Sim, em particular
Esse pançudinho escriba não manja muito do juridiquês, por isso demorou um pouco psra se manifestar. Mas depois de ouvir alguns sabichões, tenho opinião. Com relação ao Direito, me garantiram que, se declarada a suspeição, seria só contra os processos do Luiz Inácio e a Lava-jato estaria preservada.
Polijurídico
O assunto não tem como se dividir em dois. É jurídico e é político, tanto é que o STF, o mesmo que disse que Lula não podia assumir a Casa Civil pra mudar de foro, aguardou o momento de maior fragilidade do governo do algoz Bolsonaro para dizer que o foro não era o adequado, cinco anos depois, analisando, como sempre analisa, o impacto na opinião pública.
Tá errado?
Não sei, o que me garantem os sabichões das lides do Direito é que em todo o mundo democrático as supremas cortes são formadas politicamente, porque, afinal, a análise jurídica também é política, e vice-versa.
Roda da história
O que não tá na faculdade, mas tá na verdade da rua, é que pau que dá em Chico dá em Francisco, e quem não é lulista nem bolsonarista e vê essa coisa toda sem paixão, ouviu e viu nas conversas vazadas entre Moro, Dallagnol e cia. uma verdadeira perseguição, que agora se vira contra eles porque a roda da história é implacável.
Por isso, pergunto:
Custava fazer o certo? Se a turma da Lava-jato, que é um baita de um patrimônio brasileiro, faz as coisas direitinho, no tempo certo, sem se preocupar com eleição, com partido ou com quem é réu.... Se, como dizem minhas fontes do Direito, fossem afinal impessoais, talvez o resultado da eleição fosse outro, ou talvez não, mas Lula e cia estariam condenados, ou não, sem que se pudesse questionar a licitude do processo em qualquer tempo.
Ou seja ...
No frigir dos ovos, a única verdade para alguém imparcial é que sim, o STF agiu politicamente, com estratégia, mas a Lava-jato, no caso particular do Lula também foinpolítica. Então tá zero a zero, mas pra eles, porque o povo tá levando goleada faz tempo sem nem mesmo saber se o tríplex e o sítio são mesmo do ex-presidente ou não ...
Farinhas...
Esse pançudinho escriba já foi tachado de vermelhinho, amarelinho e uma pá de inho e ão, mas nessa história eu não tenho lado. Lula jamais explicou bem explicadinho essas questões do seu patrimônio.
...do mesmo saco?
Moro também não, e o presidente que tá aí surfou a onda da Lava-jato, mas junto com a prole tá mais enrolado que os dois anteriores juntos, além de ser o maior dos responsáveis pelos recordes de mortes e internações que o Brasil registra no atual momento.
Locais
O que sei é que o Brasil merece mais, e se, de fato, houve ilegalidade no processo, Lula tem que estar elegível. Quem define eleição são as urnas. Nesse sentido, interessante ler comentários nas redes sociais de lideranças locais como o desassossegado Luiz Carlos Pissetti (?), que sempre foi e até onde sei ainda é antilulista, mas enalteceu a decisão que classificou como acertada do STF.
Prisão
O irrequieto Pi7 chegou a se manifestar dizendo que o ex-juiz Sério Moro e o procurador Deltan Dallagnol podiam ser presos. “Não sou lulista, apenas um advogado do interior que estuda”, concluiu o ex-presidente da piramidal casa do povo.
Verdade
O ministro Gilmar Mendes, que já fez um monte de bobagem e já acertou muito também, como todos nós, disse uma coisa interessante: “não se combate crime cometendo crime”, e o que se viu lá em cima já se viu muito aqui em baixo, de atitudes do judiciário que mancham a imagem de político que depois são considerados inocentes.
Equilíbrio
Enfim, o Brasil viveu tempos de polarização, criminalização política, elegeu o extremo do extremo, e precisa voltar pro equilíbrio. É o que os mortais não apaixonados esperam pra quando tudo isso passar ...
Visita
... do ex-presidente do PT peixeiro, Cássio Ubirajara Pereira, acompanhado do Ewerton Wandall, que é secretário geral do diretório estadual do PDT e segundo-vice-presidente da sigla em Itajaí, e chefe de gabinete do vice-prefeito e presidente do PDT peixeiro, Marcelo Saldré, ops, Sodré.
Seguidor dos preceitos
Cássio falou pouco sobre a sua saída do comando do partido dos vermelhinhos e sua consequente desfiliação, preferindo elogiar seus quadros e a história que trilhou no PT, onde foi candidato a vereador na eleição de novembro de 2020.
Vida partidária
Cássio conta que se filiou no partido dos seguidores brizolistas e assumiu a função na direção do partido na city peixeira de movimentos sociais para ajudar na estruturação do PDT. Segundo Cássio, o principal objetivo é poder dar vida partidária ao PDT de forma mais orgânica.
Paixão
O agora brizolista Cássio afirma que essa tarefa será fundamental para que a militância se apaixone pelo projeto e tenha bons reflexos eleitorais, seja da construção da chapa proporcional mais ligada aos projetos partidários ou do próprio resultado eleitoral.
Candidaturas
Já Ewerton, instado, diz que o partido pretende ter um candidato a deputado estadual e federal em Itajaí, ano que vem. Além disso, disse que a sigla tem também pretensões de lançar um candidato a prefeito em 2024, na sucessão do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB).
Quer
Questionado se esse candidato seria o vice-prefeito e presidente do partido, Ewerton respondeu que é natural e que o Marcelo Sodré tem esse desejo de disputar a principal cadeira do paço da Vila Operária. Reconhece que ainda é cedo e que, estando em um contexto de governo, é preciso esperar e confabular entre todos que compõem as forças que se uniram pra chegar à prefeitura de Itajaí.
Lamenta
Ewerton também não se furtou em comentar o embate entre a sigla e a deputada estadual bonitona que fala baixinho, Paulinha da Silva, que sofre uma suspenção de seus direitos partidários pela executiva nacional.
Oposição
Ewerton revela que chegou a dividir apartamento com Paulinha, e tem respeito e carinho por ela. Principalmente por sua história política no seio pedetista. Contudo, reconhece que realmente é complicada a situação de Paulinha, que acabou se tornando líder do governador Carlos Moisés (PSL) na Alesc, sendo que o PDT é oposição ao governo.
Seguir seu rumo
O bagrão do PDT espera que tudo se resolva para que o partido possa seguir seu rumo, e a deputada Paulinha também. “É preciso respeitar uma deputada que tem uma história no PDT, mas a coerência e o respeito para com o partido não podem ser colocados de lado”, lembra Ewerton.
Diabetes
Pai Atanásio tava atacado. Parecia que ia dar um troço no velho. Fui obrigado a correr e trazer um chá de camomila. O velho contou que seu filho, que é diabético, foi com a receita médica pra buscar insulina, entre outros remédios, pra tratar a doença das dançarinas do capeta, a diabetes, na farmácia Catarinense do centrão.
Nem te ligo
Atanásio diz que criaram dificuldades com a receita e letra do médico, que o sistema não aceitava, e que não dava pra pegar os medicamentos pagos pelo governo, anotados no verso da receita. Trataram com desdém e mandaram ir na outra Catarinense, na avenida Marcos Konder, pra ver se lá daria. Pode isso, Arnaldo?!
Deu
Lá o filho do Atanásio foi bem atendido, ninguém encheu o saco por conta da letra, do verso e reverso, de que o sistema não aceitava. Tudo bacana, parabéns à gerência e funcionários. Agora, na Catarinense do centro, nota zero. Se o pessoal não quer atender, coloca dificuldades, que peçam a conta. Tá assim ó de gente precisando e querendo trabalhar, lascou Atanásio, mais calminho...
Cuidado
Quase duas mil mortes por conta desse maledito coronavírus em um único dia. Mesmo se você nega a doença, procure se manter distante dos outros. Use máscara pra se proteger e proteger todas as outras pessoas.