Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Crônica de uma morte anunciada


Crônica de uma morte anunciada

Uma não, mas de 250 mil brasileiros que perderam a vida àa covid, que não dá o menor sinal de esmorecer. Em seu auge, a epidemia colocou as UTIs catarinenses, e brasileiras, na lotação máxima. Em alguns lugares é preciso escolher quem vai viver e quem morrerá nos hospitais superlotados.

Falir

A discussão no momento em que escrevo essas mal traçadas linhas trata sobre lockdown or not lockdown, quando já foi provado que lockdown é inviável porque numa economia esfacelada, convivendo ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Falir

A discussão no momento em que escrevo essas mal traçadas linhas trata sobre lockdown or not lockdown, quando já foi provado que lockdown é inviável porque numa economia esfacelada, convivendo com a peste e a crise econômica há quase um ano, fechar as portas é sinônimo de falir.

Desleixo

Ao invés dessa dúvida quase Shakespeariana, o que o catarinense, e o brasileiro, tem que se perguntar é como, depois de um ano convivendo com o vírus, vendo o desleixo da população - principalmente os jovens - em se cuidar e salvar a própria vida e as dos seus, não temos ainda UTIs e vacinas suficientes para enfrentar a epidemia.

Conta

O cenário podia ser pior, não fosse a ação de muitos prefeitos e alguns governadores. Ao negacionismo e a falta de ação do governo federal podemos, sem chance de errar, depositar a culpa da epidemia ter chegado ao ponto que chegou. A conta vai pra você, presidente mito Bolsonaro.

Monstruoso

Que no dia em que o país bateu o recorde de mortes, mais de 1500 vidas perdidas num só dia, teve a macabra ideia de se pronunciar contra a eficácia do uso de máscaras. É monstruoso um cara desses. Um presidente que não demonstra sequer compaixão com o povo que o elegeu, com o seu povo simples e esperançoso de dias melhores. Que presidente é esse? 

Morte

Impotente, o brasileiro morre, principalmente os mais pobres. Não há o que fazer, a não ser navegar no mar de incertezas de decisões desencontradas e da falta de um plano concreto de enfrentamento. E vamos aceitando a morte de milhares como se fosse uma coisa natural. Mas isso não é natural.

Funcionar

Existe ciência, existe vacina, existe distanciamento social e o uso de máscaras. Mas não existe governo que faça isso funcionar. Não existe uma solução mágica ao alcance de nossas mãos.

Política

Talvez seja a hora de aprender o que esse humilde escriba já disse aqui centenas de vezes. A solução é, sempre, política. É na urna que podemos matar quem matou nosso  país, nossos avós, nossos tios, amigos, primos e primas. Os caras discutindo esquerda e direita, comunismo e capitalismo... Para né?

Alma lavada

A campanha municipal aqui da city peixeira ainda rende capítulos intermináveis. O  polido Joao Paulo Tavares Bastos Gama (PP) deve estar com o sorriso na zorelha, assim como o André Sandri, que de desconhecido ficou famosão durante o pleito com a alcunha de Deco.

Explico

É que a polícia Civil concluiu o inquérito do episódio medonho do laudo da água distribuída pelo Semasa ao povão durante a crise  e arquivou o procedimento afirmando com todas as letras não haver indício de crime ou qualquer coisa do gênero. Então tá...

Influência

Na Dubai Maravilha, corre nos bastidores da política, que a primeira dama, Mozara Oliveira, ops, Paris, nunca teve tanta influência na administração do prefeito pop Star, Fabrício Oliveira (Podemos), como agora. Mozara estaria por trás das indicações dos secretários da Educação e de Turismo, pastas de grande influência na city da praia mais desejada do sul do mundo.

2022?

Dizem que, além de toda influência de Mozara, a primeira dama estaria mirando a próxima eleição para concorrer a deputada. Seria por isso que o homem sorriso, vice-prefeito Carlos Humberto (PL), está de cara tão amarrada com o governo nos últimos dias?

Apenas o começo...

Questionei o pai Atanásio, devido a preocupação pelo fato do governo já ter candidato e não ser Carlos Humberto. O  véio, todo encorujado e ressabiado com o domingo chuvoso, se limitou a dizer que isso era apenas o começo e que logo teriam mais candidatos do que candidaturas... Eita veio resmungão e tinhoso!

Segurança pública

O deputado estadual coronel Onir Mocellin (PSL) fez um contundente apelo, usando a tribuna, para que o governo do eEstado valorize os policiais e bombeiros militares que estão firmes no combate à pandemia, sob sério risco de contaminação, principalmente agora nas fiscalizações.

Negociações

Cobrou a retomada das negociações para a reposição inflacionária da segurança pública, que está há mais de sete anos sem qualquer reajuste. “Sempre deixando claro que não é aumento salarial, mas um direito adquirido. Por isso peço que o governador mande logo para a casa legislativa os projetos que atendam às categorias da segurança pública. As perdas salariais já chegam a quase 50%”, alertou.

Lamentável

Triste constatar que vários estabelecimentos na região, afrontando o decreto estadual pra manter as portas fechadas por conta da pandemia, acabaram abrindo. Falta de compromisso com as pessoas, com a saúde, a vida. E há muitas pessoas sem máscaras.

Copia e cola

A coluna já comentou no início do mandato do prefeito do outro lado da vala, Liba Top, ops, Fronza (DEM), sobre o cuidado na redação de editais, com o chamado copia e cola, demonstrando um desleixo surpreendente. Ou seria despreparo? No último sisqueceram de tirar o nome da cidade de Penha, entre outras coisas. Pracabá!

Chamados

Os vereadores da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, Alexandre Silveira (MDB), e a Andréia de Souza Machado, a Andréia do Pedro Paulo, foram chamados pra depor por conta de rolos na eleição de 2020. Alexandre teria cometido supostos abusos na secretaria de Obras. Andréia o irmão, também, supostamente, teriam uns rolos de abastecimento.

Deputado federal?

Vira e mexe o prefeito de Camboriú, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), está na capital federal, em Brasília. Na semana passada foi com o vereador Marlon Borsatto (Cidadania) a tiracolo. Não se sabe o intuito e o que trouxeram lá no serrado de verbas e projetos apresentados pra contribuir com o desenvolvimento e o querido povo de Cambura.

Será que será?

Ou será que Elcio que nunca escondeu e nem esconde de que deseja ser candidato em 2022, tá querendo, na verdade, disputar uma cadeira estofadinha na câmara federal, em Brasília, invés de estar na leleia que fica aqui pertinho?

Lição de casa

O que o prefeito Elcio precisa é se atentar para o seu staff de abobrões que parecem cegos perdidos no tiroteio. Esporte, Cultura e Desenvolvimento, só pra citar algumas das pastas, os titulares batem cabeça e não saem do lugar. Não se escuta nadicadenada de projeto ou ações. Imagina o pessoal do segundo escalão o quão perdido está...

Só isso

Os perdigueiros da coluna que se espraiam pelos corredores do poder em Camboriú, assopram que tem apenas dois projetos no Planejamento de duas avenidas na city da pedra e mais nada. Ou seja, tá complicado do governo nascer...

Casa do povo...

Na casa do povo da pedrada, também, não é muito diferente. Não se escuta um pio das excelências excelentíssimas que estão no poleiro, digo, nas cadeiras. O Sinduscon de Camboriú fez reunião com o prefeito e os vereadores. Querem investir na cidade, mas é necessário mudanças de leis, entre outros entraves. Ninguém sabe como.

Burrice

Sinceramente, não dá pra entender o pensamento tacanho de alguns e a falta de ação de outros. Imagina, Camboriú a cidade mãe, com bairros colados com Balneário Camboriú, a nossa Dubai brasileira, mas não ter um planejamento eficaz para novos empreendimentos é a burrice da burrice. Exemplos seriam o Tabuleiro e São Francisco de Assis, colados com a Dubai.

Beneficiaria

Pois aumentaria a valorização de algumas regiões, ampliaria a arrecadação de impostos, os estudos de Impacto de Vizinhança (EIV) poderiam beneficiar o povo de Camboriú com obras como creches, asfaltos, escolas a cargo das construtoras, além de gerar emprego e renda, se isso fosse uma exigência do município.

Beneficiaria

Pois aumentaria a valorização de algumas regiões, ampliaria a arrecadação de impostos, os estudos de Impacto de Vizinhança (EIV) poderiam beneficiar o povo de Camboriú com obras como creches, asfaltos, escolas a cargo das construtoras, além de gerar emprego e renda.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

usuario

GILSON ALCANTARA PRATES

01/03/2021 18:12

O sr. LULISTA de carteirinha, vocês não tem mais o dinheirinho fácil, não é, então o Bolsonaro é o culpado de tudo, para com isso.

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha da prisão domiciliar de Bolsonaro?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

POLÍTICA E CINEMA

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

FAIXA DE GAZA

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

Dança dos Confederados esconde passado escravizador no interior do Brasil

PASSADO ESCRAVOCATA

Dança dos Confederados esconde passado escravizador no interior do Brasil

“É impossível discutir a ausência paterna no Brasil sem a dimensão racial”, diz educador

PATERNIDADE

“É impossível discutir a ausência paterna no Brasil sem a dimensão racial”, diz educador

Brasil foi taxado pelos EUA em 100% há 40 anos e Trump já usava mesmo discurso

BRA X EUA

Brasil foi taxado pelos EUA em 100% há 40 anos e Trump já usava mesmo discurso



Colunistas

Eliminação cruel

Show de Bola

Eliminação cruel

Jair Renan reclama de Goetten

JotaCê

Jair Renan reclama de Goetten

Aposentadorias escondidas que o INSS não mostra

Direito na mão

Aposentadorias escondidas que o INSS não mostra

Um plano ousado

Coluna Esplanada

Um plano ousado

Deputados de SC na mira de Motta

Coluna Acontece SC

Deputados de SC na mira de Motta




Blogs

Por que as crianças precisam brincar? A essência da infância!

Espaço Saúde

Por que as crianças precisam brincar? A essência da infância!

Continuidade é fundamental

Blog do JC

Continuidade é fundamental

Barco Brasil chega à França para o prólogo da Globe40

A bordo do esporte

Barco Brasil chega à França para o prólogo da Globe40






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.