Colunas


Coluna Fato&Comentário

Coluna Fato&Comentário

Edison d´Ávila é itajaiense, Mestre em História e Museólogo, mestre em Cultura Popular e Memória de Santa Catarina. Membro emérito do Instituto Histórico e Geográfico de SC, da Academia Itajaiense de Letras e da Associação de Amigos do Museu Histórico e Arquivo Público de Itajaí. É autor de livros sobre história regional de Santa Catarina

Avenida Coronel Marcos Konder: sua evolução


Nesta semana, desde segunda-feira, pela mudança de sentido ao se trafegar na avenida Coronel Marcos Konder, deu-se início, conforme notícia do DIARINHO,  à maior mudança da história do trânsito de Itajaí.

Tal vem a acontecer porque essa avenida é uma das vias estruturantes do núcleo central da cidade de Itajaí. Toda mudança que se fizer no seu tráfego tem imediato e significativo impacto na mobilidade do centro urbano.

Vale então destacar que a avenida Coronel Marcos Konder foi planejada para ter esse importante papel na mobilidade urbana, já lá nos anos de 1920, quando ela tinha outra denominação. Faz um século!

Sua história teve início em 1907, ao se fazer a abertura duma rua que ligava as ruas 15 de junho (Gil Stein Ferreira) e República (Dr. José Bonifácio Malburg), ladeando o Largo do Cemitério e o  Cemitério Público, o qual, à época,  ficava situado onde agora está a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento. Essa rua veio a receber o nome de São Bento.

O prefeito Marcos Konder, entre 1920 e 1925, projetou implantar uma via pública que fosse um eixo de ligação norte/sul da cidade, partindo da área onde se fixaria o porto e findando junto da estação ferroviária, a ser construída na esplanada do bairro Fazenda. Essa via ampla permitiria inclusive a implantação do  ramal férreo de acesso ao porto e a intermodalidade nos serviços portuários.

Marcos Konder pouco pode avançar em sua proposta, a não ser alargar a antiga rua São Bento, permitindo-lhe contar depois com duas pistas, e renomear a via como avenida Vasconcellos Drummond. Antônio de Menezes Vasconcellos de Drummond havia recentemente sido apontado por Marcos Konder como fundador da primeira colônia do Vale do Itajaí em 1820 e por ele apresentado como fundador também de Itajaí.

Quem de fato deu sequência e concluiu as obras desse importante eixo viário veio a ser o prefeito Lito Seára (Carlos de Paula Seára), em 1969. Coube-lhe levar a via até seu encontro com a avenida Coronel Eugênio Luiz Müller, ao norte, e até a avenida Joca Brandão, ao sul; para tanto, desapropriou diversas faixas de terrenos particulares em ambas as direções.

Ao prefeito Lito Seára, deve-se ainda a implementação de parâmetros urbanísticos modernos  de uma via ampla, reta,  com duas pistas    pavimentadas, arborizada, com canteiros centrais ajardinados, atendendo assim as necessidades de movimento e estética urbana.

Foi por essa ocasião, que o prefeito Lito Seára quis fazer justiça ao idealizador da moderna via pública e a renomeou de avenida Coronel Marcos Konder.

O prefeito João Omar Macagnan, em seu período de governo, 1989/1993, finalizou a ligação da avenida Coronel Marcos Konder com a avenida Vereador Abrahão João Francisco, a conhecida Contorno Sul, atendendo a primeira intenção que fora a de uma ligação da área do porto com o sul da cidade, o bairro Fazenda. 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha da privatização da Marejada?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

Organização dos EUA é usada para convocar ex-assessor de Moraes para falar no Senado

JULGAMENTO DO GOLPE

Organização dos EUA é usada para convocar ex-assessor de Moraes para falar no Senado

“Comunidades estão no meio do fogo cruzado”, diz especialista

Narcotráfico na Amazônia

“Comunidades estão no meio do fogo cruzado”, diz especialista

Como a rede de acolhimento se vira contra meninas que necessitam abortar

Rede invisível

Como a rede de acolhimento se vira contra meninas que necessitam abortar

“Alguém tem que fazer alguma coisa”: velejador adere à flotilha para quebrar cerco a Gaza

FAIXA DE GAZA

“Alguém tem que fazer alguma coisa”: velejador adere à flotilha para quebrar cerco a Gaza



Colunistas

Gil com Ticiana e Joesley Batista

JotaCê

Gil com Ticiana e Joesley Batista

Água vai ficar mais cara em Itajaí

Charge do Dia

Água vai ficar mais cara em Itajaí

Brasil parado

Coluna Esplanada

Brasil parado

A resiliência da economia de SC

Coluna Acontece SC

A resiliência da economia de SC

Para onde vai o dinheiro das taxas municipais?

De Olho no Fisco

Para onde vai o dinheiro das taxas municipais?




Blogs

Morre Giorgio Armani

Blog da Jackie

Morre Giorgio Armani

🌿 Intestino e Saúde: o que é a síndrome do intestino permeável?

Espaço Saúde

🌿 Intestino e Saúde: o que é a síndrome do intestino permeável?

Feira de games antigos terá nomes de fora do Brasil em 2025

A bordo do esporte

Feira de games antigos terá nomes de fora do Brasil em 2025

Intestino

Blog da Ale Françoise

Intestino






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.