Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Crédito


Crédito

A prefa de Jaraguá do Sul liberou crédito com juros zero para pequenos empreendedores, para estimular a economia local, enquanto citys aqui da região, como Balneário Camboriú, Itajaí, Itapema e Navegantes, com orçamento de fazer inveja, atuaram com afinco na área da saúde, além de ações sociais. 

 

Auxílio

Na tentativa de que a pandemia, digo, a doença não se alastrasse, nem uma atitude foi tomada por prefeitos da região, para beneficiar ou auxiliar os pequenos e médios empreendimentos, que a exemplo do setor hoteleiro, acumulam prejuízos incalculáveis com quase dois meses de portas fechadas, muitos já dispensaram funcionários e acumulam dívidas.

Pesquisa

Corre bizu de que uma pá de partidos governistas da city peixeira teriam contratado um pesquisa com o sabichão Normélio Weber pra saber como anda a situação política eleitoral na city peixeira. A pesquisa já estaria pronta e os números sendo tabulados.

Prato de fundo

A amostragem pode ser um dos pratos de fundo da próxima comilança, ops, reunião no solar do vice-prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré, que pretende convidar, além dos mandachuvas dos partidos, o prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB). Hummmmm...

Tá fora e junto

O grupo composto pelo partido Avante, Solidariedade e Partido Progressista peixeiro, teria sofrido a saída do PP. O Solidariedade é comandado pelo Osvaldo da Mancha Branca Mafra que teria escutado do presidente dos progressistas, o polido João Paulo,  que estaria fechado com a minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB). No caso, JP se declarou vice, então?

Protestaram

As mulheres do Partido dos Trabalhadores da city peixeira, em nota, lamentaram que a piramidal casa do povo, tenha decidido por não cassar o vereador papa-anjo, ops, teacher Acácio da Rocha (DEM), que foi condenado em segunda instância por ter mantido relação sexual com uma adolescente e filmado o ato.

Seis toneladas

O popular Carlos de Paula Seara, o Calinho Canela, no último fim de semana, conseguiu a doação de seis toneladas da bendita sardinha. O peixe  foi para o povo carente de vários bairros da city peixeira. Parabéns pelo gesto.

Mais bolsas 

A pandemia tem adiado os sonhos de muitos universitários, que não conseguem pagar as mensalidades porque perderam o emprego ou a família passa por dificuldades. Ao perder alunos, as próprias universidades privadas também sofrem e podem fechar as portas. Diante deste cenário, o deputado Coronel Mocellin cobrou do governo do estado um incremento nos investimentos em bolsas de estudo do artigo 170.

Pesca da tainha

O prefeito da city peixeira, o barbudinho Volnei Morastoni (MDB), capitaneou uma reunião na manhã de ontem, no átrio da prefa, pra dar voz e vez ao importante setor pesqueiro em defesa da pesca da tainha.

Secretário nacional

O encontro teve a presença de armadores, pescadores e representantes dos sindicatos da pesca – Sindipi e Sitrapesca -, que questionaram o secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, sobre as limitações impostas hoje pelo Governo Federal pra captura das grandonas.

Cabreiros

Os pescadores e armadores tão cabreiros porque apenas 10 barcos da frota industrial poderão participar da safra da tainha deste ano. Pra piorar, a escolha será feita por sorteio, o que pode deixar a região de Itajaí e Navegantes – maior polo pesqueiro do país – de fora.

Obedece estudos

Durante a reunião, Seif disse não ser contra a indústria da pesca e que, se fosse por ele, a maioria estaria liberada pra ir ao mar pescar. Porém, o secretário destacou que é preciso cumprir a limitação estabelecida após estudo feito pela Univali e que teria sido um pedido do próprio setor.

Furada

Neste ponto, secretário e pescadores discordaram totalmente. Segundo o povo da pesca, a pesquisa da universidade é furada, pois teria considerado uma área de captura pra indústria a partir de 10 mil milhas da costa, região em que as tainhas sequer são encontradas, pois passam mais próximas à costa.

Não deve mudar

Ao que parece, após as falas do secretário Seif, tudo deve ficar como está e os pescadores de Itajaí e região terão que se contentar com uma safra bem mixuruca neste ano. Em tempos de coronavírus é mais uma notícia ruim pro setor. De toda forma,  o pessoal da pesca precisa aprender a conviver com o que diz a ciência. Antigamente reclamavam das pesquisas das Ongs, hoje reclamam da pesquisa da confiável Univali. A pesquisa não é obrigada a atestar o que eles gostariam né?

Itajaí é referência

Anfitrião do encontro, o prefeito Volnei pediu que, como maior porto pesqueiro do país, Itajaí seja sempre referência pra esses debates e também pra defesa dos interesses dos nossos pescadores, armadores e toda a indústria, respeitando também as questões ambientais, pra que também não falte o ganha-pão no futuro.

Mago conectado

O Mago do Gravatá, cientista político e fofoqueiro profissional, grupo de risco, continua em isolamento social, mas conectado. Embora sinta falta de um copo de cerveja, de uma partida de sinuca e muito da resenha lá no Bar do Cacá,  ali no Pontal, para oxigenar as ideias. Agora, está também proibido pelo decreto municipal 95, artigo 4, de “empinar qualquer artefato aerodinâmico cuja eficiência dependa do suporte de fio ou linha para a sua efetividade”. Eitchaa!!!

Preocupado

O passarinho falador, que anda voando pouco, mas certeiro nestes momentos de pandemia, ouviu dizer que o prefeito Emílio Vieira (PSDB) já estava careca de saber que seria preciso fazer alguma coisa, mas não definia o quê.

Perder os cabelos

Queria ouvir todo mundo, tava com uma postura de apaziguador, mas se espera mais de um governante. Navegantes tem pouco mais de 80 mil habitantes e quase o mesmo número de casos confirmados de coronavírus que Itajaí, que tem 200 mil. É de perder os cabelos mesmo...

Se tu diz...

Pressionado pela piora nos números de aferição do Covid 19 em Navega Beach, o prefeito Emilio buscou apoio no comitê de crise, no Xerife Johny Coelho, e emitiu o decreto 95 que impõe algumas restrições no território dengo-dengo. Assim, o “cabeça ilustrada” tenta estabelecer ações pontuais e despertar a consciência dos sem noção para conter a rápida propagação do vírus.  Os bocudos de plantão dizem que ele demorou para agir.

O pulo do gato

Bob Carlos tem dito que quer olhar para frente, mas que fez muito no passado. Se considera “o diferenciado” entre os atuais pré-candidatos à confortável cadeira às margens do rio Itajaí-Açu. O conselho dos faladores é de que o Bob Carlos deveria explicar, além das obras, as confusões que marcaram a sua gestão.

Essencial

Isso, dizem os boca de tarrafa, será essencial para reduzir os danos à imagem provocados por ter frequentado intensamente as páginas policiais em um passado não muito distante. Dizem, o raça!!, que o Bob, quase nunca anda de acordo com seus discursos...

No pico da solidão

Luizinho do PT se coloca, novamente, como pré-candidato. Dizem que anda meio sem criatividade. Já tentou uma dobradinha em pleitos anteriores com a Chica do Caic, com o Lino (MDB), mas e agora? Fala novamente em gestão eficiente, que tem a solução para os problemas complexos da city, que está aí para servir e que é fiel à sigla...

Contagem regressiva

A lista de pré-candidatos em Navega-City é extensa. Bob Carlos (PSD), Liba (DEM), Lino (MDB), Elvis (PRTB), Luizinho (PT), Cirininho (Cidadania), Mirna (Republicanos), Emilio (PP), Murilo (PSC), Popeye (Aliança). Com base nessa lista, já é possível verificar que as coligações precisarão ser criativas para se diferenciar e gerar empatia junto ao eleitor, sobretudo, neste momento de pandemia.

Vai dar empate?

Diz a turma que tá aí só para tumultuar, que até aqui estão todos no mesmo balaio. Discursos de rotina. Dieta equilibrada, fala mansa, sorriso fácil, discurso adaptado a partir do ponto de vista dos eleitores, expressão de descontentamento com a atual gestão. Assim, todos têm certeza de que chegarão lá. Cabuloso!!!!

Contate 

Contate o socadinho escriba através do (47) 98842-9084 (zapzap) e, além da coluna, bizolhe o Blog do JC no site do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não: www.diarinho.com.br/blogdojc

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Você acha que Barra Velha deve mudar de nome?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Memórias apagadas

Governo de São Paulo vende cárcere político usado na ditadura militar

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

MEIO AMBIENTE

Brasil muda posição sobre banir plásticos e se aproxima de produtores de petróleo

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

CRIME AMBIENTAL

PL tenta proibir transporte de animais vivos e evitar tortura em mercado de R$ 2 bilhões

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

POLÍTICA E CINEMA

‘Teologias apocalípticas’ ganham força em momentos de crise, diz Petra Costa

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina

FAIXA DE GAZA

Lobby pró-Israel pressiona realização de eventos que abordam a Palestina



Colunistas

Transição cidadã

Coluna Esplanada

Transição cidadã

Morro dos Cavalos: mudança de mãos?

Coluna Acontece SC

Morro dos Cavalos: mudança de mãos?

Costureiras tomam calote de empresário

Charge do Dia

Costureiras tomam calote de empresário

Coluna Exitus na Política

Nacionalismo, patriotismo, protecionismo

Bafão com o Egovaldo

JotaCê

Bafão com o Egovaldo




Blogs

🌿 Cuidar da saúde não é gasto, é investimento

Espaço Saúde

🌿 Cuidar da saúde não é gasto, é investimento

Sai tosse com xarope caseiro

Blog da Ale Françoise

Sai tosse com xarope caseiro

Le Lis

Blog da Jackie

Le Lis






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.