Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Não foi


Não foi
(Charge Pirão D’água )

A exoneração do diretor executivo da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí,  Airlon Jacques, ainda não foi publicada. A exoneração tinha sido um pedido do que se acha todo poderoso presidente do partido do peixinho, Fabio Rezes, o Fabinho, com o intuito de emplacar um nome que ele tirou do Democratas peixeiro. Não foi pra indicar gente do PSC. Foi pra trazer mais gente pro projeto (?).

 

Pediu a cabeça

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Pediu a cabeça

O pedido feito ao prefeito barbudinho, Volnei Morastoni (MDB), que teria ponderado que Airlon vinha fazendo um bom trabalho, Fabinho bateu pé e mandou tirar Airlon. Aliás, a informação do pedido de sua cabeça, sem motivo, se deu quando ele estava em Brasília, em busca de recursos para o esporte da city peixeira.

Sem credibilidade

A coluna foi procurada por filiados da sigla, inclusive ex-candidatos à vereador que ficam pasmos com a atitude de Fabinho. Afinal, Airlon foi candidato, como muitos outros e, graças ao trabalho de todos que conseguiram eleger a minha musa Cris Stuart (parabéns, Selmo!) e o atual presidente da piramidal, Marcelo Werner. Perdeu credibilidade entre seus filiados.

Verdade

O que se sabe é que Fabinho se mostrou covarde, pois pediu o cargo, justamente quando Airlon estava fora. Mais covarde ainda porque não teria falado com o Airlon. Até o deputado estadual do PSC, Jair Miotto, quer saber a verdade de tudo que anda acontecendo no reino local do PSC. Mas Fabinho se esconde.

Se acha

A grande verdade é que Fabinho se perdeu na curva. Deu as costas aos partidários, pensando no próprio umbigo e arranjando uma baita teta na piramidal, ocupando um cargo para o qual não tem o mínimo conhecimento técnico. Pior, lhe falta hombridade para chefiar a comunicação do legislativo.  Hoje, Fabinho está, mas não é. O que se planta se colhe, é claro... 

Não pode...

Especialistas consultados pela coluna alertam que o pedido da vereadora acelerada Aline Aranha (DEM) pra que seu namorido venha a ser seu assessor na piramidal, pode ser considerado nepotismo. E independentemente de serem casados ou não no papel. Repensa, Aline! 

Ameaça

O vereador da base na Dubai brasileira e dublê de pizzaiolo, David La Barrica (Podemos), ameaçou na semana que passou deixar o governo dos altos da Dinamarca e assumir a independência política.

Sisqueceu

Mas não passou de uma ameaça, pois dizem que após uma boa conversa com o secretário de Articulação da prefa da Dubai, Orlando Anjoletti, ops, Angioletti, o vereador teria esquecido, digo, mudado de ideia.

Não dá bola

O motivo da possível saída de David, segundo interlocutores, estaria no fato do prefeito pop star, Fabrício Oliveira (Podemos), não estar mais dando bola, digo, atendendo o David, enquanto alguns vereadores que faziam oposição agora são vistos no gabinete.

Ciumeira

Vira e mexe as excelências excelentíssimas de oposição tão lá no gabinete com o alcaide, em fotos sorridentes. Um desses vereadores chegou a ir junto com o prefeito pop star para Flórida, ops, Floripa, e isso despertou uma ciumeira geral.

Segredo

O bloco nominado de independência, formado pelo vereador com cara de vampiro italiano, Nilson Probst (MDB), Marcelo Achutti, o Quero-Quero, Juliana Pavan (PSDB), Alessandro Kuehnen, o Teco (Republicanos), Lucas Gotardo, ops Esgotado (Novo), Elizeu Pereira (MDB) e André Meirinho (PP) desmoronou. O grupo não sobreviveu a três meses de trabalho conjunto.

Perder

E desse bloco dos chamados independentes, os linguarudos lascam que, pelo menos a metade já estaria mais pra lá do que pra cá, digo, mais para governista, motivo pelo qual tem deixado desanimado os vereadores da base. Lógico que trazer a oposição pra juntinho faz parte e é importante. O que não se pode é desamparar os que estavam juntos. Porque pode muito mais perder do que ganhar...

Consenso

Mesmo com a brigaçada medonha entre governo, oposição e franco atiradores que tem tomado conta dos bastidores da casa do povo, a piramidal peixeira aprovou na sessão de quinta-feira, por unanimidade, moção ao presidente da República e ao ministro da Infraestrutura, apelando pela renovação do porto municipalizado.

Maturidade

O consenso é fruto do equilíbrio do vereador Beto Cunha (PSDB), que tem liderado as duas comissões relacionadas ao porto instaladas pela piramidal e também ao bom trânsito do superintendente, Fábio da Veiga, entre os edis. Beto e Fábio tem demonstrado maturidade na condução do tema, que é interesse da cidade de Itajaí e não de partidos ou grupos políticos.

Novas Frentes

Ao devoto Beto Cunha (PSDB), por sinal, parece que a titularidade da vaga de vereador lhe trouxe um amadurecimento, ampliando seus trabalhos para outros temas e proposições, além do seu eixo de atuação pelas causas conservadoras e da família.

Bandeiras

É importante que as excelências excelentíssimas tenham suas bandeiras particulares, mas Beto tem sido inteligente em atuar por diversas causas na piramidal sem entrar na briga política que assola a city peixeira.

Escorado

Faz uns três meses que a coluna comentou sobre o fato do vereador Amilton Bianchet, o Mito (MDB), ter batido em quinhentas portas pra ver se alguém toma uma providência sobre o muro do Samu na terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, que pendeu e tá escorado na secretaria de Esportes. Bizolhem, meus amigos leitores, o que a coluna escreveu, em março deste ano:

Nem aí (arquivo coluna/março)

O bendito muro pendeu faz duas semanas. E, quem deveria se coçar e resolver, a bela secretaria de Saúde, Elisama Freitas, a Zama, tem feito cara de paisagem. O vereador Mito tá coberto de razão em cobrar. O muro do Samu em Camboriú pode despingolar de vez e cair na cabeça de um incauto. Que Deus nos livre. Acorda, Zama!

Dobro

Há algum tempo, este colunista pançudo havia dividido com os leitores deste espaço que o super -secretário Osmar Nunes, o Mazoca, seria içado ao cargo da chefe de gabinete do prefeito pop star, Fabrício Oliveira.

Nos 30

Não deu outra, Mazoca foi nomeado pelo burgomestre para chefia de gabinete e também acumula o cargo poderoso de secretário de Obras. Mazoca, que já era bastante procurado, agora vai ter que se virar nos 30, digo, se desdobrar em dois para continuar atendendo todos da mesma forma.

Doação

Foi sancionado o projeto de lei do deputado estadual, Felipe Estevão (PSL), que obriga a divulgação de mensagem incentivando a doação de sangue em todas as competições esportivas e eventos culturais mantidos pelo governo do estado ou que recebam patrocínio dos órgãos públicos.

Na galega

A mensagem “Doe sangue e ajude a salvar vidas!” deve ser colocada em displays eletrônicos, banners ou placas de propaganda. Lei bacana, dez. O problema é que, por exemplo, quem quer doar sangue, aqui na região, tem que ir lá na galega Blumenau. Complicado. Queremos um Hemosc na região

Transparência

A governadora interina Daniela Reinehr (sem partido) sancionou o projeto de lei voltado à transparência na área da Educação. A Lei 18.108/2021 cria o Portal Transparência das Escolas Públicas Estaduais, que deverá ser disponibilizado no site da secretaria de Estado da Educação.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha da prisão domiciliar de Bolsonaro?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Justiça dos EUA liga Paulo Figueiredo a esquema de fraude de bilionário

ESTADOS UNIDOS

Justiça dos EUA liga Paulo Figueiredo a esquema de fraude de bilionário

Lobby de empresas de petróleo desafia tratado que tenta frear poluição por plástico

POLUIÇÃO

Lobby de empresas de petróleo desafia tratado que tenta frear poluição por plástico

Contra "racismo estrutural" na mídia e mirando COP30, quilombolas e indígenas lançam rádio

COP30

Contra "racismo estrutural" na mídia e mirando COP30, quilombolas e indígenas lançam rádio

O Brasil saiu do mapa da desnutrição crônica, não da fome, diz pesquisador

FOME

O Brasil saiu do mapa da desnutrição crônica, não da fome, diz pesquisador

Perseguição de Trump aos imigrantes é plano global da extrema direita, diz Jamil Chade

ESTADOS UNIDOS

Perseguição de Trump aos imigrantes é plano global da extrema direita, diz Jamil Chade



Colunistas

“O conde de Monte Cristo”

Via Streaming

“O conde de Monte Cristo”

Quando o amor adoece: a violência contra a mulher e as marcas invisíveis

Ideal Mente

Quando o amor adoece: a violência contra a mulher e as marcas invisíveis

Cama-barco

Charge do Dia

Cama-barco

País rico...

Coluna Esplanada

País rico...

Tensão em Brasília

Coluna Acontece SC

Tensão em Brasília




Blogs

Evento de kart deve reunir mais de 5 mil pessoas

A bordo do esporte

Evento de kart deve reunir mais de 5 mil pessoas

✅ A importância do fígado para sua saúde

Espaço Saúde

✅ A importância do fígado para sua saúde

Máscara nutritiva de babosa

Blog da Ale Francoise

Máscara nutritiva de babosa

Lua de mel em família

Blog da Jackie

Lua de mel em família






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.