Há algum tempo, linguarudos de plantão já sopravam pelos bastidores da política da city de que o bagrão da piramidal pexêra Jorge Andrade, o Jorge Negão, seria chutado do comando do PSB de Itajaí. O fato é que o que essa raça maldosa profetizava acabou se concretizando no fim do calorento mês de janeiro, com a nomeação de uma nova executiva municipal, sem a presença de Jorge.
Estremecidas?
As relações de Jorge, garantem esses fofoqueiros que não têm mais o que fazer (arreda, infelizes, vocês não vão pro céu), estariam estremecidas há tempos com a primeira suplente do PSB, a Daniela Barbetta, e seu cara-metade, o novo presidente da sigla, Luciano Mette.
Lua de mel
A lua de mel pós-eleição de Jorge e do vereador Odivan Linhares, o Mamão, também estaria perto do fim, já que o vereador com nome de fruta teria aceitado ficar na nova executiva depois do chute no Jorge.
Na porrada!
Jorge, que tem o costume feio de dizer que vai resolver as coisas na porrada (até este colunista pançudo já foi ameaçado de levar uns catiripapos), teria acumulado uma série de desafetos junto à base do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) por seu temperamento explosivo, fator que teria determinado a troca do comando do partido, já que o PSB tem um bocado de cargos na base governista.
Nova Executiva
Entre os novos dirigentes do partido da pombinha branca, caneteados pela Executiva Estadual, além do vereador da sigla, o Mamão, como secretário geral, também figura o superintendente das fundações e um dos mentores intelectuais do prefeito, o todo poderoso Normélio Weber, como vice-presidente dos socialistas.
Cara governista
A nova executiva tem uma cara mais governista ainda e teria sido articulada para trazer um pouco mais de alívio à base do governo na piramidal pexêra. Depois da troca no comando, a esposa do novo presidente saiu de uma diretoria na secretaria de Fazenda para ocupar uma diretoria de Regularização Fundiária, área em que o vereador do partido sempre atuou. Pelo jeito, tudo combinado!
Cargão
Resta saber também se o ex-presidente Jorge Negão vai continuar mandando e desmandando na piramidal pexêra, com um impiçado cargo de secretário da casa legislativa, ganhando mais que todos os filiados ao partido. Se o caldo azedou no comando do partido, tem gente garantindo que deve azedar também a continuidade do bagrão na piramidal.
Eleições
Será que essa nova executiva vai rezar a cartilha do PSB estadual, que tem tudo para lançar o senador Dário Berger (MDB ainda) ao Governo do Estado, numa tentativa de unificar as forças de esquerda da Santa & Bela e Suada Catarina? Como vai ficar o apoio de Volnei ao Comandante Moisés e a convivência com os socialistas que apoiam Dário?
Fator Dário
Falando nisso, a candidatura do senador Dário Berger, pelo PSB, se for realmente efetivada, promete mexer no cenário político estadual. Dando palanque ao ex-presidente Lula (PT) e com o aumento da rejeição ao presidente Bolsonaro (PL) no estado, Dário tem tudo pra quebrar as pernas do prefeito de Floripa Gean Loureiro (DEM) e beliscar uma vaga no segundo turno.
Capital
Isso porque a base eleitoral do senador é a mesma que a do prefeito de Floripa, e ambos desejam ser candidatos a governador. Além disso, na região da Grande Florianópolis, Dário foi prefeito das duas maiores cidades.
Ai, ai, ai, qui dor!
E Dário conseguiu bons índices de aprovação nos mandatos em São José e na capital manezinha. Já pensou a turma do PSB pexêro com cargos no governo apoiando Dário e o prefeito apoiando Moisés, em um hipotético segundo turno?
Sopelsa
O deputado Moacir Sopelsa (MDB) foi eleito por unanimidade, na tarde desta quarta-feira, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina para o mandato que vai até 31 de janeiro do ano que vem. O parlamentar é o 51º presidente da leleia na era republicana.
Possível
A eleição de Sopelsa foi possível graças a um acordo do MDB e do deputado Mauro de Nadal (MDB), com anuência dos demais partidos da Assembleia, para a divisão da presidência da Alesc no biênio 2021-2023. Para isso, na abertura dos trabalhos legislativos em 2022, em sessão ordinária na tarde de quarta, Nadal renunciou à presidência para a qual foi eleito em 1º de fevereiro do ano passado.
Acordo discutido
Na mesma sessão, o deputado Nilso Berlanda (PL) renunciou à 1ª Vice-Presidência da Alesc, também parte de um acordo dentro do Partido Liberal pela divisão do mandato. Só que, neste caso, o acordo não foi tão tranquilo assim.
Duas candidaturas
O novo presidente assumiu o cargo e convocou uma segunda sessão preparatória para a eleição do novo 1º vice-presidente. Para a função, foram apresentadas duas candidaturas, ambas do PL: a de Maurício Eskudlark e a de Marcius Machado.
Salutar
O líder do PL na leleia, deputado Ivan Naatz, afirmou que a candidatura de Marcius era um pedido da maioria dos membros da bancada. “Como ocorre em todos os partidos, as disputas internas também são salutares para o crescimento do partido”, argumentou Naatz. Eskudlark acabou levando a melhor na pendenga e foi eleito com 31 votos contra apenas sete de Marcius Machado entre os deputados presentes.
Mandando bronca
O ex-cabo eleitoral e agora desafeto declarado Jeferson de Souza, o Batata, tá mandando bronca contra a gestão do atual prefeito da Barra Velha, Douglas da Costa (PL). O clima tá pegando fogo na mariscolândia.
Exonerado
Jeferson, engenheiro ambiental que foi exonerado da Fundação do Meio Ambiente (Fundema), por, segundo ele, não aceitar imposições do vereador Caio Pinheiro (PL) na fundação, agora mira uma verdadeira trincheira virtual de críticas ao prefeito e ao vereador - o mais votado do PL no município.
Feiosos
Jeferson acusou Caio - e por tabela, os outros oito vereadores - de não fiscalizar os contratos da prefa na base do tintim por tintim. Segundo ele, rolam interesses. A administração da Barra Velha já teria inclusive entrado com alguns processinhos contra o Batata, para ver se segura o homem. A brigalhada vai longe!
Abafando
Depois que este colunista pançudo denunciou um caso de assédio sexual na prefa da Dubai brasileira, teve um diretor de departamento que passou dois dias escondidos debaixo da mesa, pensando que a sua vez tinha chegado.
Maliciosas
Contudo, mesmo não sendo a sua hora, tem uma série de prints e conversas maliciosas que foram espalhados ao vento e nem mesmo a quantia em dinheiro que foi paga pra guria estaria dando conta de abafar o caso.
Castigo
Este escriba torce pra que o mesmo pau que bate em Chico também castigue o Francisco, digo, o assediador que tem nome a zelar na praça, mas não pensa na atitude inconsequente que leva para o resto da vida da pessoa que é assediada, em alguns casos precisando até de terapias e tratamentos para conseguir entender que o erro não foi seu, mas do assediador.
Correria
O vice-prefeito e presidente dos seguidores brizolistas, Marcelo Saldré, ops, Sodré, depois que fechou um pouco a boca e carcou pra academia, tá mais magro que assobio de papudo e, com isso, tá fazendo uma correria em busca de se consolidar como candidato a deputado federal. Estes dias, Sodré estava em Guaramirim e, logo em seguida, já estava conversando com os companheiros em Tijucas.
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.