A última semana na casa do povo da Dubai brasileira promete ser agitada e marcada por debates acirrados entre a base e a oposição que anda mais dividida que pão adormecido, depois que o dublê de vampiro italiano, digo, o vereador Nilson Probst (MDB), tentou emplacar a Comissão Parlamentar de Inquérito da segurança, mas esqueceu de deixar combinado com os seus colegas.
Sem voto
A oposição que tinha sempre de sete a oito excelências excelentíssimas, acabou encolhendo pra três, que são o número de assinaturas que Nilson afirma ter para abrir a CPI. O negócio é que próprio Prost já sentou, ops, sentiu que a CPI sem voto não tem força.
CPI
Perguntei ao pai Atanásio se a Comissão Parlamentar de Inquérito da Insegurança, ops, Segurança, vingaria e o velho preguiçoso com sua sunga de bolinhas amarelas, se limitou a responder em pouca palavras em pleno domingo de sol.
Mais importantes
“Tô na praia, tem coisas bem mais importantes pra fazer do que CPI em ano de eleição”, porque não investigam os contratos com a empresa que deu cano no Natal da Dubai Maravilha?”, finalizou o veio curtindo a areia da nova praia central, não muito interessado em prosseguir na conversa.
Deu cano
Aliás, absurdo o que fez essa empresa de São José dos Pinhas, no estado do pé vermelho, o Paraná. Ganhou a licitação pra decoração na natalina e, no fim, enrolou vários municípios da Santa & Bela Catarina e, nada de deixar bonito para o Dingo bell. E, os gestores, também comeram moscas, esperando o que não ia acontecer.
Em fevereiro
As últimas sessão ordinárias da casa do povo da Dubai brasileira, vão ser realizadas nesta terça e quarta-feira, depois, se não tiver nenhuma convocação extraordinária, nossas amadas excelências retornam das férias, digo, do recesso, no início fevereiro de 2022.
Fortão
Na retrospectiva do ano, o secretário de (In) Segurança da Dubai Maravilha, Gabriel Castanheira mostrou que é o ‘cara’ forte. Sete vereadores pediram à cabeça de Castanheira, esse ano que está se encerrando e, o prefeito pop star Fabrício Oliveira (Podemos) disse não.
Segurança escolar
Avança na leleia projeto de lei de autoria do deputado Coronel Onir Mocellin (PSL, por enquanto) que pretende criar a ASE (Área de Segurança Escolar). Pela proposta, creches, escolas, colégios, faculdades e universidades passam a contar com atenção especial do poder público para a manutenção da ordem e segurança em um raio de 100 metros das edificações.
Não gostaram
Luciano Hang, o veio da Havan, elogiou o vídeo do ex-juiz da Lava Jato e presidenciável do Podemos, Sérgio Moro, caceteando o Partido dos Trabalhadores e o presidente Lula. O que fez com que bolsonaristas torcessem o nariz...
Pacoaço na leleia
O que tem chamado a atenção nos bastidores políticos e públicos da Assembleia Legislativa, nos últimos dias, é, na verdade, uma velha prática tanto do executivo quanto do legislativo: os pacotes de projetos de toda ordem para serem aprovados antes do final de ano.
Toque de caixa
E, isso apesar dos protestos de algumas excelências excelentíssimas estaduais, principalmente dos poucos opositores ao governo do bombeiro Carlos Moisés (sem partido), as aprovações têm acontecido a toque de caixa.
Elites
Só para se ter uma ideia, nesta penúltima semana de atividade legislativa no Parlamento, houve a aprovação de mais de 40 projetos de lei e a análise de dezenas de projetos que devem ir a plenário na próxima semana, a última deste ano, muitos incluindo ajustes funcionais e reajustes salariais de servidores da “elite do funcionalismo público”.
Bagrinhos nada...
Esse tema é o que mais tem gerado debates em função do aumento de gastos em milhões anuais no orçamento público com estes barnabés estaduais, menos para os bagrinhos lá de baixo que amargam baixos vencimentos.
Código Ambiental
Na próxima terça-feira, pela manhã, está prevista a reunião conjunta da CCJ, da Comissão de Agricultura e Política Rural e da Comissão de Turismo e Meio Ambiente que votará o parecer ao projeto de lei (PL) elaborado pela comissão mista da Alesc que trata da revisão do código ambiental estadual.
De olho
É uma matéria polêmica, já que uma pá de trocentos ambientalistas estão de olho em certos “afrouxamentos” que podem ocorrer na legislação ambiental da Santa & Bela Catarina.
Debates acalorados
Além desses e outros projetos, até quarta-feira, os deputados vão votar em plenário a proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2022, cuja aprovação é necessária para o início do recesso parlamentar. Ou seja, muitos debates acalorados ainda previstos antes do fim de ano político.
Vereadores mirins
A 15ª Legislatura do Programa Vereador Mirim da câmara de vereadores da Dubai brasileira, fez a última reunião ordinária na tarde desta quinta-feira, no plenário Vereador Walter Eilers, reunindo as excelências excelentíssimas mirins.
Indicações
Na Ordem do Dia, foram votadas e aprovadas 17 indicações de autoria dos estudantes. Também foi feita a apresentação de um vídeo que mostrava algumas das ações da casa do povo mirim em 2021. Importante a inserção destes jovens na política e no legislativo. Aparentemente, é o único legislativo da região que tem dado importância e ênfase ao programa. Parabéns!
Quinto Constitucional
Advogados de toda Santa & Bela Catarina, mais uma vez, escolheram diretamente em voto secreto e on-line os nomes para compor a lista sêxtupla para o preenchimento de vaga de desembargador no TJSC pelo Quinto Constitucional. Foi na última sexta-feira.
Transparência
Com transmissão ao vivo pelo canal da OAB/SC no YouTube, a apuração on-line e em tempo real também foi acompanhada pela classe, cumprindo compromisso da gestão pela transparência.
Elegeram
Utilizando plataforma virtual desenvolvida pelo Laboratório de Segurança em Computação da UFSC, 7997 mil advogados catarinenses elegeram, facultativamente, seis entre os 12 candidatos que foram escolhidos pelo Pleno em sabatina pública realizada no dia 3 de dezembro.
Normalidade
“Feitos os registros dos votos que foram computados, em nome de toda a Comissão Eleitoral, agradeço a participação de todos nesse processo transparente que seguiu a normalidade de todo o período de eleição”, ressaltou o membro da Comissão Eleitoral do Quinto Constitucional, Rodrigo Goetten de Almeida.
Convocação
“Parabenizamos aqui, em nome Seccional, os seis nomes mais votados que agora têm a missão de trabalhar para entrar na lista tríplice do TJSC. Nós faremos uma convocação de uma sessão extraordinária do Conselho Pleno da OAB/SC, no dia 22/12, no qual o Conselho Pleno realizará a homologação da lista sêxtupla formada através da votação de hoje”, registrou o presidente da OAB/SC, Maurício Voos.
Eleitos
Os advogados eleitos para a lista sêxtupla: Marcos Fey Probst – OAB/SC 20781 – Florianópolis - 2.277 votos; Giovani de Lima – OAB/SC 13099 – Joinville - 1.055 votos; Romualdo Paulo Marchinhacki – OAB/SC 9430 – Blumenau - 914 votos; Walmor Carlos Coutinho – OAB/SC 8229 – Tubarão - 784 votos; Soraia Peters Formentin – OAB/SC 25960 – Tubarão - 653 votos; Ricardo Hoppe - OAB/SC 13801 – Pinhalzinho - 566 votos
Próximas etapas
Nas próximas etapas, o Conselho Pleno da OAB/SC homologa o resultado e encaminha a lista ao Tribunalão de Justiça, que elegerá a lista tríplice a partir dos seis indicados pela OAB/SC. Na sequência, o governador bombeiro Carlos Moisés (sem partido), que tem a competência definida na Constituição para a decisão final, escolhe e nomeia o novo desembargador.
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.