Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Lewandowski top? 


Lewandowski top? 
(Charge Pirão D’água)

O ministro do Supremo Tribunalão Federal, o poderoso Ricardo Lewandowski, marcou para o próximo dia 14 de junho uma audiência de conciliação para discutir o futuro do aeroporto da vizinha Navega City, que foi leiloado junto com uma pá de outros aeroportos, e gerou uma baita polêmica porque foi solenemente ignorado no seu plano de expansão.

 

Beneficiado

Plano que previa nova pista para operação de cargas, tão fundamental para se juntar ao complexo portuário e tornar a região referência nacional. Com o leilão, o aeroporto de Curitiba foi ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Beneficiado

Plano que previa nova pista para operação de cargas, tão fundamental para se juntar ao complexo portuário e tornar a região referência nacional. Com o leilão, o aeroporto de Curitiba foi o mais beneficiado com investimentos em valores estratosféricos.

Ver navios

Infelizmente, as poucas vozes que se levantaram em defesa da região mostraram por A mais B que o nosso aeroporto Ministro Victor Konder, o aeroporto da city dengo-dengo, ia ficar literalmente vendo navios, ops, aviões...

Vozes

Foro e Estado, essas vozes foram ao lado do Foro Metropolitano, capitaneado pelo bom moço Rafael Mayer, que ingressou com ação civil pública e chegou a obter uma liminar, depois cassada, o governo do Estado, que impugnou o edital, e lideranças sem mandato (cadê os deputados?) como o futebolista Níkolas Reis e o seu guru Paulinho Bornhausen (Podemos, ambos).

Inês é morta

Mas a derrota que parecia certa agora ganha esse capítulo importante e, a depender dos desdobramentos, pode ser como pode também não ser, que a empresa saia convencida do potencial da região para se tornar um grande hub de cargas. O aeroporto de Floripa, que não tem acesso decente e nem vocação histórica, já teve crescimento de mais de 100% na operação de cargas depois de privatizado.

E nós

É óbvio, portanto, que depois de gastos milhões e milhões em desapropriações, o mínimo que a região precisa é dessa ampliação da pista e terminal de cargas, porque isso dá emprego e renda pra toda a região. Tomara que agora a prefa de Navega não se faça de desentendida e entre nessa briga importante, porque se espera muito do prefeito Liba Top, ops, Fronza (DEM). Tem que mostrar a que veio.

Deputados

Já os deputados da região, que tão mais interessados em combater os gays, lésbicas e simpatizantes, daqui a pouco vão ter uma região cheia de machos e sem emprego. É hora de se coçar nas pautas de infraestrutura. Vamos trabalhar que o dia não se ganha sozinho. Todos lá no dia 14/6.

Fiscalização

A minha ex-musa BBB na piramidal casa do povo, Anna Carolina (PSDB), fez um requerimento pra saber a quantas anda a questão do transporte público. A contratação da empresa Transpiedade, etc  etc. Valores, subsídio, prestação de contas. Licitação. Tudo certo, tudo bem. É função do parlamentar e foi aprovada por unanimidade.

Sinto muito

A minha musa vereadora acelerada, Aline Aranha, (DEM), comentou sobre a questão, e o fato de que mora uma parte da semana na zona rural e que gostaria que seus filhos pudessem embarcar nos busos, mas teria sido proibida pela sua cuidadora porque teriam freadas, etc. Ou seja, considera que tem risco. Oia, já esfolei a bunda de tanto andar de ônibus pela cidade e zona rural. Não é bem assim.

Boas intenções

Aline tem boas intenções e pediu pra incluir no requerimento da galega se todos os passageiros usavam cinto de segurança. O código de trânsito conceitua que não é obrigatório o uso de cinto em ônibus urbanos, onde os passageiros possam ser transportados em pé. Aline precisa dar uma voltinha de busão, antes de embarcar em determinadas canoas...

CPI

Agora, só falta a galega Anna querer de certa forma propor uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o transporte público. Será que a CPI promovida ano passado pela oposição tinha cunho político e não avançou em nada? A vereadora bispou a documentação da CPI e entende que não serviu pra nada, e quer pedir tudo novamente?

Não se sustenta

A grande verdade, e sou obrigado a concordar com o ex-presidente da piramidal casa do povo, Paulinho Amândio (PDT), hoje, o sistema de transporte público não se sustenta. As coisas mudaram há muito tempo. Se não tiver ajuda do poder público, não se terá transporte pra todos. Tem linhas que são rentáveis, mas outras não se pagam. Um ou outro gato pingado as utiliza. Simples assim. 

Sem fraturas

Quem andou ressurgindo das cinzas foi o ex- emplumado e ex-candidato a prefeito, o sem fraturas Deodato Casas, que faz tempo cuida da vida dele. Deodato assinou ficha no Partido Liberal de Itajaí. Não se sabe se foi pra compor ou pode ser candidato ano que vem... Hummmm...

Indicando

Filiados ao Partido Liberal, na Dubai, questionam se a ex-vereadora pra mais de metro, Juliethe Nitz, teria sido indicada como cota do partido como a mandachuva da secretaria do Idoso. Até porque os vereadores da sigla, Cristiano José dos Santos, que é presidente da sigla, e o seu colega Victor Forte têm sido usados como escudo e espada no parlamento da praia mais desejada do sul do mundo.

Será

E estes mesmos indicados ou desinformados, ou pra lá de informados, questionam se a dupla Cristiano e Victor teriam emplacado indicados no governo dos altos da Dinamarca. Será que o prefeito pop star, Fabrício Oliveira (Podemos) vai ceder mais algum espaço para os liberais que podem ser indicados pelos vereadores?

Vai e num vai

Por outro lado, o vice-presidente, digo, prefeito mais sorridente do Brasil, Carlos Humberto, que andava retraído, voltou a aparecer nas redes sociais. Carlos adota ciclos de publicações de forma não constante por vezes e, em outras situações, abarrota o feicebuque de postagens.

No mar

O Homem-Sorriso está com alguma pretensão eleitoral e, segundo vozes que este articulista pançudo escuta, Carlos estaria só aguardando a definição do alcaide Fabrício que, se sair, Carlos fica com a prefa. Caso o alcaide não saia, Carlos deve se lançar no mar das desilusões, digo, das eleições.

Decisivo

O problema é que Carlos ficar “retraído”, esperando uma definição do prefeito Fabrício, pode ser tarde demais, porque as prévias vão ser realizadas lá por abril do próximo ano, faltando quase um ano para as definições, e este tempo pode ser decisivo para quem está aguardando uma posição para poder assumir outra.

Firme

Fabrício segue com propósito firme, embora não comente nos bastidores, mas seu nome tem sido ventilado para uma possível dobradinha na majoritária ao governo da Santa & Bela ou até ao Senado, mas esta vaga tem sido a princesa dos olhos dos partidos.

Time

Pode sobrar até uma disputa para câmara federal, tendo em vista que o mando de campo, digo, o mandato do prefeito Fabrício termina em 2024 e o alcaide não pode perder o “time”, sujeito a ficar de fora do poder, como aconteceu com o antecessor, Edson Dias, o Periquito (MDB), que agora tenta desesperadamente uma vaga pra qualquer coisa que vier e no partido que der, ops, aceitar.

O nome

O fato para uma possível candidatura do prefeito Fabrício está no alargamento da faixa de areia. Poucos pessoas têm a possibilidade de administrar mais de 100 milhões de reais em uma única obra, e isso é uma condição que deixa Fabrício na vitrine política, se o alargamento sair conforme o planejado, digo, prometido, como a coluna explanou em suas primeiras linhas.

Obras

Este articulista recebeu a informação de que o vereador e dublê de pagodeiro da Dubai Maravilha, Arlindo Cruz (PSD), estaria arrumando as malas na casa do povo, pois teria sido convidado pelo alcaide Fabrício para assumir a secretaria de Obras e a suplente Dani Serpa possa sentir um pouco da maciez dos estofados na av. das Flores.

Perdeu espaço

O coronel da reserva Julimar Dagostin, que foi chefe de gabinete do prefeito FO e estava como diretor interino da COSIP, pode não voltar mais pra prefa, confessam alguns chegados. Dagostin tirou uns dias de “folga”, mas pode acabar não voltando com a nova configuração que vem sendo aplicada no primeiro escalão. Julimar teria perdido espaço e ficou de certa forma ressentido.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que a “CNH acessível” será boa para o trânsito?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

Privatização de cemitérios em São Paulo expõe racismo religioso a culto de Umbanda

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

COP30

Quilombolas denunciam exclusão do espaço de decisões na COP30

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

SÃO PAULO

Tarcísio desperdiça oferta lucrativa e vende terras públicas por 10% do preço em São Paulo

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

RIO DE JANEIRO

Operação no Rio expõe contradições na atuação do Ministério Público estadual, diz defensor

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros



Colunistas

Anúncio de “bunker” nas escolas em SC

Charge do Dia

Anúncio de “bunker” nas escolas em SC

A onda “Cleitin”

Coluna Esplanada

A onda “Cleitin”

Comitê Integra da Alesc busca parceria nos EUA para projetos de segurança escolar

Coluna Acontece SC

Comitê Integra da Alesc busca parceria nos EUA para projetos de segurança escolar

Prefeito Robison na China

JotaCê

Prefeito Robison na China

Quando o medo de decepcionar os outros nos faz abandonar a nós mesmos

Ideal Mente

Quando o medo de decepcionar os outros nos faz abandonar a nós mesmos




Blogs

Noite de destaque da comunidade negra em Itajaí

Blog do Magru

Noite de destaque da comunidade negra em Itajaí

Movimento dos Indicados

Blog do JC

Movimento dos Indicados

O vento e o vazio

VersoLuz

O vento e o vazio






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.