Coluna Fato&Comentário
Por Edison d'Ávila -
100 Anos da presença Adventista em Itajaí
Domingo que vem, começa o mês de novembro de 2020, quando precisamente no dia 20 se completará o Centenário da organização da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Itajaí. Foi nessa data, em casa de Elesbão Florentino Nunes, que o pastor Frederico H. Kümpel ministrou o batismo ao grupo fundador de nove adventistas itajaienses.
A primeira comunidade evangélica de raízes missionárias fora implantada em Itajaí por um pastor, vindo de Brusque, distribuidor de literatura religiosa, que contatara Elesbão em 1919 e o convidara e a amigos seus para receber estudos bíblicos.
O expansionismo anglo-saxão no Ocidente, na virada do século XIX, criara, entre líderes evangélicos norte-americanos, a ideia de que a América Latina era terra de missão, porque exclusivamente tutelada pelo catolicismo. Daí a vinda de missionários evangélicos americanos e o surgimento das igrejas evangélicas de raízes missionárias. Antes, igrejas evangélicas cá haviam surgido por causa dos imigrantes, fora o evangelismo de imigração.
O nome da Igreja Adventista do Sétimo Dia tem a ver com dois princípios doutrinários presentes na Bíblia cristã: a segunda vinda de Jesus Cristo e sua espera (advento) e a observância do sétimo dia (sábado) como dia de adoração especial a Deus. A Igreja foi organizada por primeiro nos Estados Unidos da América em 1863.
Ao porto de Itajaí, chegavam mercadorias e pessoas e, com elas, ideias; dentre essas novidades, também religião. Foi desse modo que, em 1884, chegaram da Alemanha pelo porto, destinadas a colonos alemães de Brusque, literaturas religiosas adventistas que acabaram por originar os primeiros grupos de crentes dessa fé cristã em Brusque e em Gaspar Alto.
Os adventistas mantêm, no contexto de sua missão, instituições de ensino, de saúde, de comunicação social e de fabricação de alimentos. Dão grande ênfase à alimentação salutar e à saúde, por sua compreensão indivisível entre corpo, mente e alma. Atuam em reconhecidas escolas, universidades, hospitais, clínicas médicas móveis, canais de televisão, editoras. Os adventistas atualmente formam o oitavo maior contingente de cristãos do mundo.
Depois de se congregar em diferentes locais, cedidos ou alugados, a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Itajaí inaugurou em 1953 seu templo na avenida Joca Brandão, próximo à atual sede da APAE. Junto do templo, em 1959, a Igreja Adventista dava início a sua obra educacional, abrindo a Escola Adventista Princesa Isabel. Também na zona rural de Itajaí, na localidade de Brilhante II, havia outra escola adventista.
A educação adventista se expandiu na cidade com a inauguração em 2005 do moderno e amplo Colégio Adventista de Itajaí, situado na rua Brusque. Em 2012, a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Itajaí veio a se instalar na avenida José Eugênio Müller, onde construiu seu novo e atual templo.