Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Vergonha na cara...


Vergonha na cara...
O vereador peixeiro, Adriano Klawa, de máscara, visitou a choupana do JC (foto: divulgação)

Causou revolta na maior parte da população a informação divulgada ontem pelo sindicato dos servidores públicos, o Sindifoz, de que os profissionais da educação da rede municipal de ensino aprovaram a continuidade da greve das atividades presenciais. O povão, sacudo após a divulgação de viagem de teachers pelo nordeste, pede mais vergonha na cara dos envolvidos.

 

Folgados

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Folgados

Este socadinho escriba foi bombardeado por mensagens de pessoas comuns, que precisam ralar um dia sim e outro também pra garantir o sustento de suas famílias, lamentando mais uma tentativa de representantes de uma categoria tão importante de tentar receber seu salário sem precisar trabalhar.

Não concordam

Por outro lado, também recebi a informação de que a maioria dos professores peixeiros não concorda com esse movimento de greve e não vai aderir, especialmente depois de serem envergonhados por um grupo de profissionais da área curtindo as praias nordestinas. Pessoas que, na verdade, não queriam trabalhar, justificando que precisavam se cuidar por causa da pandemia.

Malandros

Na verdade, cada vez mais os sindicalistas ganham fama de malandros perante a sociedade. A preocupação com a covid-19 parece só valer pra conseguir privilégios, não precisar trabalhar, no momento em que o povão comum suplica por um emprego pra dar o que comer aos filhos.

Manifestação

Se não bastasse a vergonheira da greve dos professores, ontem, o Sindifoz liderou uma mobilização de servidores de Itajaí pedindo aumento. Isso mesmo, em plena pandemia, foram se aglomerar na frente da prefeitura para pedir a recomposição das perdas inflacionárias acumuladas.

Proibida por lei

A prefa peixeira informou que tá impedida, desde maio de 2020, de conceder reajuste ou outros benefícios aos servidores públicos que acarretem em aumento de despesas. A proibição foi instituída pela lei federal 173/2020, em função da pandemia do coronavírus, e a administração municipal se comprometeu em conversar com a categoria quando a situação mudar.

Jogo de empurra

Um absurdo a novidade na capital do marisco, na praia do Cascalho, de um “bar flutuante”. Obra embargada pela prefa, o proprietário também autuado, mas continua se fazendo de desentendido. Crime ambiental.

Apreender

Ordem de embargo ignorada, crime ambiental a olhos vistos, denúncias acumuladas. Segundo um especialista, com tanta coisa errada no caminho, a fiscalização tem poder de simplesmente ir lá e apreender a embarcação ilegal. Tem que ir pra cima, caso contrário é prevaricação.

Contradições

Ao invés de fiscalização, o que aparece são as contradições. Ninguém assume a batata quente e o jogo de empurra continua. Até quando a lei vai ser ignorada? Esse crime vai compensar? Vamos acordar, pessoal de Penha.

Klawa

O vereador da piramidal casa do povo, Adriano Klawa (PSL), fez uma visita de cortesia ao socadinho escriba. Ele destacou ações dos cem dias de mandato. Cerca de 14 projetos de lei foram propostos no legislativo peixeiro.

Destacou

Klawa destacou os projetos para boas práticas de transparência e um de emenda à Lei Orgânica para adequar as proposições de acordo com a Constituição Federal e outros projetos que ainda estão por vir... Parece que não só de revogação vive o mandato do vereador.

Projetaços

Sobre o Revogaço, Klawa defende que a ideia é desburocratizar. Contribuir, por exemplo, com o empresário itajaiense e eliminar leis que estão ultrapassadas. Para isto, o vereador deve propor uma lei que revoga outras duas leis: a que obriga que os cinemas sejam no térreo e outra que obriga que as empresas ofertem café e pão para os funcionários que chegarem 20 minutos mais cedo.

Mosquito

Epidemia pelo abandono da city dengo-dengo fez com que milhares de focos do maledito mosquito da dengue surgissem e muitas pessoas estão doentes. Parece que a prefa tenta maquiar a situação, mas nem carro o setor tem para trabalhar. O possante tá quebrado.

Obituário

Enquanto o povo do Gravatá aplaude o prefeito Liba Top, ops, Fronza, as redes sociais do povo dengo-dengo viraram obituário, todos os dias pessoas relatam perdas devido a doenças. O site da prefa traz, toda a semana, uma nota de pesar para os servidores falecidos. Um triste fato.

Luz no fim do túnel?

Declaração do ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, em Tocantins, acende uma luz no fim do túnel da concessão do aeroporto de Navegantes, feita sem a obrigatoriedade da concessionária de construir uma segunda pista, conforme o plano-diretor do aeroporto previa e o edital do leilão ignorou.

Concessão de rodovia

No processo de concessão da BR-153, o ministro Tarcísio Freitas se comprometeu junto ao governador do Tocantins, Mauro Carlesse, e a bancada de deputados daquele estado, a aplicar até 75% do valor obtido da outorga em obras de duplicação da BR-153 no Tocantins. Se o ministro faz esse acordo com uma rodovia, tem obrigação de fazer o mesmo para uma segunda pista do aeroporto de Navegantes. Ou não?

Dois pesos e duas medidas?

Porque se nos for negada essa possibilidade concedida ao estado de Tocantins, vai ficar claro que estamos, Santa Catarina, sendo preteridos, discriminados, pelo governo Federal que estaria usando dois pesos e duas medidas em prejuízo à região e ao nosso estado.

Alô bancada catarina!

Isso não pode de jeito e maneira. É uma sacanagem com nossa região e com o estado barriga-verde. Não sou advogado, mas isso tem que ser colocado nas ações sobre a concessão do aeroporto que correm no STF e na Justiça Federal. Alô, bancada catarinense!

Defendeu

O deputado estadual Coronel Onir Mocellin (PSL) usou a tribuna da leleia, ontem,  para defender a prorrogação do modelo de gestão atual do complexo portuário de Itajaí, que hoje tem o município como autoridade portuária em parceria com a iniciativa privada, que explora as áreas operacionais de carga e descarga.

Movimentação

O sucesso do modelo, adotado em várias partes do mundo, está nos números e na eficiência do porto, avalia o deputado. “Itajaí alcançou, em abril deste ano, a maior movimentação da história. E, ano passado, em novembro, em plena pandemia, o porto registrou crescimento de 225% no número de contêineres movimentados, isso referente ao acumulado dos últimos anos”, pontuou Mocelin.

Desenvolvimento

“Isso reflete no desenvolvimento da cidade e de Santa Catarina, pois aumenta a arrecadação e fomenta a geração de emprego e da renda junto à população”, destacou. Contrato que mantém a autoridade portuária da city peixeira termina em 2023.

Passagem

O vereador Lucas Esgotado, ops, Gotardo (Novo), disse na tribuna da casa do povo da Dubai Maravilha, esta semana, que o diretor da Empresa de Água & Esgoto, Douglas Beber, não é digno do cargo que ocupa e que nem os questionamentos feitos pelo vereador têm sido respondidos pelo abobrão da Emasa. “Se precisar eu pago a sua passagem de volta pra casa”, vociferou Gotardo. Credo!

Nilson com covid

O vereador com cara de vampiro italiano, Nilson Probst (MDB), anunciou esta semana, virtualmente, na sessão da casa do povo da Dubai brasileira, que teria testado positivo para o maledito coronavírus.

Alerta

A coluna deseja pronta recuperação ao vereador Nilson e novamente volto a alertar o presidente, vereador Marcos Kurtz (PODEMOS), que talvez uma ideia seja manter as sessões remotas e o plenário com restrições de participantes. Isso pelos casos da doença que têm pipocado no legislativo e que, inclusive, fizeram um servidor vítima desta doença maldita.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha da prisão domiciliar de Bolsonaro?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Justiça dos EUA liga Paulo Figueiredo a esquema de fraude de bilionário

ESTADOS UNIDOS

Justiça dos EUA liga Paulo Figueiredo a esquema de fraude de bilionário

Lobby de empresas de petróleo desafia tratado que tenta frear poluição por plástico

POLUIÇÃO

Lobby de empresas de petróleo desafia tratado que tenta frear poluição por plástico

Contra "racismo estrutural" na mídia e mirando COP30, quilombolas e indígenas lançam rádio

COP30

Contra "racismo estrutural" na mídia e mirando COP30, quilombolas e indígenas lançam rádio

O Brasil saiu do mapa da desnutrição crônica, não da fome, diz pesquisador

FOME

O Brasil saiu do mapa da desnutrição crônica, não da fome, diz pesquisador

Perseguição de Trump aos imigrantes é plano global da extrema direita, diz Jamil Chade

ESTADOS UNIDOS

Perseguição de Trump aos imigrantes é plano global da extrema direita, diz Jamil Chade



Colunistas

“O conde de Monte Cristo”

Via Streaming

“O conde de Monte Cristo”

Quando o amor adoece: a violência contra a mulher e as marcas invisíveis

Ideal Mente

Quando o amor adoece: a violência contra a mulher e as marcas invisíveis

Cama-barco

Charge do Dia

Cama-barco

País rico...

Coluna Esplanada

País rico...

Tensão em Brasília

Coluna Acontece SC

Tensão em Brasília




Blogs

Evento de kart deve reunir mais de 5 mil pessoas

A bordo do esporte

Evento de kart deve reunir mais de 5 mil pessoas

✅ A importância do fígado para sua saúde

Espaço Saúde

✅ A importância do fígado para sua saúde

Máscara nutritiva de babosa

Blog da Ale Francoise

Máscara nutritiva de babosa

Lua de mel em família

Blog da Jackie

Lua de mel em família






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.