Um dos fatos marcantes politicamente da semana que passou foi a reunião do Podemos de Santa Catarina em Balneário Camboriú, em que foi apresentada pesquisa não registrada que mostra viabilidade da pré-candidatura do partido ao governo do Estado.
Construção
Do que foi demandado na reunião ficou definido que Fabrício Oliveira, prefeito de Balneário Camboriú, é o nome indicado pelo partido à pré-candidatura a governador. Será o interlocutor do Podemos para a construção das alianças com vistas às eleições deste ano.
Lideranças
São as principais lideranças do partido o presidente do Podemos, Camilo Martins, o presidente de honra, Paulinho Bornhausen, os prefeitos de Blumenau, Palhoça e Mafra, e os deputados Rodrigo Coelho e Laércio Schuster, além de membros do diretório estadual do partido.
Crescimento
Na análise de quem olha o cenário estadual, a confirmação em pesquisa registrada do crescimento do pop star Fabrício Oliveira trará ao pleito estadual um fato novo que já vem sendo cantado nesta coluna faz horas: Fabrício é a grande novidade desta eleição ao governo estadual.
Arco de alianças
Pilotando até aqui um governo instável, sem grandes realizações, com escândalos próximos (como o dos respiradores milionários que nunca ninguém viu), Carlos Moisés (sem partido) tenta um arco de alianças com o que tem de mais velho na política catarinense para a reeleição. O método é usar os recursos estaduais até aqui pouco demandados, por falta de projetos, como moeda de troca eleitoral.
Atropelado
Jorginho Mello (PL) foi atropelado por aquele que julgava ser seu principal aliado, o próprio presidente Jair Bolsonaro (PL), que “cagou” pro principal projeto do senador Jorginho, o do Refis das dívidas de micros e pequenos empresários, atolados por conta da pandemia.
Longe
Analistas dizem que Jorginho planejava, também, carona na candidatura a senador do véio da Havan, Luciano Hang (sem partido), que muitos apostavam que seria a grande voz do bolsonarismo no estado. Mas Hang recolheu. Elogiou Moro, e já deixou claro que sua candidatura é solo, sem ser atrelada a ninguém ou nenhum outro projeto. Hum…
Não levanta voo
Outro nome muito falado como pré-candidato, o prefeito da capital manezinha Gean Loureiro (UB), ao que parece, não vê seu nome levantar voo, pelo menos no noticiário e nas mídias sociais, que é onde se mede atualmente, por falta de pesquisas, a pressão eleitoral do momento.
Morno
A impressão é que Gean está morno, assim como o nome de Antídio Lunelli, pré-candidato e pré-detonado pelo seu próprio partido, o MDB, que tem sua principal ala buscando se aliar a Moisés. Ou seja, o mais do mesmo que falamos lá atrás.
Novo
Então, resta, na análise deste socadinho escriba, o nome do prefeito pop star Fabrício Oliveira como destaque nesse cenário estadual com outras pré-candidaturas fraturadas. Fabrício é o novo com experiência e com o que mostrar.
Capacidade
Se sua candidatura progride ou não, vai depender de alianças e da capacidade de seu partido conseguir erguer uma candidatura viável, com tempo de TV e estrutura. Mas isso logo saberemos. Até aqui é isso. Ou não?
Melancia governista
Falta pouco para a melancia, ops, candidatura governista à Assembleia Legislativa se encaixar no caminhão eleitoral de 2022. Diferente dos inúmeros candidatos a deputado federal que circundam a base do barbudinho Volnei Morastoni (MDB), a nau governista deve se unir em torno do barbudinho júnior Thiago Morastoni na eleição para deputado estadual.
Partido
Pra Thiago, só falta bater o martelo com o partido pelo qual deve concorrer. Embora alguns disseminadores da discórdia apostem na saída do MDB, garantindo que Thiago anda bem assediado por outras siglas, além do risco de perder o mandato, o barbudinho júnior não estaria disposto a comprar briga com o seu partido, que é o maior da Santa & Bela Catarina.
Preparando o terreno?
Com a ida do Normélio Weber para a executiva do PSB local, outros linguarudos de plantão garantem que o fiel escudeiro do prefeito Volnei Morastoni teria a missão de preparar o terreno no partido para uma possível alternativa de filiação de Thiago. O PSB, por enquanto, não apresenta nomes de peso na disputa à leleia, dando condições de eleição com menos votos que o MDB.
Alternativas
Esses mesmos linguarudos garantem que o prestígio do barbudinho Volnei Morastoni (MDB), depois de reeleito e com uma série de grandes obras saindo do papel, dão a Thiago outras alternativas de filiação. Além do MDB e do PSB, o vereador anda sendo paparicado por uma porção de outros partidos. É força de cafezinho!
Agora vai
Thiago, se escolher bem o destino, goza de mais condições nesta eleição do que em 2018, quando o governo do pai ainda lutava para se encontrar e sofria um forte desgaste pós-aumento do IPTU. Agora, com a casa em ordem e o pai reeleito, as chances são mais promissoras.
Melancia oposicionista
Já pelos lados da oposição, a melancia, ops, a candidatura que deve se ajustar no caminhão rumo à Assembleia é a do ex-candidato a prefeito Robison Coelho. O ex-vereador tem usado as redes sociais pra desfilar como candidato, publicando fotos de muitos encontros com lideranças de base, visitas no meio do povão e também ensaiando algumas propostas como candidato.
Recall
Robison tem o recall eleitoral de 2020, quando fez mais de 45 mil votos na disputa à prefa pexêra e goza de simpatia em grande parte da oposição. O vereador mais votado da história, o galego Rubens Angioletti, já declarou apoio a Coelho. Além dele, orbitam no radar de Robison importantes apoios de vereadores, suplentes e ex-colegas de câmara de diversos partidos.
Lógica
Pela lógica, as duas candidaturas têm condições de eleição. Robison ainda precisa definir seu destino partidário, mas com o capital que possui, tem condições de escolher um caminho que seja o melhor para sua eleição. Fontes da coluna garantem que Coelho deve definir a nova sigla e se filiar ainda neste carnavalesco mês de fevereiro.
Descaso no canil de Itajaí
O vereador galego Rubens Angioletti (Podemos) está preocupado com as notícias que chegam do canil municipal da city pexêra. São denúncias de maus tratos, abandono e até eutanásia nos bichinhos. A situação está tão estranha no canil que houve bichos recolhidos e encaminhados a uma residência sem estrutura para o acolhimento.
Denúncias
As denúncias de maus tratos e até eutanásias no canil foram feitas por defensoras dos animais e publicadas no nosso DIARINHO porreta de todos os dias, na semana que passou. Não é a primeira vez que pipocam informações infelizes relacionadas ao canil e aos animais que ali estão.
Sem resposta
Embora as denúncias já pipoquem há algum tempo, os edis não receberam nenhum comunicado do Instituto do Itajaí Sustentável (Inis). Para ir a fundo nisso, o galego teve aprovado um requerimento cobrando explicações dos bagrões da prefa.
Sabe que não sei
Entre as mais de 10 perguntas enviadas, o galego Angioletti quer saber se existe investigação sobre as denúncias e a capacidade técnica dos diretores e coordenadores do local. Será que o chefão do Inis, Vilson Sandrini, sabe de algo? Tá sempre dizendo que não sabe, ficou sabendo agora. Ninguém lhe contou. Vai apurar, e a situação vai sendo enrolada. Oh, dor!
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.