O prefeito pop star, Fabrício Oliveira, da Dubai brasileira, anunciou a abertura de quatro novas UTIs no centro municipal de Covid-19 e, também, a abertura de seis leitos de retaguarda na UPA das Nações. Fabrício determinou ainda à equipe de saúde que faça tratativas para abertura de mais cinco leitos de UTI nas próximas semanas.
Sempre na frente
Mais uma vez o prefeito pop star Fabrício sai na frente e antecipa ações que deveriam ser do governo do estado com o governador Carlos Moisés (PSL).
Se virando
Os prefeitos estão tendo que se virar para dar conta do recado de uma crise de saúde pública de grandes proporções. Tanto Fabrício, quanto o barbudinho Volnei Morastoni (MDB), como os outros prefeitos da Amfri, estão se virando nos trinta para salvar vidas. Isso tem que ser dito, a coisa só não está pior devido ao trabalho deles.
Um ano de epidemia
A epidemia de coronavírus começou na região em março do ano passado. Em 20 dias, o pop star Fabrício Oliveira já abria um novo hospital municipal exclusivo para atendimento de casos de Covid, em seguida abriu um laboratório de testagem também exclusivo.
Enfrentamento
A partir daí, foram s centenas de ações que seguiram no enfrentamento da epidemia e na mitigação de seus efeitos na Dubai brasileira. Fabrício não fez milagre, fez gestão eficiente.
Milagre não existe
Já o governo do estado bateu cabeça. Tentou fazer um hospital de campanha e desistiu porque estava cheio de rolo, comprou respiradores fajutos pagando adiantado, foi afastado do governo numa tentativa de golpe da leleia, e por aí vai. Muito pouco foi feito para fazer frente à epidemia no nosso estado.
Resumo da ópera
Com um governo federal genocida, um estadual incompetente e uma população suicida, só o que nos salva, por enquanto, temo dizer, é o senso de dever público, a empatia com as pessoas e o trabalho duro e estressante de prefeitos e de servidores públicos, especialmente da saúde. Porque se não fossem eles estaríamos num buraco ainda maior.
Limite
Os linguarudos de plantão andam assoprando que as ‘não’ nomeações do governo do altos da Dinamarca seriam por conta de que o município atingiu o limite prudencial. Que teria sido notificado pelo Tribunal de Contas do Estado e, que até segunda ordem, ninguém mais entra no jogo.
Lá em riba
Essa raça de língua solta, caceteia que o limite de contratações estaria em 52% e com isso, pode respingar em improbidade administrativa. Há quem diga que o governo fez papel de parede com a situação e que deixou o vice-prefeito, o homem sorriso, Carlos Humberto (PL), arder em chamas pela situação. Pelos menos com relação as nomeações dos liberais. Sério?
Problemas?
Com uma folha estrangulada e com alto investimento pra dar início às obras de alargamento, a Dubai brasileira vai refém em outras áreas, como no Turismo que tem apenas cinco milhões disponíveis para 2021...
Gasta um monte
A casa do povo, purexemplo, gasta quatro vezes mais do que a verba prevista para o Turismo. E o plano de recuperação da economia, ‘BC4 Estações, foi recentemente apresentado e corre o risco de ficar somente no papel por falta de grana, alardeiam os profetas do caos (arreda, infelizes!). Ou não?
Todos em risco
A coluna de ontem abordou a incoerência do vereador e pastor Adriano Klawa (PSL), que se diz protetor da vida, mas tem comportamento negacionista, conforme fotos suas em evento na igreja. Se bem que é demais esperar coerência de quem é contra o aborto e a favor de pena de morte e faz discurso para armar o cidadão comum...
Werner
Com o alto número de casos e óbitos por covid-19 e as sessões presenciais, Itajaí tem um vereador que na piramidal casa do povo usa máscara e na igreja não usa. O presidente do legislativo peixeiro, vereador Marcelo Werner (PSC), precisa agir e proteger a casa e os quase 200 servidores.
Cassação
Leitor revoltado questiona se por acaso não é quebra de decoro um vereador em aglomeração, sem máscara, em flagrante desrespeito aos familiares e aos quase 370 itajaienses mortos por coronavírus? “Isso não cabe denúncia ao Conselho de Ética? Não cabe cassação?”, caceteia o leitor.
Contato direto
“Esses profissionais da força de segurança e salvamento estão diariamente no contato com disseminadores do vírus. O transporte de pacientes realizado em ambulâncias e aviões, a fiscalização e dispersão de aglomerações coloca em contato direto os profissionais com pessoas contaminadas”, ressaltou o deputado.
Auxílio local
Na casa do povo da Dubai Brasileira, o vereador pedetista, Eduardo Zanatta, tem se destacado na discussão sobre renda mínima para os munícipes. Para o vereador, o auxílio emergencial trouxe milhões para o comércio local, o povo comprou na city, seria a hora do município também fazer o seu auxílio emergencial para o povão, sugere.
Construção
O vereador Zanatta tem construído a proposta junto ao vereador de São Paulo, ex-senador Eduardo Suplicy, em live ocorrida na última semana. Num eminente lockdown que a região poderá enfrentar, garantir renda ao cidadãos de baixa renda cadastrados na prefa é a proposta do parlamentar.
Lapa em Luiz Alves
O pastor da igreja Mevam, ex-presidente do Conselho de Pastores, ex-vereador e ex-candidato a vice-prefeito de Itajaí (ufa!), esteve reunido com o prefeito de Luiz Alves, Marcos Pedro Veber (PSDB). Lapa esteve acompanhado do diretor da Comunidade Terapêutica SOS Vida Jovem, Fernando Kieling, pastor Mevam de Luiz Alves.
Institucional
O SOS está ativo há 22 anos, tendo atendido mais de 4500 dependentes químicos. Sem jamais exigir contrapartida financeira, sempre contribuiu com a administração local reformando hospital, postos de saúde e escolas. A visita dos pastores ao prefeito foi em caráter institucional, reafirmando a parceria do principal projeto social do Mevam.
De olho na sala da Selma
A alta cúpula da política barravelhaca tá de olho no gogó da Selma do PDT. Em plenário, o líder de governo, vereador Caio Pinheiro (PL), defendeu que a prefa largue mão da sala comercial alugada para Selma, onde funciona uma policlínica e uma academia de fisioterapia pública.
Ninho
Segundo o vereador, o espaço é um “ninho de covid-19”, pois não tem janelas, e não é funcional para os pacientes. Selma, a proprietária, é a chefona do PDT local, e já tem essa sala alugada para a viúva desde os tempos do ex-prefeito Claudemir Matias (PSB).
De confiança
Ex-assessora do atual prefeito, Douglas da Costa (PL), dos tempos em que ele era vereador, Selma era de confiança do então vereador, mas a relação foi pro saco em pouco tempo. Ela montou na Barra Velha um partido pra chamar de seu - o ninho brizolista - e quase elegeu um vereador na última eleição.
Não aceitou
Mas Douglas nunca teria aceitado o fato de ela ter abandonado o barco lá atrás, e principalmente, montado outra sigla que serviu para apoiar Thiago Pinheiro, do Progressistas, em 2020, falando cobras e lagartos do Douglas na época da eleição.
Vai tirar
Nos bastidores, comenta-se que Douglas vai sim tirar a clínica da sala da ex-assessora, mas por “questões técnicas’, e não por vingança. Selma já teria um bom, digamos, espaço na política local: ganhou uma concessão de quiosque em ponto turístico.
Deu pra ela
Além disso, Selma tem familiares na prefeitura e até no gabinete da poderosa e bonitona deputada estadual que fala baixinho, a Paulinha da Silva (PDT, por enquanto). “Deu pra ela”, confessou um bocudo ligado ao PL do Douglas. Eu, hein? Brizola tá virando na catacumba.
Imunização
O deputado estadual, coronel Onir Mocellin (PSL), está solicitando ao ministério da Saúde e ao governo do Estado que incluam os policiais e bombeiros entre os grupos prioritários de vacinação da covid-19.
Linha de frente
Mocelin encaminhou uma moção e uma indicação fazendo este apelo, sob o argumento de que os agentes da segurança pública estão na linha de frente e desempenham papel essencial para o controle do avanço da pandemia. Podia, também, aconselhar policiais militares a fazerem o uso de máscaras. Chovem denúncias de que eles não obedecem a regra básica aqui na região..
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.