A coluna noticiou a insatisfação de um parlamentar com a comunicação da casa do povo peixeira. Trata-se de um pedido de abertura de sindicância de Fábio Negão (PL) pra que seja apurada a conduta da TV Câmara no episódio da votação do nepotismo. A emissora institucional teria dado destaque à versão da minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB). O fato, que pros leigos pode até passar despercebido, é mais um fato estranho no atual comando do legislativo itajaiense. Já rola um mal estar entre as excelências excelentíssimas. Que fase,irmão...
Privilegiados
Servidores efetivos e comissionados já falam pelos corredores que percebem “privilegiados” na hora da divulgação, que deveria ser a mais institucional possível, dando sempre espaço à pluralidade de opiniões entre os parlamentares.
17 lideranças
Diferente do que rola no executivo, onde a comunicação institucional parte das ações comandadas por uma liderança e seu grupo, no legislativo o desafio é proporcionar atendimento igualitário aos 17 vereadores, cuidando sempre com o princípio da impessoalidade da administração pública, ou seja, promovendo ações e atos, mas não pessoas.
Tá difícil!
O problema é que até agora a coisa não engrenou. Um dos casos recentes foi a propaganda institucional da câmara no intervalo do programa do edil Odivan Linhares (PSB), o Mamão, na TVBE, que deu o maior bafafá.
Anna campeã
Mas ninguém supera a vereadora Anna Carolina, que já levou placas e painel pro plenário, usou a tribuna quando era proibido l por causa da pandemia e agora ganhou essa baita matéria na TV Câmara, que dizem ser a primeira produzida sobre um projeto rejeitado em plenário e que explanou apenas com uma linha de pensamento. Estranho!
Amigos do presidente
Curiosamente, os “beneficiados” até agora são vereadores que apoiam o presidente do legislativo peixeiro, Marcelo Werner (PSC). Será que não há ninguém pra alertar o caminho perigoso que começa a ser traçado? Ou será que é uma determinação que vem de cima?
Cabreiros
Seja o que for, é certo que os episódios recentes estão deixando vereadores cabreiros e insatisfeitos. Vamos ver o que vai dar essa sindicância solicitada pelo edil Fábio Negão, mas já é bom o presidente Marcelo ajustar as arestas na comunicação, levando em conta o caráter de impessoalidade e o atendimento igual pra todos, pra não correr o risco de ser bizolhado de perto pela dona justa ou MP.
Centro de Eventos
A Dubai Brasileira poderá ter um grupo de empresas para administrar o seu centro de eventos. O governo do Estado recebeu uma única proposta para gerir o Centro de Eventos da city pelos próximos 20 anos. As empresas que se juntaram agora terão seus documentos analisados pela comissão de licitação do governo, porém há algumas coisas estranhas na composição das empresas.
Famosos
Numa das empresas, a Quality Alimentos e Bebidas LTDA, há sociedade numa holding administrada por gente graúda, conhecida, como a BCLI Participações, que tem como sócio o ex-deputado Djalma Berger, irmão do senador emedebista, Dário Berger. O ex-deputado já lascou que o governador Carlos Moisés era um incompetente, eita coisa...
Vereadores cassados
Outra empresa que faz parte do consórcio é a Insight Engenharia e Consultoria, que tem como sócios os ex-vereadores da galega Blumenau, Fabio Fiedler, e Robinson Fernando Soares, cassados e condenados pela justiça em 2013, na Operação Tapete Negro, que investigava um esquema de desvio de dinheiro nas obras de pavimentação daquela city.
Assessor da Paulinha
Fábio Fiedler é atualmente nomeado no gabinete da deputada estadual bonitona Paulinha (PDT), que era líder do governo Carlos Moisés na leleia. O rapaz é nomeado desde abril com salário de R$ 7.200,00. O que chama atenção é que um assessor de uma deputada está participando de uma licitação de valores astronômicos no governo estadual. Estranho né?
TPAs
O tal do Fábio Fiedler também teve sua empresa, a Insight, como parte do Consórcio INCO, que ganhou a licitação da Taxa Paciência e Agonia, ops, Taxa de Preservação Ambiental na cidade de Governador Celso Ramos. A Insight também fornece tecnologia para a TPA de Bombinhas, onde a deputada era prefeita. Qui coisa linda!
Naatz
O deputado entisicado estadual Ivan Naatz (PL) ficou louquinho da vida com as informações que a licitação do Centro de Eventos da Dubai tinha envolvimento de servidor comissionado da deputada Paulinha. Diz que vai tomar suas providências. Segundo línguas afloradas da capital, Naatz deve levar os documentos e as suspeitas para o TCE e ao ministério Público.
Será o fim da moleza?
Será votado na sessão de hoje, na sessão da piramidal casa do povo, o projeto do vereador galego Rubens Angioletti (Podemos) que propõe o fim do recesso parlamentar no mês de julho na câmara de Itajaí, que ocorre entre os dias 19 e 31 de julho.
Trabalhar
O galego destaca que é contra privilégios ou mordomias políticas e entende não haver justificativa para diferentes tratamentos entre vereadores e trabalhadores da iniciativa privada. “Se os operários possuem 30 dias de férias por ano, com os políticos deve ser igual,” lasca o galego. Tem razão.
Voltou
Essa proposta foi apresentada por Angioletti em 2017, mas naquela legislatura não teve assinaturas suficientes das excelências excelentíssimas para o projeto ser analisado nas comissões. Com a mudança dos parlamentares esse ano, o galego conseguiu as assinaturas e a votação para o fim da moleza, ops, recesso parlamentar de julho.
Festança
Vídeos (espie lá no Blog do JC – Diarinho.net) que circulam nas redes sociais da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, mostram uma festoca onde participam o secretário de Obras, Alexandre Silveira, diretor do cemitério, o Jean, e mais uma carrada, inclusive, com uniformes da prefa, tudo sem máscara, como se a pandemia tivesse findado. Que feio o mau exemplo.
Obras em Itapema
Ontem, em reunião articulada pelo deputado coronel Onir Mocellin (PSL), a prefeita bonitona de Itapema, Nilza Simas (PSD), apresentou projetos importantes ao governador Carlos Moisés (PSL). Ela e o deputado pediram apoio para a construção do Centro de Convivência do Idoso, o Calçadão para ligar a rua 165 e 205 e o deque suspenso entre o Canto da Praia e a Praia Grossa
Menos, menos, Adriana!
Na última sessão da casa do povo dengo-dengo a presidente Adriana Macarani (PL) usou a fala para desabafar e se dizer perseguida nas redes sociais e afins. Justificou que ganha bem porque estudou, porque sua vida é exemplo, e se disse injustiçada. De correr lágrimas.
Abraçar o mundo
Navegantes precisa sim de uma vereadora-presidente ativa, eficaz, trabalhadora, mas não é possível abraçar o mundo, nem com o melhor currículo da face da terra, portanto, o negócio é apresentar o ponto no plenário e cumprir as horas na educação. Ou não?
Mimimi...
Os seus pares no legislativo entraram no embalo da Macarini e desabafam num chororo medonho, se dizendo perseguidos. E ressaltam que são honestos e trabalhadores (alguém disse que não?). Isso é o mínimo que se espera de cada um dos chorões, menos lágrimas e mais empenho, afinal o povo quer ação e os vereadores não são voluntários. Aliás, são bem remunerados. Então, menos mimimi...
Diz que vai
O ex-candidato a prefeito Altamir Montibeller (PSD), da terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, tá todo prosa e tem dito nos bastidores que será prefeito em 2024. Montibeller tem investido em um baita projeto social no Monte Alegre, com campo de futebol, etc. Bacana, parabéns.
Brasil 35
O que se sabe é que Montibeller, além de ser o ‘dono’ do PSD de Camboriú, estaria pra ir para o Partido da Mulher Brasileira que recentemente mudou para Brasil 35 e, que pode ser a futura sigla do presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.