Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Representatividade?


Representatividade?
O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, deve anunciar novas medidas de combate à covid-19 na quarta-feira {Foto: Divulgação}

A ação movida em boa hora pelo foro metropolitano da foz do rio Itajaí para anular o edital de concessão do aeroporto de Navega beach, que ficará condenado a 30 anos de atraso caso se concretize, não contou com um pio dos deputados que representam (?) a região.

Moisés

Com todas as críticas que fazem ao governador Carlos Moisés (PSL), ele foi o único a se posicionar no processo endossando a fala da sociedade civil da região (nem a prefa de Navegantes ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Moisés

Com todas as críticas que fazem ao governador Carlos Moisés (PSL), ele foi o único a se posicionar no processo endossando a fala da sociedade civil da região (nem a prefa de Navegantes se coçou), e afirmando com todas as letras que vai haver desequilíbrio na competição entre Santa Catarina e o Paraná.

E as excelências?

Nem Anna Campagnolo (PSL), nem Mocelin (PSL), muito menos a Paulinha da Silva (PDT) foram capazes de fazer alguma gestão em prol de um dos maiores equipamentos de desenvolvimento econômico da região. O silêncio impera entre o grupo sobre vários assuntos.

BR, trevos e afins

Todos conhecem os gargalos de infraestrutura da região. Itajaí tem dois trevos que envergonham os que moram, trabalham, estudam e ou se divertem por aqui. Balneário Camboriú enfrenta há anos obras nas pontes das marginais que são urgentes há pelo menos uma década. Bombinhas não tem acesso.  Navegantes, além do aeroporto, tem uma BR 470 trancada e palco de acidentes com mortes.

Cadê

Isso só pra ficar nos exemplos de infraestrutura. Ainda temos distrito de inovação parado, ala de hospital a entregar, escolas por reformar, etc e etc. Mas enquanto isso a tônica segue sendo “gosto do Bolsonaro versus não gosto do Bolsonaro”.

Dicotomia estúpida

A se ter como referência a eleição municipal que passou, esse discurso não vai colar pro eleitor, que quer que o político apresente resultado. Se não apresentar, vai rodar. Então que nossas excelências excelentíssimas regionais não fiquem cabreiras, mas botem a mão na massa e mostrem algum serviço. Os metidos a entendidos de política juram, de pé juntinho, que a coisa tá feia pro lado da nossa tchurma na leleia.

Não boto fé

Na semana que passou os nobre edis da piramidal casa do povo peixeira rejeitaram por maioria o pedido de urgência do projeto de lei do padre, ops, beato-vereador, Beto Cunha (PSDB), que proíbe o prefeito de fechar temporariamente os templos religiosos da cidade em casos de calamidade. O projeto segue tramitando.

A urgência do Beto Cunha

A proposta foi protocolada na primeira semana de março, justamente nos piores dias da pandemia, quando a saúde de Santa Catarina entrou em colapso, sem leitos de UTI em hospitais públicos e privados.

Abertas

Até ontem, a região de Itajaí tinha 18 pacientes aguardando vaga de UTI para tratamento do maledeto covid-19, mas manter as igrejas abertas era a urgência do Beto Cunha. Vale lembrar que, com exceção dos finais de semanas em que os comércios que geram emprego e recolhem impostos foram fechados, as igrejas permanecem abertinhas da silva, diariamente.

Dizem que respeitam

Poucos foram os vereadores que manifestaram apoio à urgência do católico Beto Cunha. O mais enfático a bradar pela importância de manter as igrejas abertas foi o vereador Adriano Klawa (PSL), que também á pastor de uma igreja evangélica. Klawa frisou, veementemente, que um dos lugares onde as regras sanitárias são mais respeitadas é justamente nas igrejas.

Sem ficar vermelho

Ironicamente, um dia depois desse discurso enfático, o próprio vereador e pastor peixeiro, Adriano Klawa (PSL),  postou em suas redes sociais foto no meio de várias outras pessoas, todos sem máscara, em um evento em uma igreja da Dubai brasileira.

Velha política

O evento teve a participação da deputada estadual Ana Campagnolo (PSL) e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL). É a clássica demagogia da
“nova velha política” misturado a mentiras – justo o que a bíblia diz ser pecado.

Não dá pra acreditar

Fato é que a pandemia, infelizmente, existe e ainda estamos longe de termos vacina para todos. Por enquanto, respeitar as medidas sanitárias – com uso de máscaras e distanciamento - é o único jeito de evitar o aumento dos casos e, consequentemente, medidas drásticas e temidas como o lockdown.

Diminuir impactos

O mínimo que se espera de quem se diz contra essas medidas e a favor da economia e, que são em tese nossos representantes, é que respeitem as normas para diminuir os impactos do vírus no bolso do povão.

Couro de...

Se o saudoso véio Dalmo fosse vivo, frente a novela mexicana do vem e não vem do PSC e PSB para o governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), diria  que parece couro daquilo. Vai, volta, estica e não sai do lugar. Conversa daqui, conversa dali. Tá tudo certo e no final nada combinado. Complicado...

Testagem

Ontem, fizeram testagem da covid-19 na barnabezada da prefa peixeira. O teste foi aquele de tirar sangue do sujeito pra saber se está com coronavírus ou não. O teste eficiente e desagradável é aquele que futuca com uma espécie de cotonete o nariz do infeliz até a alma. Muito mais confiável.

Tava lá

O presidente do partido do peixinho e secretário de Comunicação da piramidal casa do povo, Fábio Rezes, o Fabinho, esteve no último andar do paço da Vila Operária, conversando com o prefeito Volnei. A conversa, segundo os perdigueiros da coluna, teria durado 40 minutos. Fabinho não saiu com uma cara muito alegre. Hummmm...

Ex-edil na leleia

O ex-vereador de Penha, Luizinho Américo (PSDB), é o mais novo secretário parlamentar do gabinete do deputado estadual entisicado Ivan Naatz (PL). Luizinho, que é suplente de vereador na Mariscolândia, vai trabalhar com Naatz a pauta da pesca, meio ambiente e turismo na região de Bombinhas à Barra do Sul, no norte do Estado.

Manja tudo de pesca

Luizinho é conhecido no litoral pela briga em favor da mudança do defeso do camarão-de-sete-barbas. Hoje, o defeso é entre os meses de março e maio. O ex-vereador defende a tese da maioria dos pescadores de que a proibição tinha que ser entre outubro e dezembro.

Pauta na Alesc

O tema será debatido na Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc nas próximas semanas e deve agitar o setor pesqueiro e o setor de proteção ambiental. Ambos andam se bicando há anos e a ideia é encontrar um caminho para melhorar a reprodução marinha e a renda dos pescadores.

Não é só papo

Ademir Foguinho, surfista raiz, atual chefe de Gabinete da prefa do outro lado da vala, quer mostrar serviço logo de cara. Tenta impor uma comunicação direta para evitar ruído com as partes que compõem o cenário político.

Enfrentar

Foguinho, um cara do povo, abandonou o surfe nas ondas da praia de Navega City, temporariamente, para criar um repertório de conversa consistente para enfrentar as crises que se apresentam diariamente.

Nem se emociona

Dizem os palavrosos que como o secretário de Administração, Ditmar Alfonso Zimath, não tem mais espaço para cabelos brancos, a tendência agora é começar a perdê-los ao tentar criar uma cultura organizacional estruturada na prefa dengo-dengo.

Zoio lá e outra cá

O Cabeça Branca, ops, Ditmar, rodado, não se abala com as tempestades, mas caceteiam os desbocados que vai precisar manter um zoio no peixe e outro no gato se quiser inovar.  Pois para o lado mal da força, é melhor deixar tudo como sempre foi. Arreda raça!!!!!

Versátil

O bagrão Cabeça Branca ops, secretário Ditmar, tenta estruturar um comando para que a tripulação não fique à deriva na condução da city dengo-dengo e prepare gestores com visão para além de um mandato.

Do zero

Quer, apesar da resistência e falta de informações, construir um modelo que assegure transparência, ética e responsabilidade na gestão pública. Mesmo que para isso precise colorir os cabelos grisalhos que o tempo de estrada lhe impôs.

Fantasma

O vereador Paulinho Meia Praia (MDB) não conseguiu articular a eleição para presidência da câmara e tornou-se um rebelde sem causa. O Meia Praia tenta, agora, se constituir em uma liderança política de oposição até para os seus pares no legislativo.

Dogmas superados

Porém, lascam os faladores (arreda, raça de infelizes, vocês não vão pro céu!),  que o Meia Praia se baseia em dogmas superados ao tentar uma dissidência com o grupo que apoiou a atual presidente, a professora Adriana Macarini (PL).


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha da prisão domiciliar de Bolsonaro?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

POLÍTICA E CINEMA

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

FAIXA DE GAZA

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

Dança dos Confederados esconde passado escravizador no interior do Brasil

PASSADO ESCRAVOCATA

Dança dos Confederados esconde passado escravizador no interior do Brasil

“É impossível discutir a ausência paterna no Brasil sem a dimensão racial”, diz educador

PATERNIDADE

“É impossível discutir a ausência paterna no Brasil sem a dimensão racial”, diz educador

Brasil foi taxado pelos EUA em 100% há 40 anos e Trump já usava mesmo discurso

BRA X EUA

Brasil foi taxado pelos EUA em 100% há 40 anos e Trump já usava mesmo discurso



Colunistas

Eliminação cruel

Show de Bola

Eliminação cruel

Jair Renan reclama de Goetten

JotaCê

Jair Renan reclama de Goetten

Aposentadorias escondidas que o INSS não mostra

Direito na mão

Aposentadorias escondidas que o INSS não mostra

Um plano ousado

Coluna Esplanada

Um plano ousado

Deputados de SC na mira de Motta

Coluna Acontece SC

Deputados de SC na mira de Motta




Blogs

Por que as crianças precisam brincar? A essência da infância!

Espaço Saúde

Por que as crianças precisam brincar? A essência da infância!

Continuidade é fundamental

Blog do JC

Continuidade é fundamental

Barco Brasil chega à França para o prólogo da Globe40

A bordo do esporte

Barco Brasil chega à França para o prólogo da Globe40






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.