Milagre
Acreditando em tudo o que encontra na internet, começou então a tomar vitaminas e remédios para aumentar a imunidade. Mas o ápice do tratamento foi o alho amassado com vinagre de maçã. Segundo o vereador, ele descobriu por meio de exame que já havia pego covid mas não sentiu nada graças ao alho. Será?
Ruim pra diabo
“Além de todas as vitaminas que eu tomo, todo dia de manhã cedo eu pego um dente de alho, amasso bem amassadinho, boto numa colher, completo com vinagre de maçã, boto na boca, pego um copo de água e boto atrás”, receitou. O gosto não é dos melhores, confidencia Maurílio, mas a receita salva vidas, segundo ele. Deve dar um baita bafo temperado...
Deus acuda!
Se deixarem, as sessões da piramidal casa do povo peixeira vão virar culto religioso. Nada contra a bancada cristã, formada por vereadores evangélicos e católicos. Mas os edis não podem esquecer que o Estado é laico e invocar o nome de Deus a todo o momento chega a ser quase um pecado.
Só acho
Isso sem falar que em momento algum durante as sessões há espaço para outras religiões. O próprio ritual de abertura contempla, exclusivamente, a leitura de um trecho da Bíblia Sagrada. Seria de se pensar em abrir espaço para outras leituras, demonstrando toda a diversidade da religiosidade itajaiense e aceitação com demais crenças.
Negacionismo
A coluna comentou essa semana sobre o negacionismo do vereador e pastor Adriano Klawa (PSL), da piramidal casa do povo peixeiro, que esteve em um evento religioso, posando sem máscara, desrespeitando as normas sanitárias, desobedecendo a lei porque a obrigatoriedade advém de um decreto e, também, colocando em risco a saúde e vida de terceiros.
Proteger
Tal atitude do vereador Klawa não seria motivo de parar, inclusive, na comissão de ética da piramidal casa do povo, pois coloca em risco a vida de outras pessoas? Serviria para proteger os outros vereadores e mais de 200 servidores.
Nota oficial
A câmara de vereadores de Itajaí, através da secretaria de Comunicação e Promoção-Social, encaminhou nota sobre comentários da coluna de que segue todos os protocolos pra combater o avanço da pandemia: uso de máscara, álcool gel, aferição de temperatura, controle de acesso de visitantes, distanciamento e afastamento de servidores do grupo de risco.
Conduta
Com isso, a câmara reafirma seu compromisso com a saúde e segurança dos servidores, vereadores e visitantes, frisam. Bacana, parabéns. Contudo a coluna não questionou as medidas elencadas pelo legislativo e sim a postura do vereador Klawa. De que adianta todas as medidas do legislativo, se o vereador participa de eventos que demostra aglomero e sem o uso de máscara? Põe tudo a perder.
Máscara lá
Quem sabe o pastor vereador ou seria vereador pastor, não aplauda as falas do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), com quem tirou foto coladinho, sem máscara? Eduardo declarou em live que as pessoas deviam enfiar a máscara no rabo. Na postagem nas redes sociais do vereador, com a foto dele com Dudu, um internauta comenta que é parceria e Klawa concorda...
Silêncio
Interessante que o presidente do PSL, o ex-vereador entisicado Fernando Pegorini não se pronuncia sobre as vergonheiras do vereador que parece político bipolar, usa a máscara quando lhe é conveniente e em outros momentos não. Lamentável.
Perderam
Infelizmente, deixaram de votar e eleger um nome com experiência, o advogado Artur ama todo mundo de Jesus (PSL), que ficou como primeiro suplente e que poderia contribuir e muito na piramidal casa do povo, pra eleger um negacionista que coloca em risco a vida de outras pessoas.
Saudades
E tem outros com saudades do ex-vereador, ex-candidato a vice-prefeito de Itajaí e ex-bonzinho, agora em versão careca, Edson Lapa (PSL), que apesar de também ser pastor e defender determinadas pautas complicadas, era e é muito mais consciente que Klawa. Qui coisa, meu povo!
Ponderado
O ainda tucano e ex-candidato a prefeito, Robison Coelho, mesmo fora dos holofotes, continua ativo nas redes sociais e visitas pela cidade. O ex-vereador tem se mostrado ponderado em seus comentários públicos e mesmo com as notícias relacionadas a eleição de 2020, não tem sambado em cima do assunto, declarando que não é nada bom pra Itajaí a instabilidade política.
Caminho inverso
Robison tem feito o caminho inverso da maioria dos políticos derrotados, que buscam se abrigar em cargos públicos indicados pelos partidos, nos chamados prêmios de consolação. O ex-vereador tem estudado e se capacitado para atividades empresariais dentro da sua área de formação, que é Comércio Exterior, além de continuar na lida no cais do porto.
Novo ciclo
Coelho também casou esta semana com Cris Dagnoni e virou morador da Vila Operária, próximo ao paço. Eita. Ele, que é bem relacionado e tem trânsito em todas as classes, é nome forte para a mudança do ciclo geracional de poder em Itajaí nas próximas eleições.
Agilidade
O deputado estadual, coronel Onir Mocellin (PSL), cobrou agilidade na reforma de escolas estaduais durante reunião com o secretário de Estado da Educação, Fernando Vampiro, na quarta-feira. Na audiência, em Floripa, o parlamentar comentou o caso da Escola Estadual Deputado Nilton Kucker, em Itajaí, que atende cerca de 1500 alunos e sofre com problemas sérios na sua estrutura.
Reformas
Vampiro informou que está montando um time de engenheiros cedidos pela infraestrutura, o que irá permitir agilizar os projetos e acelerar as reformas. “Os alunos já vem sofrendo muito com a pandemia e exigem uma infraestrutura escolar adequada,” destacou o deputado.
Bom propósito mas...
A indicação do vereador barbudinho Júnior, Thiago Morastoni (MDB), de que a rede pública de educação de Itajaí distribua gratuitamente absorventes pra jovens estudantes pode até ter um bom proposito. Thiago defendeu a importância de tal medida, porque, segundo o edil, estudantes por falta de grana pra comprar absorvente, muitas vezes não comparecem às aulas.
MacGyver
Uma leitora dessas mais do que estrebuchadas linhas, digamos, madura igual o escriba, lembrou do antigo seriado Profissão Perigo, ao dizer que o protagonista MacGyver explodia um avião com um palito de fósforos e que uma bucha de papel higiênico faz milagres, em uma emergência, não sendo motivo pra faltar a aula.
Furdunço
Continua tudo do mesmo jeito nas conversas entre o governo do paço da vila Operária e os sacrossantos do PSC e PSB. Uma hora todo mundo conversa e parece que coisa vai acontecer, o que provoca agonia nos cargos que estão com os glúteos alojados nas cadeiras estofadinhas do executivo e podem ser obrigados a desgrudar...
Cuidado!
Final de semana de lockdown parcial com a maior parte do comércio não essencial fechado. Espero que não aconteça o que ocorreu nas duas últimas semanas, quando portas foram cerradas e uma montoeira de gente bateu pernas nas ruas e até adentrou em praias da região. Parecia um dia normal de verão.
Se não quer
Frente ao fato de que muitos menosprezam suas vidas, mas não podem e nem devem colocar a vida de outros em risco, tenho dito que “use máscara pra proteger os outros”. Sim, se você não acredita no perigo da doença, use máscara, mantenha o distanciamento social e faço uso de álcool gel pra proteger quem você conhece, ama e aqueles que você nunca viu.