Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Repensar


Repensar
Prefeito de Ilhota, o Dida, fez um decreto tornando facultativo o uso de máscaras (foto: divulgação)

Quero crer que o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região da Foz do Rio Itajaí (Sindifoz) não vai manter a greve anunciada para a próxima segunda-feira dos professores da rede pública. Na atual situação do Brasil, penalizar o cidadão que não terá onde deixar seus filhos é um descalabro. Espero que um dia após o outro e uma noite espremida tragam reflexão.

 

Sem base

O município, em ofício encaminhado ao presidente do sindicato, Francisco Johannsen, o Chico, cientificou de que não existe base legal pra conceder o que a categoria deseja e que qualquer ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Sem base

O município, em ofício encaminhado ao presidente do sindicato, Francisco Johannsen, o Chico, cientificou de que não existe base legal pra conceder o que a categoria deseja e que qualquer paralisação é considerada ilegal. Ou seja, os servidores da Educação, os professores, terão descontados do seu contracheque os dias paralisados. Juízo, pessoal!

Caldeirão ferve

O zunzunzum fervilha nos bastidores da piramidal casa do povo, por conta das denúncias de assédio que teriam sido cometidas por uma excelência excelentíssima. A vereadora e minha musa acelerada Aline Aranha (UB), depois que tomou conhecimento da situação e ter escutado várias mulheres - pediu que a comissão de ética averigue os fatos.

Comissão

Além da comissão de ética, a vereadora avisou que iria pedir a formalização de uma comissão parlamentar temporária pra analisar supostos casos de assédio sexual e moral em todo o município de Itajaí. Aline espera que seja um divisor de águas com este tipo de situação que acontece com mulheres em seus ambientes de trabalho.

Imagens

O buxixo nos bastidores é que existem imagens do que aconteceu na primeira sessão presencial após a reforma da piramidal. Câmeras internas do legislativo teriam flagrado e muitas pessoas, também, as investidas, ops, cena infelizes, antes do início dos trabalhos da sessão. A lei de proteção de dados resguarda as imagens. E escuta-se que a ordem é guardar a sete chaves as cenas.

Buscar

É de se perguntar se o Ministério Público e a Polícia Civil já foram acionados pra que solicitem e tenham acesso a esse vídeo que demonstraria o que teria ocorrido na casa das leis por um dos eleitos, pra contribuir com o ordenamento jurídico e fiscalizar o executivo, e não bancar o ‘carinhoso’.

Se fosse...

Se fecham em copas e fazem um corporativismo pra se autoproteger. Agora, imaginem se fosse um secretário da prefa peixeira? Se fosse um bagrão, o que teria acontecido? Qual seria a postura de grande parte dos vereadores?

Na Dubai brasileira um diretor da prefa foi exonerado por conta de estar assediando uma estagiária no zapzap. Claro, ela denunciou. Por isso que as vítimas têm que ser protegidas em todos os sentidos. Poucos têm coragem, infelizmente, de lutar contra a sociedade machista e arcaica, como coloca a vereadora Aline.   

Fogos

O ex-vereador Fabrício Marinho (Cidadania) foi o autor do projeto que proibiu na city peixeira os fogos de artifício com alto estampido. Iniciativa importante pra aliviar os ouvidos de idosos, autistas e dos nossos amados cachorros que sofrem com a barulheira dos fogos de artifício.

Nem tchum

Contudo, é preciso avançar, e matéria do DIARINHO dias atrás mostrou que no centro da cidade, na Beira Rio, algum desalmado soltou foguetes e infernizou a vida de moradores e até dos doentes que se encontram internados no hospital e maternidade Marieta Konder Bornhausen. O grande problema é falta de fiscalização... 

Avançar

É preciso que algum dos nossos heróis legislativos da piramidal casa do povo pexêra complemente a lei com a proibição de venda em toda cidade. Com a proibição de venda e de soltura, com certeza, será possível coibir tal prática ou pelo menos amenizar. Na semana que se encerra houve um foguetório por volta da meia-noite na região dos bairros Fiuza Lima, São Judas e Dom Bosco. Uma vergonha!

Sem máscara

O prefeito da capital da calcinha e da moda praia, Erico de Oliveira, o Dida (MDB), através de decreto, tornou facultativo o uso de máscaras em Ilhota. Dida diz que o município já aplicou 23.482 doses de vacinas contra a covid-19 e que os casos ativos têm se reduzido na cidade, além de não ter ninguém internado por conta da doença.

Tira e coloca

O alcaide Dida deixou ao critério das pessoas o uso ou retirada da máscaras em locais abertos e fechados, e pode reconsiderar a decisão se surgir uma ‘nova onda’, analisando novas medidas no enfrentamento da doença.

Facultativo

O vereador e dublê de pastor da Dubai brasileira, Kaká Fernandes (Podemos), fez indicação na casa do povo para que o prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos) regulamente, através de decreto, o uso facultativo de máscaras de proteção individual em toda city praiana, tanto em local aberto quanto fechado, ficando a responsabilidade de uso ou não de cada cidadão.

Justificativa

Kaká defende na justificativa para o uso facultativo da máscara que, na Maravilha do Atlântico, o índice de vacinação da população é alto, ultrapassando as 279 mil doses aplicadas. O vereador também argumenta que vários países já têm aberto as porteiras, digo, o uso facultativo das máscaras.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

A Câmara de Itajaí deve ter mais vereadores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

PLANO CLIMA

Governo consegue aprovar Plano Clima após diluir responsabilidade do agro

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Controle parental

Três meses após sanção da Lei Felca pais não sabem proteger filhos na web

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola

NA PORTA DA ESCOLA

Empresas de festas visam adolescentes e marketing predatório aposta até em porta de escola



Colunistas

Praia das Conchas

Charge do Dia

Praia das Conchas

É o que se inicia em você

Coluna Exitus na Política

É o que se inicia em você

Antes da transformação

Clique diário

Antes da transformação

Coluna Esplanada

Que História é Essa, Porchat?

Um ano de governo, muitas promessas e uma cidade quase à deriva

Casos e ocasos

Um ano de governo, muitas promessas e uma cidade quase à deriva




Blogs

 Escrever para aprender — um exercício de silêncio

VersoLuz

 Escrever para aprender — um exercício de silêncio

Nu com a mão no bolso

Blog do JC

Nu com a mão no bolso

🧠 Alzheimer não começa na memória. Começa no metabolismo do cérebro.

Espaço Saúde

🧠 Alzheimer não começa na memória. Começa no metabolismo do cérebro.

Férias ....

Blog do Magru

Férias ....

Limpeza intestinal

Blog da Ale Françoise

Limpeza intestinal



Podcasts

Fiscalização é reforçada nas praias de Itajaí

Fiscalização é reforçada nas praias de Itajaí

Publicado 26/12/2025 19:53





Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.