Sem crime
A dupla de paladinos da moral teve que se curvar e votar favorável ao extenso relatório da bela do Selmo, a vereadora Chris Stuart (PSC). A relatora não identificou condutas dolosas ou improbidades que pudessem levar ao indiciamento de pessoas ou empresas. Qui coisa, meu povo!
Antecipou
Essa coluna há muito tempo antecipava o que iria acontecer: muita exposição de testemunhas, empresas, servidores, com julgamento sumário nas redes sociais e uma baita campanha de constrangimento que não resultaria no indiciamento de ninguém, pois não havia crime ou improbidade.
Vergonha
Tremenda vergonha para a Dom Quichata e seu Sancho Pança, que passaram a CPI toda querendo mostrar pelo em ovo. O pior é que tem gente que acredita que a CPI abafou, mas nem se atenta que o relatório não trouxe indiciamento nenhum e teve voto favorável da dupla de paladinos.
A pizza
O velho hábito do brasileiro de achar que toda CPI vai acabar em pizza não pode acabar dando moral pra Dom Quichata e seu Sancho Pança. O povão precisa se ligar que os pizzaiolos da vez são os dois, que usaram a CPI ao extremo para detonar a imagem de pessoas e do governo para no fim concordarem que ninguém deveria ser indiciado.
Verdadeiro crime
Durante a instrução da CPI uma vereadora antecipou-se à dona justa e à presidência da CPI, para obter em primeira mão, e de forma ilegal, a quebra do sigilo bancário de uma empresa investigada.
Nova CPI?
Quem sabe uma nova CPI ou uma representação no Conselho de Ética seja válida, já que a vereadora teria induzido a erro uma gerente de banco para conseguir os dados de forma privilegiada. As informações foram para o e-mail pessoal da xerifona. Já pensou que prato cheio? É batom na cueca...
Passado
Em um passado não muito distante, várias operações já foram anuladas por erros de procedimento. Agora, a empresa que teve seus dados indevidamente expostos, pode solicitar a anulação da investigação por culpa da vereadora metida.
Quem sabe...
...depois de pagar esse mico, a Dom Quichata e seu Sancho Pança não peçam uma CPI para investigar a quebra de sigilo na base do jeitinho? Ou então, uma CPI para auditar pagamentos de publicidade institucional através da falsificação de certidões negativas, entre outros perrengues, favorecendo um veículo de comunicação e um apresentador-político? Será que eles têm essa coragem? Para né!
Não se sabe
Enquanto o PSB estadual cria peso e forma, na esfera pexêra não se tem informações ou movimentações da sigla - depois da queda de braço que tirou da presidência o Jorge Andrade, o Jorge Negão, e colocou o flamenguista Luciano Mette no comando.
Traque
O problema é que Jorge ficou com o único vereador da sigla ao seu lado, o Odivan Linhares, o Mamão, e os cargos da sigla na prefa. O presidente estadual, Cláudio Vignatti, esteve pouco tempo depois do racha na sigla. Comentou-se, nos bastidores, que ia estourar uma bomba, mas até o momento nem o barulho de um traque se escutou. Oh, dor! Oh, vida!
Petrelli
O presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros e também bagrão do Porto de Itajaí, o Marcelo Petrelli, entrou em contato com o DIARINHO e a coluna solicitando que seu contraponto às notas do espaço sobre as alterações do estatuto da entidade fosse publicado. Foi publicado pelo jornal e ele nem sabia... Podia ler mais jornal né?
LGPD
Petrelli garantiu na sua manifestação que as alterações do estatuto da entidade foram para cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados, nova legislação que procura resguardar os dados particulares de pessoas e empresas em posse de outros. Que bonito!
Não explicou
O atual presidente do Sindaesc, que apoia uma das chapas na eleição que ocorre nesta terça-feira em Itajaí, só não explicou o porquê dele ser escolhido para a função de Diretor Executivo remunerado...
Eu que fiz pra mim!
Pra quem não se alembra, Petrelli é presidente do Sindaesc e reformou o estatuto da entidade para criar a função remunerada e ele mesmo disse que ocuparia o cargo impiçado, em vídeo publicado no youtube. Pra completar, colocou no estatuto diversas barreiras para demissão por uma futura diretoria.
Disputada
A eleição para o Sindaesc promete ser disputada palmo a palmo. As ações de Petrelli, que já tem um cargão no porto de Itajaí e estaria com medo de perder o espaço com a privatização da Autoridade Portuária, acabaram dando fôlego para oposição, que deseja um sindicato mais democrático e menos concentrado na pessoa do atual presidente.
Continuidade
A favor da chapa de situação, pode pesar a falta de interesse dos associados em envolverem-se nas causas da entidade. Petrelli praticamente se eternizou no comando do sindicato e com isso criou um grupo de puxas de plantão. A briga promete.
Vai bater asas
O empresário, ex-candidato a prefeito de Bombinhas, Mário Pera, deve deixar o PSDB. Pera milita no partido tucano há 33 anos. Foi o primeiro vereador eleito pela sigla em Gaspar e ajudou a construir o partido, chegando a ter três vereadores em 2000.
Participação
Mário, também, foi suplente de vereador em 1998. A sigla teve participação na política, na capital do mergulho e da TPA, ocupando a cadeira de vice-prefeito, prefeito e na câmara de vereadores.
Não posso concordar
“A minha decisão de deixar o PSDB tem a ver com os passos e deliberações que o partido a nível nacional e em parte estadual têm dado nos últimos anos e especialmente em 2021 e 2022. “Eu ainda defendo a coerência e a postura reta no balizamento da conduta política. E o que se tem visto é uma vergonha. Não posso concordar”, lamenta Mário.
Eficiência e lisura
“Eu prefiro me afastar. Em 33 anos de trabalho, militância e dedicação permanente de criação, construção e manutenção do partido, a partir do seu programa e visão de mundo ideal, nunca cobrei e ocupei cargo público e nem indiquei ninguém. Defendo a eficiência e lisura no trato com a coisa pública e isto inclui não se juntar com quem exatamente fez o contrário”, detonou Pera.
Roubo
Morador da Dubai brasileira e ex-participante dos programas Big Brother Brasil e No Limite, Marcelo Zulu teve o apartamento furtado. O crime só ficou público no sábado, após Zulu postar as imagens do ladrão escalando a parede do prédio onde o lutador mora.
Elogio
Zulu, que é lutador de MMA, ainda usou o bom humor para elogiar a técnica de escalar parede do criminoso, de pé descalço. Enquanto o ladrão descia, uma viatura da PM passava na frente do prédio, sem perceber a ação, digo, o larápio.
Insegurança
A situação de insegurança voltou a rodear o vilarejo europeu/ Dubai brasileira. Foram registrados neste final semana, assalto a mão armada, seguido de tentativa de sequestro de um casal de idosos, tudo em plena luz do dia, filmado pelas câmeras dos pedestres e das residências e comércios próximos.
Ouvidor
Em outra ocorrência, um tiro foi disparado numa pessoa em área central. O secretário da Insegurança, Gabriel Castanheira, o Rambo da praia alargada que passou anos isolado no comando da Guarda Municipal, agora está passando nos bairros para “ouvir” a comunidade sobre a questão de segurança. Depois da tranca arrebentada...