
JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Semana quente

A semana deve ferver com o vazar do depoimento do ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro. Depoimento na polícia Federal de Curitiba que durou mais de oito horas. Moro teria dito tudo e mais um pouco. Esse perrengue ainda vai longe...
O quê?
Apesar de ser um procedimento sigiloso, no caso depoimentos e investigações, os linguarudos de plantão (oh, raça!), lascam que as provas apresentadas por Moro seriam áudios, conversas de zapzap e e-mails que envolveriam o presidente da República, Jair Bolsonaro, e outros ministros.
Carreata
Ontem, novamente uma carreata na capital federal, Brasólia, pra fazer protesto em frente ao Congresso Nacional, cujos organizadores divulgaram que é em apoio ao governo federal. Será que esse pessoal não entendeu ainda, porra!? Risíveis essas manifestações sem sentido em época de pandemia.
Fritura
Depois da fritura do secretário de Saúde do Estado, Helton Zeferino, que não suportou a pressão das redes sociais, uma nova fritura está quase no ponto. O chefe da Casa Civil, ex-vereador Douglas Borba, deve enfrentar o paredão esta semana. É provável que caia também.
Cancelar
No sábado, o governador bombeiro Carlos Moisés (PSL) chegou a desistir, digo, cancelar, a tradicional entrevista coletiva para atualizar os dados sobre o maledito coronavírus na Santa Bela e Sofrida Catarina.
Explica
Nesta segunda-feira, o governador deve iniciar a semana com temperatura máxima, com a abertura da CPI dos respiradores na leleia, e ainda devendo explicações aos catarinenses sobre as compras com pagamento antecipado e sobre o número de contaminados que baixou quase 300 casos em um único dia.
Duplicidade
A explicação, meio estranha, dá conta de que alguns casos estavam contabilizados de forma “duplicada”... Aguardamos o pronunciamento oficial, nesta segunda, se o governador não desistir de falar novamente.
Sumiram
Interessante que integrantes do PSL, espalhados por toda Santa & Bela Catarina, ou sumiram ou fazem cara de paisagem com tudo que anda acontecendo com a questão da Saúde e da bombástica compra dos respiradores que tirou o ar do governo estadual. Poucos têm a coragem de defender. Preferem se calar pra ver no que vai dar.
Desligado
O vereador Moacir Schmitt, tucano da Dubai Maravilha, fez postagem este final de semana, anunciando a sua aposentadoria política e o seu desligamento partidário do PSDB. Moacir deixa o ninho emplumado caceteando seus ex-companheiros emplumados.
Culpou Pavan
Moacir culpa o ex-tudo, o atucanado Leonel Pavan, de ter lhe tirado votos na eleição de 2016 (demorou pra reclamar, hein?), para beneficiar o seu genro, que também era candidato a vereador pelos tucanos da city praiana, que só tinha dois vereadores e agora só fica com um, o Bola Pereira.
Agito
Será que o PSDB deve pedir também a cabeça, digo, a vaga no parlamento, tendo em vista que o próprio partido chegou a interferir para o parlamento da Dubai não cassar o mandato de Moacir, com Bola de presidente da finada e inútil, comissão de ética? A semana deve ser agitada mesmo...
Chapéu alheio?
Não entendi essa história do deputado estadual, Onir Mocelin (PSL), que anda sumido, de tirar fotos entregando álcool em gel pra entidades que receberam doação da empresa Canaveral de Itajaí (parabéns à empresa pelo gesto). Parece que Mocelin tá fazendo graça com o chapéu alheio. Quem doou foi a empresa. Mocelin, talvez para aparecer na foto, entregou...
Novo da Dubai
Segundo os novistas, o partido fez uma seleção de candidatos e escolheu o veterano Ney Clivati como candidato da sigla. Linguarudos de plantão querem saber quem eram os outros “concorrentes” da seleção do Novo. Até agora ninguém soube, ninguém viu. Esse partido Novo já nasceu velho para caramba, como tem se demonstrado Brasil afora.
Santa Inês
Opositores do governo Moisés escalam o falecido Hospital Santa Inês, da família Gaya, em BC, como local em que o Estado deveria implantar leitos de UTI para o combate ao vírus do Covid-19. O Santa Inês não opera como hospital desde 2015, nem como unidade particular aliás.
Com grana pública
Na Dubai a turma acha estranho que o Santa Inês só serve mesmo para operar com dinheiro público, nem convênios particulares botaram confiança na unidade, que aliás, deverá ser reformada para receber os possíveis leitos. Se forem feitas benfeitorias por lá com dinheiro do governo, o hospital se tornará público depois da pandemia?
Tudo dez
Além do prefeito do outro lado da vala, o cabeça lustrada Emílio Viera (PSDB), a mãe da chefe de Gabinete, Sol Sutil, e o seu marido o homem que não sorri, Omar Bernardino, o Baga, também testaram negativo para coronavírus. Sol está em quarentena na sua casa em Cabeçudas e estaria assistindo as temporadas do Masterchef. Te prepara pra engordar, Baga...
Pega pegando
Ontem, a polícia Militar deu uma chegadinha na rua Marcos Albino, na localidade da Baía, zona rural da city peixeira. Tava rolando uma festa no local. Vou repetir: brincar com a sua vida é uma decisão particular. Com a dos outros é um crime.
Macagnin
O jornalista Carlos Macagnin assumiu o comando dos bombeiros voluntários da Dubai Maravilha. Macagnin assume em substituição ao comandante Vieira. Boa sorte ao Carlos que realiza um excelente trabalho nas lides jornalistas e, agora, ajudando o próximo nos Bombeiros voluntários.
Cobrando
O empresário e vice-presidente do Partido Liberal na Santa & Bela Catarina, Jorge Goetten, tem marcado posição e vem sendo incisivo na cobrança de que os políticos deem a sua contribuição neste momento de enfrentamento à pandemia do coronavírus. Goetten defende, purexemplo, que os políticos com mandato diminuam seus salários.
Bombinhas e o covid-19
O prefeito Paulo Dalago Muller, o Paulinho Bagual (DEM), usou das redes sociais, domingo pela manhã, pra falar sobre o primeiro caso de coronavírus na capital do mergulho e da TPA. Paulinho disse que o infectado é um senhor de 54 anos que mora sozinho e há pouco tempo, visitou parentes em Curitiba. E que vem sendo monitorado pela Saúde de Bombinhas. E que isso não é motivo pra apavoro.
MP proibiu
Paulinho afirmou que Bombinhas era a única cidade no estado que ainda estava com barreiras sanitárias, mas que o ministério Público recomendou a retirada. Lascou que se a situação se agravar em algum sentido na cidade, que irá tomar medidas mais severas.
Não
Paulinho falou que é responsabilidade de cada um usar máscaras e que não serão admitidas festinhas, churrascos e nada. E afirmou que o coronavírus foi disseminado em Santa Catarina por conta de uma festinha de aniversário. Sério? Conta pra gente, Paulinho.
Meteu o cacete
Paulinho desceu o cacete em uma reunião de cinco vereadores com mais algumas pessoas, sem máscaras, ou qualquer cuidado preventivo. O prefeito disse que falta caráter pra alguns políticos de Bombinhas, e que não é hora pra fazer política.
Mandou pro MP
“Onde já se viu reunião de vereadores com mais de oito pessoas, todas sem máscaras? Recebi a foto e encaminhei ao ministério Público porque eles têm que ser responsabilizados. Vereador ainda divulgou nas redes sociais. Isso é falta de bom senso, de caráter, porque está brincando com a vida das pessoas. Não é época de discursinho demagogo. É época de cada um fazer a sua parte”, lascou o prefeito.
Desabafo
Paulinho proferiu que era “um desabafo que não é época de dar sacolão e mostrar. Todos têm que ter responsabilidade”. Paulinho revelou que ia fazer uma endoscopia porque com tudo que vem acontecendo seu estômago deu sinais de que há algo errado Saúde!