
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Recuperado

Prefeito da mariscolândia, Aquiles da Costa, recebeu alta e vai se recuperar em casa
Passivo
Importante frisar nessa questão da greve dos professores de Itajaí, que durou 10 dias e gerou um passivo pra sociedade, que esse passivo tem que ser pago. O prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) propôs aos servidores que os dias parados, onde nossos amados mestres cruzaram os braços, fossem parcelados em 10 vezes.
Duas vezes
O cidadão, como tem reiterado esse escriba, perdeu duas vezes. Uma por ter que estrebuchar seus impostos e outra por não ter a devida contrapartida da prestação do serviço público. Pais e mães não tiveram onde deixar seus filhos, enquanto professores estavam parados em frente ao paço da Vila Operária. O cidadão pagou pelo serviço e não recebeu.
Não querem
Os grevistas não querem devolver aos cofres da população o prejuízo que causaram. O pior de tudo foi assistir ao festival de demagogia de com excelências excelentíssimas na tribuna da piramidal pexera. Vereadores jogando pra plateia de servidores, sem nem ficar corados.
Vivem onde?
É de se perguntar onde moram estes edis? Os servidores públicos merecem nosso apreço, respeito, mas no mundo ‘normal’, aqui fora, na chuva e no sol, na iniciativa privada, não trabalhou, faltou? Não recebe!
No chão da fábrica
Não trabalhou, pode ser mandado embora por justa causa. Não trabalhou um dia, perde um final de semana, entre outros benefícios que não chegam a 1% do que é ofertado aos funcionários públicos. Enquanto os servidores tiveram seus empregos e salários garantidos, muitos pais que faltaram ao trampo perderam o emprego.
Errou feio
O sindicato errou, seu dirigente errou muito mais. O Chico não terá descontos e nem a sua patroa que está à disposição do sindicato, mas tem professor que ao pegar o holerite e conferir a conta, não tinha um centavo pra receber. Solidariedade, humanidade, com certeza, mas não trabalharam porque ouviram o presidente do sindicato. Deveriam cobrar do sindicato que levou toda uma categoria ao erro.
Política
A justiça considerou a greve dos professores ilegal e desumana. Virou greve política a dos professores. E a greve geral, até deputada candidata à reeleição apareceu pra tirar uma casquinha... E tem vereadores demagogos que, interessados no voto, ficam falando bobagens na tribuna.
Boas notícias
Espero ser surpreendido por boas notícias nesta sexta-feira. De que os servidores, conscientes da importância do seu trabalho e de que ganham bem, retornem ao trampo. E não caiam mais no conto do vigário. Na politicagem...
Pirica
O ex-prefeito da Dubai brasileira, homem pássaro Edson Periquito (MDB) teria tido uma conversa com o presidente estadual do PT e pré-candidato a governador, Décio Lima, e com o presidente estadual do PDT, Manoel Dias, pra se filiar na sigla dos seguidores brizolistas e ser candidato a deputado estadual em outubro.
Apoiar
E, agora, quem será que o comandante da reserva, Egovaldo, ops, Evaldo Hoffman, vai apoiar? O vice-prefeito mais sorridente do sul do mundo, Carlos Humberto (PL), que busca pela segunda vez a chance de estar na leleia em 2023, ou Edson Periquito? Ah se filiou ao PL e deve apoiar CH. Acredita-se...
Foi-se
A coluna comentou que o Governo Federal deu o pontapé inicial na privatização do setor portuário, com o leilão da Codesa – Companhia Docas do Espírito Santo -, responsável pelo porto de Vitória, um dos mais importantes do país. O leilão joga a última pá de cal nos defensores da Autoridade Portuária Pública país afora.
De relho
Extremamente discutido e tenso, alguns movimentos pré-leilão, desde o início dos estudos para a privatização dos portos e suas autoridades portuárias, patrocinados por entidades sindicais, tiveram o capítulo final com o leilão, precedido por verdadeira surra de relho do Governo Federal em pretensões para melar a venda da Codesa através de vias administrativas ou judiciais.
Indeferido
O que os advogados e centrais sindicais contrárias ao leilão mais leram foi a palavra indeferido. Lamento que nossas autoridades locais também tenham focado na disputa judicial como uma saída para a manutenção da Autoridade Portuária Pública. Criaram uma tensão muito grande nos debates e, se o judiciário seguir a lógica, devem perder todas as tentativas.
Energia
Toda energia gasta em preparar ações judiciais, pedidos de liminares e pareceres, ao que tudo indica, deve ir por água abaixo. Triste é constatar que a cidade lá no passado pediu para ser incluída no programa de desestatização e hoje se nega a debater itens fundamentais para o nosso porto, seja ele público ou privado, vai continuar interferindo diretamente aqui e em todo Estado.
Malas prontas?
Pai Atanásio está cheio da graça na última semana para registro eleitoral das candidaturas que disputarão o pleito de outubro próximo. O véio encasquetou que o secretário de Articulação e dublê de vereador, Omar Tomalih (Podemos), estaria de malas prontas para saltar do grupo, digo, do governo dos altos da Dinamarca, e cair na disputa para uma cadeira na leleia.
Preferência
O Atanásio, que anda meio maluco ou alucinado de tanta informação sobre os possíveis candidatos ou candidaturas, reza, digo, atesta com os dois pés juntos, que o fato do Omar ter sido preferido, teria feito com que o vereador Anderson Silva, digo Santos (Cosip), debandasse do Podemos para o União Brasil.
Vácuo
Neste imbróglio do vai ou fica, quem parece que perdeu a vez, digo, ficou no vácuo, foi o presidente da câmara, Marcos Kurtz (Podemos), que também estava propenso a colocar o pé na estrada, digo, disputar uma vaga à leleia. Marquinhos continua bem atuante nas redes sociais, mas parece não ter mais a mesma empolgação de alguns meses atrás.
Ficou
O prefeito da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), não será candidato a deputado federal como estava sendo aventado. Elcio decidiu, apesar da pressão do manda-brasa, continuar no comando de Camboriú na principal cadeira do paço de pedra.
De casa
O prefeito de Penha e presidente da Amfri, Aquiles da Costa (MDB), recebeu alta nesta quinta-feira. Um pé vai ter que usar uma botinha por conta de dois ligamentos rompidos e um ossinho do dedo quebrado e o outro pé com aqueles ferros. O alcaide vai trabalhar de casa. Saúde!
23
Vinte e três nomes do governo do bombeiro Carlos Moisés (Republicanos) deixaram a administração estadual pra participar das eleições de outubro próximo. Todas as pastas devem ser comandadas por interinos e só entram novos nomes a partir do fechamento das coligações. Então, pra muitos que estavam assanhados, é bom segurar o andor que o santo é de barro.
Tucano forte
O PSDB hoje não é mais nem a sombra do que foi na região, mas mesmo assim, um político do ninho tucano tá trampando firme para chegar a uma estofada cadeirinha na Assembleia Legislativa na capital manezinha.
Frente
Clenilton Carlos, prefeito de Araquari, catapultado pelos incríveis 82,5% de votos que garantiram a reeleição, abre uma frente em Joinville, na pré-candidatura a deputado, mas olha também para o litoral norte.
Avançado
Clenilton tem avançado para garantir seus votinhos em Navegantes, Penha, Balneário Piçarras e também em Barra Velha. O ex-candidato a prefeito Thiago Pinheiro (PP), da Barra Velha, já tá na estrutura de campanha. Thiago foi o segundo colocado a prefeito na terra do pirão, empatando com Valter Zimmermann (União) e só perdendo para Douglas Costa, e é um cabo eleitoral de peso.
Buzuzú
Clenilton também já estaria de buzuzú com Leonel Martins, o popular ex-prefeito das Piçarras, e com o Vando (Evandro Eredes), ex-prefeito da Penha. O palanque mais fraco seria mesmo em Navega City, mais difícil de acessar.
Tocada
Olheiros acham que por ser da região, Clenilton faria mais votos nesses municípios - e incluindo ainda São João do Itaperiú e Balneário Barra do Sul - do que a deputada estadual bonitona Paulinha da Silva (ex-PDT) fez em 2018. Será? O prefeito de Araquari também tem fama de bicho quente na tocada de obras.
Não é fraca
Clenilton constrói um hospital na cidade, da iniciativa privada, claro, mas com apoio público, asfaltou uma penca de ruas e inaugurou no último sábado a maior arena esportiva do norte do estado em grama sintética, com personalidades nacionais do mundo do futebol. A pré-campanha do tucano não é fraca não!
Nem te ligo
Assistindo as últimas manifestações do presidente Jair Bolsonaro (PL), defendendo a ditadura militar (nunca mais!) e mandando ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) calar a boca e chamando de desocupado, coço o cocuruto de que o chefe da nação não conversou ou escutou mais o ex-presidente Michel Temer (MDB).
Gororoba do JC
Esse ano teremos o retorno da Gororoba do JC. É o maior ponto de encontro da política. Será a 14ª edição. Aguardemos!