hora pra encarar os desafios que uma cidade como Itajaí tem. Esse reconhecimento pode ser feito nas urnas no mês de outubro.
Presidente
Dedé, aliás, ficou sabendo na choupana do JC, através do socadinho escriba, que é o presidente do União Brasil pexêro – sigla que se formou da fusão do Democratas com o PSL. Isso porque o ex-vereador entisicado Fernando Pegorini deixou a presidência e o PSL pra ser candidato a deputado estadual pelo PSD. Automaticamente, Márcio Dedé assume o mando de campo.
Surpresa
O agora ex-Procurador-Geral da piramidal casa do povo pexêra, Fernando Pegorini, pegou todo mundo de surpresa na última sexta-feira com pedido de exoneração por conta da obrigatoriedade de desincompatibilização do cargo em decorrência das eleições 2022.
Articulado
Pegorini é experiente, articulado e sabe jogar. Nas eleições de 2020, quando muitos achavam que estava fora do jogo político, Pegorini simplesmente montou o PSL em cima do laço, emplacou o candidato a vice-prefeito, o bonzinho Edson Lapa (UB) e coordenou o processo de eleição à prefeito de Robison Coelho (sem partido) e Edson Lapa. Quase levaram a prefeitura...
PSD
O entisicado Pegorini se filiou no último sábado no PSD do Omar Baga e Eliane Rebello e se colocou à disposição do partido para concorrer como deputado estadual pela sigla. Aparentemente, Pegorini gosta do legislativo, por isso vai tentar estar lá em 2023.
Almoço
O pré-candidato a governador do Partido dos Trabalhadores, Décio Lima, bateu um rango no mercado público com o vice-prefeito e presidente do PDT de Itajaí, Marcelo Saldré, ops, Sodré. Foi um encontro pra traçar agendas comuns na frente de esquerda, composta pelo PT, PC do B, Psol, Rede, PSB, PV, Solidariedade e o PDT.
Principal
Décio é o principal interlocutor do pré-candidato a presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, no estado, até por ser o presidente do diretório estadual e por relações familiares. Décio cuidou da filha mais velha de Lula que morou com ele e Ana Paula na galega Blumenau.
Deputada
Quem se reuniu com a alegre dupla, Décio e Sodré, foi a patroa do petista, a também vermelhinha e pré-candidata a deputada federal, Ana Paula Lima, e o presidente do PT de Itajaí, o careca Gerd Klotz.
Não vai
Comenta-se que o vice-prefeito Marcelo Sodré, ops, Saldré, não deve ser candidato a deputado federal nas eleições de outubro. “Ele não consegue nem dar pitaco no governo do prefeito Volnei, vai conseguir ser candidato?”, caceteou um brizolista bocudo (arreda, seu infeliz!).
Help aos mestres
Confira o link do sindicato dos servidores públicos municipais para empresas e pessoas físicas que quiserem e puderem contribuir com professores da rede pública da city pexêra que participaram da greve e tiveram descontos na sua folha salarial: https://docs.google.com/forms/d/
e/1FAIpQLSeAFJiljzhE1gMM
RYe_yx1rpdggjeUBZytxQ8_
woi_UyzTelQ/viewform
Único
Até o momento o único que botou a cabeça pra fora do cercado pra anunciar oficialmente uma pré-candidatura à federal, foi o vereador Marcelo Achutti (MDB) da Dubai brasileira. O Omar Tomalih deixou a Articulação do governo dos altos da Dinamarca, mas tá silencioso. Lucas Esgotado, ops, Gotardo (Novo), não disse nadicadenada sobre ser candidato.
Chateado?
O presidente da câmara, Marcos Kurtz, o Marquinhos (Podemos), poder ser federal, mas, por enquanto tá caladinho. O vereador Anderson Cosip dos Santos (Podemos), saiu em viagem particular na semana decisiva. Parece até que estava chateado com algo...
Sim ou não?
As secretarias do Idoso, Juliethe Nitz (Podemos) e a minha musa pink da Inclusão Social, Christina Barrichello (Podemos), não se sabe se deixaram o governo do pop star, Fabrício Oliveira (Podemos), pra cair no mar das desilusões eleitorais, ou permanecem. Tudo muito e indefinido...
Engomadinho
O ex-vereador da piramidal pexêra que era diretor de Assistência Social da prefa de Itajaí, Clayton Batschauer, o engomadinho (Podemos), deixou o cargo no final de março pra ser candidato a deputado federal pela sigla.
O segundo tempo
Nos bastidores políticos parlamentares e do executivo estadual, a expectativa agora passa a ser a nova etapa dos preparativos para o jogo sucessório eleitoral, uma vez encerrada a etapa de filiações via “janela partidária “ para os que detém mandato e também o fim do prazo para renúncia de prefeitos, vices, governadores bem como da desincompatibilização no caso de cargos públicos de confiança.
Adesões
Na adesões parlamentares de troca de partido, em nível nacional e também na Santa & Bela Catarina, o PL foi o que mais ganhou, ficando com a maior bancada da câmara federal em Brasólia e a segunda maior, no caso da leleia.
Sem alterações
Já no quadro da disputa majoritária, ao governo do Estado, apesar de algumas expectativas, o cenário inicial pouco se alterou. Desistências esperadas de participar do jogo, se confirmaram como as do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), do empresário Luciano Hang, além de Clésio Salvaro e Fabrício Oliveira que preferiram manter seus projetos nas prefa de Criciúma e Balneário Camboriú.
Conhecidos
Permaneceram os nomes já conhecidos de anteriormente: Carlos Moisés (Republicanos), Jorginho Mello (PL), Gean Loureiro (União), Raimundo Colombo (PSD), Dario Berger (PDB), Décio Lima (PT), Odair Tramontin (Novo) e Antídio Lunelli (MDB).
Agosto
A partir de agora e destas lideranças e “conselheiros “ é que vão ocorrer as conversas para a montagem das chapas ao governo nestes próximos meses, uma vez que convenção para oficializar mesmo só em agosto. Aguardemos...
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.