
Coluna Fato&Comentário
Por Edison d'Ávila - edisondavila47@gmail.com
Edison d´Ávila é itajaiense, Mestre em História e Museólogo, mestre em Cultura Popular e Memória de Santa Catarina. Membro emérito do Instituto Histórico e Geográfico de SC, da Academia Itajaiense de Letras e da Associação de Amigos do Museu Histórico e Arquivo Público de Itajaí. É autor de livros sobre história regional de Santa Catarina
Natal, no ciclo das festas populares
Hoje, já não se tem mais o costume, nem mesmo muitos guardam lembrança, das tradições e festas, que a cultura popular do litoral catarinense secularmente ligava à grande festividade do Natal de Jesus. Mudaram as pessoas e mudaram os Natais.
Antes, o ciclo de festas populares natalinas tinha início em 6 de dezembro, Dia de São Nicolau. O santo amigo das crianças e provedor de presentes, de quem, dizem, originou-se a figura do Papai Noel, tinha seu dia festejado com a criançada a fazer “ninhos” ornados com ervas e flores, nos quais contava ganhar balas e outras guloseimas. Esse mesmo costume era repetido no Dia de Santa Luzia, 13 de dezembro, quando também se faziam iguais “ninhos” e se ganhavam os mesmos bombons e doces. Antes de surgirem balas, doces e chocolates, ganhavam os pequenos ovos de galinha cozidos e coloridos; daí porque se faziam “ninhos”. Associar São Nicolau a presentes é costume quase universal. Contudo, a mesma associação à Santa Luzia parece ser uma tradição muito regional, da cultura popular de base luso-açoriana.
Afora esses entretenimentos infantis, havia, sobretudo, entretenimentos populares, que começavam em dezembro e iam até o Dia dos Santos Reis, comemorado a 6 de janeiro, os grupos com “bois-de-mamão” ou “paus-de-fitas” e as cantorias de “ternos-de-reis” e de Santo Amaro. Esses grupos, acompanhados de elevado número de homens, mulheres e crianças, visitavam casas de famílias, exibiam-se em números de danças e cantos, recebendo sempre boa acolhida e gratificada homenagem.
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!