Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Fumaça Branca


Fumaça Branca
Depois de dez horas de sessão, os vereadores da piramidal aprovaram a LOA 2022 (foto: Davi Spuldaro/CVI)

Demorou, mas saiu o acordo entre oposição e base governista para a votação da Lei Orçamentária de 2022. Os nossos amados vereadores precisaram de mais de 10 horas de sessão para chegarem a um consenso e acabarem com o emendaço. Se não chegassem a um acordo, provavelmente, a sessão demoraria mais de três dias, sopram as bocas de gamela. Já pensou?

 

Usados

O sentimento que ficou é que os vereadores de oposição foram usados pela Dom Quichata da Anna Carolina (PSDB) e seu Sancho Pança Osmar Teixeira (SD). Isso porque, das cinco emendas que a oposição aprovou, apenas a da dupla tinha um valor expressivo.

500 mil

A minha ex-musa Bocuda, Brabona e Bonitona da piramidal, Anna Carolina, emplacou uma emenda de 500 mil reales, e o seu aspone, uma de 150 mil. As outras três eram merrequinhas de 50 mil reales cada.

Merrequinhas

O devoto Beto Cunha (PSDB), o revoga-tudo Adriano Klawa (PSL, por enquanto) e o Maurílio Moraes (PP) tiveram que se contentar com a merreca de 50 mil cada um, enquanto a gloriosa  líder da oposição negociou, pra si, uma emenda de meio milhão de reais.

Nem umazinha

A minha ex-musa Dom Quichata ainda conseguiu tratorar os seus pares, o pingo d’ouro Otto da Farmácia (Republicanos) e o galego Rubens Angioletti (Podemos), que não ficaram nem com uma emenda aprovada pra contar história. Que mulher, senhores!

Base Dividida

Além dos edis de oposição, que tomaram um baita fumo e saíram cantando, a base governista das excelências excelentíssimas não se entendeu no acordo firmado referente às emendas da Lei Orçamentaria Anual (LOA).

Apanharam

Cansados de curtir um ar-condicionado no talo, almoço e café arregado, alguns vereadores da base rasgaram o pacto de tratorar todas as emendas e votar a LOA da forma como o governo enviou, e caíram no papo da oposição, mesmo depois de apanharem feito condenados da dupla gulosinha. Com uma base dessa, quem precisas de oposição?

Até o fim

Mostrando que são de palavra e sacudos com essa história de apanhar até o céu da boca, e ainda ter que pedir arrego pra oposição, quatro governistas foram, até o final, contra as emendas da oposição.

Reprovaram

O veterinário e dublê de vereador Odivan Linhas, o Mamão (PSB), Paulinho Amândio (PDT), Célia Filha do Elói (MDB) e Vanderley Dalmolin (MDB) não quiseram saber de voltar atrás na palavra dada e reprovaram tudo.

Não guentam

Já os vereadores a cultural Hilda Deola (PDT), Bruno da Saúde (MDB), Fábio Negão (PL), a bela do Selmo, Chris Stuart (PSC) e a minha musa acelerada Aline Aranha (DEM) cederam à pressão da Dom Quichata e seu Sancho Pança. Marinheiros de primeira viagem e suscetíveis a pressão…

Se contar...

Hilda, Bruno, Fábio, Chris e Aline deram a bolada de 650 mil reales pra dupla Dom Quichata e Sancho Pança, em emendas. Agora, imagina se eles não tivessem apanhado feito condenados o ano todo, quanto eles não teriam dado, hein? Se contar, ninguém acredita. Que fase a da câmara de vereadores de Itajaí.

Pinturas em Tela

Altamente conectada com as necessidades da população e sabendo onde o calo do povo aperta, a Dom Quichata escolheu tirar seu meio milhão de reais do transporte coletivo (que deve estar uma maravilha) e colocar esse dinheirão na conservação de pinturas em tela da FGML. Freud explica.

Tudo certinho

Oiá, ou eu tô doido varrido ou o povão, que sofre pra caramba (quer ver com discurso de falsos moralistas), tá mesmo com tudo certinho em casa, na saúde, na escola dos filhos, e tá preocupado, pra caramba, com as pinturas em tela.

Tiago peitudo

O prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt (MDB), peitou uma das mudanças mais aguardadas da ex-capital do Jet Ski: a extinção das vagas de estacionamento da avenida beira-mar. No lugar, Baltt vai meter uma ciclofaixa, de fora a fora, na parte pavimentada da via. A mudança começa na quarta-feira da semana que vem.

Solicitação da PM

A PM das Piçarras solicitou à prefa a possibilidade de extinguir as vagas, como forma de acabar com o aglomero de carros com som alto e motocas contando giro na orelha dos outros. Segundo a PM, cada ocorrência de perturbação da ordem pública leva uma hora para ser registrada, o que atrapalha o trampo de rondas pela city.

Teve até enquete

A turma da CDL de Piçarras fez uma enquete on-line querendo saber a opinião do empresariado. O resultado foi positivo para o governo, fato que aumentou, ainda mais, a adesão de moradores e turistas ao fim das vagas na beira-mar.

Famoso

O ex-delegado da polícia Civil paulista, Carlos Alberto da Cunha, mais conhecido como ‘Da Cunha’, que foi indiciado por inúmeros crimes e é investigado por simular ações policiais, utilizando a estrutura da policia Civil para  gravar para seu canal pessoal do youtube e, ainda lucrar com as visualizações, estava na city peixeira, quinta-feira.

Investigado

O ex-delegado Da Cunha admitiu, inclusive, que chegou a encenar uma prisão de um sequestro pra ficar bonito no canal dele. É investigado por peculato, que se caracteriza quando o servidor público tem a posse de um bem público e se apropria dele ou o desvia em benefício próprio ou de terceiros.

Surpreendido

Fui surpreendido com postagens do Instagram de que o ex-delegado Da Cunha, investigado até por lavagem de dinheiro, acompanhando uma mega operação da Guarda Municipal de Itajaí, com câmeras, discursos, uso de rádios do município, para enaltecer o trabalho da Guarda de forma operacional.

Como?

Fico aqui, coçando o cocuruto, como que fizeram para trazer um ex-delegado indiciado por crimes e por forjar prisões pra ficar bonito para enaltecer os trabalhos da Guarda Municipal? Ao longo dos anos, fui defensor da GM e continuo. É um patrimônio de Itajaí que foi uma conquista do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e que muito nos orgulha.

Conquista de todos

Apesar do deslize infeliz no centro peixeiro, na rua Hercílio Luz, quando da prisão violenta do jovem vendedor de alfajor, a Guarda Municipal é uma conquista de todos, reafirmo. Quem será que permitiu tal ação ridícula? Não é porque o ex-delegado é famoso nas redes sociais que se pode aceitar tal coisa. 

MDB rachado

O vereador Jassanan, o Monan, atacou o próprio partido na sessão extraordinária na manhã de ontem. Em algo surreal. Os ataques suscitaram manifestação do presidente do MDB, Fredolino Bento, o Lino, o vice-presidente Jaime Mathioli Júnior e do também vereador Paulinho Meia Praia.

Pode sair

Em vídeo, os três emedebistas se posicionaram, e afirmaram que não têm nada contra o vereador Monan. Querem que o parlamentar se assuma ser governo, quando a sigla se posicionou contra. E que Monan é o único que destoa dos posicionamentos do MDB, referente ao governo atual. Eles defendem Navegantes, além de declararem que foi franqueado para que Monan deixe o MDB.

Honrosa

Paulinho lascou que estão preocupados com a cidade e não em fazer balcão de negócios da sigla. Além disso, Lino disse que tentou conversar com o vereador Monan pra que ele tenha uma saída honrosa, com a chancela da sigla, mas foi ignorado. Por isso, estavam se manifestando e, se tal não acontecer, irão para o enfrentamento com o parlamentar.

Qui coisa, meu povo!

Árvore tóxica

A leleia aprovou projeto de lei, que proíbe na Santa & Bela Catarina a produção de mudas, o plantio e determina o corte da árvore Spathodea Campanulata, popularmente conhecida como espatódea, bisnagueira, tulipeira-do-gabão, xixi-de-macaco ou chama-da-floresta. 

Exótica

O autor do projeto, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), diz que a espécie exótica tem impactos negativos para o ecossistema e a economia. Uma substância presente no néctar de suas flores é tóxica para insetos, como a abelha, e pássaros, como o beija-flor.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha do cancelamento do Molhes in Vibe?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

No primeiro ano sob o Marco Temporal, 211 indígenas foram assassinados, aponta Cimi

MARCO TEMPORAL

No primeiro ano sob o Marco Temporal, 211 indígenas foram assassinados, aponta Cimi

Ex-mulher de Rodrigo Constantino trava batalha judicial pelo direito de ver o filho

NA JUSTIÇA

Ex-mulher de Rodrigo Constantino trava batalha judicial pelo direito de ver o filho

O que os números do Censo não revelam sobre os evangélicos brasileiros?

RELIGIÃO E IBGE

O que os números do Censo não revelam sobre os evangélicos brasileiros?

O que significa o ataque à única igreja católica de Gaza

Cruz profanada

O que significa o ataque à única igreja católica de Gaza

Depoimentos e o "beco sem saída" para réus de trama golpista

Diário do julgamento - Ato 8

Depoimentos e o "beco sem saída" para réus de trama golpista



Colunistas

A briga pela vaga no TJ

JotaCê

A briga pela vaga no TJ

Mês do cachorro louco

Charge do Dia

Mês do cachorro louco

Sangue latino-italiano

Coluna Esplanada

Sangue latino-italiano

Governo prepara ajuda às empresas de SC

Coluna Acontece SC

Governo prepara ajuda às empresas de SC

Os povos das ilhas

Via Streaming

Os povos das ilhas




Blogs

Estás fazendo o chá do jeito certo?

Blog da Ale Francoise

Estás fazendo o chá do jeito certo?

Internação involuntária

Blog do JC

Internação involuntária






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.