
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Fumaça Branca

Demorou, mas saiu o acordo entre oposição e base governista para a votação da Lei Orçamentária de 2022. Os nossos amados vereadores precisaram de mais de 10 horas de sessão para chegarem a um consenso e acabarem com o emendaço. Se não chegassem a um acordo, provavelmente, a sessão demoraria mais de três dias, sopram as bocas de gamela. Já pensou?
Usados
O sentimento que ficou é que os vereadores de oposição foram usados pela Dom Quichata da Anna Carolina (PSDB) e seu Sancho Pança Osmar Teixeira (SD). Isso porque, das cinco emendas que a oposição aprovou, apenas a da dupla tinha um valor expressivo.
500 mil
A minha ex-musa Bocuda, Brabona e Bonitona da piramidal, Anna Carolina, emplacou uma emenda de 500 mil reales, e o seu aspone, uma de 150 mil. As outras três eram merrequinhas de 50 mil reales cada.
Merrequinhas
O devoto Beto Cunha (PSDB), o revoga-tudo Adriano Klawa (PSL, por enquanto) e o Maurílio Moraes (PP) tiveram que se contentar com a merreca de 50 mil cada um, enquanto a gloriosa líder da oposição negociou, pra si, uma emenda de meio milhão de reais.
Nem umazinha
A minha ex-musa Dom Quichata ainda conseguiu tratorar os seus pares, o pingo d’ouro Otto da Farmácia (Republicanos) e o galego Rubens Angioletti (Podemos), que não ficaram nem com uma emenda aprovada pra contar história. Que mulher, senhores!
Base Dividida
Além dos edis de oposição, que tomaram um baita fumo e saíram cantando, a base governista das excelências excelentíssimas não se entendeu no acordo firmado referente às emendas da Lei Orçamentaria Anual (LOA).
Apanharam
Cansados de curtir um ar-condicionado no talo, almoço e café arregado, alguns vereadores da base rasgaram o pacto de tratorar todas as emendas e votar a LOA da forma como o governo enviou, e caíram no papo da oposição, mesmo depois de apanharem feito condenados da dupla gulosinha. Com uma base dessa, quem precisas de oposição?
Até o fim
Mostrando que são de palavra e sacudos com essa história de apanhar até o céu da boca, e ainda ter que pedir arrego pra oposição, quatro governistas foram, até o final, contra as emendas da oposição.
Reprovaram
O veterinário e dublê de vereador Odivan Linhas, o Mamão (PSB), Paulinho Amândio (PDT), Célia Filha do Elói (MDB) e Vanderley Dalmolin (MDB) não quiseram saber de voltar atrás na palavra dada e reprovaram tudo.
Não guentam
Já os vereadores a cultural Hilda Deola (PDT), Bruno da Saúde (MDB), Fábio Negão (PL), a bela do Selmo, Chris Stuart (PSC) e a minha musa acelerada Aline Aranha (DEM) cederam à pressão da Dom Quichata e seu Sancho Pança. Marinheiros de primeira viagem e suscetíveis a pressão…
Se contar...
Hilda, Bruno, Fábio, Chris e Aline deram a bolada de 650 mil reales pra dupla Dom Quichata e Sancho Pança, em emendas. Agora, imagina se eles não tivessem apanhado feito condenados o ano todo, quanto eles não teriam dado, hein? Se contar, ninguém acredita. Que fase a da câmara de vereadores de Itajaí.
Pinturas em Tela
Altamente conectada com as necessidades da população e sabendo onde o calo do povo aperta, a Dom Quichata escolheu tirar seu meio milhão de reais do transporte coletivo (que deve estar uma maravilha) e colocar esse dinheirão na conservação de pinturas em tela da FGML. Freud explica.
Tudo certinho
Oiá, ou eu tô doido varrido ou o povão, que sofre pra caramba (quer ver com discurso de falsos moralistas), tá mesmo com tudo certinho em casa, na saúde, na escola dos filhos, e tá preocupado, pra caramba, com as pinturas em tela.
Tiago peitudo
O prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt (MDB), peitou uma das mudanças mais aguardadas da ex-capital do Jet Ski: a extinção das vagas de estacionamento da avenida beira-mar. No lugar, Baltt vai meter uma ciclofaixa, de fora a fora, na parte pavimentada da via. A mudança começa na quarta-feira da semana que vem.
Solicitação da PM
A PM das Piçarras solicitou à prefa a possibilidade de extinguir as vagas, como forma de acabar com o aglomero de carros com som alto e motocas contando giro na orelha dos outros. Segundo a PM, cada ocorrência de perturbação da ordem pública leva uma hora para ser registrada, o que atrapalha o trampo de rondas pela city.
Teve até enquete
A turma da CDL de Piçarras fez uma enquete on-line querendo saber a opinião do empresariado. O resultado foi positivo para o governo, fato que aumentou, ainda mais, a adesão de moradores e turistas ao fim das vagas na beira-mar.
Famoso
O ex-delegado da polícia Civil paulista, Carlos Alberto da Cunha, mais conhecido como ‘Da Cunha’, que foi indiciado por inúmeros crimes e é investigado por simular ações policiais, utilizando a estrutura da policia Civil para gravar para seu canal pessoal do youtube e, ainda lucrar com as visualizações, estava na city peixeira, quinta-feira.
Investigado
O ex-delegado Da Cunha admitiu, inclusive, que chegou a encenar uma prisão de um sequestro pra ficar bonito no canal dele. É investigado por peculato, que se caracteriza quando o servidor público tem a posse de um bem público e se apropria dele ou o desvia em benefício próprio ou de terceiros.
Surpreendido
Fui surpreendido com postagens do Instagram de que o ex-delegado Da Cunha, investigado até por lavagem de dinheiro, acompanhando uma mega operação da Guarda Municipal de Itajaí, com câmeras, discursos, uso de rádios do município, para enaltecer o trabalho da Guarda de forma operacional.
Como?
Fico aqui, coçando o cocuruto, como que fizeram para trazer um ex-delegado indiciado por crimes e por forjar prisões pra ficar bonito para enaltecer os trabalhos da Guarda Municipal? Ao longo dos anos, fui defensor da GM e continuo. É um patrimônio de Itajaí que foi uma conquista do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB) e que muito nos orgulha.
Conquista de todos
Apesar do deslize infeliz no centro peixeiro, na rua Hercílio Luz, quando da prisão violenta do jovem vendedor de alfajor, a Guarda Municipal é uma conquista de todos, reafirmo. Quem será que permitiu tal ação ridícula? Não é porque o ex-delegado é famoso nas redes sociais que se pode aceitar tal coisa.
MDB rachado
O vereador Jassanan, o Monan, atacou o próprio partido na sessão extraordinária na manhã de ontem. Em algo surreal. Os ataques suscitaram manifestação do presidente do MDB, Fredolino Bento, o Lino, o vice-presidente Jaime Mathioli Júnior e do também vereador Paulinho Meia Praia.
Pode sair
Em vídeo, os três emedebistas se posicionaram, e afirmaram que não têm nada contra o vereador Monan. Querem que o parlamentar se assuma ser governo, quando a sigla se posicionou contra. E que Monan é o único que destoa dos posicionamentos do MDB, referente ao governo atual. Eles defendem Navegantes, além de declararem que foi franqueado para que Monan deixe o MDB.
Honrosa
Paulinho lascou que estão preocupados com a cidade e não em fazer balcão de negócios da sigla. Além disso, Lino disse que tentou conversar com o vereador Monan pra que ele tenha uma saída honrosa, com a chancela da sigla, mas foi ignorado. Por isso, estavam se manifestando e, se tal não acontecer, irão para o enfrentamento com o parlamentar.
Qui coisa, meu povo!
Árvore tóxica
A leleia aprovou projeto de lei, que proíbe na Santa & Bela Catarina a produção de mudas, o plantio e determina o corte da árvore Spathodea Campanulata, popularmente conhecida como espatódea, bisnagueira, tulipeira-do-gabão, xixi-de-macaco ou chama-da-floresta.
Exótica
O autor do projeto, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), diz que a espécie exótica tem impactos negativos para o ecossistema e a economia. Uma substância presente no néctar de suas flores é tóxica para insetos, como a abelha, e pássaros, como o beija-flor.