Colunas


Artigos

Por Artigos -

A ‘sombra’ do Judiciário no Executivo – o caso da Praia Brava


Por Márcio Cristiano Dornelles Dias e Carla Milioni

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 





A decisão liminar relativa à ‘sombra’ na Praia Brava é, entre outras razões, questionável por violar um princípio muito importante para o direito brasileiro: o da separação dos Poderes.

A decisão, em resumo, impede o município de autorizar construções que fazem ‘sombra’ na restinga e faixa de areia da Praia Brava – embora já exista sombreamento decorrente de morros, edifícios e casas existentes no local.

O ponto é que o município está há pelo menos três anos discutindo a revisão do Plano Diretor, por uma equipe técnica multidisciplinar, com a participação de representantes de mais de 30 instituições, entre privadas e públicas, analisando diversos aspectos técnicos do ordenamento urbano na Praia Brava, entre eles a infraestrutura viária, fornecimento de serviços essenciais, pavimentação de vias e também o sombreamento das edificações.

Usou-se a expressão ‘discutindo’ porque foram realizadas audiências públicas a respeito do Plano Diretor, com a participação de diversos interessados, inclusive demais órgãos públicos e ONGs.

Mas o município foi ‘atropelado’ pela liminar, retirando suas atribuições de definir os critérios de uso e ocupação de parte do seu território. Pode-se argumentar ainda que referida liminar suspendeu a vigência do atual Plano Diretor e Lei de Zoneamento na Praia Brava. Parece ter havido uma (desnecessária) interferência do Judiciário no Executivo, o que seria vedado pelo princípio da separação dos Poderes.

Em julgamento memorável a respeito do código florestal, o STF fez deferência à separação dos poderes e concluiu que “o princípio da vedação do retrocesso não se sobrepõe ao princípio democrático no afã de transferir ao Judiciário funções inerentes aos Poderes Legislativo e Executivo, nem justifica afastar arranjos legais mais eficientes para o desenvolvimento sustentável do país como um todo. A propósito, a jurisprudência do STF demonstra deferência judicial ao planejamento estruturado pelos demais Poderes no que tange às políticas públicas ambientais” (ADC 42).

O STJ também vem se pronunciando sobre o tema, tendo proferido decisão recentíssima nesse sentido:

“AGRAVO INTERNO NA SUSPENSÃO DE LIMINAR E DE SENTENÇA. TRANSPORTE PÚBLICO. INTERFERÊNCIA DO JUDICIÁRIO NAS AÇÕES DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL. LESÃO À ORDEM PÚBLICA. A suspensão de liminar é medida excepcional de contracautela, cuja finalidade é evitar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança ou a economia públicas (...). A grave lesão à ordem pública na acepção administrativa está configurada, porquanto a decisão liminar mantida pelo Tribunal de origem assume caráter legislativo, isto é, de maneira geral e abstrata, interfere em ações do Poder Executivo municipal voltadas à contratação iminente de empresa de prestação de serviço público essencial, qual seja, o transporte público urbano. Agravo interno improvido” (AgInt na SLS 2767/RO, j. 24/08/21).

O STJ reconhece que a interferência do Judiciário, de forma excepcional, é cabível quando o Poder Público estiver omisso e inerte - o que não ocorreu no caso da Praia Brava. Veja-se trecho de decisão relatada pelo Ministro Herman Benjamin:

“AMBIENTAL, ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. ENXURRADAS E ALAGAMENTOS. OBRAS DE DRENAGEM EM PROL DO MEIO AMBIENTE. PREJUÍZO À PÚBLICA. RISCO DE VIDA DA POPULAÇÃO. PROTEÇÃO POR VIA DA ACP. ESFERA DE DISCRICIONARIEDADE DO ADMINISTRADOR. INGERÊNCIA DO PODER JUDICIÁRIO. POSSIBILIDADE. Cuida-se de inconformismo contra acórdão do Tribunal a quo que, com argumento na proteção do princípio da separação dos Poderes, denegou o pleito de realização de obras de drenagem no Município de Dourados, necessários para conter os alagamentos, devastação das áreas florestais pela força das águas, queda de muros causada pelas enxurradas, abertura de crateras que tomam as ruas da cidade, causando risco à saúde e à vida das pessoas. (...) Nesse contexto, cinge-se a controvérsia a verificar a possibilidade de intervenção judicial em matéria de saneamento, ante a morosidade em se implementar o sistema de drenagem de águas pluviais no município de Dourados. (...) O STJ tem firme orientação de que, ante a demora ou inércia do Poder competente, o Poder Judiciário poderá determinar, em caráter excepcional, a implementação de políticas públicas para o cumprimento de deveres previstos no ordenamento constitucional, sem que isso configure invasão da discricionariedade ou afronta à reserva do possível” (REsp 1804607/MS, j. 10/09/19).

O processo 5011802-30.2021.4.04.7208/SC está em fase inicial e a liminar ainda pode ser questionada. Mas vale lembrar que o Plano Diretor, nos termos do art. 182 da Constituição Federal, é o instrumento correto para se discutir o desenvolvimento urbano, pois tem o “objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem- estar de seus habitantes.” Ou seja, o desenvolvimento urbano da Praia Brava deveria se dar através do Plano Diretor, não de liminar.


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Leia mais

Artigos

Aniversário da praça dos Correios

Artigos

O novo Plano Diretor de Itajaí só tem vencedores

Artigos

Nota de Repúdio: Ao descabido ataque ao jornalismo impresso 

Artigos

A última carta para minha vó Maria

Artigos

Como o Plano Diretor de 2006 mudou a história de Balneário Camboriú

Artigos

APA de Itajaí: sustentabilidades social, ambiental e econômica devem andar juntas

Artigos

Seis meses de transformações para SC

Artigos

Agê será inesquecível

Artigos

O que é shark Finning?

Artigos

Competitividade portuária: é hora de agir

Artigos

Dia Mundial do Meio Ambiente: uma reflexão necessária

Artigos

O(a) novo(a) desembargador(a) do TJSC

Artigos

Energia para a vida

Artigos

Carta ao povo catarinense

Artigos

Uma nova energia para Santa Catarina

Artigos

Bicentenário de Itajaí e do Curato do Santíssimo Sacramento

Artigos

Mais do que simplesmente existir

Artigos

Escultura Santa Ceia de Ervin C. Teichmann, prevista para a Igreja Matriz, está sendo oferecida a Itajaí pelo filho do escultor

Artigos

Não queremos viver numa pátria dominada pela bandidagem

Artigos

Marco do sesquicentenário do município destruído



Blogs

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog do JC

Vereador Fábio Negão siscapa da cassação

A bordo do esporte

Melhores do Ano de VA'A premiam atletas do YCB

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”

TV DIARINHO

O trecho do viaduto da duplicação da BR 470 com a BR 101 será inaugurado nesta quinta-feira pelo Ministro ...




Especiais

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 

Legado de amor

Dona Maricotinha, aos 95 anos, tem a vida pautada pela família, religião e dedicação ao próximo



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação